Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Amigos a uma semana estou efetuando uns testes com esse conjunto de equipamentos a 3km de distância um do outro e tenho me surpreendido com os resultados, só que estou intrigado com um detalhe do uptime sempre desconecta e conecta chegando ao ponto de não reconectar automaticamente até que desligue e ligue os equipamentos, não estou conseguindo descobrir o que está causando isso se possivel alguém que já tenha experiência e puder me ajudar fico grato!! Vejam as imagens abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB435g1.jpg
Visualizações:	632
Tamanho: 	39,4 KB
ID:      	29528
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB435g2.jpg
Visualizações:	474
Tamanho: 	27,1 KB
ID:      	29529
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB435g3.jpg
Visualizações:	494
Tamanho: 	44,6 KB
ID:      	29530

  2. #2

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    To com mesmo problema, um enlace com rb433 + r52hn + rocket dish 30, sinal -55/-60 ccq 100% passando 55mb full / 110mb half, porem fica caindo, tava usando nv2 com nstreme dai tava caindo mais, agora tirei o nstreme em cima no nv2 melhorou mas esta caindo ainda, demora uns 5 segundos pra voltar !!

    Não sei oq pode ser tbem !!!

  3. #3

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    e acho que é o routeros cada dia mais bichado, desde as versões 4.x que o mikrotik tem tendo esses problemas de cair o enlace,
    me lembro que a um tempo atras tinha varios enlaces perfeitos com cartoes XR5, UB5 R52, na versão 3.30 funcionando perfeitamente, e apos mudar para 4. alguma coisa os enlaces ficarem ruim pra caramba.

    troquei vario e varios e-mails com a mikrotik, e me passaram varias coisa que poderia mecher para melhorar o enlace, e quanto mais mechia, pior ficava. e eu falando pra eles tudo o que ocorria.

    esses dias com a saida do SXT, fiz uma uma celula com 3 411ah + R52n-M + Setorial mimo da ubnt , o legau que os radio se conectavam na repetidora, sinal bom, pelo btest passava até 100 mb para cada cliente, mas a internet ão funcionava, não despachava trafego, ficava uma oscilação desgracada, após 15 dias de stress total de chegar quebrar uma tela de computador, fui la e troque tudo por NanoStationM5, muitas felicidades tbem.

    ai mandei mais um e-mail para a mikrotik informando que troquei os radios deles pelos ubnts, deixei todas as configuracoes iguais de canal, banda, sem usa airmax, etc, etc. e que os ubnts tinham dado um show no RouterOS nem me responderam mais.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    O CCQ está horrível. Quais antenas e cartões utilizados neste enlace? AS HT MCS estão padrão ou foram ajustadas? Energia elétrica, como é?



    Citação Postado originalmente por robertosreis Ver Post
    Amigos a uma semana estou efetuando uns testes com esse conjunto de equipamentos a 3km de distância um do outro e tenho me surpreendido com os resultados, só que estou intrigado com um detalhe do uptime sempre desconecta e conecta chegando ao ponto de não reconectar automaticamente até que desligue e ligue os equipamentos, não estou conseguindo descobrir o que está causando isso se possivel alguém que já tenha experiência e puder me ajudar fico grato!!

  5. #5

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Olá Sergio, estou usando antenas rocket dish 30dbi + catões ubnt SR71-15, as HT MCS está padrão e a fonte 100-240v ~50/60hz 1,2A output +24v/1,6A ligado em um nobreak de 1200VA, sobre o CCQ que vc diz horrível o que vc me recomenda fazer para melhorar? Qual valor que seria ideal ficar? obrigado

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Primeira recomendação: baixe a potência deste rádio. Configure para card-rates=16 e depois para 13. Faça testes de bandwidth com TCP, 40 sessoes, apenas uma direção. Verifique em qual deles o CCQ ficou melhor. Se o sinal "piorar" muito, volte as antenas e alinha direito.

    Segunda recomendação: configure as HT MCS para operar somente em umas duas faixas, tipo a 13 e 14 ou 14 e 15 (tanto em basic como supported). Configure o HT Chains (rx e tx) para usar as duas chains (2 canais) e escolha na guia wireless operar em 20/40 Mhz above (isto fará com que consiga a maior banda possivel no enlace. Caso não necessite de "toda a banda" alcançada, configure apenas uma chain e use 20 Mhz).


    Teste os canais da faixa alta do 5Ghz (5725 a 5850). Se estiver complicado operar nos mesmos, tente a faixa média (provavelmente deverá editat as scan list e usar o superchannel para abrir todos).

    Terceira recomendação: caso esteja oscilando ou apresentando lentidão, configure o TDMA period size para 4, 6 ou 10 (teste em cada um desses valores e verifique se ocorreu diferença).


    Por último, se puder testar com fontes de maior corrente, faça-o.

    Citação Postado originalmente por robertosreis Ver Post
    Olá Sergio, estou usando antenas rocket dish 30dbi + catões ubnt SR71-15, as HT MCS está padrão e a fonte 100-240v ~50/60hz 1,2A output +24v/1,6A ligado em um nobreak de 1200VA, sobre o CCQ que vc diz horrível o que vc me recomenda fazer para melhorar? Qual valor que seria ideal ficar? obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    e acho que é o routeros cada dia mais bichado, desde as versões 4.x que o mikrotik tem tendo esses problemas de cair o enlace,
    me lembro que a um tempo atras tinha varios enlaces perfeitos com cartoes XR5, UB5 R52, na versão 3.30 funcionando perfeitamente, e apos mudar para 4. alguma coisa os enlaces ficarem ruim pra caramba.

    troquei vario e varios e-mails com a mikrotik, e me passaram varias coisa que poderia mecher para melhorar o enlace, e quanto mais mechia, pior ficava. e eu falando pra eles tudo o que ocorria.

    esses dias com a saida do SXT, fiz uma uma celula com 3 411ah + R52n-M + Setorial mimo da ubnt , o legau que os radio se conectavam na repetidora, sinal bom, pelo btest passava até 100 mb para cada cliente, mas a internet ão funcionava, não despachava trafego, ficava uma oscilação desgracada, após 15 dias de stress total de chegar quebrar uma tela de computador, fui la e troque tudo por NanoStationM5, muitas felicidades tbem.

    ai mandei mais um e-mail para a mikrotik informando que troquei os radios deles pelos ubnts, deixei todas as configuracoes iguais de canal, banda, sem usa airmax, etc, etc. e que os ubnts tinham dado um show no RouterOS nem me responderam mais.
    Acho que existe uma probabilidade muito grande de ter sido um erro da sua parte.
    Abraços.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Acho que existe uma probabilidade muito grande de ter sido um erro da sua parte.
    Abraços.
    Será mesmo?
    semana passada mais um item para eu estar desclassificando o RouterOS

    Estava Fazendo uma vlan com duas RBs, pois no meio tinha om Hotspot, na rb da outra ponta eu não conseguia passar mais de 500 k por meio da Vlan, se eu tirasse da Vlan, passava 32Mb half,

    Voltei para a versão 3.30 nas duas pontas, que estava em 5.7, coloquei na vlan, e adivinha???
    nem da vontade de responder.
    pois com a 3.30 tudo normal..

    Abraçoss

  9. #9

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    ja atualizou para a 5.8 para ver se resolve esses problemas.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    ja atualizou para a 5.8 para ver se resolve esses problemas.
    to cansado de ver problemas desde as 4.x

    wireless eu desisti, pois jah troquei muitos e-mails com o suporte da mikrotik, mandam fazer varias coisas e cada vez vai pra traz,

    e cancei de falar pra eles, coloca a versão 4.x ou 5.x, ta sempre dando uns creps, volta para a 3.30 fica bom.

    e eles sempre cortam isso, só falam para mudar algumas configuracoes e assim vai

  11. #11

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    unico lugar que tenho versão 5, e nos meus roteadores de borda pois meu AS é 32 bits, e a 3.30 não tem suporte a isso, se der problema ai tenho que apelar pra um linux, tomara que nisso eles não mecham neh

  12. #12

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Uso aqui e esses problemas não são percebidos...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Estranho o o gzanatta fala que ta ruim o armc fala que não tem esses tipo de problemas vc poderiam trocar informaçoes pra ver o que poe tar acontecendo seria interessante vcs detalharem as redes para ver o que pode tar acontecendo de errado com rede do gzanatta.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Tenho um enlace rocket dish 30 dbi + r52hn + nv2 passando 110mb half e 55mb duplex - em 40mhz

    Agora ativei nv2 em um enlace de 45 km c/ xr5 + zirok 90cm passando 17mb full e 25mb half - em 20mhz !!

    Mas com a versão 5.8, tenta atualizar, pois na v5.7 ficava caindo mesmo, atualizei e até agora ta tranquilo.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Estranho o o gzanatta fala que ta ruim o armc fala que não tem esses tipo de problemas vc poderiam trocar informaçoes pra ver o que poe tar acontecendo seria interessante vcs detalharem as redes para ver o que pode tar acontecendo de errado com rede do gzanatta.
    Já aconteceu de termos problemas com mikrotik, mas só uma vez o problema realmente era bug, o resto era configuração mal feita.
    Pra encontar um erro desses é preciso admitirmos que é possível que tenhamos errado em algo.
    O caminho normal que o pessoal tem feito é:
    1º - com certeza é bug no OS;
    2º - com certeza é problema na RB;
    3º - com certeza é problema na fonte;
    4º - com certeza é um problema misterioso e desconhecido;
    ..
    9998º - TALVEZ, EXISTE UMA POSSIBILIDADE MUITO REMOTA, QUE EU TENHA ERRADO.

    NÃO TEM NOME DE X NEM Y, é só um relato dos últimos meses de posts que tem aparecido por aqui e isso vale tanto para ubiquiti quanto para mikrotik.

    Sem ofender ninguém,

    Abraços.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Mas com a versão 5.8, tenta atualizar, pois na v5.7 ficava caindo mesmo, atualizei e até agora ta tranquilo.
    pois é pra ver que não é somente eu que to falando que tem problema,
    se a Versão 5.8, resolveu, eu ainda não sei, pois realmente faz muito tempo que esse tipo de problema, chega um ponto que o cara tenta sair disso, e foi o que eu fiz.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Já aconteceu de termos problemas com mikrotik, mas só uma vez o problema realmente era bug, o resto era configuração mal feita.
    Pra encontar um erro desses é preciso admitirmos que é possível que tenhamos errado em algo.
    O caminho normal que o pessoal tem feito é:
    1º - com certeza é bug no OS;
    2º - com certeza é problema na RB;
    3º - com certeza é problema na fonte;
    4º - com certeza é um problema misterioso e desconhecido;
    ..
    9998º - TALVEZ, EXISTE UMA POSSIBILIDADE MUITO REMOTA, QUE EU TENHA ERRADO.

    NÃO TEM NOME DE X NEM Y, é só um relato dos últimos meses de posts que tem aparecido por aqui e isso vale tanto para ubiquiti quanto para mikrotik.

    Sem ofender ninguém,

    Abraços.
    pois é eu entendo seu lado de dizer que esta bom ai, pois aqui no forum eu jah discuti bastante, em outros assuntos, aonde o pessoal dizia que não funcionava, e eu teimava que funcionava.

    se isso for bug de RouterOS me desculpem, mas o pessoal da mikrotik tão demorando d++++ para ver isso, quem quiser mando copia de e-mails trocados pela ubnt, por exemplo para aumentar Hw. retries, rate selecion para legacy, se não me engano, entre muitas que não me vem na cabeça agora,

    RB, acredito que não, pois dai todas estaria bichadas dai

    Alimentação, todos os pontos tem baterias estacionarias, no minimo de 45amp, carregador equivalente aos consumos nos locais

    to apostando no problema misterioso.

    o problema que eu mais me estressei foi em um Multiponto aonde utilizei 3 unidades de RB411 , Setorial UBNT Mimo, R52N, todos os pontos com sinais todos melhores de -58, ccq oscilando entre 90 ~ 100, quase sempre em 100/100%, pings para as repetidoras 1 ms cravado, as veses algum pico para 3ms, btest nunca baixava de 40 mb half nas repetidoras que eu tinha só um chain.
    Tira muita Reclamação de clientes que partiam desse enlace, que a internet não andava, que tava pessimo.
    ai eu ia la, olhava, todos aqueles dados bunitos e dizia, cara não pode, ta tudo redondo, perfeito. achava que era na transmissão final do cliente, mandava a piazada la ver se não crescia antena na frente , ou os nanos virarem com vento, até que me dei conta que o problema só partia daqueles pontos ai.
    Fui la tirei os mikrotik e espetei os rockets, tudas as mesmas configuracoes dos mkt, o que mudou foi o ping que passou de 1 ms para uns 2~3ms oscilante e um pouco mais de banda. Bingoooooo, nas noites meu trafego chegava a dar 5 mb de DIFERENÇA. isso rodando com mikrotik nas repetidoras posteriores. algumas fui la e coloquei nanoM5, ai não percebi muita diferença.
    cheguei a conclusão que tem um problemão serio em modo ap na mikrotik.

    por fim, de tanto tentar achar chifre em cabeça de cavalo, mandei um e-mail para a mikrotik, bem educado, informando isso, o que eu fiz, bla bla bla.
    E não recebi mais o e-mail devolta. hahaha.

    Não vou dizer que UBNT tbem ta perfeito, to meio patinando aqui para fazer rodar mpls e vpls em cima deles, e não esta legau.

    Resumindo: aqui to usando UBNT para radio, mikrotik (RB450G, RB1100 e RB493G) em baixo gerenciando tudo, falando baixo to com pouca dor de cabeça ultimamente. Essa semana só tive o problema daquela VLan que não tava passndo nada na versão 5.7, e apos o downgrade, ficou filé

  18. #18

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Não que seja o seu caso 'gzanatta00' mas em modo geral.

    Ao meu ver o grande problema da mikrotik é apenas o problema de montar todo "aparato" pra funcionar (cx hermética, cabo, conector, pigtail) e isso na maioria das vezes é o que mais julga em uma boa instalação.

    Se eles fizessem routerboard com antena integrada para PTP lacrada com pigtails de qualidade só com a saída de alimentação/rede como nos UBNT, ao meu ver eles dominariam o mercado.

    Não sei, mas eu particularmente em ptp só tive decepção com UBNT.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Não que seja o seu caso 'gzanatta00' mas em modo geral.

    Ao meu ver o grande problema da mikrotik é apenas o problema de montar todo "aparato" pra funcionar (cx hermética, cabo, conector, pigtail) e isso na maioria das vezes é o que mais julga em uma boa instalação.

    Se eles fizessem routerboard com antena integrada para PTP lacrada com pigtails de qualidade só com a saída de alimentação/rede como nos UBNT, ao meu ver eles dominariam o mercado.

    Não sei, mas eu particularmente em ptp só tive decepção com UBNT.
    Gente, não levem para o lado pessoal, mas achar que ubiquiti é um produto de alta qualidade é no mínimo mal gosto.

    Como eu repito sempre: ubiquiti faz sucesso porque vc só precisa colocar o cabo de rede, e mesmo assim muitos ainda fazem errado, e já está funcionando. As boas práticas de rf que se explodam!
    Eu tenho uma AP, a única, da ubiquiti em um PoP, tenho 2 clientes a 1 KM de distância e "discosta" eles se conectam nela sem problemas algum! Isso é um absurdo!
    Sem falar nos outros problemas.

    Não sou viciado em mikrotik, só acho que ubiquiti ainda é iniciante (leia-se amador) no mercado de RF. Boas soluções respeitam o espectro de RF e pelo menos as especificações ...
    Por quê gosto de mikrotik?
    Integração;
    Flexibilidade;
    Robustez;
    Confiabilidade do software;
    Compatibilidade;
    Baixo custo;
    Vasta gama de aplicação.

    Contudo tenho contra o pessoal da MK que eles usam codigo GPL como se fossem deles! Isso é lamentável...
    E a nova AP da mikrotik vem no estilo "alá-ubiquiti", a RB SXT, então incorpora todos os defeitos do esquema ubiquiti, mas deixa sobreviver o routerOS.


    Mas se fizer uma instalação mal feita, num tem AP que resolverá o problema ...

    Então onde está o problema??? ...

  20. #20

    Padrão Re: Enlace mikrotik 5.7 NV2 usando RB435G + Cartão Ubiquiti SR71-15 + Dish30

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Gente, não levem para o lado pessoal, mas achar que ubiquiti é um produto de alta qualidade é no mínimo mal gosto.

    Como eu repito sempre: ubiquiti faz sucesso porque vc só precisa colocar o cabo de rede, e mesmo assim muitos ainda fazem errado, e já está funcionando. As boas práticas de rf que se explodam!
    Eu tenho uma AP, a única, da ubiquiti em um PoP, tenho 2 clientes a 1 KM de distância e "discosta" eles se conectam nela sem problemas algum! Isso é um absurdo!
    Sem falar nos outros problemas.

    Não sou viciado em mikrotik, só acho que ubiquiti ainda é iniciante (leia-se amador) no mercado de RF. Boas soluções respeitam o espectro de RF e pelo menos as especificações ...
    Por quê gosto de mikrotik?
    Integração;
    Flexibilidade;
    Robustez;
    Confiabilidade do software;
    Compatibilidade;
    Baixo custo;
    Vasta gama de aplicação.

    Contudo tenho contra o pessoal da MK que eles usam codigo GPL como se fossem deles! Isso é lamentável...
    E a nova AP da mikrotik vem no estilo "alá-ubiquiti", a RB SXT, então incorpora todos os defeitos do esquema ubiquiti, mas deixa sobreviver o routerOS.


    Mas se fizer uma instalação mal feita, num tem AP que resolverá o problema ...

    Então onde está o problema??? ...

    Me desculpe mas eu não tenho preguica de montar cabo, nem cada!

    confiabilidade de software? sei la, muitas versões wireless do mikrotik to achando muito pessima.

    omnitik + sxt, tenho uma celula aqui, pra falar verdade de 40 radios tenho 2 que não conecta mais e dos 40 queimaram a fonte uns 10 +-.
    se falar que a fonte é 24V original, dai vc vai la em system healt, ou mede via multimetro e não pasa de 18v. isso sim é PLENA CONFIABILIDADE!

    tanto é que voltei a usar os nanos. airgrid tbem no meu ver não eh confiavel.

    eu na realidade compro de tudo que é novo aqui, vou testando, acompanhando , vendo isso aquilo

    por exemplo se eu pegar todas as minhas rbs que estão atualmente na versão 3.30 e passar elas para 4.17 ou 5.7, meu grafico geral de consumo mudaaa muito, e as reclamações aparecem. volto para a 3.30 fica bom denovo.
    Eu não sou chato, e posto a realidade. pra min a mikrotik tem ficado a desejar e não é pouco não. unica coisa que o software deles é muito ambrangente, faz muita coisa pelo valor. tenho 2 certificações da mikrotik, nem por isso tenho olhos só pra mikrotik.


    e o que a ubiquiti mecheu no mundo não espere que é pouca coisa.