+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - interior
    Posts
    29

    Padrão Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Bom dia!
    Eu já pesquisei no forum e no google mas não achei ninquem que explicasse como se faz.
    *Criar 1 hotspot com a faixa 10.0.0.0/24 para clientes cadastrados .
    *e um hotspot com propaganda(a parte de html eu sei) para clientes que não são cadastrados no caso visitantes com a faixa 192.168.0.0/24.
    *sendo que tudo isso na mesma placa de rede no caso "ether2".

    A minha estrutura de teste é a seguinte:

    (internet)192.168.2.254 ----> (placa de rede do servidor mikrotik que recebe internet denominada "ether1")192.168.2.10
    (rede local denominada "ether2")10.0.0.0/24
    Última edição por LU32xT; 22-02-2012 às 12:18. Razão: por causa do ' t ' que sumiu!!!!

  2. #2

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Isso não é possivel na mesma interface de rede.
    Quantos clientes tera online?
    Qual a estrutura de antenas?
    Que tipo de publico? residencial, comercial?
    Possui SCM, SLP?
    O que usara de link?
    Quanto esta disposto a investir?

    Apos responder estas perguntas será mais facil te ajudar.

    Só para constar, em nossa rede atendemos duas cidades e varios assentamentos, usamos ip fixo, mikrotik, e Radius, e cada cidade com um hotspot, ou seja 2 hotspots na mesma rede, assim os clientes da cidade A podem usar na cidade B, seus logins e senhas tradicionais.
    Última edição por edmarmega; 22-02-2012 às 17:49. Razão: adicionei mais itens

  3. #3

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Sempre pensei ser possível fazer isso na mesma saida da rb...

  4. #4

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Se na sua interface de rede de saída estiver indo para um Ap, pode sim ser feito, basta sepa-los por vlan, e o ap vc cria um ap virtual e coloca cada um com sua respectiva interface virtual ex ( vlan1 bridge ap1 ssid 1) (vlan 2 bridge ap1 ssid 2) e tanto o servidor dhcp quanto hotspot são configurados nas interfaces vlan e nao "ether"

  5. #5

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Acho que daria para fazer usando uma faixa de ip fixo, sem dhcp para os clientes e uma faixa de ip por dhcp para os visitantes.
    Aqui utilizo uma faixa para hotspot e outra para pppoe, com dns's diferentes.

  6. #6

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    isso que penso... fixo e dhcp.

  7. #7

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Acho que daria para fazer usando uma faixa de ip fixo, sem dhcp para os clientes e uma faixa de ip por dhcp para os visitantes.
    Aqui utilizo uma faixa para hotspot e outra para pppoe, com dns's diferentes.
    amigo quando faço isto dito por você, não pego ip e não navega e nem abre a pagina do hotpostClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aaaaaaaaa.jpg
Visualizações:	225
Tamanho: 	81,5 KB
ID:      	41519

  8. #8

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    A sua imagem só tem a ver com bloqueio e atraso.

    Vamos lá.
    Crie o dhcp para os visitantes
    Crie as duas faixas de endereço em dhcp/networks
    Coloque os ip/addresses
    Crie os dois pools
    Coloque as 2 rotas
    Crie 2 servers profile, um apontando a página de clientes e outro apontando a página de visitantes. Tem que estar em pastas diferentes. Ex: /hotspot e /hotspot2, inclusive já com as faixas de ip diferentes

    Crie os 2 servers, um com address pool none para os clientes e o profile correto e um com address pool apontando para o pool dos visitantes (que tem que ter o dhcp habilitado), com o server profile do visitante.

  9. #9

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    A sua imagem só tem a ver com bloqueio e atraso.

    Vamos lá.
    Crie o dhcp para os visitantes
    Crie as duas faixas de endereço em dhcp/networks
    Coloque os ip/addresses
    Crie os dois pools
    Coloque as 2 rotas
    Crie 2 servers profile, um apontando a página de clientes e outro apontando a página de visitantes. Tem que estar em pastas diferentes. Ex: /hotspot e /hotspot2, inclusive já com as faixas de ip diferentes

    Crie os 2 servers, um com address pool none para os clientes e o profile correto e um com address pool apontando para o pool dos visitantes (que tem que ter o dhcp habilitado), com o server profile do visitante.

    amigo muito bom, agora eu uso ip statico em todos os clientes e queria usar o hotpost para mandar avisos para o mesmo como a imagem mostra um de aviso e outro de bloqueio por pagamento, eu uso mascara da rede .252 por isso que está tão complicado!! se vc puder me dá uma luz me add ai no msn: [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Depende da mensagem que vc quer enviar.
    Mas, se quer tudo rodando sem ter que ficar mexendo muito, use o mk-auth.
    Bom, barato e simples de usar, além de estar ajudando nosso amigo Pedro a melhorar cada vez mais o sistema.

  11. #11

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Depende da mensagem que vc quer enviar.
    Mas, se quer tudo rodando sem ter que ficar mexendo muito, use o mk-auth.
    Bom, barato e simples de usar, além de estar ajudando nosso amigo Pedro a melhorar cada vez mais o sistema.

    Gostos do MK-auth mais o problema que ele faz autenticação por hotpost e ppoe, e eu não quero fazer autenticação por isso, por isso que quero colocar só como aviso a pg e não autenticação, tipo eu uso aqui ip estatico, com arp no reply-only, toda rede em /30 e tipo só queria a pagina do hotpost pra o cliente atrazado com o pagamento quando abrisse a pg ele vice que estava inadiplente e logo em seguida continuasse a navegação e esse aviso aparecesse pra ele a cada 1 hora mais ou menos entende?

  12. #12

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Bem, para aparecer de hora em hora, terá que criar um script e será mais chato, mas, para aviso de bloqueio, siga o abaixo:
    ah, pode ser feita muita adaptação encima disso.

    Créditos a Luiz Roberto Souza de Abreu, que me passou estas regras em 2008.

    Pagina de Aviso Para clientes Inadimplentes

    Bom vamos lá...
    Esta regra é para quem usa autenticação por PPPOE, DHCP ou mesmo IP Fixo.
    Mãos a obra:
    IP > HOTSPOT

    Com seu Mikrotik configurado, vá em HOTSPOT e ative-o através do SETUP dele (siga os passos até o final)... Será criado um servidor HOTSPOT.

    Vá na aba IP BINDIND e adicione as regras, conforme abaixo:

    / ip hotspot ip-binding
    add address=192.168.100.28 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=100.0.0.0/24 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=192.168.100.32 type=bypassed comment="" disabled=yes
    add address=0.0.0.0/0 type=regular comment="" disabled=no


    O que isso significa... Você irá criar uma regra para cada ip (address) com o tipo em "BYPASSED"... E no final, uma regra para o 0.0.0.0/0 (todos os ips), com o tipo em "REGULAR".

    Bom, o que isso irá fazer?

    A princípio, todos os ips que estiverem cadastrado com o BY-PASSED, irão navegar normalmente... Todos os ips que NÃO estiverem cadastrados no BYPASSED, irão cair na tela de login do HOTSPOT.

    Mas para que vou querer meus clientes caindo na tela de HOTSPOT??

    Oras, é só editar o arquivo LOGIN.HTM com uma mensagem de débito, que toda a vez que seu cliente entrar, será direcionado a tela inicial do HOTSPOT, que na verdade será a tela de mensagem...

    Para bloquear um cliente, desabilite o ip dele ou pegue o ip dele (no ip binding) e mude de "by-passed" para "regular"... Para desbloquear, faça o reverso (mude de "regular" para "by-passed").


    TÁ RESOLVIDO O PROBLEMA DA PÁGINA DE AVISO NO MESMO SERVIDOR... SIMPLES E FUNCIONAL!!!

    Lembre-se de colocar os ips de sua rede.

  13. #13

    Padrão Re: Como CRIAR 2 hotspot e 2 servidores DHCP na mesma placa de rede, um para clientes e outro para visitantes

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Bem, para aparecer de hora em hora, terá que criar um script e será mais chato, mas, para aviso de bloqueio, siga o abaixo:
    ah, pode ser feita muita adaptação encima disso.

    Créditos a Luiz Roberto Souza de Abreu, que me passou estas regras em 2008.

    Pagina de Aviso Para clientes Inadimplentes

    Bom vamos lá...
    Esta regra é para quem usa autenticação por PPPOE, DHCP ou mesmo IP Fixo.
    Mãos a obra:
    IP > HOTSPOT

    Com seu Mikrotik configurado, vá em HOTSPOT e ative-o através do SETUP dele (siga os passos até o final)... Será criado um servidor HOTSPOT.

    Vá na aba IP BINDIND e adicione as regras, conforme abaixo:

    / ip hotspot ip-binding
    add address=192.168.100.28 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=100.0.0.0/24 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=192.168.100.32 type=bypassed comment="" disabled=yes
    add address=0.0.0.0/0 type=regular comment="" disabled=no


    O que isso significa... Você irá criar uma regra para cada ip (address) com o tipo em "BYPASSED"... E no final, uma regra para o 0.0.0.0/0 (todos os ips), com o tipo em "REGULAR".

    Bom, o que isso irá fazer?

    A princípio, todos os ips que estiverem cadastrado com o BY-PASSED, irão navegar normalmente... Todos os ips que NÃO estiverem cadastrados no BYPASSED, irão cair na tela de login do HOTSPOT.

    Mas para que vou querer meus clientes caindo na tela de HOTSPOT??

    Oras, é só editar o arquivo LOGIN.HTM com uma mensagem de débito, que toda a vez que seu cliente entrar, será direcionado a tela inicial do HOTSPOT, que na verdade será a tela de mensagem...

    Para bloquear um cliente, desabilite o ip dele ou pegue o ip dele (no ip binding) e mude de "by-passed" para "regular"... Para desbloquear, faça o reverso (mude de "regular" para "by-passed").


    TÁ RESOLVIDO O PROBLEMA DA PÁGINA DE AVISO NO MESMO SERVIDOR... SIMPLES E FUNCIONAL!!!

    Lembre-se de colocar os ips de sua rede.
    O amigo foi muito bom em sua explicação isso ai eu sei fazer, só que eu faço isso ativando a função trial da hotpost, o negocio é que eu queria 2 hotpost funcionando ao mesmo tempo na mesma interface, é ai onde está o nó!!!