Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Olá amigos venho compartilhar com vocês uma experiência que estou tendo.

    Estamos trabalhando em um enlace de 57 km, possuo uma visada limpa sendo que ambos estão em alto de serra com pelo menos 120mt de diferença ao solo de todo caminho, com vegetação de no máximo 4mt de altura.

    Os equipamentos são:

    02 Antena Ideal dupla-polarização com radome.
    02 cartões R52HN
    02 RB 433AH

    Nos detalhes segue algumas dúvidas.

    Estou usando para as conexões cabos RGC58, sendo que pensei em usar o LMR400, mas se alguém aqui já trabalhou com essas antenas de radome da ideal já deve ter visto que a passagem dos cabos no fundo da antenas é extremamente fina, daí pensei que não passaria ambos os cabos ou que pelo menos precisaria fazer os conectores já com o cabo passado pelo buraco.

    Tamanho do cabo: 1.6 mt.

    Vocês acham que a diferença da qualidades desses cabos pode causar uma grande perda no resultado final?

    Uma outra coisa que fiquei em dúvida foi com relação a energia. Meu sistema é alimentado através de bateria que passam por um conversor que entrega 24v. Na subida eu uso cabo 2,5 até um ponto mais próximo dos equipamentos para dai sair com o cabo blindado para alimentar os equipamentos via POE. Esse método pode me causar problemas de performance das RBs?


    Problemas: Estou tendo uma enorme dificuldade de fazer o ajuste de sinal em ambos os lados eu tenho além dessas antenas uma outra rocketdisk de 34dbi +rocket e o que tenho notado é que na maior parte do tempo eu consigo enxergar o sinal deste sistema e da RB + R52HN não consigo.

    Hoje estarei indo para mais um ajuste em um dos lados, logo trarei mais informações, a principio qual seria um nível de sinal possível para esse enlace dadas as informações acima descritas? Eu vi colegas falando de -65 em mais de 70km, daí fiquei com esta dúvida.


    Grato a todos.

    Standart

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    colega, tenho um ´ptp de 53 km com duas genge e dois bullet sinal -68 asilando um pouco mais estável, eu tenho freznel comprometido em 25%.
    revise os cabos, conectores etc, só pode ser isso...

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Humm!! que bom, mas o pior que agora mesmo estou mexendo no outro enlace dos rocket e estou conseguindo -63. Enquanto que o outro enlace com mikrotik sequer enxergo sinal. Será que pode ser configuração? Ou esse cartão é tão ruim assim?

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    entao amigo com este cabo rg58 nao da para garantir principalmente a esta distancia.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Putz!! mandei vir o cabo LMR400 mas pra trocar isso nem sei como vai ser...ja pensou em tirar um radome desses encima da torre? Vai ser pauleira.

    Agora o que está me intrigando é que eu não enxergo de jeito algum o meu sinal lá. Era para pelo menos aparecer fraco ou estou errado?

    Vlw

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Bom o link usando rocket M5 com o rocketdisk 34dbi, ficou pronto!

    Esta com sinal na imagem em anexo está -67, mas depois de tê-la tirado conseguimos um ajuste para -63.
    Agora é esperar chegar aqui o cabo LMR400 pra trocar tudo na Antena Ideal, pra ver porque não consigo nem scannear o sinal da outra. Depois de pesquisar muito aqui no forum, vi que alguma pessoas sugeriram o uso do cartão SR71-15 para essas distancias, por isso também os comprei parar fazer os comparativos.

    O objetivo esta conseguir 30Mb, conforme podem ver na imagem do jperf, está passando, sendo testado também através de download.

    Forte abraço a todos e espero mais sugestões dos amigos.

    Standart.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	33112Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rocket-imagem.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	32,5 KB
ID:      	33113Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iperf.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	48,1 KB
ID:      	33114

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Pessoal, alguém sabe onde posso comprar aquelas mantas de isolação de RF, as populares espuma de ferrite?

    vlw

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá amigos venho compartilhar com vocês uma experiência que estou tendo.

    Estamos trabalhando em um enlace de 57 km, possuo uma visada limpa sendo que ambos estão em alto de serra com pelo menos 120mt de diferença ao solo de todo caminho, com vegetação de no máximo 4mt de altura.

    Os equipamentos são:

    02 Antena Ideal dupla-polarização com radome.
    02 cartões R52HN
    02 RB 433AH

    Nos detalhes segue algumas dúvidas.

    Estou usando para as conexões cabos RGC58, sendo que pensei em usar o LMR400, mas se alguém aqui já trabalhou com essas antenas de radome da ideal já deve ter visto que a passagem dos cabos no fundo da antenas é extremamente fina, daí pensei que não passaria ambos os cabos ou que pelo menos precisaria fazer os conectores já com o cabo passado pelo buraco.

    Tamanho do cabo: 1.6 mt.

    Vocês acham que a diferença da qualidades desses cabos pode causar uma grande perda no resultado final?

    Uma outra coisa que fiquei em dúvida foi com relação a energia. Meu sistema é alimentado através de bateria que passam por um conversor que entrega 24v. Na subida eu uso cabo 2,5 até um ponto mais próximo dos equipamentos para dai sair com o cabo blindado para alimentar os equipamentos via POE. Esse método pode me causar problemas de performance das RBs?


    Problemas: Estou tendo uma enorme dificuldade de fazer o ajuste de sinal em ambos os lados eu tenho além dessas antenas uma outra rocketdisk de 34dbi +rocket e o que tenho notado é que na maior parte do tempo eu consigo enxergar o sinal deste sistema e da RB + R52HN não consigo.

    Hoje estarei indo para mais um ajuste em um dos lados, logo trarei mais informações, a principio qual seria um nível de sinal possível para esse enlace dadas as informações acima descritas? Eu vi colegas falando de -65 em mais de 70km, daí fiquei com esta dúvida.


    Grato a todos.

    Standart


    Colega, você errou na escolha dos cabos.
    É inviavel um enlace desses com esse cabo.
    Uso os mesmos materiais, inclusive a antena em sua primeira versão em enlaces acima de 50 Km e consigo banda passante de 90 mbps medidos em TCP.
    Uso cabo cellflex com conectores andrews.
    SUCESSO MESMO.
    Só troca os cabos e conectores que vc vai ver que seu enlace vai ficar melhor do que o enlace feito com rocket.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Caro amigo armc_2003, obrigado pela resposta e apoio. Sobre o cabo o unico que tenho no momento é o LMR 400 não tenho cellflex. Mas fiquei interessado nos tais conectores andrew para o próximo enlace que será feito na próxima semana e tem 58 km, poderia me indicar o fornecedor e modelo deste conector?


    Grato

    Isaac Sampaio

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Colega, você errou na escolha dos cabos.
    É inviavel um enlace desses com esse cabo.
    Uso os mesmos materiais, inclusive a antena em sua primeira versão em enlaces acima de 50 Km e consigo banda passante de 90 mbps medidos em TCP.
    Uso cabo cellflex com conectores andrews.
    SUCESSO MESMO.
    Só troca os cabos e conectores que vc vai ver que seu enlace vai ficar melhor do que o enlace feito com rocket.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    realmente não tinha prestado atenção a um detalhe dos eu post, esse cabo rg58 não e feito para trabalhar nessa frequencia, pode uzar ate o rg213 mas jamais rg58 para 5.8ghz, bom somente se for um ptp digamos de 1 ou 2km ai ate vai, mais que isso, impossivel..

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Bom se cometi esse grave erro, houve uma falta de comunicação entre eu e o engenheiro da Ideal, porque eu o perguntei se podia usar esse cabo e afirmou que para 1.6mt não comprometeria. Aconselhou-me a não usar maior que este tamanho esse tipo de cabo. Mas como a saida de cabo é muito pequena optei por eles apenas por este motivo.

    Obrigado galera!! Esta ajudando bastante a participação de vocês.

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    realmente não tinha prestado atenção a um detalhe dos eu post, esse cabo rg58 não e feito para trabalhar nessa frequencia, pode uzar ate o rg213 mas jamais rg58 para 5.8ghz, bom somente se for um ptp digamos de 1 ou 2km ai ate vai, mais que isso, impossivel..

  12. #12
    cleivon
    Visitante

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    cabos e sempre problema nos ptp, mais tente colocar o cabo por fora e teste antes com uma rb mais proxima da antena.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Não dá pra fazer desta forma com o cabo por fora por causa do radome, mas o equipamento já esta o mais próximo que consigo.

    vlw

    Citação Postado originalmente por cleivon Ver Post
    cabos e sempre problema nos ptp, mais tente colocar o cabo por fora e teste antes com uma rb mais proxima da antena.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Bom o link usando rocket M5 com o rocketdisk 34dbi, ficou pronto!

    Esta com sinal na imagem em anexo está -67, mas depois de tê-la tirado conseguimos um ajuste para -63.
    Agora é esperar chegar aqui o cabo LMR400 pra trocar tudo na Antena Ideal, pra ver porque não consigo nem scannear o sinal da outra. Depois de pesquisar muito aqui no forum, vi que alguma pessoas sugeriram o uso do cartão SR71-15 para essas distancias, por isso também os comprei parar fazer os comparativos.

    O objetivo esta conseguir 30Mb, conforme podem ver na imagem do jperf, está passando, sendo testado também através de download.

    Forte abraço a todos e espero mais sugestões dos amigos.

    Standart.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	33112Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rocket-imagem.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	32,5 KB
ID:      	33113Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iperf.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	48,1 KB
ID:      	33114

    Amigo, boa madrugada,

    só para efeito de curiosidade,
    tenho um enlace de 174km com mikrotik.
    Abaixo o diagrama da minha rede:
    A -------- 72km ---------B ------------------- 102KM ----------------------C
    A::: RB433+XR5+OIW33dbi --> <--RB433+XR5+FIREMAX33 :::B::: RB433+XR5+FIREMAX33--> <--RB433+XR5+OIW33dbi :::C

    Estou usando rgc213, de 1 m, no máximo.
    O link de 102 km está dando -64dbm sem ajuste fino das antenas.
    Estou usando na torre B: Painel solar de 100W e bateria de 12V 60Amp.
    Está passando 28Mbps down udp. Se colocar o teste de velocidade como Both, dá 14Mbps x 14Mbps.

    Não conheço as antenas Ideal pessoalmente. Mas troque os cabos. E teste os cartões no lab antes de levar para as torres..

    E se vc estiver com alguma dúvida quando á energia, leve uma bateria carregada de 60 amp, que dará autonomia por uns 4 a 5 dias..

    Se serviu de algo, então tá bom!!!

    Valews!

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Caro henrique primeiramente obrigado pelas informações. E parabéns pela sua solução, só de pensar em 102km de enlace já me dá calafrios, por isso admiro a sua coragem.

    Nem dormi essa noite de tanta ansiedade.....kkkk. Pra você ter uma ideia até troquei de hotel pra um que fica ao lado da empresa de ônibus que está trazendo os materiais, só pra pegar agora logo cedinho o material.

    Ao longo do dia, vou atualizando as informações.

    Abraços.

    Standart

    Citação Postado originalmente por henriquecangussu Ver Post
    Amigo, boa madrugada,

    só para efeito de curiosidade,
    tenho um enlace de 174km com mikrotik.
    Abaixo o diagrama da minha rede:
    A -------- 72km ---------B ------------------- 102KM ----------------------C
    A::: RB433+XR5+OIW33dbi --> <--RB433+XR5+FIREMAX33 :::B::: RB433+XR5+FIREMAX33--> <--RB433+XR5+OIW33dbi :::C

    Estou usando rgc213, de 1 m, no máximo.
    O link de 102 km está dando -64dbm sem ajuste fino das antenas.
    Estou usando na torre B: Painel solar de 100W e bateria de 12V 60Amp.
    Está passando 28Mbps down udp. Se colocar o teste de velocidade como Both, dá 14Mbps x 14Mbps.

    Não conheço as antenas Ideal pessoalmente. Mas troque os cabos. E teste os cartões no lab antes de levar para as torres..

    E se vc estiver com alguma dúvida quando á energia, leve uma bateria carregada de 60 amp, que dará autonomia por uns 4 a 5 dias..

    Se serviu de algo, então tá bom!!!

    Valews!

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Bom o link usando rocket M5 com o rocketdisk 34dbi, ficou pronto!

    Esta com sinal na imagem em anexo está -67, mas depois de tê-la tirado conseguimos um ajuste para -63.
    Agora é esperar chegar aqui o cabo LMR400 pra trocar tudo na Antena Ideal, pra ver porque não consigo nem scannear o sinal da outra. Depois de pesquisar muito aqui no forum, vi que alguma pessoas sugeriram o uso do cartão SR71-15 para essas distancias, por isso também os comprei parar fazer os comparativos.

    O objetivo esta conseguir 30Mb, conforme podem ver na imagem do jperf, está passando, sendo testado também através de download.

    Forte abraço a todos e espero mais sugestões dos amigos.

    Standart.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	33112Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rocket-imagem.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	32,5 KB
ID:      	33113Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iperf.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	48,1 KB
ID:      	33114
    Opa Standart acabei de terminar um enlace onde foi usado as antenas OIW DP, com dual nstreme primeiramente em RB 800 e depois em 433 ah com xr5 as dificuldades que percebi foram a respeito de cabos e conectores deu uma boa diferença entre o rgc213 e lmr400 e a parte de energia tambem só resolvi colocando fonte de 24v 2a pra rb.
    Outro detalhe é que configurei tudo em bancada e no apontamento fechou de primeira mas no modo dual nstreme não consegui fazer um "scan" e ver a outra ponta, contudo fechou sem problemas depois que ajustei cabos e energia.
    ps: outro detalhe importante foi a escolha dos canais em tx e rx mantive uma boa separação entre eles e ficou bom estou passando 90 megas sendo 45 tx e 45 rx na média entre os pontos.

    valeu

  17. #17
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Opa Standart acabei de terminar um enlace onde foi usado as antenas OIW DP, com dual nstreme primeiramente em RB 800 e depois em 433 ah com xr5 as dificuldades que percebi foram a respeito de cabos e conectores deu uma boa diferença entre o rgc213 e lmr400 e a parte de energia tambem só resolvi colocando fonte de 24v 2a pra rb.
    Outro detalhe é que configurei tudo em bancada e no apontamento fechou de primeira mas no modo dual nstreme não consegui fazer um "scan" e ver a outra ponta, contudo fechou sem problemas depois que ajustei cabos e energia.
    ps: outro detalhe importante foi a escolha dos canais em tx e rx mantive uma boa separação entre eles e ficou bom estou passando 90 megas sendo 45 tx e 45 rx na média entre os pontos.

    valeu
    Amigo Standart, já disseram tudo, mas vou dar meu pitaco, quem sabe te ajuda.

    1º>> Troque os cabos, como vai fazer não sei, pois não conheço essa antena, mas tem que ter um jeito, se usasse o rgc213 com 1,6 mt já teria um sinal melhor, mas o LMR é melhor ainda, desde que seja bem conectorizado, pois a montagem dos conectores conta muito, messa com um multimetro pra ver se não ficou em curto antes de por na antena, e muita autofusão neles, não economize auto fusão.
    2º >> O correto é testar em bancada antes de subir nas torres, pra ver a comunicação e configuração de rbs, muito mais fácil que configurar elas depois de postas nas torres.
    3º >> Não sei que tipo de conversor voce está usando, mas sei que ele vai te gastar mais carga da bateria, pode deixar direto na bateria mesmo, pois voce vai ter 13,8 volts com muita amperagem então energia não vai ter problemas. Seria um problema aquelas fonte chaveada 12 volts com pouca amperagem, mas se usar direto na bateria não terá problema. Eu uso todas assim, Se insistir nos 24 volts então coloque duas baterias, não lembro agora se em série ou paralelo, uma soma amperagem e outra soma voltagem.
    Abraços ai e boa sorte.

    Se falei alguma besteira por favor me corrijam.

    Att
    Almir

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Amigo se eu fosse vc deixaria cabo de mão, compre dois pigtail de boa qualidade e use duas RB433 e dois cartões, fazendo o seguinte: cada RB com pigtail direto na antena e interliguem as RB com um cab Rj45. Se não der certo compre um par de Rockt M5 e um par de Antenas Disck Rockt de 34 dbi que vc será mais feliz, ligue os Rockt direto na bateria e use uma RB433Ah para fazer uma rede entre os rocket o bom da RB que vc pode ver a vltagem das baterias ok.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    poxa meu amigo, tiro o chapéu para voçe, holha 65km ja e cão imagina 120 ta loco. parabem´s mesmo, voçe sobre com desvanesimento de sinal??? no meu ptp tem horarios que o sinal fica ate -90 e de enlouqueser, dai a 15 ou 20 minutos normaliza, e]imagina em 120km..
    Citação Postado originalmente por henriquecangussu Ver Post
    Amigo, boa madrugada,

    só para efeito de curiosidade,
    tenho um enlace de 174km com mikrotik.
    Abaixo o diagrama da minha rede:
    A -------- 72km ---------B ------------------- 102KM ----------------------C
    A::: RB433+XR5+OIW33dbi --> <--RB433+XR5+FIREMAX33 :::B::: RB433+XR5+FIREMAX33--> <--RB433+XR5+OIW33dbi :::C

    Estou usando rgc213, de 1 m, no máximo.
    O link de 102 km está dando -64dbm sem ajuste fino das antenas.
    Estou usando na torre B: Painel solar de 100W e bateria de 12V 60Amp.
    Está passando 28Mbps down udp. Se colocar o teste de velocidade como Both, dá 14Mbps x 14Mbps.

    Não conheço as antenas Ideal pessoalmente. Mas troque os cabos. E teste os cartões no lab antes de levar para as torres..

    E se vc estiver com alguma dúvida quando á energia, leve uma bateria carregada de 60 amp, que dará autonomia por uns 4 a 5 dias..

    Se serviu de algo, então tá bom!!!

    Valews!

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 57 km (Ajustes e Recomendações)

    Nem quis comentar isso alex, apenas parabenizar o nosso colega pela coragem. Mas me dá calafrios em pensar em um enlace tão longo.

    Mas...o que importa é que nosso amigo está satisfeito com o resultado de seu corajoso trabalho.

    abraços

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    poxa meu amigo, tiro o chapéu para voçe, holha 65km ja e cão imagina 120 ta loco. parabem´s mesmo, voçe sobre com desvanesimento de sinal??? no meu ptp tem horarios que o sinal fica ate -90 e de enlouqueser, dai a 15 ou 20 minutos normaliza, e]imagina em 120km..