+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteadores com NTP atrapalhando o Logout

    Caros colegas Unders, está ocorrendo um probleminha chato, que certamente é comum em redes com Hotspot:

    Tenho alguns clientes que utilizam roteadores wireless, e alguns destes, têm em sua configuração, um cliente NTP (para certo de data de hora) que faz consultas constantes em intervalos curtos. Um deles por exemplo, faz consultas de 30 em 30 segundos, outro de 6 em 6 minutos. Já fui na casa dos clientes, verifiquei e os clientes NTP estão desabilitados, mas mesmo assim, atrapalha o logout. Dessa forma, esses clientes não chegam a atingir o tempo de timeout (que é de 20 minutos) devido às constantes requisições.

    Meus clientes recebem mensagens de vencimento e outros após o login, mas se eles não fazem logout, ficam sem recebê-las.

    Já localizei no firewall o endereço que os roteadores acessam, tentei bloquear pelo firewall, mas não surtiu efeito.

    Agradeço desde já a quem possa me ajudar direta ou indiretamente a resolver esse problema.
    Última edição por emsfalcao; 17-08-2011 às 09:32.

  2. #2

    Padrão Re: Roteadores com NTP atrapalhando o Logout

    Manter sincronizado os dispositivos da rede via NTP contribui muito para o bom funcionamento da mesma, porque não tenta sincronizar todos os dispositivos de seu dominio, talvez isso seja suficiente pra resolver seu problema.


    Primeiro configuramos o “Manual Time Zone”, no meu caso estou em Comodoro que fica no interior do estado de Mato Grosso, sendo assim o “Time Zone” é -03:00, em seguida acerte os valores da aba “Time”.

    Na seqüência configuramos o “NTP Client” para manter o relógio em sincronismo, fazemos isso utilizando os servidores nacionais sendo eles, ‘a.ntp.br’ e ‘b.ntp.br’ ou outro de sua preferência. Note que ao aplicar a configuração o texto digitado se converte automaticamente no IP de cada servidor e para isso utiliza o serviço DNS configurado neste equipamento.
    Última edição por m4d3; 17-08-2011 às 00:59.

  3. #3

    Padrão Re: Roteadores com NTP atrapalhando o Logout

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Manter sincronizado os dispositivos da rede via NTP contribui muito para o bom funcionamento da mesma, porque não tenta sincronizar todos os dispositivos de seu dominio, talvez isso seja suficiente pra resolver seu problema.


    Primeiro configuramos o “Manual Time Zone”, no meu caso estou em Comodoro que fica no interior do estado de Mato Grosso, sendo assim o “Time Zone” é -03:00, em seguida acerte os valores da aba “Time”.

    Na seqüência configuramos o “NTP Client” para manter o relógio em sincronismo, fazemos isso utilizando os servidores nacionais sendo eles, ‘a.ntp.br’ e ‘b.ntp.br’ ou outro de sua preferência. Note que ao aplicar a configuração o texto digitado se converte automaticamente no IP de cada servidor e para isso utiliza o serviço DNS configurado neste equipamento.

    Olá Luciano, obrigado pela atenção.

    O servidor NTP cliente está já está devidamente configurado, da exata maneira que você citou, é uma das primeiras coisas que faço quando configuro uma RB. Mas creio que isso não resolveria o problema, porque a questão são as requisições frequentes, que não permitem que esses clientes atinjam o "tempo de timeout" (que é de 20 minutos) devido à freqüência das requisições. Não adiantaria nem baixar o tempo de timeout, porque um deles mesmo, atualiza de 30 em 30 segundos, isso causaria quedas constantes da conexão do cliente.
    Última edição por emsfalcao; 17-08-2011 às 09:30.

  4. #4

    Padrão Re: Roteadores com NTP atrapalhando o Logout

    Falcão, vamos ver se eu entendi.
    Com o NTP ativado impede do cliente desconectar quando inativo?

    Eu tenho alguns clientes que não desconectam nunca. Vou ver se eles tem algo configurado deste modo.

  5. #5

    Padrão Re: Roteadores com NTP atrapalhando o Logout

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Falcão, vamos ver se eu entendi.
    Com o NTP ativado impede do cliente desconectar quando inativo?

    Eu tenho alguns clientes que não desconectam nunca. Vou ver se eles tem algo configurado deste modo.
    Não exatamente, para isso tenho um script que roda todas as madrugadas, removendo todos os usuários logados do hotspot que estejam desabilitados no profile. Caso lhe desperte o interesse, posso lhe passar o script.

    No meu caso, são usuários ativos normais, vou citar um exemplo bem simples: se um usuário deixa o PC ligado, com o MSN ou Skype conectado, certamente ele não fará logout por inatividade (timeout), então, é quase isso que acontece com os "famigerados" roteadores, os clientes desligam seus laptops, certamente vão dormir e os desgraçados continuam mantendo pequenas atividades que impedem a ociosidade da conexão e assim os clientes não fazem timeout por inatividade nunca. Daí verifiquei nas conexões de firewall que são direcionadas a servidores de NTP.