+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP como repetidor

    Tenho um AP instalado e funcionando super bem. O mesmo fica em uma sala bem grande (salão sem parreiras). O problema é que existem salas com muitas barreiras (portas, divisorias e etc) e os usuários querem ter acesso ao AP a partir delas. A questão é que o nível de sinal é super baixo e fica impossível tem acesso a LAN/WAN. Daí pensei: "Vou instalar uns repetidores em algumas dessas salas". Será que resolve? Ou o que ficaria melhor?

    Dúvidas:

    1) Os repetidos não necessitam estar conectados a LAN via cabo, né? Só em caso de configuração ou manutenção, Correto?

    2) Os repetidos podem usar o mesmo nome (SSID) do ponto principal ou isso tanto faz?

    3) O canal de cada repetidor deve ser diferente um do outro, correto?

    4) Uso repetidores ou coloco um AP em cada sala? Tipo: AP-Sala01, AP-Sala02 e etc. Sei que isso funcionaria... mas penso no caso de um usuário se deslocar de um ponto da empresa para outro. No meu entendimento o mesmo perderá a conexão devido ao problema apontado anteriormente.

    Bem, acho que isso.

    Grato e aguardo qualquer comentário.
    Última edição por aprendiz_ce; 23-03-2011 às 16:14.

  2. #2

    Padrão Re: AP como repetidor

    a solucao para o seu problema seria usar varios APs em modo AP WDS, com o mesmo SSID,Encriptacao(aberta ou wep somente) e Canal(fixo), e ativar a opcao WDS Automatic, ou cadastrar o mac dos outros APS que fazem parte da malha

    Exemplo
    SSID:Trabalho
    Canal:6
    Encriptacaopen

    repita o procedimento em todos os seus APS, e cada um com o IP diferente eh claro hehe..
    pronto, o importante eh somente um deles estar na internet, e os outros podem estar na energia somente sem cabo de rede que eles vao repetir o sinal
    ah o sistema WDS, em alguns casos nao funciona com marcas de radios diferentes, portanto tente usar a mesma marca em todas as malhas..
    Última edição por jondavy; 23-03-2011 às 17:38.

  3. #3

    Padrão Re: AP como repetidor

    Citação Postado originalmente por jondavy Ver Post
    a solucao para o seu problema seria usar varios APs em modo AP WDS, com o mesmo SSID,Encriptacao(aberta ou wep somente) e Canal(fixo), e ativar a opcao WDS Automatic, ou cadastrar o mac dos outros APS que fazem parte da malha

    Exemplo
    SSID:Trabalho
    Canal:6
    Encriptacaopen

    repita o procedimento em todos os seus APS, e cada um com o IP diferente eh claro hehe..
    pronto, o importante eh somente um deles estar na internet, e os outros podem estar na energia somente sem cabo de rede que eles vao repetir o sinal
    ah o sistema WDS, em alguns casos nao funciona com marcas de radios diferentes, portanto tente usar a mesma marca em todas as malhas..
    Olá,

    Então o meu pensamento estava correto, né? A solução é espalhar repetidores.

    Só não entendi a questão de todos estarem no mesmo canal. Sei que se eu tiver vários APs para redes diferentes, cada um deve estar em um canal diferente do outro. Correto? Caso contrário pode haver queda do sinal.

    Grato pela sua atenção.

  4. #4

    Padrão Re: AP como repetidor

    em modo WDS nao ha queda de sinal, o wds funciona todos no mesmo canal para poderem repassar tudo e para a conexao do cliente nao cair tbem,
    AirOS Wireless Repeater Configuration - Ubiquiti Wiki

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AP como repetidor

    não a queda de sinal mas se divide a banda o que e ruim acho que a melhor coisa ainda e dar um jeito de ligar via cabo os aps e colocar 1 em cada sala para se ter qualidade no serviço .

  6. #6

    Padrão Re: AP como repetidor

    a banda nao e dividida, e passada transparentemente entre elas, ela nao tem um controle de banda definido nesse modo hehe..eh totalmente transparente como se fosse uma rede cabeada por wireless...

  7. #7

    Padrão Re: AP como repetidor

    Para repetir sinal usando roteadores comerciais, deverá usar o mesmo SSID e canal em todos AP além de configurar o WDS em todos, eu acho mais prudente cabear até o local que vai instalar cada AP e conecta-los a um switch... assim poderá deixa-los em bridge e usar uma SSID e canal diferentes, usaria também uma RB750G com hotspot ativado para que cada usuario tivesse seu login cadastrado...

  8. #8

    Padrão Re: AP como repetidor

    tudo bem, funcionaria, mas,
    se um cliente se locomovesse de um lugar a outro ele continuaria conectado no ap em que se cadastrou ja com sinal fraco mesmo tendo outro ap perto com mesmo ssid e o canal diferente ele
    e se reconectaria no ap cercano em questao de milisegundos produzindo queda na conexao de um download por exemplo. com wds isso nao acontece

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AP como repetidor

    exato um hotspot no local com varios aps seria ideal e so criar os usuario e pronto sem dor de cabeça

  10. #10

    Padrão Re: AP como repetidor

    Citação Postado originalmente por jondavy Ver Post
    em modo WDS nao ha queda de sinal, o wds funciona todos no mesmo canal para poderem repassar tudo e para a conexao do cliente nao cair tbem,
    AirOS Wireless Repeater Configuration - Ubiquiti Wiki
    Entendi agora o que você quis dizer. Legal isso!

    Mas posso deixar o REPETIDORES espalhados e sem a necesside de cabo de rede (LAN) em cada, né?

    Grato pela sua valiosa atenção.

    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: AP como repetidor

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não a queda de sinal mas se divide a banda o que e ruim acho que a melhor coisa ainda e dar um jeito de ligar via cabo os aps e colocar 1 em cada sala para se ter qualidade no serviço .
    Olá,

    Legal isso, pois até comentei sobre esse possibilidade. A questão é que cai em outra questão... o deslocamento do usuário quando necessário. O mesmo acaba tendo que se reconecta no ponto aonde ele estiver indo.

    Grato pela atenção.

  12. #12

    Padrão Re: AP como repetidor

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Para repetir sinal usando roteadores comerciais, deverá usar o mesmo SSID e canal em todos AP além de configurar o WDS em todos, eu acho mais prudente cabear até o local que vai instalar cada AP e conecta-los a um switch... assim poderá deixa-los em bridge e usar uma SSID e canal diferentes, usaria também uma RB750G com hotspot ativado para que cada usuario tivesse seu login cadastrado...
    Beleza. Só não entendi exatamente o que você quis dizer com utilizar uma RB750G...

    Eu geralmente uso um chave para o usuarios acessarem... mesmo assim eles caem em meia duzia de site que são liberado via PROXY... para liberar geral, eu mesmo faço isso e pelo MAC.

    Grato pela atenção e aguardo o seu comentário.

  13. #13

    Padrão Re: AP como repetidor

    Outra coisa:

    Posso usa aquela linha N da Dlink? A questão é que a mesma é bem fácil de achar pra comprar.

    Eu utilizaria um AP Linha N da Dlink no ponto principal e outros mais simples da DLink também para os retidores e assim mantendo uma compatibilidade (WDS) entre os equipamentos.

    O que vocês acham? Sugestões são bem vindas!

    Grato.

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AP como repetidor

    não e uma boa ideia linha n não e compativel com abg que e a maioria dos notebooks

  15. #15

    Padrão Re: AP como repetidor

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não e uma boa ideia linha n não e compativel com abg que e a maioria dos notebooks
    Mas a linha "N" é o futuro, para não dizer que já o presente. O mesmo trabalha com "A","B" e "G" também. Ou não?

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AP como repetidor

    o problema e que nem todo mundo tem note book complaca wirless que funcione en banda n ai se os pontos de acesso forem n nã vai funfar para a maioria entendeu .o melhor nesnte caso deixar acess points b e g que e compativel com todos os notes

  17. #17

    Padrão Re: AP como repetidor

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o problema e que nem todo mundo tem note book complaca wirless que funcione en banda n ai se os pontos de acesso forem n nã vai funfar para a maioria entendeu .o melhor nesnte caso deixar acess points b e g que e compativel com todos os notes
    Isso eu sei, não tenho dúvidas sobre isso. Mas é como falei... tem equipamentos que trabalham com todas as bandas, daí a minha predileção por equipamentos desse tipo.

    Grato pela atenção.

  18. #18

    Padrão Re: AP como repetidor

    Recentemente adiquiri 3 roteadores Encore ENHWI-2AN3.
    Um deles já está em pleno funcionamento que é o principal da minha rede tanto cabeada como sem fio.

    O outro também já está funcionando pois configurei como ponto de acesso para essa mesma rede.
    O meu problema é com a configuração no modo REPETIDOR.


    Segui o manual e tutorial , efetuei testes com os 3 roteadores
    Inclusive testes com a rede sem segurança, adicionei o MAC do repetidor no roteador principal, mas sem sucesso.

    Vou em site survey e escolho a minha rede.
    Verifico que o sinal está ótimo em 100%


    ERRO : CONNECT TO (nome da rede) FAIL.


    Já efetuei RESET nos AP inclusive.
    Muito Obrigado pela atenção.