+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Link de 1 MB e internet ADSL de 15 MB

    Olá, desculpem-me se errar, sou novo ainda no ramo e quero apenas aprender mais e mais.

    Tenho um provedor com uma internet ADSL de 15MB, mas ja ta enchendo e to ficando sem banda.
    Tem um cara que conheci que pode me passar um link dedicado de 1mb ou mais, mas queria saber da opinião de gente experiente:

    1º - Quantos clientes 1 MB dedicado suporta?
    2º - Ouvi falar de balanceamento, que teria como colocar o link apenas para trafego e colocar a ADSL para download, sera que teria como isso mesmo?
    3º - Se tiver como mesmo, como fazer isso? tem algum tutorial ou video-aula que poderia me ajudar?
    4º - Ouvi falar tambem de um grafico para olha o consumo de banda no Mikrotik, tem como e como fazer?


    Desde já agradeço, e peço ajuda de todos vocês!!! Muito obrigado!!!

  2. #2

    Padrão Re: Link de 1 MB e internet ADSL de 15 MB

    Vamos lá, 1 mb dedicado = 100% de banda 24hrs por dia, ADSL 15mbs geralmenta a garantia de banda é em torno de 10 a 20%, então tudo depende do tráfego da tua operadora ADSL, de quantos clientes estão ligados no teu DSLAN e bla, bla bla, a ADSL no Brasil em cada cidade é um caso, não tenho como te dizer como é o real funcionamento da tua operado, que operadora tu usa, GVT? OI? NET?

    01 - A quantidade de cliente que tu irá poder colocar nesse 1 mb vai depender dos planos que vc usa e do perfil dos teus clientes ou dá tua rede, pelo que percebo tu tem uma ADSL compartilhada não um provedor kkkk, por exemplo 5 clientes com plano de 200k já lotam esse 1mb, isso lógico que se eles usar 24hrs por dia os 200k coisa que é muito díficil, ai tua vai ter que liberar e ficar monitorando pra ver até quantos clientes isso aguenta, pode-se utilizar o sistema de BURST do MK tmb para conseguir mais clientes nesse link ed 1mb.

    02 - O que vc pode fazer é colocar uma rb750 e balancear o tráfego da ADSL e esse 1mb dedicado.

    03 - Pra isso tu vai ter que aprender a mexer um pouco com mikrotik, existe bastante material na internet e aqui mesmo no Under-Linux tem vários manuais, basta saber pelo que procurar.

    04 - Pra monitorar o tráfego da rede tu vai ter que instalar algum software, te indico CACTI ou THE DUDE, lembrando que esses softwares utilizam o protocolo SNMP então terá que ter equipamentos com o SNMP ativo, por exemplo UBNT e MK.

    Espero ter ajudado.
    Até.

  3. #3

    Padrão Re: Link de 1 MB e internet ADSL de 15 MB

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Vamos lá, 1 mb dedicado = 100% de banda 24hrs por dia, ADSL 15mbs geralmenta a garantia de banda é em torno de 10 a 20%, então tudo depende do tráfego da tua operadora ADSL, de quantos clientes estão ligados no teu DSLAN e bla, bla bla, a ADSL no Brasil em cada cidade é um caso, não tenho como te dizer como é o real funcionamento da tua operado, que operadora tu usa, GVT? OI? NET?

    01 - A quantidade de cliente que tu irá poder colocar nesse 1 mb vai depender dos planos que vc usa e do perfil dos teus clientes ou dá tua rede, pelo que percebo tu tem uma ADSL compartilhada não um provedor kkkk, por exemplo 5 clientes com plano de 200k já lotam esse 1mb, isso lógico que se eles usar 24hrs por dia os 200k coisa que é muito díficil, ai tua vai ter que liberar e ficar monitorando pra ver até quantos clientes isso aguenta, pode-se utilizar o sistema de BURST do MK tmb para conseguir mais clientes nesse link ed 1mb.

    02 - O que vc pode fazer é colocar uma rb750 e balancear o tráfego da ADSL e esse 1mb dedicado.

    03 - Pra isso tu vai ter que aprender a mexer um pouco com mikrotik, existe bastante material na internet e aqui mesmo no Under-Linux tem vários manuais, basta saber pelo que procurar.

    04 - Pra monitorar o tráfego da rede tu vai ter que instalar algum software, te indico CACTI ou THE DUDE, lembrando que esses softwares utilizam o protocolo SNMP então terá que ter equipamentos com o SNMP ativo, por exemplo UBNT e MK.

    Espero ter ajudado.
    Até.

    isso aqui é bizarro !!!
    Vamos lá, 1 mb dedicado = 100% de banda 24hrs por dia, ADSL 15mbs geralmenta a garantia de banda é em torno de 10 a 20%, então tudo depende do tráfego da tua operadora ADSL.
    link dedicado exemplo 1 mega ou 1024kbps/8=128kbps (128kbps garantia de banda tanto de down quanto de up)
    adsl 15 mega= 13560kbps 10%=1.356 kbps (garantia de banda 1.356 kbps de down ,up de adsl quase sempre é 1 mega 1024-90%102,4 kbps up

  4. #4

    Padrão Re: Link de 1 MB e internet ADSL de 15 MB

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    O melhor pra voce é pegar mais link de 15 adsl e fazer um load.
    Tenho que concorda com o colega @saber.
    Outro ADSL de 15MB vai custar menos que o dedicado. Tu vai ta perdendo no Upload, mas vai 'dobrar' tua capacidade de downloads. Se for de uma operadora diferente do adsl que tu já tem melhor ainda.

    Um ponto importante: quantos clientes tu tem pendurados ai?

    [ ]

  5. #5

    Padrão Re: Link de 1 MB e internet ADSL de 15 MB

    Mas eu iria contratar um link com um cara aqui, e ele me disse que daria pra colocar 40 clientes a 1 mb com 1 mb Dedicado Full Duplex???

    como pode isso então? se tenho planos de 512kb, quer dizer que com 1 mb dedicado da pra colocar apenas 2 clientes???