+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com ips respondendo na rede

    Pessoal to com um problema chato aqui vira e meche algum cliente fica sem acesso e ao pingar pra um ip na rede (qualquer ip) um outro responde a requisição.
    O cenário é o seguinte RB450G fazendo o controle de ip x mac e controle de banda com algumas regrinhas básicas no firewall,abaixo um print com o exemplo do problema quando ocorre.
    Alguem tem alguma ideia do que é isso?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         450g.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	65,9 KB
ID:      	40418  

  2. #2
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    voce usa ospf?

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Nao uso OSPF essa rb apenas ta fazendo roteamento de uma rede com aprox 100 clientes,as vezes isso acontece com outros ips e chega a subir o processamento da Rb.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Brother pode estar havendo um loop em sua rede !
    Quando estiver acontecendo este problema faça o bloqueio de todos os 100 clientes conectados nesta rede e vá liberando devagar até achar o cliente problemático..
    Por estes dias após uma tempestade tive o mesmo problema mas porém não uso MK,, fomos desligando a rede até achar uma ETH de um notebook de um cliente que estava causando o loop.
    Abraço !
    E a aí Marcio blz.
    Mas o loop seria camada 2 certo,no caso mesmo que eu bloqueasse tds os clientes e fosse esse o problema ele continuaria,uma coisa bem estranha é que tinhamos ip validos dentro dessa rede era um cliente e uma outra rb em bridge so pra filtrar um pouco um entroncamento entre varias ruas e acontecia que vez ou outra esse cliente com ip valido 200.xxx.xxx.xxx ficava trafegando so no rx 2,0Mbs sem nem estar usando e isso subia o processamento da rb pra 100% resolvemos isso usando netmap agora os ip ficam na rb central e no cliente usamos ip mascarado,so que agora ta acontecendo isso entre alguns ips mascarados tbm,esse probleminha ta enchendo o saco pq td hora fica cliente sem acesso...

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    E a aí Marcio blz.
    Mas o loop seria camada 2 certo,no caso mesmo que eu bloqueasse tds os clientes e fosse esse o problema ele continuaria,uma coisa bem estranha é que tinhamos ip validos dentro dessa rede era um cliente e uma outra rb em bridge so pra filtrar um pouco um entroncamento entre varias ruas e acontecia que vez ou outra esse cliente com ip valido 200.xxx.xxx.xxx ficava trafegando so no rx 2,0Mbs sem nem estar usando e isso subia o processamento da rb pra 100% resolvemos isso usando netmap agora os ip ficam na rb central e no cliente usamos ip mascarado,so que agora ta acontecendo isso entre alguns ips mascarados tbm,esse probleminha ta enchendo o saco pq td hora fica cliente sem acesso...


    Cara você pode esta sofrendo ataques na rede de ips validos.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    da uma olhada no queues. caso tenha, so em remover os mesmo ja cai a taxa de uso.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Pelo que entendi voce está distribuindo por cabo.
    Neste caso os Switches que usa sao com Vlan fixa?

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Citação Postado originalmente por adrianotaq Ver Post
    da uma olhada no queues. caso tenha, so em remover os mesmo ja cai a taxa de uso.
    Pelo contrario se eu desabilitar a queue de um cliente ele fica sem controle de banda
    Na verdade eu desabilito do arp list pra ele nao navegar...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pelo que entendi voce está distribuindo por cabo.
    Neste caso os Switches que usa sao com Vlan fixa?
    Sim a distribuição é feita via cabo,infelizmente nao estamos utilizando switch com vlan nessa rede.

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Seria interessante usar os SW com Vlan fixa. Tem os da ISPshop que sao com este recurso e praticamente pelo mesmo preco.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Pelas opinioes acho que o melhor a ser seguido e fazer a isolação dos clientes,quanto ao switch com vlan nos temos comprado o da Intelbras e twm atendido bem,mas eu ainda nao descarto a possibilidade de algum engraçadinho estar tentando clonar mac pra entar ne rede.
    Agradeço aos amigos pelas respostas se alguen tiver mais alguma ideia posso enviar mais prints do firewall.
    Abs a tds.

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Pelas opinioes acho que o melhor a ser seguido e fazer a isolação dos clientes,quanto ao switch com vlan nos temos comprado o da Intelbras e twm atendido bem,mas eu ainda nao descarto a possibilidade de algum engraçadinho estar tentando clonar mac pra entar ne rede.
    Agradeço aos amigos pelas respostas se alguen tiver mais alguma ideia posso enviar mais prints do firewall.
    Abs a tds.
    Isso mesmo, faz um mapeamento da sua rede nesses bairros e vai isolando os clientes com vlan em pontos estratégicos aqui uso rbs e após coloco alguns Switchs com vlan também uso os da intelbras são muito bons e o preço acessível.
    boa sorte na resolução do problema

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    queria te ajudar, porem estou precisando da mesma ajuda.
    caso eu encontre a solução, posto aqui.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com ips respondendo na rede

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    queria te ajudar, porem estou precisando da mesma ajuda.
    caso eu encontre a solução, posto aqui.

    Blz parceiro tamos juntos,caso eu consiga resolver posto o resultado.