+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para enlace a 25KM

    Olá amigos, sou novo no fórum, e gostaria de pedir a ajuda do pessoal para saber a viabilidade de um projeto para uso próprio. Eu resido na zona rural de Mairinque, e cansei de sofrer com a falta de estrutura para internet aqui na região. Tenho familiares que moram em Sorocaba (prox daqui), e lá tem oferta de Speedy, Net, Virtua, a preços acessiveis. A minha idéia é montar um ponto a ponto entre uma residência em Sorocaba (onde teria o link de internet), e minha casa aqui na zona rural. Eu realizei um teste pelo radio mobile, e pelo google earth, e aparentemente tem visada, mas com distância aproximada de 25KM. Como sou novo no assunto, gostaria de pedir a ajuda de vcs para saber a viabilidade do projeto.

    As coordenadas são:
    Sorocaba (link de internet): -23.45258,-47.47895 elevação 615m
    Mairinque (minha casa): -23.4577,-47.2351 elevação 812m

    O link nesta distância é possivel? Qual seria a altura ideal da torre?
    Tem um pacote da Sat5 que vem com os equipamentos necessários para os dois pontos. Qual a opinião de vcs quanto a esse pacote? Serve para o que estou querendo?

    Link dos equipamentos:
    Sat5 Telecom

    Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    da sim compalheiro mais eu usaria outro equipamento com torres de 18m de cada lado isto é se não tiver nenhuma arvore ou predio
    UBIQUITI AIRMAX ANTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI HOMOL
    UBIQUITI AIRMAX ROCKETM5 MIMO HOMOLOGADO
    eu tenho 1 link de 35km com estes equipamento me passe seu e-mail que te envio um anexo do link

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Se caso sua visada estiver parcialmente obstruída eu recomendo a Rocket tbém, mas em 900 mhz...show de bola...além de ser bem robusto...mas sem dúvidas como disse o amigo boneco vai precisar de torre nas duas pontas...se a visada for clara, direta, o que ele sugeriu supre sem dúvidas!agora caso esteja obstruída, usa a de 900 mhz!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Bom dia, concordo com os amigos vai de Rocket pois tentamos fechar um link de 100 Megas com elas, passou 30 trânquilo apesar que o nosso aqui sai da Avenida Paulista, ate o nosso servidor tem muita poluição, então será possível somente com Radio Microondas.Num raio de 40 KM, vc consegue com elas sem estresse.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Amigo Edisonmts, você precisa de muita Banda ? precisa que o Link seja Full? ou que apenas consiga carregar a net de Sorocaba até você, quanto tem em mente que esteja disposto a investir ?
    Com essas informações fica mais fácil de ajudar.
    Obs: O link da SAT5 esta corrompido.

    Grande Abraço,

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Olá David,
    Bom, respondendo a sua pergunta, eu gostaria apenas de trazer a internet de Sorocaba até a minha residência aqui em Mairinque. Se eu conseguisse trazer 1 Mbps já ficaria feliz da vida. Para vc ter uma idéia, aqui só funciona internet via GPRS e EDGE, e fica com uma velocidade muitas vezes abaixo da discada. Já em Sorocaba, tem oferta de Speedy, Virtua e GVT, só precisaria trazer essa internet pra cá. Eu realizei um teste pelo radio mobile, com mapas da embrapa (srtm), e parece que tem visada,mas como sou novato no assunto, seria interessante que algum amigo com mais experiência realizasse uma simulação.
    Quanto ao valor, será que com uns 3 ou 4 mil eu consigo esse link?

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Olá amigo "boneco", o meu email: [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Não gasta tudo isso não, vou te adicionar no MSN para conversarmos melhor, sou de Campinas...estamos perto.
    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Blz David, amanhã eu fico online no msn, e conversamos sobre o assunto.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Citação Postado originalmente por edsonmts Ver Post
    Olá amigos, sou novo no fórum, e gostaria de pedir a ajuda do pessoal para saber a viabilidade de um projeto para uso próprio. Eu resido na zona rural de Mairinque, e cansei de sofrer com a falta de estrutura para internet aqui na região. Tenho familiares que moram em Sorocaba (prox daqui), e lá tem oferta de Speedy, Net, Virtua, a preços acessiveis. A minha idéia é montar um ponto a ponto entre uma residência em Sorocaba (onde teria o link de internet), e minha casa aqui na zona rural. Eu realizei um teste pelo radio mobile, e pelo google earth, e aparentemente tem visada, mas com distância aproximada de 25KM. Como sou novo no assunto, gostaria de pedir a ajuda de vcs para saber a viabilidade do projeto.

    As coordenadas são:
    Sorocaba (link de internet): -23.45258,-47.47895 elevação 615m
    Mairinque (minha casa): -23.4577,-47.2351 elevação 812m

    O link nesta distância é possivel? Qual seria a altura ideal da torre?
    Tem um pacote da Sat5 que vem com os equipamentos necessários para os dois pontos. Qual a opinião de vcs quanto a esse pacote? Serve para o que estou querendo?

    Link dos equipamentos:
    Sat5 Telecom

    Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
    Abraço a todos.
    Como uma imagem eh melhor que mil palavras, segue projeção do enlace.
    Recomendo OIW 32dbi Dupla polaridade em cada ponta + rocket m5.
    passa facil 50mb pra cada lado.

    Abraço.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link ok 5.8ghz 32dbi rocket m5.jpg
Visualizações:	120
Tamanho: 	24,0 KB
ID:      	22629

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Olá Leandro, obrigado por postar a simulação. No caso desse enlace, qual a altura das torres que vc recomenda?

    Abraço.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Citação Postado originalmente por edsonmts Ver Post
    Olá Leandro, obrigado por postar a simulação. No caso desse enlace, qual a altura das torres que vc recomenda?

    Abraço.
    35m no Ponto A e 15m ponto B (no minimo ) pra evitar problemas com zona de fresnell obstruida.
    Utilização de Antenas de 32dbi ou +.
    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    achei muito exagero uma oiw de 32, cada uma custa umas 900 pratas e só de antena vai dar uns 1800,00, como você não quer link de missão critica se fizer com uma zirok porcaria de 90 cm e cartão xr5 numa rb 411 com certeza vai passar pelo menos ums 10 mbs, se quizer mais banda ai realmente vai de oiw.
    para ter uma ideia tenho dois enlaces de mais de 30km, um com antena bem posicionada a uns 8 metros do chao e ta passando 10 mbs e outra quase no chao e esta passa apenas 2mbs com o mesmo equipamento o o grande diferencial ai é a visada.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    achei muito exagero uma oiw de 32, cada uma custa umas 900 pratas e só de antena vai dar uns 1800,00, como você não quer link de missão critica se fizer com uma zirok porcaria de 90 cm e cartão xr5 numa rb 411 com certeza vai passar pelo menos ums 10 mbs, se quizer mais banda ai realmente vai de oiw.
    para ter uma ideia tenho dois enlaces de mais de 30km, um com antena bem posicionada a uns 8 metros do chao e ta passando 10 mbs e outra quase no chao e esta passa apenas 2mbs com o mesmo equipamento o o grande diferencial ai é a visada.
    Exagero? pois é ....geralmente não investem na antena e depois culpam o equipamento . já ví vários casos aqui mesmo no fórum.
    Quem conhece wireless e conhece radiofrequência sabe que :
    1- Quem manda no sinal perfeito é a antena;

    2- Uma antena de qualidade se paga rapido. uma antena de qualidade duvidosa só gera dor de cabeça.

    Se indiquei é porque tenho clientes satisfeitos com este case amigo. não trabalho com "acho que deves ser essaou aquela antena.." .

    Eu indico baseado em experiência em campo mesmo. Clientes satisfeitos e Links trabalhando com 100% de ccq e sinal perfeito.

    Se vai investir, investe certo. Oiw é uma ótima opção a R$799,00 .

    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 18-05-2011 às 13:59.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    o Amigo Leandro esta coberto de Razão !!!

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Blz Leandro,

    O problema de montar uma torre de 35 M no ponto A é a falta de espaço disponivel, pois trata-se de uma residência, sem muito espaço para levantar uma torre dessa altura. Nesse local tem um sobrado, somando uns 6 M de altura. No caso, eu queria ver a possibilidade de montar uma torre não muito alta, em cima da laje deste sobrado. A pergunta é: Eu diminuindo a altura da torre no ponto A, o quanto eu perderia em sinal? A perda seria muito significativa já que não preciso de um link crítico? No caso, se a perda for muito significativa, não seria melhor optar pela frequência de 900mhz, e ter a possibilidade de montar uma torre mais baixa?

    Aproveitando o tópico, que tipo de torre seria indicado para montar em cima de uma laje, sem causar muitos danos a essa laje? Lembrando que para um link de longa distância, provavelmente será utilizada uma antena de disco fechada, que com certeza vai sofrer bem com a ação dos ventos.

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para enlace a 25KM

    Citação Postado originalmente por edsonmts Ver Post
    Blz Leandro,

    O problema de montar uma torre de 35 M no ponto A é a falta de espaço disponivel, pois trata-se de uma residência, sem muito espaço para levantar uma torre dessa altura. Nesse local tem um sobrado, somando uns 6 M de altura. No caso, eu queria ver a possibilidade de montar uma torre não muito alta, em cima da laje deste sobrado. A pergunta é: Eu diminuindo a altura da torre no ponto A, o quanto eu perderia em sinal? A perda seria muito significativa já que não preciso de um link crítico? No caso, se a perda for muito significativa, não seria melhor optar pela frequência de 900mhz, e ter a possibilidade de montar uma torre mais baixa?

    Aproveitando o tópico, que tipo de torre seria indicado para montar em cima de uma laje, sem causar muitos danos a essa laje? Lembrando que para um link de longa distância, provavelmente será utilizada uma antena de disco fechada, que com certeza vai sofrer bem com a ação dos ventos.
    Bom, até entendo a sua dificuldade pra montar uma torre . tenho muitos enlaces desse tipo, montados e configurados em 900mhz, pois o pessoal não podia subir uma torre. o que sempre aconselho é tentar ao máximo equalizar as alturas do ponto A e B. assim o sinal degrada menos.
    900mhz atravessa uma cidade em alguns casos. tenho caso aqui na região metropolitana de Porto Alegre que o sinal atravessou 4,5km (morro de 40m no meio do enlace + antenas de 900mhz pelo caminho entre outras interferências e mesmo assim, consegui estabilizar o sinal em 6mbps na frequencia de 922mhz usando 5mhz de canalização. pra esse tipo de caso recomendo sempre antenas YAGI de 17dbi ou mais, pois somente com elas tu fecha um ótimo enlace. o tipo de sinal que essa antena gera, consegue transpor muitos obstáculos. seria o recomendável. se precisar , estou ae pra ajudar.
    Abraço.