Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Ola a todos , bom estou acompanhando alguns topicos e nao vejo mais movimentação sobre a tecnologia MIMO

    Pergunta simples alguem ja esta usando a rede em MIMO 2.4

    Se sim qual resultados ?

    Uma ideia que esta ja me encomodando e to muito interresado em começar a migrar aos poucos para tecnologia MIMO


    Minha ideia inicial é usar como base na central
    Antena Xwave 2414SDP - Painel Setorial 2.4 GHz 90º - Dupla Polarização

    Com RB e placa R52Hn


    E nos clientes

    CPE Soft 2.4GHz B/G/N - da krazer pelo custo que esta legal , valor se encaixa .


    So a pergunta que nao cala vale a pena , alguem tem experiencias boas com algum destes equipamento , nao é em B/G gostaria de seber eem mimo

    Sucesso a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    minha experiencia com o Xwave AirOS 5 Ghz nao foi uma das melhores.

    Tenho 1 ring com 5 nano5 a mais de 1 ano e comprei 2 Xwave para testar.
    Coloquei o Xwave no lugar de 1 dos nano.

    Devo admitir que a interferencia costa diminuiu bastante... antes pegava sinal super forte dos outros nano, algo em torno de -50 a -55.... e passou a pegar sinal mais fraco, de -63 a -70.

    Porem, a Relacao de sinal frente... o sinal que vai para os cliente ficou uma droga.

    - Com o nano, que tem 14 dbi de antena, configurado com potencia de 17 dbm (ou seja, 14dbi +17dbm =31 dbm eirp), meu pior sinal era -65
    - Com o Xwave, que tem antena de 17 dbi (maior que o nano) e configurado com a mesma potencia do nano, 17 dbm (ou seja, 17dbi + 17dbm= 34 dbm eirp), meu pior sinal passou de -65 para -75

    e isso foi em todos os clientes, perto ou longe
    a diferenca de sinal entre o nano e o Xwave foi de 6 a 10 dbm.

    sinceramente, fiquei descontente.
    mas talvez, tenha pego algum equipamento com problema
    quem sabe outros tenham mais sorte com o Xwave, mas eu nao tive...

  3. #3

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    VC usou Xwave como cliente ? e na torre qual equipamento ue vc usou , para mandar o sinal .



    Minha ideia seria na central

    http://www.wavelan.com.br/produto/de...la-Polarizacao



    e nos clientes

    http://www.allearth.com.br/produtos/cpe24bgn.aspx

  4. #4

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Eu usei o Xwave na Torre

    acho que fui bem claro quando falei:
    Tenho 1 ring com 5 nano5 a mais de 1 ano e comprei 2 Xwave para testar.
    Coloquei o Xwave no lugar de 1 dos nano.


    melhorou a relacao interferencia costa, mas piorou e muito a relacao sinal dos clientes.
    como pode, o Xwave tem uma antena de maior potencia do que do nano... mas o sinal com o Xwave ficou pior do que com o nano.
    com nano, pior sinal -65
    com xwave, pior sinal -75

  5. #5

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Irei acompanhar este tópico. Minha intenção é adquirir alguma setorial, e me interessei pelo modelo da computech. O que eu procuro é um bom custo benefício, o meu objetivo é uma rede estável para compartilhamento de internet e jogos .

    # Mascaraapj

    O modelo que vc utilizou foi este : Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station 5 GHz AirOS - com Antena Setorial de 90
    Você chegou a relatar a sua experiência com o pessoal da computech para ver a possibilidade problemas com a antena?

    O que mais gostei nestas antenas é o ponto positivo que vc citou, a diminuição da interferência. Mas isto de nada adianta se a antena em si deixa a desejar.

  6. #6

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Irei acompanhar este tópico. Minha intenção é adquirir alguma setorial, e me interessei pelo modelo da computech. O que eu procuro é um bom custo benefício, o meu objetivo é uma rede estável para compartilhamento de internet e jogos .

    # Mascaraapj

    O modelo que vc utilizou foi este : Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station 5 GHz AirOS - com Antena Setorial de 90
    Você chegou a relatar a sua experiência com o pessoal da computech para ver a possibilidade problemas com a antena?

    O que mais gostei nestas antenas é o ponto positivo que vc citou, a diminuição da interferência. Mas isto de nada adianta se a antena em si deixa a desejar.
    sim, esse modelo mesmo.
    relatei o problema na lista da ANID, onde o Luciano da computech acompanha.
    de acordo com ele:

    o problema pode estar na potencia da placa, que conforme ele: é inferior a do nano...
    *mas nao foi o que ele havia dito antes de eu comprar ela... ele disse que a placa era a mesma do nano.

    ou pode estar na area de abertura, como a antena abre 90 graus, pode estar dissipando mais energia...

    *pode ate ser que devido a area maior, ele esteja perdendo potencia... porem, a antena tem 17 graus (maior do que a do nano) e eu ainda configurei com a mesma potencia que tinha configurado no nano... o resultado final deveria ser igual ou melhor se comparado com o nano... mas nao foi o que aconteceu, o resultado foi pior...

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    uso cpe da krazer 5.8, de 7 que comprei, somente instalei 1, pois veio com um chipset atheros que acima de 200m ele não calcula ack, então não conecta, mesmo com sinal -55, enviei para troca, agora o que tem chipset ralink tá lá faz uns 3 mêses.

    O grande problema da Krazer é a falta de estoque, nem sempre tem produto para vender.

    Tentei usar as microcelulas deles, comprei 5, 2 deu defeito, enviei para troca, já não tinha o produto em estoque, ainda hoje liguei lá, e não tem a Microcelulas em estoque, já tem mais de 3 mêses esta novela, então acabei largando mão, mas o que me parece que agora está tendo cpe 5.8 para cliente.

    Compre um equipamento sky da linkteck, cujo o produto é homologado, vou fazer um teste com eles substituindo uma setorial da oiw 17dbi, vou ver no que dar.

  8. #8

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    equipamento sky da linkteck - vc teria um ink sobre o produto

  9. #9
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Tem este no ML
    Cpe/nano2 Sky Range - Gts 2,4ghz 400mw 12dbi - Outdoor - R$ 124,90 en MercadoLibre

    para valer a homologação deve ser comprado da linkteck

  10. #10

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Montei recentemente uma microcelula com 4 CPE da Elsys 2N e no ptp que e de 1km usei 2 nano loco M2.. nos clientes estou usando em todos CPE Elsys 2N ate agora esta tudo Blz otimo de sinal trafego tambem tudo trabalhando em N 20Mhz tenho clientes nessa celula com palnos de 500k a 1mega tudo blz ate agora estou gostando muito delas e preço tambem otimo pois aki no RS tem elas a 118,00 com nota e homologadas tambem.. logo logo vou postar umas fotos dessa Celula pra vcs verem...

  11. #11

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    RS tem elas a 118,00 interresante sou de SC , se possivel manda contato , to pesquisando tos kit clientes , mais uma pergunta qual distancia maxima vc conseguiu com os cpes elsys

    E tb outra pergunta vc acha que consegue quanto de trafego e clientes simultaneos em cada celula qual quantidade ?

  12. #12

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Nossa experiência com Xwave SuperPOP 5 Ghz - N não foi muito agradável. Montamos uma base com 4 painéis e o sinal ficou horrível, tentamos usar no cliente krazer, nano, airgrid e até mikrotik. Com nenhum desses equipamentos conseguimos qualidade, os clientes sempre bem próximos da base coisa de no máximo 1,5km da base a maioria entre 200m e 800m em nenhum caso houve sucesso.
    Entramos em contato com o suporte da Computech que por sua vez foi muito prestativo porem e nos deu todo suporte e não conseguimos entender o motivo pelo qual estaria afetando a qualidade do sinal dos clientes. Foi um mês de muito esforço e no fim fomos obrigados a pedir a troca dos mesmos já que não estava atendendo as nossas necessidades e fomo atendidos sem maiores problemas.
    No lugar desses Xwave instalamos nano m5 que está atendendo perfeitamente, o sinal dos clientes muito bons com planos de 512k a 2Mb com muita estabilidade.
    Só para frisar: Não estou criticando o equipamento xwave, estou apenas expondo a nossa experiência com esse equipamento.
    Krezer é bacana e pelo preço vale a pena ótimo custo beneficio. O ponto fraco é que bastante RMA e a questão de estoque como já foi comentado acima por outro colega.
    Temos optado mesmo por ubiquiti tanto para PTP,s , AP e Clientes por ter atendido melhor aqui dentro do nosso cenário. O ponto fraco é o preço e estoque que as vezes ninguém acha alguns produtos.

  13. #13

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Evilazio http://cdn03.under-linux.org/images/...er-offline.png poderia dar mais detalhes porque nao deu certo com as antenas da xware , foi o que interferferencia , sinal fraco , pouca potencia da antena ?

    Pelo que intendi so funcionou sua rede com os ubuquit .

  14. #14

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    uso cpe da krazer 5.8, de 7 que comprei, somente instalei 1, pois veio com um chipset atheros que acima de 200m ele não calcula ack, então não conecta, mesmo com sinal -55, enviei para troca, agora o que tem chipset ralink tá lá faz uns 3 mêses.

    O grande problema da Krazer é a falta de estoque, nem sempre tem produto para vender.

    Tentei usar as microcelulas deles, comprei 5, 2 deu defeito, enviei para troca, já não tinha o produto em estoque, ainda hoje liguei lá, e não tem a Microcelulas em estoque, já tem mais de 3 mêses esta novela, então acabei largando mão, mas o que me parece que agora está tendo cpe 5.8 para cliente.

    Compre um equipamento sky da linkteck, cujo o produto é homologado, vou fazer um teste com eles substituindo uma setorial da oiw 17dbi, vou ver no que dar.
    Muito obrigado pelo seu relato. Infelizmente fiquei triste . Eu estava de olho na antena de dupla polarização em 2,4 Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Xwave 2414SDP - Painel Setorial 2.4 GHz 90 . Usaria com rocket M2 e nas estações clientes nanostation loco M2.
    É claro que pode ser um problema isolado, mas o amigo # Evilazio também teve uma experiência negativa com produtos da empresa. Fica complicado para mim, não sou provedor (não terei retorno $$$$), apenas quero uma rede estável para jogos e dividir internet com amigos e parentes. Ou seja, nem mesmo posso de dar ao luxo de testar só para ver se vale apena. Irei continuar acompanhando o tópico e ver se aparecem mais relatos, pois eu gostei muito da abordagem da empresa quando o assunto é interferência : ComputechLoja's Channel - YouTube

  15. #15

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Porque arriscar numa coisa "xware" que o pessoal ta dizendo que já usou e não é legal?
    Eu usaria:
    BaseStation 20dbi 90º com Rocket M5.
    ou
    BaseStation 20dbi 90º com RB433ah + cartão SR71-15.

  16. #16

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Citação Postado originalmente por Evilazio Ver Post
    Nossa experiência com Xwave SuperPOP 5 Ghz - N não foi muito agradável. Montamos uma base com 4 painéis e o sinal ficou horrível, tentamos usar no cliente krazer, nano, airgrid e até mikrotik. Com nenhum desses equipamentos conseguimos qualidade, os clientes sempre bem próximos da base coisa de no máximo 1,5km da base a maioria entre 200m e 800m em nenhum caso houve sucesso.
    Entramos em contato com o suporte da Computech que por sua vez foi muito prestativo porem e nos deu todo suporte e não conseguimos entender o motivo pelo qual estaria afetando a qualidade do sinal dos clientes. Foi um mês de muito esforço e no fim fomos obrigados a pedir a troca dos mesmos já que não estava atendendo as nossas necessidades e fomo atendidos sem maiores problemas.
    No lugar desses Xwave instalamos nano m5 que está atendendo perfeitamente, o sinal dos clientes muito bons com planos de 512k a 2Mb com muita estabilidade.
    Só para frisar: Não estou criticando o equipamento xwave, estou apenas expondo a nossa experiência com esse equipamento.
    Krezer é bacana e pelo preço vale a pena ótimo custo beneficio. O ponto fraco é que bastante RMA e a questão de estoque como já foi comentado acima por outro colega.
    Temos optado mesmo por ubiquiti tanto para PTP,s , AP e Clientes por ter atendido melhor aqui dentro do nosso cenário. O ponto fraco é o preço e estoque que as vezes ninguém acha alguns produtos.
    Entao parceiro, é esse mesmo problema que eu tive.
    Tenho um ring com nano... coloquei o Xwave para testar e apesar do Xwave ter uma antena de maior potencia... o sinal nos clientes despencou, ficou pior.
    Sinceramente, acabei ficando decepcionado com o Xwave da Computech...
    Acabei por voltar para o nano5
    em breve irei colocar nanom5 ou rocket+basestation.

    voce que ja esta usando nano m5 como ap... poderia me dizer como esta o angulo de abertura dele?
    se ele abre mais de 45 graus? pois no nano, ele fala que abre 60 graus, mas sabemos que abre mais que isso...
    e quantos AP foi necessario para fechar os 360 graus?

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Muito obrigado pelo seu relato. Infelizmente fiquei triste . Eu estava de olho na antena de dupla polarização em 2,4 Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Xwave 2414SDP - Painel Setorial 2.4 GHz 90 . Usaria com rocket M2 e nas estações clientes nanostation loco M2.
    É claro que pode ser um problema isolado, mas o amigo # Evilazio também teve uma experiência negativa com produtos da empresa. Fica complicado para mim, não sou provedor (não terei retorno $$$$), apenas quero uma rede estável para jogos e dividir internet com amigos e parentes. Ou seja, nem mesmo posso de dar ao luxo de testar só para ver se vale apena. Irei continuar acompanhando o tópico e ver se aparecem mais relatos, pois eu gostei muito da abordagem da empresa quando o assunto é interferência : ComputechLoja's Channel - YouTube
    Independente de ser provedor ou nao.
    Independente de ter retorno ou nao.
    Apartir do momento que voce ligou um cabo da sua casa ate a casa do Vizinho.
    Apartir do momento que voce levantou uma antena e uma outra pessoa que nao esteja dentro de sua residencia se conecta nele...
    Voce esta provendo servicos de Telecomunicacoes e tem de ter licenca para isso.
    Alem do dever de ter licenca (ou no minimo uma parceria), voce deve respeitar o regulamento de radiacao restrita, onde fala sobre os limites de potencia e as exigencias de cada frequencia.

  17. #17

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Porque arriscar numa coisa "xware" que o pessoal ta dizendo que já usou e não é legal?
    Eu usaria:
    BaseStation 20dbi 90º com Rocket M5.
    ou
    BaseStation 20dbi 90º com RB433ah + cartão SR71-15.
    Opa amigo, muito obrigado pela sugestão.

    Aqui eu já tenho algumas nano loco M2. Então preciso continuar em 2.4 para aproveitar estes equipamentos. Serão apenas 7 antenas clientes, ao todo uns 20 computadores ligados nesta rede. A questão do custo também deve ser levada em conta, pois aqui não teremos retorno financeiro. Mas já estou pesquisando antenas de outras empresas, duro é o preço.
    O cliente mais distante está a 1 KM da "torre", no meu caso acho que seria melhor uma antena de baixo ganho (até pq custam bem menos). Alguma sugestão ?

  18. #18

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    # Mascaraapj

    Eu entendo a questão da licença. Infelizmente aqui onde moro fomos esquecidos pela única operadora de telecom que temos, a Telefônica. Você pode falar de leis e deveres, mas infelizmente a tia ANA não faz nada por nós. Estes meus vizinhos estão a mais de 5 anos ligando no 10315 da telefônica esperando para conseguirem serviço (é duro depender de lan house para fazer tudo). Doa a quem doer é a única maneira de ter alguma coisa por aqui. Com muito trabalho conseguimos num único endereço duas linhas telefônicas compatíveis com grandes velocidades e a nossa ideia é usar estes links para para trazer um pouco mais de qualidade e conforto para as nossas navegações.

    Aliás se algum de vocês estiver interessado me mandem MP. Se abrirem um provedor aqui onde moro ficarão ricos. Pq os ditos provedores daqui ainda usam radinho com Omni + Antena de grade com 10 metros de rg58.

    Estou no fórum apenas a 1 mês, e felizmente já aprendi muito. As nanos aqui estão operando com baixíssima potência, acredito que não estão atrapalhando ninguém e ainda irão durar muito mais.
    De qualquer forma obrigado pelas dicas, não tencionamos cometer algum crime. Se a nossa querida Telefônica disponibilizasse serviços aqui no bairro não precisaríamos estar correndo atrás de antenas.

  19. #19

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    # Mascaraapj

    Eu entendo a questão da licença. Infelizmente aqui onde moro fomos esquecidos pela única operadora de telecom que temos, a Telefônica. Você pode falar de leis e deveres, mas infelizmente a tia ANA não faz nada por nós. Estes meus vizinhos estão a mais de 5 anos ligando no 10315 da telefônica esperando para conseguirem serviço (é duro depender de lan house para fazer tudo). Doa a quem doer é a única maneira de ter alguma coisa por aqui. Com muito trabalho conseguimos num único endereço duas linhas telefônicas compatíveis com grandes velocidades e a nossa ideia é usar estes links para para trazer um pouco mais de qualidade e conforto para as nossas navegações.
    Aliás se algum de vocês estiver interessado me mandem MP. Se abrirem um provedor aqui onde moro ficarão ricos. Pq os ditos provedores daqui ainda usam radinho com Omni + Antena de grade com 10 metros de rg58.
    ai a coisa ja mudou de rumo.
    esonder os fatos e querer achar desculpa, dizendo que levantou isso ou aquilo somente para jogos... é demais nao?
    fiscal nenhum é %$@#%^&*
    e no final, pode ficar mais feio ainda para voce.

  20. #20

    Padrão Re: Experiencias com MIMO Krazer e XWARE juntos.

    Haha, realmente parece desculpa lavada. Mas atualmente a coisa que mais faço com os amigos aqui nesta rede é jogar age of empires 3. Pois até alguns meses atrás levamos os nossos gabinetes uns para as casas dos outros para poder jogar em rede. Hoje em dia, está tudo muito suave. Ficamos no conforto de nossas casas.

    Já vi muitos comentários seus aqui no fórum, sei que é um cara sério e direto e por isso mesmo comentou o que achou correto. Poderia me ajudar ? Acha que para este fim, coisa simples mesmo, dividir internet e jogar (ou seja pings baixos e estabilizados) um nanostation M2 já basta ?