+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid faz download por conta

    Olá Pessoal !

    estou tendo um problema com meu servidor que já não sei o que eu faço mais...

    nos gráficos do MRTG, a interface LAN tem picos de 3 - 5 megas, já na interface WAN dá picos de 20 megas...

    já bloqueei o acesso externo com iptables, o tráfego é todo gerado na LAN...

    fazendo alguns testes aqui, percebi que quando inicio o download de 1 video no youtube, através do iftop eu consigo ver que o download consome aproximadamente 5 - 8 megas da minha conexão, sendo que o usuário é limitado pelo HTB em 1 mega.

    os IPs que o iftop dá, são todos servidores do google... por ex. digito no navegador: 173.194.27.242 e vai para o google...


    Pelo que estou percebendo, o squid tá fazendo download por fora do HTB (com a banda disponível) e mandando para o cliente a 1 mega...

    teria alguma maneira de o squid respeitar o HTB ?

    Obrigado!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Squid faz download por conta

    Uma pergunta este servidor com squid e htb estao em uma mesma maquina? ja pensou em fazer o cache em maquina separada e colocar em paralelo, outra fato que pode esta ocorrendo e invacao do seu cache entao verifique se nao esta sendo usado seu server para cache externo.

  3. #3

    Padrão Re: Squid faz download por conta

    Mas esse é um comportamento normal, o Squid baixar a toda velocidade e entregar ao seu cliente na velocidade limitada por você. Se quiser mudar esse cenário, coloque o Squid em uma máquina separada, em paralelo e crie uma queue no HTB para limitar a velocidade dele à Internet. Mas aviso-lhe: se tiver 20 clientes baixando arquivos e o Squid pegando os mesmos na Internet, vai gerar uma lentidão fora de sério, pois o Squid vai estar saindo a 1Mb.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  4. #4

    Padrão Re: Squid faz download por conta

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Uma pergunta este servidor com squid e htb estao em uma mesma maquina? ja pensou em fazer o cache em maquina separada e colocar em paralelo, outra fato que pode esta ocorrendo e invacao do seu cache entao verifique se nao esta sendo usado seu server para cache externo.
    O squid está na mesma máquina do HTB
    No sarg aparece apenas IP da rede local... acredito que não seja invasão!

    Eu queria que o squid fizesse download conforme a velocidade limitada do usuário que está pegando... e também, não gostaria de colocar em máquina separada.

    Existe alguma configuração no squid para isso ?