+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Boa tarde a todos!

    Vejam se podem me dar uma força !

    Preciso montar varios pontos de rede com distancias de 150m, 180m , 200m... até o switch.

    Pela norma, a distancia maxima tem que ser de 100m, isso em cabo utp 5E para 100mb, correto ?

    Em distancias de 200m por exemplo, o que ocorrerá ?
    Terei menor velocidade, isso ? ou terei tambem perdas de pacotes ?

    Tive a ideia de programar a rede em 10mb apenas, para obter distancias maiores que 100m. Dará certo ?
    Equipamentos de rede como switch e impressoras que são 10/100, porém não tem configurações para fixar em 10mb,
    como faço para forçar a comunicação em 10mb ?

    ( não posso utilizar fibra óptica por conta do custo )

  2. #2

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Cabo com 200 mts vai ter perda de pacotes e vc tera dor de cabeça, o ideal é usar um switch no meio do caminho para vc conseguir os 200 mts ja que fibra é inviavel.

    Ja pensou em usar Wireless? Impressora com Servidor de Impressão, PC com Placa Wireless etc..

  3. #3

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Citação Postado originalmente por tiagoiw Ver Post
    Boa tarde a todos!

    Vejam se podem me dar uma força !

    Preciso montar varios pontos de rede com distancias de 150m, 180m , 200m... até o switch.

    Pela norma, a distancia maxima tem que ser de 100m, isso em cabo utp 5E para 100mb, correto ?

    Em distancias de 200m por exemplo, o que ocorrerá ?
    Terei menor velocidade, isso ? ou terei tambem perdas de pacotes ?

    Tive a ideia de programar a rede em 10mb apenas, para obter distancias maiores que 100m. Dará certo ?
    Equipamentos de rede como switch e impressoras que são 10/100, porém não tem configurações para fixar em 10mb,
    como faço para forçar a comunicação em 10mb ?

    ( não posso utilizar fibra óptica por conta do custo )

    Boa tarde.

    Veja se o extensor de rede LB300A-R2 não resolve sua situação. Já usei um produto equivalente em 2002, quando fibra óptica era algo fora da realidade da maioria das empresas brasileiras. Para 300 metros funcionou tranquilo

    Na época o equipamento prometia funcionamento até 400 metros, e agora vejo que, segundo as especificações, pode chegar até 1900 metros. Infelizmente o preço não está no catálogo, mas acredito que a solução tem valor inferior ao da fibra, mesmo considerando a fama que a BlackBox tem, pelos seus elevados preços.

    [1] http://www.blackbox.com.br/catalogoo...pageNumber=788

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Amigo, pegue uma caixa com 305 Mts, coloque um switch em uma ponta e outro em outra e faça o teste você mesmO!

    aproveite e faça um teste de banda passante nesses 305mts.
    de um Router até a casa do cliente na roça eu usei 200mts, os 1mbps que eu precisava entregar, chegou lá

  5. #5

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Boa tarde.

    Veja se o extensor de rede LB300A-R2 não resolve sua situação. Já usei um produto equivalente em 2002, quando fibra óptica era algo fora da realidade da maioria das empresas brasileiras. Para 300 metros funcionou tranquilo

    Na época o equipamento prometia funcionamento até 400 metros, e agora vejo que, segundo as especificações, pode chegar até 1900 metros. Infelizmente o preço não está no catálogo, mas acredito que a solução tem valor inferior ao da fibra, mesmo considerando a fama que a BlackBox tem, pelos seus elevados preços.

    [1] BlackBox

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -
    Muito massa este equipamento. Vivendo e aprendendo

  6. #6

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Oi pessoal ! Obrigado pelas contribuições !

    Conforme início do tópico, a ideia é não necessitar utilizar equipamentos adicionais.
    Quero utilizar swtichs normais e as placas de rede normais dos equipamentos.

    Minha necessidade é instalar vários equipamentos de rede em uma fábrica grande,
    onde terei equipamentos em varias direções e em distancias entre 100 e 250m.

    Antigamente o cabo utp cat3, transportava apenas 10mb a 100metros.
    Minha ideia é utilizar cab cat5, para trafegar em 10mb, assim acredito conseguir distancias superiores a 100 m, pois o cabo cat5 consegue trafegar informações com melhor qualidade.

    Alguém já fez algo parecido ?

  7. #7

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    oh amigo ja que e dentro de uma empresa porque voce nao cria uma wireless com criptografia e seguranca adicionais, com isso voce resolve o problema do cabeamento, voce nao conseguir o que voce quer com cabos, seja ele cat3, ou 5....blza

  8. #8

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Oi roof !

    rede wireless o cliente não aceita, quer rede cabeada !

  9. #9

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Acho que a cada 100 metros voce vai ter que colocar um novo switch ou algo que atue como repetidor para levar o sinal para mais 100 metros. Fora wireless e fibra, nao conheço outra forma, salvo cabo coaxial. Mas e o custo do coaxial? Inviável.

  10. #10

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Entenda que a RFC que trata de conexões em par trançado especifica distancia máxima entre os pontos justamente para validar os testes em caso de colisão e/ou perda de pacotes, quando você extrapola esse tamanho recomendado você altera o timing dos pacotes e também a impedância do meio, pode funcionar com perda ou até mesmo queimar a porta do dispositivo.

  11. #11

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Fala Tiago!
    Para uma rede com mais de 100m você poderá fazer testes com vários equipamentos, alguns deles caros, e ainda tem o risco de não conseguir um resultado satisfatório.
    Eu como trabalho na área, recomendo utilizar wireless que possibilita enlaces de até 2km com um custo muito baixo e uma garantia de 98% da banda se configurado corretamente.
    Espero ter ajudado valew!!!

  12. #12

    Padrão Re: equipamentos de rede a mais de 100 metros do switch

    Bom, em cabo Cat5e e semelhantes a norma contempla 100m, sendo 5m entre o equipamento e a "tomada" do cabo Lan, 90m da "tomada" até o Path Panel e mais 5 metros entre Path Panel e Switch, totalizando os 100m. Isso em Sistema de Cabeamento Estruturado. Se não houver necessidade disso, puxa os 100m e pronto. Cabos de boa qualidade talvez brindem uns 5 metros mais, acima de 100m já é fora de especificação e ninguém garante que nada funcione, pois diferente do wireless, onde com maior distancia, menor velocidade, o sinal fica mais fraco e não chega na outra ponta, por isso a necessidade de um "repetidor" de sinal a cada 100m.

    Uma alternativa bem mais cara que o Wireless é o PowerLine Adaptor, usando um par desses adaptadores você utiliza a instalação elétrica como cabo de rede, pode ser que te sirva.