+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 faixas de ip

    Eu estou usando hotspot e estou querendo colocar 2 faixas de ip no meu servidor, uma para não clientes e outra para os clientes.
    É o que faz qualquer ip que eu coloco no PC se transforma em um da minha faixa
    Exemplos:
    Dhcp fixo Clientes: 192.168.200.0/24
    Dhcp Não clientes e Trial: 192.168.100.0/24
    Mikrotik: 3.30
    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Cria um pool pra cada faixa, e dhcp tbm
    exmplo eu uso aqui 20.20.0.0/16
    e tbm 30.30.0.0/16 e assim por diante.

  3. #3

    Padrão

    Cria um pool pra cada faixa, e dhcp tbm
    exmplo eu uso aqui 20.20.0.0/16
    e tbm 30.30.0.0/16 e assim por diante.
    isso eu ja tentei mas as pessoas que ta com a faixa 192.168.100.1 não tem internet.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lwwkas Ver Post
    isso eu ja tentei mas as pessoas que ta com a faixa 192.168.100.1 não tem internet.
    Você criou outra faixa de ip no ADRESS, para a mesma placa de rede!

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Bom nao sei se ja conseguiu resolver, mais aqui fiz quase ou da mesma forma que você esta tentando ai.

    Primeiro estou usando bridge na minha rede, entao criei a faixa de ips para meus clientes na bridge 10.1.1.0/24

    Depois na mesma bridge criei a faixa de ips para nao clientes 192.168.1.0/24.

    Criei apenas 1 dhcp server, e ele ficou configurado com a faixa de ips para os nao clientes 192.168.1.0/24 sendo que essa faixa ja ficou configurada no pool como dhcp_pool1, logo apos criei uma pool com a faixa dos clientes 10.1.1.2-10.1.1.254 isso em ip pool que ficou com nome de hs_pool-1, entao vou ate o dhcp_pool1 abro a regra e em next pool selecionei hs_pool-1, pronto agora é so confirar na leases os ips dos clientes com os mac normalmente, os que estao listado na leases estarao com seus respectivos ips, e os que nao estao irao cair na faixa que vc criou no dhcp para nao clientes.

    Espero que entenda, qualquer coisa se nao entendeu so postar que tento explicar melhor.

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Bom nao sei se ja conseguiu resolver, mais aqui fiz quase ou da mesma forma que você esta tentando ai.

    Primeiro estou usando bridge na minha rede, entao criei a faixa de ips para meus clientes na bridge 10.1.1.0/24

    Depois na mesma bridge criei a faixa de ips para nao clientes 192.168.1.0/24.

    Criei apenas 1 dhcp server, e ele ficou configurado com a faixa de ips para os nao clientes 192.168.1.0/24 sendo que essa faixa ja ficou configurada no pool como dhcp_pool1, logo apos criei uma pool com a faixa dos clientes 10.1.1.2-10.1.1.254 isso em ip pool que ficou com nome de hs_pool-1, entao vou ate o dhcp_pool1 abro a regra e em next pool selecionei hs_pool-1, pronto agora é so confirar na leases os ips dos clientes com os mac normalmente, os que estao listado na leases estarao com seus respectivos ips, e os que nao estao irao cair na faixa que vc criou no dhcp para nao clientes.

    Espero que entenda, qualquer coisa se nao entendeu so postar que tento explicar melhor.

    Abraços
    Obrigado a todos pelas ajudas, fiz o que o Edcomrocha descreveu e ficou beleza.

  7. #7

    Padrão Re: 2 faixas de ip

    Amigos tenho um servidor Mikrotik 3.30 configurado com IP de saida para os clientes 192.168.15.XX porém acabou os ips e agora como faço para ter outra faixa de IP? tenho que montar outro servidor? detalhe toda a minha rede enlaces e radios estão em bridge. como proceder?

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: 2 faixas de ip

    Citação Postado originalmente por JEANCORREA Ver Post
    Amigos tenho um servidor Mikrotik 3.30 configurado com IP de saida para os clientes 192.168.15.XX porém acabou os ips e agora como faço para ter outra faixa de IP? tenho que montar outro servidor? detalhe toda a minha rede enlaces e radios estão em bridge. como proceder?
    Você pelo menos leu o topico ?

    A respsta esta bem ai amigo, so ler direito.

    Abraços e boa sorte.

  9. #9

    Padrão Re: 2 faixas de ip

    Amigo até que entendi um pouco porém as regras no Firewall no NAT não tem que adicionar a otura faixa de IP, detalhe meu servidor tem cache full. se alguém puder mandar as dicas ou um tutorial agradeço a todos