+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede em Bridge

    Amigos eu tenho uma rede aqui montada toda em bridge, hoje estou com 5 servidores na rede e conto com 68 rbs todas linkadas em bridge, dentre essas rbs tenho 4 usando omni e uma usando painéis setorias de 5,8ghz. A rede esta funcionando muito bem até hoje e não tenho tido problemas com vírus. Porém estou a procura de melhoras, e não sei por onde começar. Recebi algumas idéias, como por exemplo, utilizar uma rb1200 para concentrar os links (não sei se faço balanceamento e qual o melhor modo de fazer, uma vez que meus links tem tamanhos diferentes) um proxy paralelo (já fui informado que o mikrotik não seria legal para fazer, uma vez que os números de requisições seriam elevados, sugestão??) e me falaram de fazer um roteamento ospf, andei fazendo testes em laboratório, porém ainda esta um pouco nebulosa essa mudança toda, preciso de ajuda dos amigos, o que seria a melhor opção?
    Meus clientes se conectam na rede hoje por controle MAC e não utilizo dhcp em nenhum servidor.
    Grato.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Rede em Bridge

    Amigo uma pessoal que te daria umas ideia seria o Farias aqui do forum, de uma consultada com ele.Hj tenho minha rede toda em bridge tambem e estou pensando em roteala, mas consulta ele que tenho certeza que ele te dara uma luz.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rede em Bridge

    amigo 68 rbs a sua rede de pequena não tem nada não sera facil rotear uma rede tão grande voce tera de estudar um puco o ospf e para um serviço tão grande e melhor voce pegar uma consultoria com alguem ferra ,para a sua rede vai exigir um projeto bem pensado .

  4. #4

    Padrão re: Rede em Bridge

    Rotamento Dinamico "OSPF" será o ideal, voce terá como criar outras rotas de saida para a internet onde se um link PTP cair sua rede fluirá por outro sentido até aquele link PTP voltar.

    Fiz em um provedor com 16 RB remotamente e foi trabalho quase que para o dia inteiro, pois ele não tinha um bom numero de técnicos capacitados para alterar as RB.
    Esta modificação pode lhe dar trabalho mas os benefícios são duradouros, para os provedores que estão começando e ler o topico ai vai a dica: O quanto antes voce projetar sua rede para ser grande, melhor é pois depois de grande é complicado alterações radicais.

  5. #5

    Padrão re: Rede em Bridge

    Vc deve ter um broadcast um tanto alto com esse numero de rbs, até da para fazer roteamento estatico, mas o melhor e para eventuais manutenções na rede realmente a galera ja respondeu com ospf e implantar na rede com ela ativa exige um projeto legal. Aqui eu usava minha rede toda em bridge, agora uso toda roteada, aumentou os pulos mas os pings melhoraram muito mesmo. Boa sorte. Abraços.

  6. #6

    Padrão re: Rede em Bridge

    Amigo 1-planejamento 2-testes 3-execução 4-ajuste fino.Se não você vai ficar igual nós aqui na empresa(de cabelo em pé).Começamos com ospf e mpls e hoje só falta um pop que deixamos para final de ano.
    Por isso eu recomendo você fazer as 4 regras aqui de cima pois nós fizemos meio que na correria e sofremos um pouco.
    Faça o que os amigos disseram procure um cara fera para não sofrer e siga ás 4 regras.

    Sucesso e abs.

  7. #7

    Padrão re: Rede em Bridge

    Os amigos mais experientes poderiam fazer um tuto pra isso, pois sei quando se roteia, cada rbm passa ser um concentrador e ai como fica a questão de proxy, ou mesmo roteando se pode concentrar a autenticação??!!

  8. #8

    Padrão re: Rede em Bridge

    Obrigado aí amigos, agora é começar a brigar para fazer as mudanças na rede.

  9. #9

    Padrão re: Rede em Bridge

    eu começaria colocando todo mundo acessando via pppoe, assim já melhora bastante sua rede.

  10. #10

    Padrão re: Rede em Bridge

    Amigos.. trabalho em uma rede grande atualmente onde possuo redundâncias. Hoje trabalho com a rede toda roteada OSPF, esta tranquilo, mas gostaria da opinião dos anigos: Hoje a autenticação é feita de maneira descentralizada (um servidor por cidade) onde uso HotSpot. Teria como usar alguma especie de Túnel (qual seria?) para desativar os atuais servidores de autenticação e montar um único servidor de autenticação central em meu CPD?

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rede em Bridge

    tunnel te ,sim e possivel mas a maquina que vai centralizar isto se for pppoe hummmm,tem que ser bruta .

  12. #12

    Padrão Re: Rede em Bridge

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    tunnel te ,sim e possivel mas a maquina que vai centralizar isto se for pppoe hummmm,tem que ser bruta .
    Amigo ... desulpe-me mas não entendi, qual seira o Tunel?

    E em relação a maquina será centralizador HotSpot e não PPPOE, e pode ter certeza que é uma maquina parruda ao extremo.

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede em Bridge

    tunnel te ,com a rede roteada ospf ,voce roda mpls no mikrotik ai voce consegue criar o tunnel te dentro da rede .
    na pratica e como se voce criasse um cabo de rede virtual dentro de sua rede .
    direcionado os clientes para o concentrador .mas eu não entendo direito e não posso te ensinar .
    que entende e sabe fazer e o sergio o moderador conversa com ele que acho que ele pode te direcionar .

  14. #14

    Padrão Re: Rede em Bridge

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    tunnel te ,com a rede roteada ospf ,voce roda mpls no mikrotik ai voce consegue criar o tunnel te dentro da rede .
    na pratica e como se voce criasse um cabo de rede virtual dentro de sua rede .
    direcionado os clientes para o concentrador .mas eu não entendo direito e não posso te ensinar .
    que entende e sabe fazer e o sergio o moderador conversa com ele que acho que ele pode te direcionar .
    Ok ... obrigado