+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Pessoal, espero que possam me ajudar tirando algumas duvidas.

    meu cenário é o seguinte, tenho ADSL de 5MB migrando para 10mb (modem em bridge) + (roteador Dlink 615). 12 estações e 1 servidor usando desse link.

    Tenho outras 4 estacões que acessam em outro bairro que acessam meu servidor via ddns.

    acontece que alguns funcionários estão fazendo mal uso da internet e sobrecarregando o link, deixando a navegação muuito lenta para alguns e principalmente para as estacoes que acessam de fora.

    já usei o MK por um período e gostei da experiencia, o bloqueio de p2p, determinados sites e o controle de banda foram satisfatórios, porém por uma questão de manter um servidor dedicado para tal função acabou me obrigando a desfazer do MK, hoje penso novamente em voltar com o MK, mas como o uso não será nada muito complexo gostaria de algo que me atendesse e não fosse muito trabalhoso, eis então que me deparo com uma ROUTERBOARD.

    se alguém puder me passar um link explicando como é o funcionamento de um RB? se é o mesmo principio do servidor? se poderei de alguma forma transmitir também o wifi? eu agradeço

    o modelo em questão é a RB750 e o servidor seria um celeron 430, 02GB ddr3 e HD a definir.

    espero que tenham entendido minha necessidade, a maior prioridade é o controle de banda e bloqueio de sites (redes socias, p2p, menssegers e etc).

    Aguardo e obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Olá, amigo um conselho saia fora de Servidor Mikrotik pois pode ter dar muita dor de cabeça e o consumo de energia é bem alto comparado a uma RB e outro problema e a limitação da versão 3.30 que já está bem ultrapassada mesmo se fosse comprar uma licença não valeria apena pois se juntar mais um pouco você compra logo uma RB450G com level5 versão 4.17 a 5.14 pra você ficar tranquilo por muito muito tempo, a vantagem de usar RB é o consumo baixo, espaço, manutenção e problemas é zero em relação em seu equipamento.

    O funcionamento de uma RB é o mesmo de um Servidor Mikrotik o que muda é só o Hardware, no caso de você trabalhar com Wifi ai já é outro cenário que no caso eu aconselho você usar equipamentos Ubiquiti M2 ou M5 dependendo de qual frequência você for trabalhar, valeu fica a dica !

  3. #3

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Olá, amigo um conselho saia fora de Servidor Mikrotik pois pode ter dar muita dor de cabeça e o consumo de energia é bem alto comparado a uma RB e outro problema e a limitação da versão 3.30 que já está bem ultrapassada mesmo se fosse comprar uma licença não valeria apena pois se juntar mais um pouco você compra logo uma RB450G com level5 versão 4.17 a 5.14 pra você ficar tranquilo por muito muito tempo, a vantagem de usar RB é o consumo baixo, espaço, manutenção e problemas é zero em relação em seu equipamento.

    O funcionamento de uma RB é o mesmo de um Servidor Mikrotik o que muda é só o Hardware, no caso de você trabalhar com Wifi ai já é outro cenário que no caso eu aconselho você usar equipamentos Ubiquiti M2 ou M5 dependendo de qual frequência você for trabalhar, valeu fica a dica !
    Freitas, primeiro obrigado por respomder.

    não tinha citado esse fator importante em trocar o servidor pela RB, o consumo eletrico é muito menor.

    quanto a questão do wifi, eu tenho necessida pois algumas vezes temos notebooks e tablets para acesaar a internet e como a RB não tem wifi não sei como seia feito essa distribuiçao, desconheço os produtos Ubiquiti, mas ja estou dand uma olhada.

    abraço

  4. #4

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Freitas, primeiro obrigado por respomder.

    não tinha citado esse fator importante em trocar o servidor pela RB, o consumo eletrico é muito menor.

    quanto a questão do wifi, eu tenho necessida pois algumas vezes temos notebooks e tablets para acesaar a internet e como a RB não tem wifi não sei como seia feito essa distribuiçao, desconheço os produtos Ubiquiti, mas ja estou dand uma olhada.

    abraço
    coloke um cartao em uma rb 433ah para rede sem fio, e crie seu servidor nela, até uns 30 clientes na rb creio que suporte, com roteamento e hotspot, e apenas um cartao... custo bem menor doque o de uma maquina e como o amigo acima ja disse consume de energia bem menor

  5. #5
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Caro amigo, com certeza a RB750 ou RB450G vai atender suas necessidades, já uso esse tipo de servidor, a RB450g tem maior processamento, portanto sua net não fica lenta. As 5 portas lhe permitem fazer várias configurações, junto com outras RBs e nanostation ubiquiti ainda não vi opção de baixo custo melhor. Valeu.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    coloke um cartao em uma rb 433ah para rede sem fio, e crie seu servidor nela, até uns 30 clientes na rb creio que suporte, com roteamento e hotspot, e apenas um cartao... custo bem menor doque o de uma maquina e como o amigo acima ja disse consume de energia bem menor
    danilosceu, tudo bem! olha só a ideia é boa mais eu peciso fazer algo com custo menor possivel, pelo que vi essa RB433ah seria mais cara que a RB750, correto? ainda teria que comprar o cartão e a antena, não sei como funciona mas parece que a dica de unar uma nanostation é muito boa, mas qual o custo dela?

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Caro amigo, com certeza a RB750 ou RB450G vai atender suas necessidades, já uso esse tipo de servidor, a RB450g tem maior processamento, portanto sua net não fica lenta. As 5 portas lhe permitem fazer várias configurações, junto com outras RBs e nanostation ubiquiti ainda não vi opção de baixo custo melhor. Valeu.
    Djaldair, obrigado por responder....... estou quase optando por comprar a RB750, o que esta faltando é saber como liberar o sinal via wifi, já me deram a dica de comprar uma nano M2/M5, mas não sei o que é e como funciona, eu gostaria de poder utilizar alguns dos roteadores que tenho disponivel DIR615/AP254, lembrando que o uso do wifi é imprescindivel mas não é a prioridade.

    na pratica o que preciso pra funcionar e quanto vai me custar? se for permitido alguém poderia postar onde comprar estes equipamentos?

    abraços

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Como te falei na postagem anterior, a RB 750 vai fazer apenas o servidor (entrada do link), onde os clientes irão digitar a senha pra logar, seja hotspot ou pppoe, pra distribuir precisará de rádios, se já tens roteadores sem fio, basta ligá-los em bridge, se não tens, aconselho mesmo a investir em RBs, não são tão caras assim, hoje se consegue montar um provedor profissional com menos de 500 reais, basta pesquisar, entra no MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo., vai encontrar infinitas possibilidades dentro do seu orçamento. Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão Re: Servidor de pequeno porte ou RB750 ?

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Como te falei na postagem anterior, a RB 750 vai fazer apenas o servidor (entrada do link), onde os clientes irão digitar a senha pra logar, seja hotspot ou pppoe, pra distribuir precisará de rádios, se já tens roteadores sem fio, basta ligá-los em bridge, se não tens, aconselho mesmo a investir em RBs, não são tão caras assim, hoje se consegue montar um provedor profissional com menos de 500 reais, basta pesquisar, entra no
    MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo., vai encontrar infinitas possibilidades dentro do seu orçamento. Espero ter ajudado.
    Djaldair, ajudou sim, mas qando voce fala em ''se já tens roteadores sem fio, basta ligá-los em bridge'' seria liga-los a RB750? porque se for isso então o problema esta resolvido, ah e não quero nada muito profissional nao, é somente pra limitar a banda e fazer os bloqueios, o uso é particular e não comercial.

    em todo caso caso não funcione ligando um desses roteadores que tenho na RB, consegui uma Nano Station 5 Loco 13dbi Ubiquiti por 140.00 mas não sei se o valor esta bom ou ruim porque nao tenho referencias de preços para este equipamentos.

    abraço e obrigado pela ajuda