Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Olá amigos!
    Estou fazendo um enlace particular para interligar a casa do empresário até sua empresa na área rural, com a distância de 13 km de visada perfeita e zona de fresnel totalmente limpa.
    Estou usando duas nanosbridge m5 25 dbi homologadas com selo e nota fiscal de procedência.
    E estou com a dúvida para qual canal usar e qual a potência máxima dos rádios, para o cliente não ter problemas com a ANATEL.

    Aguardo ajuda!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    da uma olhada neste topico, aqui no forum tem tudo confere ai se é o que vc precisa saber

    https://under-linux.org/f197/duvidas...-8-ghz-145913/

  3. #3

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    da uma olhada neste topico, aqui no forum tem tudo confere ai se é o que vc precisa saber

    https://under-linux.org/f197/duvidas...-8-ghz-145913/
    Ola amigo!


    Mas só uma troca de idéia: no caso de ptp com nanobrige posso usar na um canal na faixa alta 5725 a 5850, como ela tem 25 dbi e usar tipo um 20 dbm de potência?
    Pode estrapolar o EIRP em ptp? só respeitar o limite do transmissor?
    O total EIRP neste caso de 36 dbm é somente para multi - ponto?

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Ola amigo!


    Mas só uma troca de idéia: no caso de ptp com nanobrige posso usar na um canal na faixa alta 5725 a 5850, como ela tem 25 dbi e usar tipo um 20 dbm de potência?
    Pode estrapolar o EIRP em ptp? só respeitar o limite do transmissor?
    O total EIRP neste caso de 36 dbm é somente para multi - ponto?
    Texto Retirado do Topico Duvidas sobre canais em frequencia 5.8

    Exemplo pratico

    Vamos supor um ponto a ponto com airgrid 23 dbi, usando algum canal entre 5725 a 5850 MHz... a potencia maxima que poderia ser configurado no transmissor é de 13 dBm.
    23 + 13 = 36 dBm eirp

    Agora vamos supor o mesmo ponto a ponto com airgrid 23 dbi, mas usando algum canal entre 5470 a 5725 MHz... a potencia maxima que poderia ser configurado no transmissor é de 4 dBm.
    23 + 4 = 27 dBm eirp

    Qualquer coisa fora disso (nao importa a distancia) esta fora do regulamento da anatel e estara passivo de Multa

    creditos do Autor :Andrio P. Jasper

  5. #5

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Texto Retirado do Topico Duvidas sobre canais em frequencia 5.8

    Exemplo pratico

    Vamos supor um ponto a ponto com airgrid 23 dbi, usando algum canal entre 5725 a 5850 MHz... a potencia maxima que poderia ser configurado no transmissor é de 13 dBm.
    23 + 13 = 36 dBm eirp

    Agora vamos supor o mesmo ponto a ponto com airgrid 23 dbi, mas usando algum canal entre 5470 a 5725 MHz... a potencia maxima que poderia ser configurado no transmissor é de 4 dBm.
    23 + 4 = 27 dBm eirp

    Qualquer coisa fora disso (nao importa a distancia) esta fora do regulamento da anatel e estara passivo de Multa

    creditos do Autor :Andrio P. Jasper
    Então um ptp com rocket dish 30 db só pode ser usado no máximo 6 dbm

    um ptp com rocket dish 34 db só pode ser usado no máximo 2 dbm?
    Última edição por kaluham; 02-01-2012 às 12:04. Razão: erro

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Então um ptp com rocket dish 30 db só pode ser usado no máximo 6 dbm

    um ptp com rocket dish 34 db só pode ser usado no máximo 2 dbm?
    isto mesmo, para ficar dentro da regulamentacao.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    No caso da faixa mencionada, de 5725 a 5850, não existe limite de ganho se for Ponto a Ponto. Para Ponto Multiponto, a cada dB que reduzir no transmissor pode aumentar 3 dB na antena.


    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    isto mesmo, para ficar dentro da regulamentacao.

  8. #8

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    No caso da faixa mencionada, de 5725 a 5850, não existe limite de ganho se for Ponto a Ponto. Para Ponto Multiponto, a cada dB que reduzir no transmissor pode aumentar 3 dB na antena.
    Então Nanobridge m5 25 db(nota e selo) setada com 22 dbi de potência, entre 5725 a 5850 em ptp(uso particular), sem problemas com a tia Ana?

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Não existe uso particular fora da mesma edificação para a Anatel.

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Então Nanobridge m5 25 db(nota e selo) setada com 22 dbi de potência, entre 5725 a 5850 em ptp(uso particular), sem problemas com a tia Ana?

  10. #10

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não existe uso particular fora da mesma edificação para a Anatel.
    Mas como que fica então no caso de um empresário que tem a casa na cidade e quer jogar a sua ADSL para sua empresa que situa na área rural(precisa para nota fiscal eletrônica) e lá não tem nenhuma empresa de telecomicação que atenda. Usando equipamentos homologados em 5.8 e mesmo assim ele precisa licença?

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Contrata uma empresa que tenha outorga para fazer esse enlace ou compra uma outorga para SLP. A lei é essa, quem faz, o faz porque desconhece a lei ou porque quer ficar fora da lei mesmo e está sujeito as sanções (LGT).

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Mas como que fica então no caso de um empresário que tem a casa na cidade e quer jogar a sua ADSL para sua empresa que situa na área rural(precisa para nota fiscal eletrônica) e lá não tem nenhuma empresa de telecomicação que atenda. Usando equipamentos homologados em 5.8 e mesmo assim ele precisa licença?

  12. #12

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    só pra complementar o q disse o Sergio, SLP (Serviço Limitado Privado) essa é a modalidade pra quem quer fazer ptp entre filiais de empresas (essa licença é somente para pessoa jurídica) é a maneira certa de se precaver contra a tia ANA..

  13. #13

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por xXNeoXx Ver Post
    só pra complementar o q disse o Sergio, SLP (Serviço Limitado Privado) essa é a modalidade pra quem quer fazer ptp entre filiais de empresas (essa licença é somente para pessoa jurídica) é a maneira certa de se precaver contra a tia ANA..
    Agora fiquei com dúvida de novo: Então ptp para pessoa física não precisa SLP?

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Pessoa Física não pode ter nada, NADA... será um criminoso, um bandido de marca maior, perante a lei, se fizer qualquer ligação por Rádio Frequência fora dos limites de uma edificação (sua casa normalmente).

    Agora ficou CLARO?

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Agora fiquei com dúvida de novo: Então ptp para pessoa física não precisa SLP?

  15. #15

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pessoa Física não pode ter nada, NADA... será um criminoso, um bandido de marca maior, perante a lei, se fizer qualquer ligação por Rádio Frequência fora dos limites de uma edificação (sua casa normalmente).

    Agora ficou CLARO?
    Na verdade não Sérgio, não estou te contrariando mas, fiquei em dúvida após ler esse texto extraído do site da Anatel:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...vado%20-%20SLP

    Note que logo no início do texto tem a descrição do SLP:
    [/QUOTE]Serviço Limitado Privado - SLP
    Serviço Limitado, telefônico, telegráfico, de transmissão de dados ou qualquer outra forma de telecomunicações, destinado ao uso próprio do executante, seja este uma pessoa natural ou jurídica.[/QUOTE]
    No meu entendimento pessoa natural é pessoa física.
    Me corrija se eu entendi errado.
    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Aliás galera, se alguem puder me informar, qual o serviço que a prefeitura da cidade que tenha cidade digital DEVE ter licença para que eu possa verificar no site da Anatel... De repente me bateu uma curiosidade se a da minha cidade tem!

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Então falei me$#@d no "calor das emoções"...

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Na verdade não Sérgio, não estou te contrariando mas, fiquei em dúvida após ler esse texto extraído do site da Anatel:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...vado%20-%20SLP

    Note que logo no início do texto tem a descrição do SLP:

    Serviço Limitado Privado - SLP
    Serviço Limitado, telefônico, telegráfico, de transmissão de dados ou qualquer outra forma de telecomunicações, destinado ao uso próprio do executante, seja este uma pessoa natural ou jurídica
    No meu entendimento pessoa natural é pessoa física.
    Me corrija se eu entendi errado.
    Abraço

  18. #18

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não existe uso particular fora da mesma edificação para a Anatel.
    descordo do amigo, imagine duas propriedades, uma esta separada da outra por uma rua, e o mesmo pucha um cabo de rede por baixo da terra. Ele esta estabelençendo uma conexão.
    Agora vamos imaginar que ele use dois radios stx. Ele precisaria de uma autorização da Anatel?
    Agora vamos distanciar os pontos que antes so era separado por uma rua, agora esta no final do quarteirão 100, continuo podendo colocar um cabo, ou no telhado enviar o sinal.
    Agora estou a 13KM e o uso será exclusivamente para particular, e as duas propiedades é são do mesmo titular.
    Onde esta a criminalidade nisso?
    So tem que ter cuidados com as frequencias,e os canais, e todos equipamentos tem que ser homologados. Esta é a unica observação.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    Na LGT e nas resoluções da Anatel. Consulte a mesma e um bom advogado em telecom. O resto é especulação e achismo meu, seu e de todos os palpiteiros de plantão.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    descordo do amigo, imagine duas propriedades, uma esta separada da outra por uma rua, e o mesmo pucha um cabo de rede por baixo da terra. Ele esta estabelençendo uma conexão.
    Agora vamos imaginar que ele use dois radios stx. Ele precisaria de uma autorização da Anatel?
    Agora vamos distanciar os pontos que antes so era separado por uma rua, agora esta no final do quarteirão 100, continuo podendo colocar um cabo, ou no telhado enviar o sinal.
    Agora estou a 13KM e o uso será exclusivamente para particular, e as duas propiedades é são do mesmo titular.
    Onde esta a criminalidade nisso?
    So tem que ter cuidados com as frequencias,e os canais, e todos equipamentos tem que ser homologados. Esta é a unica observação.

  20. #20

    Padrão Re: NanoBridge M5 para Enlace de 13 KM

    legalidade!!!!
    Pode fechar sim o PTP, não da problema algum, sem contar que a Anatel não possui funcionários o suficientes para ficar saindo nas ruas com um carro a procura de espectro. O que ocorre irmão, é a ganancia de alguns provedores wireless que possui um papel de 9000 reais chamado SCM, e por que eles tem este papel, se acham no direito de impedir que alguém que so quer fazer uma conexão PTP não faça. Anatel so intervem quando a frequencia esta prejudicando outros equipamentos, e so sobre denuncia; ou alguem aqui já viu um funcionaro da Anatel passando de casa em casa a procura de um Espectro.
    Seria até engraçado.
    -Olá senhora!
    -Olá.
    -Somos da Anatel, e estamos a procura de um espectro que esta interferindo na frequencia X.
    -Ha meu senhor!!! ontem veio o pessoal da dengue, agora vem este novo mosquito!!!! chamado espectro, vou é mudar desta cidade!!!! kkk
    Pode colocar o PTP, por que não da nada.