Amigo, respeitando a opinião do Vanduir, porém expressando minha ultima experiência com NB 25Dbi:
"Tentei" fechar um PTP pra uma cidade vizinha que a gnt atende aqui com um par de NB 25Sbi, pois bem, após 2 dias em campo fazendo ajuste finissimo, o enlace ficou "supimpa", signal em -65Db, Qualidade AirMax em 78% e Capacidade em 68%. Teste feito no Bandwidth Test com 2 RBS (uma em cada ponta) e passou legal 30Mbits Full Duplex!
Porém, quando coloquei tráfego pesado msm, a cidade toda navegando, pacotes, etc, etc... Aí senti a diferença do diâmetro do disco!
Enlace começou a oscilar, signal fica estático em -65, porém qualidade e capacidade caem drásticamente, CCQ que tava em 97% DESPENCOU pra 37, 50%, e link ABSOLUTAMENTE INSTAVEL...
Fiz mudança de canais, troquei inumeras configuraçoes, e nada! Coloquei na mesma hora o par de Dish do lado e fechei o enlace...
Resolveu minha vida, passou os mesmos 30Mbits Full Duplex, porém com trafego intenso e nem se move CCQ, qualidade e capacidade...
Resultado: Dormi tranquilo!
PS: Enlace de 15,3KM
Entao paulo aqui só fico perdi no link quanto as antena uhahua
O que seria proximo a uma nanob ou airgrid e algo proximo ao meus painel que sao base 20dbi 90° e base 17dbi 90°
No link nao consegui achar a parte de mostrar o relevo
Sim respeito a opneao de ambos, mas nesse ponto vou antender uns 4 cliente de inicio e se chegar a 20 vai ser muito. Planos de 600k a 1mbps
O que me diz?
Rapaz, fica dificil opinar nessa situação... Prefiro dizer como EU costumo fechar PTP pra Pop:
Procuro fechar o melhor possivel, pois não sei como será o perfil dos clientes, e como já dizia os "engenheiros": Nunca faça calculo no limite, sempre calcule com uma margem de sobra!
heheheh
Fica a dica
Abraço!
(PS: Curti teu Avatar) =D
Verdade Paulo, melhor tacar logo dish 30dbi e fechar de prima do que ficar sofrendo depois.
Grato
Queria ter usado esse aqui hehe
Imageshack - wfo5r.gif
galera muito obrigado, vou estudar a possibilidade de montar uma repetidora na serra.
Vlw