+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Seguinte,
    Quando se pensa em enlace de longa distância é necessário se planejar muito bem e dimensionar disponibilidade, ganho, desvanescimento, interferência e etc.
    As DISH de 30 são recomentadas para uso em até 30Km e as de 34 são recomendadas o uso até 50Km, mais que isso pode procurar uma antena de ganho maior.
    A alta disponibilidade dos circuitos das telecons se dá em virtude o nivel de sinal adaquirido, para uma telefom homologar um enlace, o mesmo tem que estar abaixo dos -20dbm, isso é para que nos casos de desvanescimento, interferência, obstrução por chuva o enlace não opere com o sinal menor que -63dbm que é o nível mínimo para se ter uma boa confiabilidade no enlace.
    Portanto deve se procurar o máximo de ganho em um enlace durante o seu favorecimento para que nas condições desfavoráveis hava um funcionamento adequado.
    Em segundo plano, tratando do equipamento, é verdade que o Rocket apresenta em seu TX/RX 300mbps, pois usa tecnologia 802.11n Mimo TDMA, por isso consegue essa taxa de trasnferência, e sabemos também que esta taxa é nominal, na melhor das hipoteses conseguiremos efetivamente NESTA TECNOLOGIA 200Mbps Half Duplex.
    Entretanto ha que se avaliar o hardware do rádio, o rocket possui somente 400Mhz e 64Mb de memória, não aguenta mais que 19Mb passante de banda na melhor das hipoteses, pois nesta condição (19Mb) já está no máximo o consumo de memoria e CPU.
    Uma alternativa barata e usar uma RB com um bom processamento e memória e um cartão 802.11n, configurar isso em NV2, perfeito, mas ainda assim nestas condições acho dificil um troughput de 70mb.
    Esse tipo de desempenho se obtem com um rádio digital (não confundam rádio digital com rádio de frequência licenciada), rádios que não operam em 802.11, portanto são mais imunes a interferência e tem hardware para aguentar uns 150 mil pps nos mais fracos.
    Tenho situações semelhantes ao do amigo e adquiri o Radwin 2000C, pois acredito ser a solução de melhor custo/benefício para este tipo de situação.

    Espero ter ajudado!

  2. #22

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Posso dar meu pitaco? Por que não usa bonding? Vai dobrar seu troughput.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #23

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Dish de 30 para os 2 enlaces da ponta e dish de 34 no enlace do meio, seria o ideal, quando ao Radio, foi o que os amigos disseram ai em cima se precisar de PPS vai de Mikrotik, escolha uma RB com um bom processamento e boa memoria interna e manda ver e o mini pci vc pode usar o R52hn ou o Sr71-15, vai ter estabilidade e segurança, o software Airlink não pode calcular com precisão o throughput até porque 300 o radio não vai passar pois vai ficar limitado a porta lan, mais serve para verificar se seu enlace é viável e te dar uma base de qual equipamento usar no enlace...

  4. #24

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por leandromaciel Ver Post
    Seguinte,
    Quando se pensa em enlace de longa distância é necessário se planejar muito bem e dimensionar disponibilidade, ganho, desvanescimento, interferência e etc.
    As DISH de 30 são recomentadas para uso em até 30Km e as de 34 são recomendadas o uso até 50Km, mais que isso pode procurar uma antena de ganho maior.
    A alta disponibilidade dos circuitos das telecons se dá em virtude o nivel de sinal adaquirido, para uma telefom homologar um enlace, o mesmo tem que estar abaixo dos -20dbm, isso é para que nos casos de desvanescimento, interferência, obstrução por chuva o enlace não opere com o sinal menor que -63dbm que é o nível mínimo para se ter uma boa confiabilidade no enlace.
    Portanto deve se procurar o máximo de ganho em um enlace durante o seu favorecimento para que nas condições desfavoráveis hava um funcionamento adequado.
    Em segundo plano, tratando do equipamento, é verdade que o Rocket apresenta em seu TX/RX 300mbps, pois usa tecnologia 802.11n Mimo TDMA, por isso consegue essa taxa de trasnferência, e sabemos também que esta taxa é nominal, na melhor das hipoteses conseguiremos efetivamente NESTA TECNOLOGIA 200Mbps Half Duplex.
    Entretanto ha que se avaliar o hardware do rádio, o rocket possui somente 400Mhz e 64Mb de memória, não aguenta mais que 19Mb passante de banda na melhor das hipoteses, pois nesta condição (19Mb) já está no máximo o consumo de memoria e CPU.
    Uma alternativa barata e usar uma RB com um bom processamento e memória e um cartão 802.11n, configurar isso em NV2, perfeito, mas ainda assim nestas condições acho dificil um troughput de 70mb.
    Esse tipo de desempenho se obtem com um rádio digital (não confundam rádio digital com rádio de frequência licenciada), rádios que não operam em 802.11, portanto são mais imunes a interferência e tem hardware para aguentar uns 150 mil pps nos mais fracos.
    Tenho situações semelhantes ao do amigo e adquiri o Radwin 2000C, pois acredito ser a solução de melhor custo/benefício para este tipo de situação.

    Espero ter ajudado!

    Vlw amigo,
    Vou cotar os Radios Radwin 2000C

    Agora na sua opinião.
    Posso usar no enlace de 25km antena dish de 30, no de 48km antena de 34 e no enlace de 30km antena de 30dbi?

  5. #25

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Eu tinha um PTP de 17 km com rocket m5 nos testes de banda mostrava que passava 30M com ping bom, mas youtube, conferencia de video, voip e outras aplicações pesada o rocketm5 abria o bico e o ping continuava bom e meu link não passava de 18 mb de consumo

    Depois que troquei por rádios da bertek com a mesma antena dish de 30 dbi (sem nenhuma regulagem fina, pra n dizer que era alinhamento) tah passando agora 98M com ping mais baixo ainda, mas agora sim os videos do youtube carrega sem parar, voip perfeito, e o meu link agora não sai de 25 mb direto.

    Rocket m5 eh bom pra pouca poucos pps, com muitos ele abre o bico mesmo.

    Agora tem um PTP de 45 km com dish 34 dbi com rocket m5 que não passa de 30M agora vou tirar e colocar um rádio bertek pra ver oque rola, assim que tiver o resultado posto o resultado.

    Detalhe: Rádio da Bertek da fabricante (WITELCON) ta custando em torno de R$ 280,00 reais dependendo do estado e distribuidor.

    Obs.: Deixando bem claro que nada de propaganda, não ganho nada com isso (nem desconto.. hehe) só estou mostrando aos amigos que existe sim um rádio "meio termo" com boa qualidade. Não acreditei nos rádios o pessoal vieram na minha empresa me fazer uma visita, deu um treinamento pra minha equipe e deixou 5 rádios pra eu TESTAR se funcionasse eu pagava se não devolvia, ta em produção a 1 mês esta perfeito e já fiz outro pedido ontem, recomendo de verdade.
    Cara, vlw muito pela dica.
    Entrei em contato com a empresa, e me pedirao as coordenadas para fazerem o calculo pra mim de quais equipamentos vou precisar.

    Qualquer dúvida posto aqui novamente.

    Por enquanto vou aguardar.

    Obrigado

  6. #26

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Eu tinha um PTP de 17 km com rocket m5 nos testes de banda mostrava que passava 30M com ping bom, mas youtube, conferencia de video, voip e outras aplicações pesada o rocketm5 abria o bico e o ping continuava bom e meu link não passava de 18 mb de consumo

    Depois que troquei por rádios da bertek com a mesma antena dish de 30 dbi (sem nenhuma regulagem fina, pra n dizer que era alinhamento) tah passando agora 98M com ping mais baixo ainda, mas agora sim os videos do youtube carrega sem parar, voip perfeito, e o meu link agora não sai de 25 mb direto.

    Rocket m5 eh bom pra pouca poucos pps, com muitos ele abre o bico mesmo.

    Agora tem um PTP de 45 km com dish 34 dbi com rocket m5 que não passa de 30M agora vou tirar e colocar um rádio bertek pra ver oque rola, assim que tiver o resultado posto o resultado.

    Detalhe: Rádio da Bertek da fabricante (WITELCON) ta custando em torno de R$ 280,00 reais dependendo do estado e distribuidor.

    Obs.: Deixando bem claro que nada de propaganda, não ganho nada com isso (nem desconto.. hehe) só estou mostrando aos amigos que existe sim um rádio "meio termo" com boa qualidade. Não acreditei nos rádios o pessoal vieram na minha empresa me fazer uma visita, deu um treinamento pra minha equipe e deixou 5 rádios pra eu TESTAR se funcionasse eu pagava se não devolvia, ta em produção a 1 mês esta perfeito e já fiz outro pedido ontem, recomendo de verdade.
    Boa tarde amigo qual modelo do radio da bertek ta usando e passsando essa banda

  7. #27

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por enlacenet Ver Post
    Boa tarde amigo qual modelo do radio da bertek ta usando e passsando essa banda
    Também queria saber. Fiquei interessado!

  8. #28

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Também estou curioso!

  9. #29

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Ae olivionet
    Parece que todos ficamos interessados.
    Fala aí pra gente.

    Quando me passarem a cotação que eu pedi, compartilho aqui com a galera.

  10. #30

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    galera a cotação eu ja tenho queria saber qual modelo de radio e que esta passando essa banda
    seque cotação dos radios
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bertek.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	41,6 KB
ID:      	35424

  11. #31

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Saiam desse mundo de Mikrotik e Ubiquiti para enlaces que precisam de alta capacidade somado a alta disponibilidade! Vocês nunca saberão o SLA (disponibilidade) desses enlaces.
    Mikrotik e Ubiquiti são excelentes para acesso, mas para backbone PTP, eu particularmente não ouço boas referencias.

    Trabalho na Axyon Distribuidora onde distribuimos os rádios da RADWIN - PTP e PTMP (recem lançado). Sou responsável pelo pré-vendas aqui. Venham fazer um orçamento e pegar mais informações - Axyon - Distribuidora de produtos de

    Abraços

  12. #32

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Eu tinha um PTP de 17 km com rocket m5 nos testes de banda mostrava que passava 30M com ping bom, mas youtube, conferencia de video, voip e outras aplicações pesada o rocketm5 abria o bico e o ping continuava bom e meu link não passava de 18 mb de consumo

    Depois que troquei por rádios da bertek com a mesma antena dish de 30 dbi (sem nenhuma regulagem fina, pra n dizer que era alinhamento) tah passando agora 98M com ping mais baixo ainda, mas agora sim os videos do youtube carrega sem parar, voip perfeito, e o meu link agora não sai de 25 mb direto.

    Rocket m5 eh bom pra pouca poucos pps, com muitos ele abre o bico mesmo.

    Agora tem um PTP de 45 km com dish 34 dbi com rocket m5 que não passa de 30M agora vou tirar e colocar um rádio bertek pra ver oque rola, assim que tiver o resultado posto o resultado.

    Detalhe: Rádio da Bertek da fabricante (WITELCON) ta custando em torno de R$ 280,00 reais dependendo do estado e distribuidor.

    Obs.: Deixando bem claro que nada de propaganda, não ganho nada com isso (nem desconto.. hehe) só estou mostrando aos amigos que existe sim um rádio "meio termo" com boa qualidade. Não acreditei nos rádios o pessoal vieram na minha empresa me fazer uma visita, deu um treinamento pra minha equipe e deixou 5 rádios pra eu TESTAR se funcionasse eu pagava se não devolvia, ta em produção a 1 mês esta perfeito e já fiz outro pedido ontem, recomendo de verdade.
    Caro amigo olivionet,

    Olha só a resposta queme passaram a respeito das coordenadas que eu passei pra empresa.

    De aco rdo como a distancia que foi enviado, não e possível utilizar nossos equipamentos para passar 70Mb Full Duplex.

    Pois tem link de 48km e 30km.


    Depois perguntei, quantos megas full os equipamentos deles conseguem passar.
    Resposta:

    O JLG-55-C pode chegar até 250megas full, porém vai depender das coordenadas e distância para vê se funciona.

    No seu caso impossível, consigo na distância de 48 e 30km entre 40 a 50megas.

    Caso queira falar com a equipe técnica e só enviar um e-mail solicitando.


    É esse mesmo equipamento que voce ta usando com rocket dish 30?

  13. #33

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por enlacenet Ver Post
    galera a cotação eu ja tenho queria saber qual modelo de radio e que esta passando essa banda
    seque cotação dos radios
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bertek.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	41,6 KB
ID:      	35424
    Ele disse que custa R$280,00, então só pode ser o segundo da lista.

  14. #34

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Ele disse que custa R$280,00, então só pode ser o segundo da lista.
    Parece que é mesmo,

    Agora é so saber se nos meus enlaces vão funcionar com antenas rocket dish.

  15. #35

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Rapaz... o rádio de R$ 280,00 passando essa banda toda, e os PPS? Tocaram no assunto? As rockets dizem que vão a 300 Mbps (ou 150Mbps Full), mas todo mundo sabe que não é verdade. Esse rádio deve ser a mesma coisa! É praticamente o mesmo preço das rockets... então tiro por ai. Rádios semi-profissionais são na casa de 10k o par.

    Digo isso porque um rádio da Wi2Be, Super Star (Rádio profissional), para até 51Mbps Full custa 9.999,00 a unidade, isso sem as antenas, podem olhar no site.

    Por aí vocês tiram...

  16. #36

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Eu iria de:

    EQUIPAMENTOS:
    RB 433AH
    Cartão SR71-15 (Tem gente que diz que não reconhece o protocolo "N", no MK. Não sei se procede, mas mesmo assim eu iria por ser 2x2)
    Antena de 34 dbi RocketDish (Tenho e são excelentes!)

    Usar 34dbi RocketDish em todos os enlaces?
    25km, 48km e 30km

  17. #37

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Não, as de 34dBi você só iria utilizar no enlace maior. Nos outros enlaces você usaria as de 30dBi.

    Uma idéia, não sei se funcional. Imaginemos um enlace com NSTREME Dual com dois SR71-15, ou seja, 4x4. Será que funcionaria?

  18. #38

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    O modelo do rádio é o CPT-55-C.

    Eu passei essa banda em 17 km com dish de 30 dbi com o cpt-55-c.

    Vou testar segunda-feira no ptp de 45 km; hoje estou usando dish 30 dbi + rocket m5, vou colocar os radios cpt-55-c no lugar dos rocket m5 sem mexer no alinhamento das antenas, pra testar BERTEK X UBIQUITI, os rádios estão na mão só estou aguardando os radome chegar pra fazer um serviço só.

    Vou testar, mas pela minha humilde experiência creio que vai passar MUITO mais banda que os Rocket M5.

    Vou fazer o teste de banda, ping, latência bem detalhado pra mostrar pra vocês.

    Quanto ao valor dos rádios, sim são baratos e NÃO SÃO rádios profissionais, mas garanto que é melhor que ubiquiti.

    Eu também não acreditei na conversa do vendedor que veio aqui, um rádio barato assim fazer tudo isso que ele me prometeu, tava muito estranho dai como já falei, disse que só acreditava vendo e eles me mandou gratuitamente pra teste, fiz o teste e deu certo e fiquei com 3 pares dos rádios e estou muito satisfeito com o resultado e o melhor de tudo gastando pouco $$.

    Assim que tiver o resultado dos testes posto aqui.

  19. #39

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    O modelo do rádio é o CPT-55-C.

    Eu passei essa banda em 17 km com dish de 30 dbi com o cpt-55-c.

    Vou testar segunda-feira no ptp de 45 km; hoje estou usando dish 30 dbi + rocket m5, vou colocar os radios cpt-55-c no lugar dos rocket m5 sem mexer no alinhamento das antenas, pra testar BERTEK X UBIQUITI, os rádios estão na mão só estou aguardando os radome chegar pra fazer um serviço só.

    Vou testar, mas pela minha humilde experiência creio que vai passar MUITO mais banda que os Rocket M5.

    Vou fazer o teste de banda, ping, latência bem detalhado pra mostrar pra vocês.

    Quanto ao valor dos rádios, sim são baratos e NÃO SÃO rádios profissionais, mas garanto que é melhor que ubiquiti.

    Eu também não acreditei na conversa do vendedor que veio aqui, um rádio barato assim fazer tudo isso que ele me prometeu, tava muito estranho dai como já falei, disse que só acreditava vendo e eles me mandou gratuitamente pra teste, fiz o teste e deu certo e fiquei com 3 pares dos rádios e estou muito satisfeito com o resultado e o melhor de tudo gastando pouco $$.

    Assim que tiver o resultado dos testes posto aqui.
    Ainda com receio... O rádio é muuuito parecido com um Canoppy, mas creio que o "miôlo" seja totalmente diferente. Mas, cada caso é um caso.

    A pensar...

  20. #40

    Padrão Re: Preciso de um Throughput de 50 a 70mb

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    O modelo do rádio é o CPT-55-C.

    Eu passei essa banda em 17 km com dish de 30 dbi com o cpt-55-c.

    Vou testar segunda-feira no ptp de 45 km; hoje estou usando dish 30 dbi + rocket m5, vou colocar os radios cpt-55-c no lugar dos rocket m5 sem mexer no alinhamento das antenas, pra testar BERTEK X UBIQUITI, os rádios estão na mão só estou aguardando os radome chegar pra fazer um serviço só.

    Vou testar, mas pela minha humilde experiência creio que vai passar MUITO mais banda que os Rocket M5.

    Vou fazer o teste de banda, ping, latência bem detalhado pra mostrar pra vocês.

    Quanto ao valor dos rádios, sim são baratos e NÃO SÃO rádios profissionais, mas garanto que é melhor que ubiquiti.

    Eu também não acreditei na conversa do vendedor que veio aqui, um rádio barato assim fazer tudo isso que ele me prometeu, tava muito estranho dai como já falei, disse que só acreditava vendo e eles me mandou gratuitamente pra teste, fiz o teste e deu certo e fiquei com 3 pares dos rádios e estou muito satisfeito com o resultado e o melhor de tudo gastando pouco $$.

    Assim que tiver o resultado dos testes posto aqui.

    obrigado amigo em responder so mais uma pergunta esses 98 megas com quantos pps vc esta consequindo desde ja agradeço atençao