+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Pessoal tenho um ptp de 21km hj com rb433, xr5 e antena pluton, está funcinando razoavelmente. Gostaria de colocar ou Nanobridge ou rocket m5 com antena dish de 30.
    Estou tentando colocar a nanobridge 5,8 de 22dbi, mas não estou conseguindo fazer que passe uma banda boa bom nesse ptp, já tentei várias confiruações, com 40mhz e 20mhz, com 10 e 5mhz nem enlaça.
    Em uma torre eu uso energia solar com bateria automotiva, e na outra torre tenho energia, visada limpa.
    Estou ligando a nano direto na bateria 12v.
    O vcs que tem mais experiencia que eu, me aconcelham??
    Desde já agradeço muito pela atenção de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Amigo 22dbi para essa distancia eh pouco, ideal seria 27 acima... caso ligue o Rocket com Dish com ctz vai passar oq vc esta prescisando... como esta ficando seu nivel de sinal??? outra coisa, pq nao atualiza sua RB433 para versao 5.XX e ativa o NV2, fazendo isso em modo Turbo ja casos de passar 60 mb...

  3. #3

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Caro braw agradeco pela dica.
    Segue as imagens, tanto do AP como do StationWDS
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoBridgeAP.jpg
Visualizações:	292
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	27222Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoBridgeCliente.jpg
Visualizações:	272
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	27223

  4. #4

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    a imagem ficou muito pequena, nao deu pra ver o nivel de sinal mas ja deu pra ver que o Airmax nao ta leval, muito baixo os niveis, tentou desativar pra ver como fica???

  5. #5

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    braw,
    Sim desativei o airmax, e não ficou legal não.

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    a imagem ficou muito pequena, nao deu pra ver o nivel de sinal mas ja deu pra ver que o Airmax nao ta leval, muito baixo os niveis, tentou desativar pra ver como fica???

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Usa rocket com as antenas dicos de 30db q fica show vai funcionar como vc precisa

  7. #7

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Bom dia


    Olha... eu uso a energia solar em 3 torres e funciona perfeito, porém ao tentar realizar essa mudança de xr5 para Rocket tive uma dificuldade danada em fechar um enlace de 44km, depois de quase 1 mês trocando tudo descobri que o rocket embora funcione com 12 volts não fecha link ... tive que providenciar uma fonte de 12 para 24 volts. Após isso funcionou perfeitamente... 44 km com rocket m5 e rocket disc 34 dbi.. passando na média de 50 megas!

    Espero ter ajudado!


    Renato

  8. #8

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Renato,

    Obrigado pelas informações, me ajudou muito.
    Agora, como vc fez pra conseguir os 24v, comprou uma fonte de 12v de entrada e saida 24v??


    Citação Postado originalmente por renatoniz Ver Post
    Bom dia


    Olha... eu uso a energia solar em 3 torres e funciona perfeito, porém ao tentar realizar essa mudança de xr5 para Rocket tive uma dificuldade danada em fechar um enlace de 44km, depois de quase 1 mês trocando tudo descobri que o rocket embora funcione com 12 volts não fecha link ... tive que providenciar uma fonte de 12 para 24 volts. Após isso funcionou perfeitamente... 44 km com rocket m5 e rocket disc 34 dbi.. passando na média de 50 megas!

    Espero ter ajudado!


    Renato

  9. #9

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    vc liga duas baterias em serie, e os paineis tb mas tem que usar regulador de tensao para nao ferras as baterias pois os paineis em serie dao 26V acima dos 24 da bateria oq faz ela fritar...

  10. #10

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    O que ve me diz do Bullet M5??
    Ele funciona com 12v?
    Faz bem o ptp de 21km??

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    vc liga duas baterias em serie, e os paineis tb mas tem que usar regulador de tensao para nao ferras as baterias pois os paineis em serie dao 26V acima dos 24 da bateria oq faz ela fritar...

  11. #11

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    bullet funciona em 12V sim... mas me diga uma coisa, qual eh sua necessidade de banda nesse enlace??? pq esse conjunto RB+XR5 da pra fazer muita coisa ainda trocando apenas sua antena caso seja necessario, eh um conjunto excelente muito usado ainda...

  12. #12

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    braw,

    É assim:
    Nessa rb eu tenho 2 xr5, pois essa torre é repetidora, o ptp de 40km está blz, uso antena hyperlink de 33 com cabo cellflex, ccq na maioria da vezes em 100%, mas o outro lado que é 20km, uso com antena pluton 26, e está tendo sempre variação de sinal, o que acaba inteferindo na banda. Eu preciso passar uns 20mb nesse enlace.
    Eu tive problemas uma vez parecido com esse de variação de sinal, quando coloquei uma outra rb e coloquei a xr5 seperada resolveu, então acho que talvez seja interfencia, como nessa torre é energia solar com um painel soler e uma bateria apenas.
    Como preciso aumentar a banda desse enlace pensei no nanobridge, rocket ou bullet.

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    bullet funciona em 12V sim... mas me diga uma coisa, qual eh sua necessidade de banda nesse enlace??? pq esse conjunto RB+XR5 da pra fazer muita coisa ainda trocando apenas sua antena caso seja necessario, eh um conjunto excelente muito usado ainda...

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    braw,

    É assim:
    Nessa rb eu tenho 2 xr5, pois essa torre é repetidora, o ptp de 40km está blz, uso antena hyperlink de 33 com cabo cellflex, ccq na maioria da vezes em 100%, mas o outro lado que é 20km, uso com antena pluton 26, e está tendo sempre variação de sinal, o que acaba inteferindo na banda. Eu preciso passar uns 20mb nesse enlace.
    Eu tive problemas uma vez parecido com esse de variação de sinal, quando coloquei uma outra rb e coloquei a xr5 seperada resolveu, então acho que talvez seja interfencia, como nessa torre é energia solar com um painel soler e uma bateria apenas.
    Como preciso aumentar a banda desse enlace pensei no nanobridge, rocket ou bullet.
    Meu caro, voce falou tudo! em um enlace voce usa a antena correta e no outro voce usa outra antena qualquer...
    Antenas pra enlaces grandes precisam ser as melhores possivel. não adianta economizar no ponto mais crítico do enlace que é a antena.
    Dica>> OIW 29 ou + Rocket DIsh 30 ou+ Hyperlink 29 ou+ e por ae vai.
    Cabos prefira os Cellflex 3/8 , esses são os cabos (eliminam ruidos e problemas).
    Utilize uma ótima fonte POE pros radios que citasse que teus problemas acabam. 99% dos problemas que atendemos é uso de fonte errada ou energia solar mal instalado.
    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Valeu Leandro,
    Obrigado pela grande dica, vou trocar as antenas por oiw de 29.
    Onde eu consigo os conectores e cabo cellflex, não estou conseguindo achar.

  15. #15

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    eu trocaria apenas essa pluton (ja usei e nao gosto dela) por qualque umas das citadas pelo amigo leandro, vc gastaria muito menos e se bem configurado passaria muito mais que 20 mb...

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Valeu Leandro,
    Obrigado pela grande dica, vou trocar as antenas por oiw de 29.
    Onde eu consigo os conectores e cabo cellflex, não estou conseguindo achar.
    Endnet, eu compro em varias lojas aqui em porto alegre e em São Paulo.
    Aqui em Porto Alegre indico a BM eletro . tem também na Wavelan c3 tech.
    Abraço.

  17. #17

    Padrão Re: Melhor Equipamento para ptp 21km com torre energia solar

    Endnet

    Eu no primeiro momento usei para os testes um inversor de voltagem de 12 para 110 volts de 4 watts, e depois o poe original de 110 para 24, porem com isso gasta-se energia desnecessariamente, se vc conseguir um bom tecnico em eletricidade de autos (auto eletrica), eles fabricam! e com isso vc economiza energia. O inversor de 12 para 110 é muito usado por caminhoneiros, no py tbm se acha facil. Sugiro que compre primeiro esse inversor de 12 para 110 para testar, afinal... uma tomada 110 nunca é totalmente desnecessária... principalmente para carregar o notebook...rs

    Boa Sorte


    Renato