+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    Bom dia amigos, estou desenvolvendo um aplicativo gratuito para controle de provedores que utilizam mikrotik em suas torres.
    Com meu software vocês poderão excluir clientes do hotspot, cadastrar banda, utilizar burst, e tudo que fariam com o winbox. Porém com a segurança de controle de usuários, ou seja, vocês definiriam no software o que o funcionário pode fazer "dentro" de determinada torre. Assim vocês não precisam mais passar as senhas das torres para os funcionarios e assim ter o problema de vazamento de informações para terceiros.

    Bem, o software até agora envia tudo certinho, utilizando putty ssh, porém preciso capturar as informações do mikrotik para mostrar no software, como se o cliente já está bloqueado em determinada torre, quanto de banda está atualmente, até mesmo coisas banais como quanto tempo a torre está ligada sem reiniciar, trafego atual. Então venho aqui pedir ajuda de vocês, para poder terminar meu software.

    Como consigo receber informações via putty? Enviar está pronto, porém preciso "pegar" as informações e jogar no software, acabei empacando nesse ponto.

    Alguém poderia me ajuda nessa empreitada?

    Abraços
    E Obrigado por ter esse texto longo. rsrs

  2. #2

    Padrão re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    Cara, configurar script em mk não é minha praia, mas só pra te aguçar a curiosidade (rsss) você pode coletar as informações do mikrotik e salvar num arquivo, normalmente um .txt mesmo dentro do próprio mikrotik e aí você baixa esse arquivo para onde você quiser. Ou seja, você conseguirá as informações sim. Mas como fazer eu não sei te dizer. Vou ficar te devendo.

  3. #3

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    cara esta também não é minha praia, mas como me interesso bastante por Mikrotik eu vi neste mesmo fórum que algumas pessoas utilizaram o woodssh e outros utilizaram API, esta ultima tem documentação no próprio site da Mikrotik.

    Boa sorte.

  4. #4

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    Olá...

    Não sei se isso resolveria, mas seguindo a ideia do colega acima, voce pode dar o comando "print file=" do que voce quiser. Exemplo:

    /interface wireless registration print file="registration"

    Isso vai criar um arquivo .txt no mikrotik, que voce pode trazer para seu pc atraves de ftp...Acho que tem um modo de transferir arquivos por ssh direto do Putty também...

    Uma rápida pesquisa nisso aí acho que lhe dará o resultado esperado..


    Aguardo retorno de sucesso ou fracasso do método

    Abraço!

    Editado:

    Depois com o txt no seu pc voce pode fazer um filtro nele e extrair o que necessita, por exemplo sinal de um cliente específico, ou pode dar o comando com filtros direto nele. Ex:

    /interface wireless registration print file="joao" where comment="Nome do Cliente"
    Última edição por irschneider; 01-06-2012 às 09:23. Razão: Maiores informações

  5. #5

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    Citação Postado originalmente por alyssonbmx Ver Post
    acompanhado
    Recomendo o colega utilizar a ferramenta "acompanhar tópico".

    Citação Postado originalmente por hotel Ver Post
    ...eu vi neste mesmo fórum que algumas pessoas utilizaram o woodssh e outros utilizaram API, esta ultima tem documentação no próprio site da Mikrotik.
    Está no caminho

    Citação Postado originalmente por irschneider Ver Post
    Isso vai criar um arquivo .txt no mikrotik, que voce pode trazer para seu pc atraves de ftp
    FTP não é um protocolo seguro, pois passa informações "text clear".

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    muito interessante, estarei acompanhando.
    Recomendo o colega utilizar a ferramenta "acompanhar tópico".

    Citação Postado originalmente por mpsbr2004 Ver Post
    Alguém poderia me ajuda nessa empreitada?
    Sim. Desenvolvi scripts[1] para "conversar" com MikroTik RouterOS, usando SSH. Os detalhamentos do código podem ser obtidos em outro tópico[2]. E não só vale para MikroTik RouterOS, mas até para AirOS[1][3] ou qualquer ativo que possua o serviço SSH em execução (considerando as devidas credenciais de acesso).

    Na solução é utilizado Python e Paramiko, sendo portanto uma alternativa multiplaforma, ou seja, roda no Microsoft Windows, no Apple MacOS, nos milhares de flavors GNU/Linux, derivados *BSD, etc.

    Enfim, o que vocês precisam, já compartilhei aqui no Under-Linux. Espero ter ajudado a todos

    [1] https://under-linux.org/f291/procedi...82/#post618360
    [2] https://under-linux.org/f143/registrando-log-149969/
    [3] https://under-linux.org/f307/comando...-40mhz-152833/

    Saudações,

    Trober

  6. #6

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    voces estao querendo reinventar a roda, quadrada ainda...

    mikrotik possui uma interface, API, que voce faz o controle TOTAL .. sem precisar ficar amarrando as coisas...


    sendo via ssh ou qualquer outro meio (sem ser API), o software vai se tornar trabalhoso, cliente migra da versao 5.16 para 5.17, voce vai ter que adaptar alguma coisa ...

    entao minha sugestão é utilizar o API, alem de ser mais rapido !!

  7. #7

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voces estao querendo reinventar a roda, quadrada ainda...

    mikrotik possui uma interface, API, que voce faz o controle TOTAL .. sem precisar ficar amarrando as coisas...


    sendo via ssh ou qualquer outro meio (sem ser API), o software vai se tornar trabalhoso, cliente migra da versao 5.16 para 5.17, voce vai ter que adaptar alguma coisa ...

    entao minha sugestão é utilizar o API, alem de ser mais rapido !!
    Oi Alexandre

    Como sempre, enriquecendo tópicos com suas colaborações.

    API são interessantes em tem considerável funcionalidade, mas não se tem controle total. Tem-se mais controle com console do MikroTik RouterOS, conforme afirma[1] a própria MikroTik.

    Through API it is not possible to create new variables
    Find command have many constructs that are part of scripting, thus not available through API
    Ainda assim, sua sugestão é muito valiosa, e altamente recomenda ao colegas que não precisam das mesmas funcionalidades providas no console do MikroTik RouterOS.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/API_command_notes

    Saudações,

    Trober

  8. #8

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    Trober, sei disso..

    mas pelo API é possivel gerenciar quase tudo entao... e que nao se faz falta o que nao tem..

    e o que NAO tem pode ser tratado de uma forma diferente, vc captura pelo API, trata no software/script.. e manda de volta para o mikrotik...

    so de ter migrado minhas integrações aqui para o API, consegui reduzir 80% de consumo de cpu em todos os envolvidos (mikrotiks e servidores).

  9. #9

    Padrão Re: Capturar Informações MikroTik Via SSH (putty)

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Trober, sei disso..

    mas pelo API é possivel gerenciar quase tudo entao... e que nao se faz falta o que nao tem..

    e o que NAO tem pode ser tratado de uma forma diferente, vc captura pelo API, trata no software/script.. e manda de volta para o mikrotik...
    Bacana

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    so de ter migrado minhas integrações aqui para o API, consegui reduzir 80% de consumo de cpu em todos os envolvidos (mikrotiks e servidores).
    Gostei dessa informação sobre redução do consumo de CPU

    Aqui eu não uso API pois as redes de meus clientes são híbridas. Tem RouterOS, AirOS, e outras tantas alternativas menos populares. Mas agora, com essa informação sobre consumo, farei considerações sobre gerenciamento de ativos da MikroTik, usando o SSH para situações de limitação das API.

    Muito grato pela informação.

    Abraço,

    Trober

  10. #10

    Padrão Re: Capturar Informações Mikrotik Via SSH (putty)

    voce pode ter 2 classes de trabalho.. com API e com SSH..

    a SSH voce utiliza para o ubiquiti.. API para o mikrotik !!