+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Srs.,

    Montei uma rede em um prédio, porém o sinal está bastante fraco. Segue o croqui.

    Estou usandoum RB433 com fonte 24V 0.5A (fonte POE com cabo de 2-3m no maximo) e cartao Engenius 8602.

    A antena é EXTERNA, está presa no exterior do prédio, no 12o andar, e o cliente está no 14o do lado da janela.

    Alguem tem alguma dica pra eu fazer isso funcionar?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Croqui - rede.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	14,2 KB
ID:      	21335

  2. #2

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    É um cartão muito problemático esse EMP8602, recomendo substituir por r52H ou XR2 que são cartões mais robustos a eletrostática. Providencie um aterramento no seu sistema para minimizar a chance de ocorrer novamente e sempre setar a potência para no máximo 17Dbm..

  3. #3

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Obrigado pelas dicas!! Mas, penso no seguinte... Minha ideia inicial seria o problema da propagação dessa onda.

    É possível alcançar esse alvo na foto com um bom sinal ??

    Lembrando, o prédio é meio grande.. Essa "paredona" externa que separa cliente x servidor tem aprox 100 metros..

  4. #4

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Sabe que não tinha atentado para o detalhe da foto!!! Infelizmente o lóbulo da maioria das antenas omnidirecionais é em formato de coração ou seja ele tende a elevar ainda mais o sinal acima do ponto que esta irradiando, complicando a vida de quem esta embaixo da antena, em se tratando de prédio o ideal é extender um cabo por corredor e instalar um roteador em bridge com uma antena de teto indoor tipo essa aqui: American Explorer - Solu

  5. #5

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Sabe que não tinha atentado para o detalhe da foto!!! Infelizmente o lóbulo da maioria das antenas omnidirecionais é em formato de coração ou seja ele tende a elevar ainda mais o sinal acima do ponto que esta irradiando, complicando a vida de quem esta embaixo da antena, em se tratando de prédio o ideal é extender um cabo por corredor e instalar um roteador em bridge com uma antena de teto indoor tipo essa aqui: American Explorer - Solu
    Sim, na verdade nosso projeto é meio "maluco". Nosso objetivo é tentar usar um tipo de antena (pode ser um cluster de setoriais em uma unica torre) no alto de um prédio, de modo que todas as unidades desse prédio recebam o sinal, desde que o cliente encontre-se perto da janela.

    O prédio é bastante grande, possui ao todo 21 andares e 950 salas comerciais.

    Não gostariamos de usar repetidoras dentro dos andares. Um dos objetivos é que essas antenas forneçam acesso também aos prédios vizinhos, para clientes q se encontrem perto da janela.

  6. #6

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Além do cartão não ser dos melhores, sua fonte não está correta, amperagem muito baixa! se for usar apenas 1 cartão na rb, coloque fontes acima de 1 amp.

  7. #7

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Citação Postado originalmente por Jeffer Ver Post
    Além do cartão não ser dos melhores, sua fonte não está correta, amperagem muito baixa! se for usar apenas 1 cartão na rb, coloque fontes acima de 1 amp.
    É possível usar uma fonte logo de 3 amp com 1 cartao, ou danifica?

  8. #8

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Sim, é possivel..

  9. #9

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Outra coisa.. Qual fonte devo usar na RB433AH ? Eu vejo no mercado 12V, 18V, 24V.... Pode usar qq uma ?

  10. #10

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    sempre uso de 18v e me atende bem com 3 cartões.

  11. #11

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Com omni não vai funcionar bem. Faça um teste colocando uma antena de grade na direção daquele cliente pra ver o resultado, ou mesmo um nano loco. Acredito que vc vai ter q fazer um cluster, e mesmo assim não creio q atenda bem todas as salas.

  12. #12

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Citação Postado originalmente por Jeffer Ver Post
    sempre uso de 18v e me atende bem com 3 cartões.
    Eu normalmente uso fontes 12v 3,5A (ou 2,5A mesmo) e não me tem dado problemas. Outra dica. Evite muitos cartões numa mesma RB. Imagine todos aqueles cartões transmitindo um em cima do outro numa frequencia bem próxima. Dá arrepio só de pensar. Se tu usar RBs mais baratas, tipo 411, tende a funcionar melhor.

  13. #13

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Com omni não vai funcionar bem. Faça um teste colocando uma antena de grade na direção daquele cliente pra ver o resultado, ou mesmo um nano loco. Acredito que vc vai ter q fazer um cluster, e mesmo assim não creio q atenda bem todas as salas.
    Aqui na minha região não temos prédios com volume tão grande de salas, mas enfim, só o fato de ter-se falado numa baita parede do lado da omni já tá com cara de que não dará muito certo. Por exemplo, quando faz-se uma transmissao ptp, onde tem-se um obstáculo (uma arvore por exemplo) no meio, funciona melhor se o obstáculo tiver entre as duas antenas e não exatamente na frente de uma delas. Então uma idéia seria cabear tudo isso aí. Pelo volume de clientes que tu terá, vale a pena atender todo mundo com cabo. Eu pelo menos penso que se fosse chegar a cada sala com um cabo, seria melhor. Mas já fugi da idéia do tópico.
    Voltando a ele, cartão fulero, como já falaram, te orientaria a trocar para R52H.
    Mas problemas tu realmente terá quando tiver bastante gente conectada em cada célula. Aí vai ser de matar, com todas essas paredes e omnis pra todo lado...

  14. #14

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Amigo realmente com esse volume de concreto não vai dar serto, nem com xr2, tenta a idéia da grade direcionada, ou bota em frente do predio pelo menos vai ter menos paredes, uma parede pode redusir em 30% o ganho.
    Até mais

  15. #15

    Padrão Re: RB433 + ENG8602 - Sinal muito fraco

    Amigo o que vc esta querendo só vai ser possivel com equipamentos WAVION pois são unicos que trabalham com sinal "ricocheteando" de uma parade na outra ajudando atravessar obstáculos...