+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em enlace + compartilhamento

    Olá amigos, sou super novo no fórum e na área de wireless,e gostaria da ajuda de vocês!

    vejam bem...

    estou montando um ponta-a-ponto, dessa forma; A>B.

    O ponto A = torre 2MT + um servidor MK-PC ( licença comprada lvl 5 ) + RB 1100 + Nanobridge M5 22+ link de 4MB + ADSL de 50MB

    O ponto B = torre 2MT + Nanobridge M5 22+ 2 RB´S 493 ah + 3 XR2 + 3XR5+ 6 Paineis 120 de 17bdi da Hyperlink + 2 Nobrek DC da TP NET + bateria de 70a.

    Existe uma diferença entre os pontos A e B, o ponto A se encontra numa torre,sobre um telhado de uma residencia,que fica á +/- 9Mt do solo,enquanto o ponto B,fica sobre um predio antigo,de 5 andares,que tem +/- 20MT com relação ao solo,lembrando que sobre os dois pontos existe torre uma torre de 23MT, a visada é 100%, a distancia é de menos de 1KM.

    Pretendo pendurar no maximo 25 clientes por cartão,pensando em usar 2.4 e 5ghz,pra tentar diminuir a interferencia,

    poderiam me dizer se realmente estou com os equipamentos certos, e se terei problemas com quedas,lentidão e ping ?

    caso não seja uma boa configuração, oque recomendam?

    desde já, muito obrigado!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    25 users por cartão e muito voce vai ter problemas ,ainda mas se for bandas altas os unicos aps que suportam isto são os rockets .
    ou wavion .
    nanostation 16dbi ja pendurei 30 users com banda de 1 mega sussa .
    ja para gerenciamento aconselho voce a comprar um software mas robusto como myauth 3 ou mkauth.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Ranaell Ver Post
    Olá amigos, sou super novo no fórum e na área de wireless,e gostaria da ajuda de vocês!

    vejam bem...

    estou montando um ponta-a-ponto, dessa forma; A>B.

    O ponto A = torre 2MT + um servidor MK-PC ( licença comprada lvl 5 ) + RB 1100 + Nanobridge M5 22+ link de 4MB + ADSL de 50MB

    O ponto B = torre 2MT + Nanobridge M5 22+ 2 RB´S 493 ah + 3 XR2 + 3XR5+ 6 Paineis 120 de 17bdi da Hyperlink + 2 Nobrek DC da TP NET + bateria de 70a.

    Existe uma diferença entre os pontos A e B, o ponto A se encontra numa torre,sobre um telhado de uma residencia,que fica á +/- 9Mt do solo,enquanto o ponto B,fica sobre um predio antigo,de 5 andares,que tem +/- 20MT com relação ao solo,lembrando que sobre os dois pontos existe torre uma torre de 23MT, a visada é 100%, a distancia é de menos de 1KM.

    Pretendo pendurar no maximo 25 clientes por cartão,pensando em usar 2.4 e 5ghz,pra tentar diminuir a interferencia,

    poderiam me dizer se realmente estou com os equipamentos certos, e se terei problemas com quedas,lentidão e ping ?

    caso não seja uma boa configuração, oque recomendam?

    desde já, muito obrigado!


    Amigo tem muito material sobre como começar um provedor,

    vc deve usar o que cabe no seu bolso sem esquecer da qualidade

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    25 users por cartão e muito voce vai ter problemas ,ainda mas se for bandas altas os unicos aps que suportam isto são os rockets .
    ou wavion .
    nanostation 16dbi ja pendurei 30 users com banda de 1 mega sussa .
    ja para gerenciamento aconselho voce a comprar um software mas robusto como myauth 3 ou mkauth.


    entendo...

    eu tenho 4 Rockets m5 airmax 500mw 5,8ghz, seria um por antena?? qual as antenas mais indicadas pra esses Rockets e se quiser tipo uns 300 clientes pendurados,teria que ter 10 Rockets na torre? será que não teria muita interferência???

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    o rocket ate uns 60 com planos de 1 mega vai de boa ,antena eu ja sou fan da de 17 dbi.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o rocket ate uns 60 com planos de 1 mega vai de boa ,antena eu ja sou fan da de 17 dbi.
    Naldo864!

    então vc acha que esses paineis que tenho da Hyperlink 120 de 17Bdi,vão bem nesse projeto?

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    vão funcionar bem .

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    vão funcionar bem .

    Naldo

    vou colocar assim na torre:

    1- NanoBridge M5 22Dbi recebendo link
    4- Rocket M5, ligando
    4- Antenas Setoriais 5GHZ AirMax Base Station, 20dBi, 90deg
    todos ligados em 1- RB 493AH

    acha que consigo pendurar uns 30 clientes por painel?

    tenho tbm as Hyperlink 2,4,com mini pci, mas não vou usar por enquanto.

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    começa com a rb mas depos quando tiver uns 100 clientes muda para servidor ok.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    começa com a rb mas depos quando tiver uns 100 clientes muda para servidor ok.
    eu tenho um servidor,vc acha que deveria instalar uma distri linux com o my auth rodando?
    Tbm tenho mais 2 maquinas i5 com hds grandes,queria usar pra o cache,oq me recomenda instalar no servidor?

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    usa o myauth 3 complugin na mesma maquina e show de bola para iniciar um provedor

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    usa o myauth 3 complugin na mesma maquina e show de bola para iniciar um provedor

    Naldo, obrigado pela ajuda.

    seguindo oq vc disse,farei assim:

    torre A:
    com
    NanoBridge M5 22Dbi (enviando o link)
    servidor mk (fazendo loadbalance)
    servidor cache full
    servidor my-auth (autenticando

    torre B:
    com NanoBridge M5 22Dbi (recebendo link)
    4 Rockets M5, ligando
    em 4 Antenas Setoriais 5GHZ AirMax Base Station, 20dBi, 90deg
    em RB 493AH + nobreak tp net+ bateria de 70a

    oq acha?

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    myauth 3 é show mesmo, conheço o Patrick ele é meu vizinho de cidade, o sistema roda sem problemas

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    myauth 3 é show mesmo, conheço o Patrick ele é meu vizinho de cidade, o sistema roda sem problemas
    então acho q não terei muitos problemas com esse site,se conseguir pendurar futuramente 250 pessoas nesses rockets,já está de bom tamanho,ai eu posso levantar mais umas 3 torres e repetir o sinal, acha que rodaria bem?

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Comece pelo principio básico de "Henry Ford"

    "utilize o que tem antes de dar saltos maiores em investimento

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Comece pelo principio básico de "Henry Ford"

    "utilize o que tem antes de dar saltos maiores em investimento
    concordo com vc, eu já tenho esses equipamentos,só preciso adquirir os base station airmax.

  17. #17
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    começar sem ter conhcimento é queimar o filme de provedor a radio, mais do que ja é queimado por falta de conhecimento e qualidade,

    estudamos investimos, pagamos impostos, pagamos caro em link,contratamos, damos tudo, noites, finais de semanas, para melhorar e ter qualidade ai sempre tem alguém com velox, e omni, sem nenhum conhecimento querendo vender, ai o cliente instala, depois vê que é ruim, nunca mais ele instala outro provedor a radio, e hoje ainda tem o 3g

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    começar sem ter conhcimento é queimar o filme de provedor a radio, mais do que ja é queimado por falta de conhecimento e qualidade,

    estudamos investimos, pagamos impostos, pagamos caro em link,contratamos, damos tudo, noites, finais de semanas, para melhorar e ter qualidade ai sempre tem alguém com velox, e omni, sem nenhum conhecimento querendo vender, ai o cliente instala, depois vê que é ruim, nunca mais ele instala outro provedor a radio, e hoje ainda tem o 3g


    olha,procuro informação,ajuda e to estudando vários assuntos relacionado,mas é que mesmo estudando,gera duvidas,e algumas informações nós só teremos perguntando para quem colocou em pratica,se perguntar para vendedor ou loja de equipamentos, eles respondem tudo aquilo que você quer ouvir, mas...não dizem oq realmente você precisa saber,estou super preocupado com a qualidade dos equipamentos que vou colocar na torre,preocupado com a qualidade do sinal que vou oferecer.Como já tinha dito antes, comprei o link dedicado e vou balancea-lo com o adsl,assim que começar fazer a carta de clientes, pretendo investir ainda mais em link e em equipamentos,não quero ser mais um gatonet,ou taxado como serviço porco,ainda não tenho a licença scm,mas assim que definir oq vou colocar na torre,e os equipamentos do chão, eu vou contratar um um profissional pra me ajudar nessa burocracia, obrigado pela ajuda e por não me deixar esquecer que a qualidade vem de trabalho duro e de conhecimento.

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda em enlace + compartilhamento

    sim entendo, mas veja bem, nao adianta estar a frente de um projeto sem ter total conhecimento avançado,

    o que recomendo, antes de comprar link, comprar material é investir em um bom curso de rede, seguido de um bom curso de wireless avançado, depois claro mikrotik, ai sim, terá um no hall para dar andamento no seu projeto,
    ja vimos muitos com força de vontade, investindo em link, material, e não duram 1 ano, e ja postam aqui venda, fali isso por que ja presenciei varios da mesma forma,

    lembro qunado era novo, meus 12 ou 13 anos, minha mae me colocou na escolinha de futebol, comprou uniforme, caneleira, otima chuteira, meiao, etc, tudo bonitinho, mas eu era um perna de pau danado, mas se fosse pelo material que tinha, eu seria um ronaldinho gaucho rsr,

    não adianta ter, tem que saber, quem sabe sabe tirar qualidade até mesmo de omni