+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Boa tarde pessoal, já pesquisei no Forum e não achei nada recente. Queria saber se alguem está usando energia Eólica em torre.
    Meu projeto seria fazer uma torre de no máximo 10 metros apenas para um ponto a ponto e colocar um gerador eólico, pois no local não tem energia elétrica e para levar energia ficaria caro pois dependeiria da operadora pra fazer isso.
    Pensei em colocar esse gerador :

    Tycon Power JP-400-24 400W 24V HAWT turbina de vento com a bateria do controlador da carga da bateria Aplicações carregamento Câmeras de Vigilância Wireless Estações Base Portão abridores, cercas elétricas Rua Luminárias e remoto Sinais Pousadas e Barcos edifícios
    O JP Série Turbinas Eólicas de Tycon Power Systems são leves em menos de 10,5 kg e são projetados para facilidade de instalação e longa vida útil.
    O gerador é um projeto de força muito baixa cogging para um melhor desempenho em ventos fracos e é acondicionado em uma selados completamente fundido gabinete de alumínio anodizado.
    Não há escovas para desgastar ou causar ruído elétrico e os rolamentos são selados para que o sistema é isento de manutenção.
    As lâminas são de vidro reforçada de polipropileno de alta resistência, resistência UV e resistência à fadiga.
    As turbinas de 200W estão disponíveis em um modelo de 12V ou 24V.
    As turbinas de 400W estão disponíveis em um modelo de 24V.
    Os ímãs permanentes utilizados são de neodímio ferro boro (NdFeB), para maior potência.
    A montagem é para o início da de 48 a 51mm (2 ") pólo OD padrão. A montagem do sistema é um tipo de isolamento de vibração para minimizar as vibrações sendo conduzido até o pólo de montagem.
    O hardware utilizado é de aço inoxidável para proteção contra corrosão.


    aqui tem esse moinho ==> http://www.flytec.com.py/?inc=view&p=528&prod=TYCON TPW-400-N-12 TURBINA WIND COM CONTROLADOR DE BATERIA

    Gostaria de saber se alguem está atualmente usando um sistema assim e se é funcional. Qual bateria está usando ??

    Aguardo.

    Almir
    Última edição por Almirgas; 24-08-2011 às 10:43.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Amigo , quais equipamentos ficarão ligados a esse sistema?
    Já vi sistemas "Hybridos" ligando esse Eólico com Solar, mas primeiro você tem que me falar a demanda.

    uso aqui um painel solar Kyoc 135W c/ 2 bateria de 80ah + 2bateria 12v 7ah (12V) alimentando RB433 com 2 XR5 , faz quase 2 anos de uptime.

  3. #3

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    LUIZBE quando voce encontra esses paineis de energia solar custa em média quanto?

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Amigo , quais equipamentos ficarão ligados a esse sistema?
    Já vi sistemas "Hybridos" ligando esse Eólico com Solar, mas primeiro você tem que me falar a demanda.

    uso aqui um painel solar Kyoc 135W c/ 2 bateria de 80ah + 2bateria 12v 7ah (12V) alimentando RB433 com 2 XR5 , faz quase 2 anos de uptime.
    Meus equipamentos serão os seguintes: 1 RB433ah e dois cartões R52H, pois como citei será apenas um ponto de repetição pra um ponto a ponto. Vou colocar nesse gerador uma bateria de uns 120 ah. Vai ficar em um morro então sempre terá ventos. E segundo pesquisei esse moinho precisa apenas de ventos de 4 km por hora pra gerar energia. Aguardo informações e sugestões.
    Obs: Não estou pensando em usar solar, apenas a turbina de vento, pois aqui em nossa região fica muitos dias sem sol e pra piorar uma neblina muito densa.
    Att
    Almir

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Uma dica aos colegas que estão querendo usar esse meio alernativo de enregia ( heólica ou Solar ), verificar se o controlador de carga terá a capacidade de carregar uma bateria desse volume quando totalmente descarregada, pois com baterias de grande amperagem a carga quando está totalmente descarregada é MUITO ALTA ! Verifique se o controlador de carga tem proteção contra descarga total da bateria, no caso da TYCON eu sei que tem.

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Uma dica aos colegas que estão querendo usar esse meio alernativo de enregia ( heólica ou Solar ), verificar se o controlador de carga terá a capacidade de carregar uma bateria desse volume quando totalmente descarregada, pois com baterias de grande amperagem a carga quando está totalmente descarregada é MUITO ALTA ! Verifique se o controlador de carga tem proteção contra descarga total da bateria, no caso da TYCON eu sei que tem.
    Caro Paulo Kleber, como Engenheiro e analisando o Gerador Heólico que postei, na sua opinião voce acha que seria viável eu dar continuidade para esse projeto??

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Caro Paulo Kleber, como Engenheiro e analisando o Gerador Heólico que postei, na sua opinião voce acha que seria viável eu dar continuidade para esse projeto??
    Só heólico eu não arriscaria a menos que vc tenha 100% de certeza da linearidade e continuidade dos ventos, mas um projeto misto, heólico + solar eu diria que é 100% viável e seguro quanto ao fornecimento de energia !

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Só heólico eu não arriscaria a menos que vc tenha 100% de certeza da linearidade e continuidade dos ventos, mas um projeto misto, heólico + solar eu diria que é 100% viável e seguro quanto ao fornecimento de energia !
    Ok PKMC, agradeço a dica. Vou aguardar mais alguem se manifestar, mas acredito que algo misto seria legal, pois quando eu não tiver sol o suficiente eu terei ventos. Como o controlador já ve próprio para uso misto não seria difícil.

  9. #9

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Olá a todos, bom amigo eu tenho uma rede aqui no Mato Grosso e chove 6 meses direto tenho uma base que funcina somente na placa solar, são 4 placas de 80w = 320w + 2 baterias de 100Ah + 2 baterias de 70Ah, com 3 rockets m5 + 1 bullet m2 + br750 e estou ficando sem baterias um controlador da monistar de 60Ah tudo ligado em 24v. Tenho duas opções: 1 faço outra torre de 36mts que me custaria 3.500,00 em outra fazenda que tem energia e ligo carregadores junto ou coloco um aero gerador.Estou pensando seriamente no aero gerador mas preciso saber se alguem ja usou se presta se da muita manutenção, como que vejo se vai funcionar aqui quais problema terei?At. Cleiton

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Energia Eólica em uma torre, alguem está usando???

    Citação Postado originalmente por bugingang Ver Post
    Olá a todos, bom amigo eu tenho uma rede aqui no Mato Grosso e chove 6 meses direto tenho uma base que funcina somente na placa solar, são 4 placas de 80w = 320w + 2 baterias de 100Ah + 2 baterias de 70Ah, com 3 rockets m5 + 1 bullet m2 + br750 e estou ficando sem baterias um controlador da monistar de 60Ah tudo ligado em 24v. Tenho duas opções: 1 faço outra torre de 36mts que me custaria 3.500,00 em outra fazenda que tem energia e ligo carregadores junto ou coloco um aero gerador.Estou pensando seriamente no aero gerador mas preciso saber se alguem ja usou se presta se da muita manutenção, como que vejo se vai funcionar aqui quais problema terei?At. Cleiton
    Cleiton, depois de muito estudo e troca de ideias eu desisti do eólico,, vou por energia solar mesmo. Aqui não chove 6 meses, mas sempre tem muita neblina, mas como no meu caso é só uma repetição de pto a pto então só vou usar uma rb e dois cartões mesmo, não vou precisar de tantas baterias, acho que uma de 120 vai dar e sobrar. Daqui uns dois meses vou ativar, depois postarei o resultado.