+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Ae galera, hoje (domingo) estava eu coçando aqui sem ter o que ver na TV e comecei a mecher no DUDE, porém minha rede é quase toda UBNT com somente 2 RBS e um Autenticador MK

    Gostaria que a galera que utilizasse dessa ferramenta muuuito boa pra monitorar a rede com Ubiquiti também trocasse experiências e dicas pra gnt explorar ao máximo o Dude...

    Vlw!"

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude.jpg
Visualizações:	3364
Tamanho: 	76,1 KB
ID:      	23804

  2. #2

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Olha, não é muito diferente de monitorar o mikrotik, apenas com um detalhe, não dá para ir em tools e mandar abrir o winbox... rsrsrs, mas perfeitamente pode pedir para abrir o dispositivo por web, também em tools.

    Algo importante SNMP é segue um padrão então pode fazer uso do SNMP junto ao ubiquiti, ative isso no ubiquiti e poderá extrair muita coisa dele usando o dude.

    Também pode ativar o log do ubiquiti e redirecionar para o dude.

    Praticamente pode fazer tudo.
    E realmente o Dude é ótimo e no domingo não tem nada na TV.

  3. #3

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Ae galera, hoje (domingo) estava eu coçando aqui sem ter o que ver na TV e comecei a mecher [...]
    Huhauahuahuaha. Tv para mim é = vazio > em alguns casos a programação suga as energias e perturba a inteligência com tanta porcaria.

    Sim é perfeitamente possível integrar com o ubnt como o colega citou. Crie um perfil SNMP no dude e configure as ubnt segundo esse perfil.

  4. #4

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Uso o DUDE para monitor uma rede mista (a maioria é Ubiquiti) e considerando custo x benefício só existe uma definição: PERFEITO.

  5. #5

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Eu notei um grande aumento de uso de cpu na RB monitorada pelo The Dude, alguem mais percebeu isso ou seria alguma falha de configuração minha?

  6. #6

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Eu uso aqui UBNT tambem junto com DUDE, todos com SNMP habilitado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         speed.jpg
Visualizações:	3154
Tamanho: 	70,2 KB
ID:      	23831

  7. #7
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Eu utilizo Dude pra monitorar toda a rede.
    Tenho apenas um servidor pra controlar tudo (não é provedor, é empresa de utilidades domèsticas), tenho duas rb´s mas estão desativadas, todos os links são nano e nano m5.
    Todos os logs são direcionados pra minha máquina.
    No começo é um pouco confuso pra mexer.
    Estou satisfeito com o Dude.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         23828-dude2.jpg
Visualizações:	894
Tamanho: 	66,4 KB
ID:      	23829Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         23827-dude.jpg
Visualizações:	649
Tamanho: 	103,7 KB
ID:      	23830

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Uso aqui na rede tambem, tem alguns equipo ubnt com snmp ativos ( so nao logs )

    Nunca parei pra mexer nele, mais por enquanto ta dando pro gasto .

    Segue o print.

    Ahh, so pra constar, o server do dude esta instalado no backbone da rede, numa rb 1100.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DUDE.jpg
Visualizações:	646
Tamanho: 	56,6 KB
ID:      	23905  
    Última edição por edcomrocha; 21-06-2011 às 21:28.

  9. #9

    Question Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    eu tenho varios ubnt,sou novo no the dude,como habilito isso no ubnt e no the dude . obrigado,alguém poderia dar uma dica?

  10. #10

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Olha, não é muito diferente de monitorar o mikrotik, apenas com um detalhe, não dá para ir em tools e mandar abrir o winbox... rsrsrs, mas perfeitamente pode pedir para abrir o dispositivo por web, também em tools.

    Algo importante SNMP é segue um padrão então pode fazer uso do SNMP junto ao ubiquiti, ative isso no ubiquiti e poderá extrair muita coisa dele usando o dude.

    Também pode ativar o log do ubiquiti e redirecionar para o dude.

    Praticamente pode fazer tudo.
    E realmente o Dude é ótimo e no domingo não tem nada na TV.
    Boa tarde Amigos.
    Sou novo nesse ramos e queria tirar uma duvida.
    tenho uma rede de dados e a espinha da rede é feita com roket m5 e monitoro ela com o dude pode me diser como faço para ativar o log do ubiquiti e redirecionar para o dude , e qual a funçao desse log? outra coisa que qeria saber tambem é como faço para informar a quantidade de banda entre cada ponto. se entre um ponto e outro passa 512k como faço pra informar isso no dude. eu teria que por 512k como se fosse no controle de banda do mikrotik?

    agradeço se puder me ajuda.

  11. #11

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Clique em add coneção/depois clique 2 vezes sobre ela selecione o dispositivo/origem de dados none ou se tiver conversando com rb selecione ela /depois selecione a interfaçe em que está conversando/depois em velocidade defina a velocidade ex: 512000 equivale a 512k /tipo selecione que tipo de enlace wlan ether e etc.. pronto.

    quando o link tiver no gargalo ele ficará vermelho o enlaçe

  12. #12

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    valeu paceiro muito obrigado

  13. #13

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Eu uso aqui o The Dude e varios equipamentos diferentes tipo Canopy motorola e Ubiquiti
    no the dude voce cria os probes tipo o que voce quer monitorar pode ser latencia, banda, quantidades de radios registrados no AP, e etc..

  14. #14

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    galera sou novo no the dude e gotaria muito de esta disfuntando essa maravilha...
    ja vi varios tupocos mas naum estou comseguindo faser ele direido
    exeplo eu comvigurei ele mas ele so emcherga o ros mas naum esta enchergando snmp...
    como eu faso
    agradeso se me ajudarem

  15. #15

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Amigos da UBNT existe agora o AIRCONTROL que faz a mesma coisa do DUDE, facilitou muito a minha vida

  16. #16

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    Citação Postado originalmente por unibraz Ver Post
    Amigos da UBNT existe agora o AIRCONTROL que faz a mesma coisa do DUDE, facilitou muito a minha vida
    Amigo, concordo que o AirControl da UBNT é realmente muito bom e funcional! Mas dizer que faz TUDO que o DUDE faz já é exagero! Sem sombra de dúvidas, TÁ PRA NASCER um sistema de monitoramento novo pra bater o The DuDe!

  17. #17

    Padrão Re: DUDE + UBIQUITI...Alguém usa? Vamos trocar experiências!

    o aircontrol funciona em rede roteada? o meu dude funciona blz