+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Blindagem interna no circuito de RF

    Ola!

    Pessoal, tenho visto soluções novas e antigas também, que não conta com aquela chapa metalica protetora no circuito de RF da placa. Tem uma marca nacional aí que muitos conhecem aqui do Forum, q não vou citar a marca, que por exemplo nao usa placas com circuito RF blindado. Isso influencia em alguma coisa, na opinião de vocês? Aqui por exemplo eu tava com clientes com a taxa oscilando, e eu sem saber porque, já q os parâmetros de sinal aparentemente tavam todos ok. Fiz então dois testes, colocar o AP do cliente dentro de casa e trocar por outro AP que possui blindagem no circuito, coicidência ou não, em ambos casos resolveu o problema. Pra mim, essas placas, radinhos avulsos e CPE's que não vêm com aquela chapa furadinha cobrindo o circuito de RF, não presta, recebem muito mais interferência em cima do circuito, aumentando o nível de ruído. Como nas opções testadas por mim nenhum dos radios tem como ver o "noise floor", então fiquei só na suposição. Queria muito ver se o "noise floor" desses rádios é mais baixo do que de um modelo "Blindado".

    Abraço!

  2. #2

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    com certeza a blindagem do circuito RF eh necessária...

  3. #3

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    É necessária, mas ta cheio de solução pra provedor aí, CPE's recentes por exemplo, que o circuito RF é todo aberto! Não vou citar a marca que vi isso, num produto recente, porque não quero queimar filme de ninguém. A marca é nacional, só posso dizer isso.

  4. #4

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    Não é porque alguém não usa que se torna desnecessária. A blindagem sozinha não é responsável por muita melhoria no desempenho. Questão é que pra vários usos mais brandos o custo duma mísera latinha influencia o preço final do produto de modo que torne ele menos atraente (Estou usando Elsys hoje porque é R$ 8 mais barato que os TPLink que usava ano passado). Mas enfim, pra alto desempenho, pra rodar em qualquer cenário ruidoso, pra otimizar a vida útil, blindagem é precaução, dizem que o precavido dorme melhor.
    (Acabei de trocar o chipset de uma placa porque apareceu um furo no meio dele, saltou uma faísca de alta tensão da fonte e torrou ele, se tivesse blindagem (Como as outras 2 placas, uma mais longe e 1 mais perto) a carcaça metálica teria absorvido isso. Já providenciei uma latinha por cima pra isso não se repetir. Alias, até temperatura é um problema, num equip. de ponto que trabalhava alguns paineis (LCD) nuns locais queimavam seguido, fonte muito proxima (Mas não chaveada, eram reguladores lineares que só esquentam), passamos a colar uma lata atras, com cola quente, e problema resolvido)

  5. #5

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    Em momento algum to questionando se é desnecessário, to falando que é necessário, é uma precaução, como vc disse, mas tem fabricante aí falando maravilhas de seu produto e não tem uma mísera chapa metalica cobrindo o circuito de RF. Como a concorrência é ferrenha, até nisso economizam.

  6. #6

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não é porque alguém não usa que se torna desnecessária. A blindagem sozinha não é responsável por muita melhoria no desempenho. Questão é que pra vários usos mais brandos o custo duma mísera latinha influencia o preço final do produto de modo que torne ele menos atraente (Estou usando Elsys hoje porque é R$ 8 mais barato que os TPLink que usava ano passado). Mas enfim, pra alto desempenho, pra rodar em qualquer cenário ruidoso, pra otimizar a vida útil, blindagem é precaução, dizem que o precavido dorme melhor.
    (Acabei de trocar o chipset de uma placa porque apareceu um furo no meio dele, saltou uma faísca de alta tensão da fonte e torrou ele, se tivesse blindagem (Como as outras 2 placas, uma mais longe e 1 mais perto) a carcaça metálica teria absorvido isso. Já providenciei uma latinha por cima pra isso não se repetir. Alias, até temperatura é um problema, num equip. de ponto que trabalhava alguns paineis (LCD) nuns locais queimavam seguido, fonte muito proxima (Mas não chaveada, eram reguladores lineares que só esquentam), passamos a colar uma lata atras, com cola quente, e problema resolvido)
    Posso estar falando bobabem, mas pelo que li esse Elsys é um Tp-Link oem, entao tá justificado o preco mais baixo, já que a Elsys passaria a trazer o produto com sua marca, e nao ficariamos na mao da distribuidora baiana que traz (o que quer e como quer) os Tp-Links reais.

    Aqui os Tp-Links tem um preco bom (para lojista), porque tem um único distribuidor exclusivo que traz quase toda a linha da Tp-Link, só nao digo tudo porque um ou outro modelo nao tem (pode ser uma falta momentânea de estoque).

  7. #7

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    Intelbras que é "TPLink-OEM", a Elsys tem placas diferentes. Não sei se são projetos próprios (Diagrama), mas a PCB é diferente de todas as outras CPE's que temos no mercado.

    Por exemplo TPLink/Intelbras é alumínio cortado a laser na antena, Elsys é placa de fenolite/fibra corroída, não parece mas em alta quantidade o alumínio cortado a laser é uma solução mais barata, isso muda a qualidade final (Sujeição a erros por oxidação do cobre, por exemplo) mas o custo é o mesmo. Talvez a blindagem interna hoje esteja nesse nível, tem mosfets e CI's pra RF beeeeem superiores ao que tínhamos a 10 anos atras, de modo que podem ter o mesmo desempenho (De componentes antigos) sem blindagem.

    Acho que esses fabricantes sem blindagem nem nada especial (Citei Elsys) não pretendem posicionar esse equipamento como de alto-desempenho, e sim como equipamento popular, e equipamento popular pode ter RMA alto que ninguém liga muito se for barato.

  8. #8

    Padrão Re: Blindagem interna no circuito de RF

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Intelbras que é "TPLink-OEM", a Elsys tem placas diferentes. Não sei se são projetos próprios (Diagrama), mas a PCB é diferente de todas as outras CPE's que temos no mercado.

    Por exemplo TPLink/Intelbras é alumínio cortado a laser na antena, Elsys é placa de fenolite/fibra corroída, não parece mas em alta quantidade o alumínio cortado a laser é uma solução mais barata, isso muda a qualidade final (Sujeição a erros por oxidação do cobre, por exemplo) mas o custo é o mesmo. Talvez a blindagem interna hoje esteja nesse nível, tem mosfets e CI's pra RF beeeeem superiores ao que tínhamos a 10 anos atras, de modo que podem ter o mesmo desempenho (De componentes antigos) sem blindagem.

    Acho que esses fabricantes sem blindagem nem nada especial (Citei Elsys) não pretendem posicionar esse equipamento como de alto-desempenho, e sim como equipamento popular, e equipamento popular pode ter RMA alto que ninguém liga muito se for barato.
    Valeu pela correcao Rubem