+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Salve salve amigos da Under-linux

    Atualmente ai no provedor me apeguei com a linha NanoStation, Tanto o Normal como o Loco, para a utilização em clientes.
    Acho que a qualidade fica muito boa, mas os NanoStations em locais acima de 2,5 km da Repetidora o Sinal não fica bom, ccq comeca a cair e talz.

    A muito Tempo comprei umas 50 Airgrids das normais, que deu problemas em quase 90% delas, ou perdiam potencia, ou queimavam. Então peguei um grande receio delas, e não tenho interresse e volta a utilizar.

    Gostaria da opinião dos colegas sobre o que utilizar, atraves de custo X beneficio, principalmente, não quero voltar toda hora no cliente pra trocar radio, as opcoes que tenho em mente são:
    - Airgrid M5 HP, Essa tem queimado bastante igual a Airgrid Normal?
    - Nano Bridge 25, a melhor opção em mente até agora, mas não sei se a ponteira da bastante problema ou não;
    - Grade 22 + Bullet M5, custo jah Eleva bastante
    - Outro? Qual?

  2. #2
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Eu estou usando airgrid m5 não estou tendo problemas, tenho alguns clientes a 5 km sem problemas. As airgrid que deram problemas troquei todas praticamente na garantia, só não troquei na garantia as que abri. Se voce usar nono bridi, a ponteira tem praticamente o mesmo sistema de airgrid. Hoje raramente uma airgrid está dando problema, pelo menos por aqui.

  3. #3

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Eu estou usando airgrid m5 não estou tendo problemas, tenho alguns clientes a 5 km sem problemas. As airgrid que deram problemas troquei todas praticamente na garantia, só não troquei na garantia as que abri. Se voce usar nono bridi, a ponteira tem praticamente o mesmo sistema de airgrid. Hoje raramente uma airgrid está dando problema, pelo menos por aqui.
    pois é tbem sou aqui de SC, mas tive bastante problema, to pensando eu usar meio a meio entre airgrid HP e nano bridge,
    pois as que eu tinha aqui só não queimaram as que era HP, o restante todas

  4. #4

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    aqui uso nano loco m5 até 2.5km e acima disso airgrid m5 27 ou nanob 25

  5. #5
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Salve salve amigos da Under-linux

    Atualmente ai no provedor me apeguei com a linha NanoStation, Tanto o Normal como o Loco, para a utilização em clientes.
    Acho que a qualidade fica muito boa, mas os NanoStations em locais acima de 2,5 km da Repetidora o Sinal não fica bom, ccq comeca a cair e talz.

    A muito Tempo comprei umas 50 Airgrids das normais, que deu problemas em quase 90% delas, ou perdiam potencia, ou queimavam. Então peguei um grande receio delas, e não tenho interresse e volta a utilizar.

    Gostaria da opinião dos colegas sobre o que utilizar, atraves de custo X beneficio, principalmente, não quero voltar toda hora no cliente pra trocar radio, as opcoes que tenho em mente são:
    - Airgrid M5 HP, Essa tem queimado bastante igual a Airgrid Normal?
    - Nano Bridge 25, a melhor opção em mente até agora, mas não sei se a ponteira da bastante problema ou não;
    - Grade 22 + Bullet M5, custo jah Eleva bastante
    - Outro? Qual?
    Pois é amigo eu até agora graças a deus não tive problema com as AirGrid (São todas M5 HP) ai não se é por isso que não deram problema,eu aqui to adotando o seguinte padrão sempre que possivel por no cliente radio com antena direcional e tenho optado por AirGrid 23 dbi e em ultimo caso as 27 dbi
    Só recorro as nanoloco quando o cliente esta muito perto do AP,no maximo 1km,mais isso é opção minha pq todos sabemos que a loco funciona em distancias maiores tbm,eu tenho aqui clientes a 3Km do AP com AirGrid 23 dbi rodando 100%,tenho visto muitos post aqui mesmo no under reportando os defeitos das AirGrid eu ainda não tive problema algumas ja estao indo pro 2 aniversario sem problemas

  6. #6

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Essas AirGrid são a grande dor de cabeça da maioria dos companheiros do forum, as minhas AirGrid da 1ª serie praticamente não sobro uma de algo em torno de 100 unidades, todas com perca de potencia que não associa mais aos Aps e ficam inutilizadas. Agora oque mais me indiguina é que os tal dos Engenheiros da UBNT não conseguem daze um esquema nas AirGrid e NanoBridge que não deixe as formigas entrarem e acaba com tudo. Eu to com um cliente que ja troquei 4 dipolos AirGrid e passo silicone pra tudo que é lado e parece que não resolve. Ja perdi uns 30 dipolo de AirGrid HP. Será que é tão dificil resolve esse problema, desafio aqui no Forum quem do companheiros tem 5 bridges dos famosos Ovislink 5460AP queimados por infestação de formigas.

  7. #7

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Citação Postado originalmente por atiinformatica Ver Post
    Essas AirGrid são a grande dor de cabeça da maioria dos companheiros do forum, as minhas AirGrid da 1ª serie praticamente não sobro uma de algo em torno de 100 unidades, todas com perca de potencia que não associa mais aos Aps e ficam inutilizadas. Agora oque mais me indiguina é que os tal dos Engenheiros da UBNT não conseguem daze um esquema nas AirGrid e NanoBridge que não deixe as formigas entrarem e acaba com tudo. Eu to com um cliente que ja troquei 4 dipolos AirGrid e passo silicone pra tudo que é lado e parece que não resolve. Ja perdi uns 30 dipolo de AirGrid HP. Será que é tão dificil resolve esse problema, desafio aqui no Forum quem do companheiros tem 5 bridges dos famosos Ovislink 5460AP queimados por infestação de formigas.
    Isso que é foda, aqui a gente gosta de instalar e nunca mais voltar,

    Eu vou arriscar em meio a meio com AirgridM5 HP e NanoBridgeM5, e ver os resultados...

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Isso que é foda, aqui a gente gosta de instalar e nunca mais voltar,

    Eu vou arriscar em meio a meio com AirgridM5 HP e NanoBridgeM5, e ver os resultados...

    Eu tive problemas com as primeiras airgrid, como já reportei troquei todas, então não tive muito prejuízo.
    Quanto a formigas, eu tambem por inexperiência nas primeiras tive problemas, depois comecei a siliconar a borrachinha (plastico) que veda o cabo na entrada da airgrid, bem como os tres benditos furinhos da parte de baixo, nunca mais vi formigas. E olhe que temos um montinho de airgrid instalada nos clientes. Um cliente meu mão de vaca fez um ponto a ponto da casa dele com o escritório com nano bridge. Oito meses queimou a primeira, 10 meses queimou a segunda, colocou mais duas novas, já faz uns 6 meses. Mas devo ter uns tres nano bridge em clientes que já faz mais de ano que tá rodando sem problemas. Essa história de cabo blindado atterramento, fiz isso em um cliente e memo assim uma airgrid m5 queimou. Então é só rezando mesmo. Mas eu opto pela Airgrid M5 pela praticidade. Se queimar a ponteira eu troco na garantia, e pra trocar no cliente é rápido.
    Também não gostamos de ficar voltando em cliente. Nosso lema é instalar e quando voltar lá provar pro cliente que o problema é o micro dele e indicar uma assistência.

  9. #9

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    o problema das airgrids felizmente foi solucionado
    eu fui 1 que perdir em torno de 60 ponteiras, mais todas troquei com o fornecedor
    depois disso nunca mais tive problema com airgrid, uso sem medo

  10. #10

    Padrão Re: Radio para Cliente Distante da repetidora (acima de 2.5 km)

    Amigo, temos aqui no provedor que eu trabalho um cliente usando AirGrid M5 HP com grade de 27dbi a 13.2KM de distancia, na base nós temos uma NanoStation M5 e o cliente se conecta a mesma com -75 de sinal, nós ultilizamos a antena de 27dbi em todos os clientes de 5km+ da torre e funciona perfeitamente, conseguimos entregar 10MB para esse cliente a 13.2KM de distancia perfeitamente com mais 5 clientes conectados nessa nanostation

    E, dificilmente temos problema com ponteiras de airgrid M5 HP, são 2 ponteiras com problema a cada 50 ponteiras compradas mais ou menos...