+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    Ola pessoal tava lendo a apresentação do mestre Maia.
    http://mum.mikrotik.com/presentation..._Mesh_Maia.pdf

    Bom no que entendi seria montado usando dual band, 2.4 e 5.8, onde o mesh trabalharia em 5.8 e a conexão dos clientes em 2.4.
    Vendo isso, queria saber dos amigos como seria feita a implementação disso na real.

    Torre 1
    painel setorial ou omini para 2.4 - clientes
    4 ou 3 paineis, ou direcionais (apontando para outras torres) 5.8 - para mesh
    1 divisor de potencia para ligar os paineis 5.8 a 1 cartão mesh.
    configuração da rede mesh usando o protocolo HWMP (proprietario da mikrotik em camada 2)

    Torre 2 e demais
    Mesmo equipamento da Torre 1
    Configuração adicional, colocar torre 1 como gateway na configuração do mesh.


    Bom pessoal é isso o que eu entendi, alguém poderia me corrigir e dar maiores explicações desta aplicação?

    Ate mais.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    ???? Qual vantagem de fazer um mesh em 5.8Ghz se vai funcionar para interconexão ptp???
    O conceito de mesh que já ví por ai é usar antenas e equipamentos especificos que vão no kit cliente para ampliar a cobertura do sinal. Mesh de torre pra torre em 5.8Ghz é mais fácil fazer o wds e fim de papo, a não ser que não consegui decifrar sua explicação...

  3. #3

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    Na verdade não entendeu bem o que eu quis dizer, queria mesmo saber como ficaria essa implementação.
    A itenção seria ter rotas de backup entre as torres como o proprio mesh ja escolhe essas rotas, caso uma rota falte ele assume o percurso pela outra torre.
    Vcs mestres sabem fazer a ligação entre as torres por varias direções, onde a torre A se liga a torre B (que esta ligada a C e D), torre A se liga a Torre C ( que esta ligada a A B D) mas D nao liga a torre A, ela depende das Torres B e C, mas se a torre B cair, o mesh usa como rota ACD, sem que seja necessario novas configurações, sei que é possivel isso sem mesh mas eu nao sei como.
    ou seja ter a Torre D ligada a mais 2 pontos, caso um caia o outro assume.

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    quando fiz o curso MTK, os professores da mikrotik brasil falarao sobre mesh, o que eles disserao que essa é uma opsao que o mtk tem mas falarao assim (ta vendo a opsao Mesh? pois entao poem um nao na frente e fica NAO MESH) disserao que ate hoje nao virao essa aplicaçao funcionar com sucesso, entao nem se derao o trabalho de explicar.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    ei, quem falou isso?? O Maia? Estranho....

    Na verdade até comentávamos sobre um exemplo (um enlace em fibra e wifi, em um trecho de uma linha férrea, que fizeram como "case"). O problema é que a infra era toda em Mikrotik. Para se usar com os clientes participando do Mesh, com equipamentos variados, utilizando-se do protocolo OSLR (normalmente o mais utilizado por todos os equipamentos), é que não funcionaria com o Mikrotik.

    Edgar, veja essa apresentação do Jonny, pois depois dessa do Maia, muita água rolou por debaixo da ponte.

    http://mum.mikrotik.com/presentation...2/07-jonny.pdf

    Se não conseguir baixar (estava com problemas no site da Mikrotik), pede via mp ao próprio autor, pois ele participa do forum. (y)

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    quando fiz o curso MTK, os professores da mikrotik brasil falarao sobre mesh, o que eles disserao que essa é uma opsao que o mtk tem mas falarao assim (ta vendo a opsao Mesh? pois entao poem um nao na frente e fica NAO MESH) disserao que ate hoje nao virao essa aplicaçao funcionar com sucesso, entao nem se derao o trabalho de explicar.

  6. #6
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    Foi o Maia, la em curitiba, se nao me engano faz uns 3 anos ja, nao sei se tava com pouco tempo ou sei la, so sei q passou batido pela parte de mesh.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    hehehehe... eu acho que lembro desse treinamento. Mas estranho ele ter dito isso. Deixa pra lá, qualquer hora conversamos sobre este treinamento.




    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Foi o Maia, la em curitiba, se nao me engano faz uns 3 anos ja, nao sei se tava com pouco tempo ou sei la, so sei q passou batido pela parte de mesh.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Mesh MIkrotik - qual a opinão dos profissionais.

    Obrigado Sergio pela contribuição
    Obrigado aos demais que se prestaram a responder.

    Moderador de minha parte pode trancar esse topico.