Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roubo de Nanostation !!!

    Pessoal, boa noite!

    Bom aqui em Natal-RN está surgindo uma nova moda de roubos, e está diretamente relacionada a nós, que é ROUBO DE NANOSTATION. Acontece que esses FDP parece que descobriram que a nano vale algum coisa e estão roubando, abri o tópico para discutir algumas contra-medidas que poderemos fazer.

    O que estou fazendo aqui é desabilitar o botão de reset, para que se roubarem não conseguirem resetar a nano e ai ter acesso as suas configurações, por que dessa forma eles até podem roubar, mas não acharão mercado para vender nanos que não podem ser configuradas, desmotivando assim esses FDP, por que quem rouba nano na casa de clientes tem receptador certo para a mesma CERTEZA.

    Sem punir o cliente, existe mais alguma alternativa que poderemos fazer? Nas configurações da nanostation tem a opção de colocar um ddns, porém isso só iria funcionar se o cara colocasse ela na internet, e como ela vai estar com o botão de reset desativado ele só poderia conectar a mesma na nossa rede ou não?

    Outra coisa, alerto para qualquer tópico relacionado ao botão de reset seja visto com bastante atenção, para não passar informações de forma fácil para esses FDP. Alguém tem mais alguma ideia?

  2. #2
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pessoal, boa noite!

    Bom aqui em Natal-RN está surgindo uma nova moda de roubos, e está diretamente relacionada a nós, que é ROUBO DE NANOSTATION. Acontece que esses FDP parece que descobriram que a nano vale algum coisa e estão roubando, abri o tópico para discutir algumas contra-medidas que poderemos fazer.

    O que estou fazendo aqui é desabilitar o botão de reset, para que se roubarem não conseguirem resetar a nano e ai ter acesso as suas configurações, por que dessa forma eles até podem roubar, mas não acharão mercado para vender nanos que não podem ser configuradas, desmotivando assim esses FDP, por que quem rouba nano na casa de clientes tem receptador certo para a mesma CERTEZA.

    Sem punir o cliente, existe mais alguma alternativa que poderemos fazer? Nas configurações da nanostation tem a opção de colocar um ddns, porém isso só iria funcionar se o cara colocasse ela na internet, e como ela vai estar com o botão de reset desativado ele só poderia conectar a mesma na nossa rede ou não?

    Outra coisa, alerto para qualquer tópico relacionado ao botão de reset seja visto com bastante atenção, para não passar informações de forma fácil para esses FDP. Alguém tem mais alguma ideia?

    A que ponto chegamos hein.....
    Infelizmente só o que pode ser feito pra dificulta o aproveitamento é isso que vc ja faz desabilitar o botao reset,mais eu penso que quem ja encomenda esse tipo de furto deve ter conhecimento de TFTP

    Eu aqui achei que morava em uma cidade sem lei...PUTS

  3. #3

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Mas o TFTP é ativado utilizando o botão de reset na inicialização não é? |Dessa forma estaria também inabilitada essa função.

  4. #4
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Mas o TFTP é ativado utilizando o botão de reset na inicialização não é? |Dessa forma estaria também inabilitada essa função.

    Tche eu nunca testei mais ja li material a respeito aqui no proprio under sobre subir por TFPT com botao reset desabilitado

    da uma olhada nesse post em especial na ultima pagina la esta como é possivel subir o firmware via TFTP com botao reset desabilitado


    https://under-linux.org/f170/resetar...02/index5.html

  5. #5

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Mas o TFTP é ativado utilizando o botão de reset na inicialização não é? |Dessa forma estaria também inabilitada essa função.
    Errado, pois para habilitar o TFTP, voce precisa ligar o nano com o botão reset pressionado, então antes mesmo de carregar qualquer configuração que habilita ou desabilita alguma coisa, ele ja estara em modo TFTP

  6. #6

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Acho que é MENTIRA desses ai, e achei o tópico muito suspeito.

  7. #7

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Citação Postado originalmente por speedconnection Ver Post
    Errado, pois para habilitar o TFTP, voce precisa ligar o nano com o botão reset pressionado, então antes mesmo de carregar qualquer configuração que habilita ou desabilita alguma coisa, ele ja estara em modo TFTP
    Nossa, se for assim mesmo não serve de muita coisa essa função, mas tenho dúvidas quantoa sua afirmação, por que até o TFTP é uma função do aparelho.

  8. #8
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Se algum dos colegas tiver realmente CERTEZA se é possivel ou não subir firmware por TFTP com o botão reset desabilitado posta ai pois pra variar fiquei na duvida de novo,eu vo acaba desabilitando o botão reset da minha AriGrid só pra ver .....

  9. #9

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    essa opção de "enable reset button" nao desativa o botao de reset da NANO.. !!


    ele apenas desativa a opção de poder usar o RESET que tem na FONTE (algumas fontes da ubnt possuem o botao de RESET acoplado nela).

  10. #10

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    ... e da pra subir via tftp :P

  11. #11

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    tb pelo ke li sim isso mesmo ha kualker coisa ke se troca nos cabos n sei bem o ke nos pinos de alimentação RJ45 da NANO ke faz reset nela sim... aqui em protugal acho que ninguêm liga a nanos e n as vai buscar ao telhado. LoooooL

  12. #12

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Pelos testes que fiz aqui, sim, o botão reset do aparelho não funciona quando desabilitado, e também sim, o modo tftp pode ser habilitado mesmo quando desabilitado, pois como disse nosso amigo speedconnection, ele é utilizado antes do sistema subir.

  13. #13

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Oi,

    Há uma maneira para conseguir identificar onde está a nanostation, pode criar um servidor de VPN PPTP e configurar a nanostation como cliente pptp.

    Quando quem roubou as nanos tentar ligar em casa no router para fazer reset e configurar a nano liga-se ao servidor PPTP e conseguem saber o ip de onde essa nano se ligou.

  14. #14

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    pelo ke li por ai alguêm tem coragem azer estes testes em aparelho M?

    e vr se com essas coisas desabilitadas faz reset, que é o seguinte fazer tipo uma puxada de um dos pinos positivos ou seja 4 ou 5 e ligar num de dados kualker ou testar 1 a 1 e ver em kual faz reset ou se faz em todos isto é puxar o positivo para um dos pinos de dados 1 2 3 ou 6, Minha Rocket M5 a tempoos resetou sozinha não sei pk mas tenho tudo habilitado por enkuanto...

    fonte deste tipo de Reset:http://dren.dk/mreset.html

  15. #15

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Gente muita informação sobre habilitar nano por tftp daqui a pouco todo mundo sabe ai ferrou ,eu ja usei e funciona ,mas na é bom ficar dando muita dica nao se nao ai sim vai virar moda roubar nanos .

  16. #16
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    TFTP não fica no bootloader? À menos que bootloader dependa da memória modificável (o que não vejo como um design eficiente), pode sim trocar o firmware.

    O problema, é que sempre terá que ter uma porta de saída...
    Senão você mesmo fica preso. Talvez a solução seria o bootloader depender de algo externo para trocar a ordem de boot, como uma chave, mas isso já necessitaria de modificação do hardware.
    Bem, é uma ideia... se implementarem resolve os problemas do reset.


    É, descobriram os APs...

  17. #17

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Tempos atras vi um tutorial no youtube de como fazer o
    conserto do botão reset, com tecnicas de eletronica. Não tenho o link.
    Penso que quem estiver receptando os Nanostation e estes estiverem
    com o botão desabilitado ou quebrado. Há vera sempre uma forma
    de reverter o problema, seje com o software (bootloader) ou no
    hardware (abrindo fisicamente o aparelho e fazendo uma ligação direta).
    Receptar um Nanostation e fazer uns testes para consertar o botão de
    reset a um preço baixo, por ser um produto de roubo vai ser facil.
    Então espero que o roubo de Nanostation não venha esta moda por aqui ou que não se espalhe.
    Sorte por ai fera nos seus Nanostation.



  18. #18

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Pois é, acabou o ''tiro'' saindo pela ''culatra'', foi passado bastante informação nesse tópico, uma mão cheia para esses FDP.

    Mas tudo bem, as vezes o prejuízo faz parte do negócio.

  19. #19

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Bom... pode até ser que desligar o reset vai impedir do ladrão de revender o nano mas acho que o ideal seria você dificultar o furto em si...
    Dependendo de onde está instalado o Nano, se for aquele suporte chumbado na parede dá pra fazer um isolamento, esconder um fio da rede que será ligado no tubo do suporte do nano e você liga a tubulação na rede 110 ou 220V diretamente... O ladrão vai tomar choque se tocar no tubo... e claro que você colocaria uma chave ou disjuntor escondido ou dentro de uma caixa com cadeado quando precisasse fazer manutenção...
    Se for torre fica mais complicado mas da pra colocar arame farpado na base até uma certa altura pra que nem de escada da pra subir... mas complica pra você fazer manutenção depois...
    Se for torre também ou muda pra um terro mais seguro como o quintal ou sob um prédio ou faz cerca elétrica em volta, coloca câmera de segurança falsa(ou verdadeira)...
    Se colocasse câmera verdadeira, com DVR gravando e mais o fio de choque no tubo, por favor não esqueça de postar o vídeo do ladrão sendo eletrocutado... hauahuahauhauahaua
    Rock! Sds!

  20. #20

    Padrão Re: Roubo de Nanostation !!!

    Mais uma coisa... não sei se eletrificar o tubo vai danificar o comprometer o funcionamento do nano... mas que vai danificar e comprometer o ladrão aaaaaa isso vai... hauhauahauhauah