Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos já em mãos

    '- COMO EU HAVIA DITO EM UM TÓPICO, QUERO ABRIR UM PROVEDOR VIA RADIO, USANDO NANO M5 E ROCKET E BASESTATION.
    EQUIPAMENTO QUE COMPREI SÃO ESSES.

    USANDO TODOS EM CONJUNTO GOSTARIA DE SABER O QUE FALTA AINDA, TIPO DE CABOS, SE FALTA MAIS ALGUMA COISA, EU SEI QUE FALTA A TORRE E TENHO JÁ 2 LINK FULL CADA : DE 4 MB

    - 1 UND - Routerboard Mikrotik RB433AH

    - 4 UND -
    Antena Setorial Ubiquiti Basestation 17dBi 90º

    - 1 UND -
    Bridge Ubiquiti AirMax Rocket M5

    - 1 UND -
    Caixa Hermética ABS 195 x 244 x 97 mm

    - 1 UND -
    Cartão Mini PCI Ubiquiti XR5

    - 20 UND -
    CPE Ubiquiti NanoStation Loco M5 5.8Ghz ( PARA INICIO)

    - 1 UND (CADA) -
    Alicate Fixador / Punch Down 314B , Testador de Cabo de Rede RJ45 / RJ11, Alicate de Crimpar HY-210C p/ RJ45, Alicate de Crimpar c/ Catraca 568R - RJ11 e RJ45 ICAL0070

    - 1 UND -
    Placa de Rede 10/100 PCI MyMAX Realtek

    - 1 UND -
    Cabo de Rede cat5e NanoAccess Azul - 305 mts (Homologado)

    - 1 UND -
    Conector Telis RJ-45 cat5e Macho (50 pcs)

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    amigo vc vai precisar ainda de mais 3 rockets m5, e no minimo mais uns 50 conectores rj45, não entendi o prq de 2 links, no seu caso de inicio vale mais comprar um link de uns 8mb de uma unica empresa, e assim pegar com um valor menor.... flw

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Falta a licença SCM, já tem?

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Pronto josailton isso mesmo que eu queria saber então para cada painel de 90º vou precisar de uma rocket m5,
    e conectores RJ45 comprei uma caixa com 50 para de inicio.

    E a respeito da licença estou juntando o $$$$, para assim que eu montar a torre, e abrir a empresa, legalizar, só quero saber o que ainda falta...

    Agradeço desde jáh

    ADD MSN : [email protected]

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Ola tudo bem, não entendi pq vc comprou 4 painéis e somente um rocket?
    vc já tem algum conhecimento com rede? sabe onde vai comprar o link?
    que tipo de servidor administrativo ira utilizar? qual sera o modo de autenticação?
    tem vários fatores que vc tem que levar em consideração! se precisar de alguma ajuda me adiciona no msn!!
    não estou querendo te desanimar! to aki pra ajudar!

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Se vai comecar legalizado nao espere montar a torre para tirar a SCM, a Anatel pode ser mais rápida do que você

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    minha torre não vai ser muito grande, moro no ultimo andar de um Apartamento e vou cololcar a torre acima uns 3m somente,
    e comprei uma ROCKET M5, só para poder testar, pois não vou usar a torre antes de tirar a SCM, estou já juntando o dinheiro da SCM já tenho em mãos 60% do dinheiro.

    - E se eu tiver a torre montada e não funcionando, a ANATEL pode me penalizar por isso ???

    - só vou montar a torre quando tiver com quase todo dinheiro pra dar entrada na SCM


    - Penso em usar o MIKROTIK - o MK-AUTH

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    kkkkkkk, resumindo desta forma você não irá montar nunca, " não conheço nenhum empresario bem sucedido que não correu os riscos" e com o passar do tempo foi obtendo certificações, documentações, e profissionalizando...Seja realista cara, as já te solicitei para me add no msn, hoje estou quase o dia inteiro.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por kaibaz Ver Post
    minha torre não vai ser muito grande, moro no ultimo andar de um Apartamento e vou cololcar a torre acima uns 3m somente,
    e comprei uma ROCKET M5, só para poder testar, pois não vou usar a torre antes de tirar a SCM, estou já juntando o dinheiro da SCM já tenho em mãos 60% do dinheiro.

    - E se eu tiver a torre montada e não funcionando, a ANATEL pode me penalizar por isso ???

    - só vou montar a torre quando tiver com quase todo dinheiro pra dar entrada na SCM


    - Penso em usar o MIKROTIK - o MK-AUTH
    Nao sei como funciona o negócio ai, mas se você tiver só a torre sem nenhum equipamento é uma coisa, se tiver com equipamento fica clara a sua intencao de vender internet, ai sim o bicho pega.

    Se tá disposto a comecar legalizado, tira tua SCM e vai montando a torre depois, porque ela tem que ir registrada na Anatel.

    Você pode fazer como a maioria faz e já falaram:
    4 Rockets M5 + 3 ou 4 Basestation de 120° ou 90°
    1 RB 750/750G/450/450G para controle de banda dos clientes. Eu tenho uma RB450G já pensando em futuras expansoes.
    1 Servidor de Cache (Thunder, SpeedR, Hyper, Squid, qualquer um que te agrade e funcione. Se pensar em largo prazo e tiver grana, Mara Cache da Mara System, pois a licenca é para 5 anos e nesse período de tempo ele fica mais barato que os demais).

    Basicamente é isso.

    PS. Nao abra vários tópicos com o tema, vai prejudicar o andamento deles e a informacao que lhe será oferecida.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    kkkkkkk, resumindo desta forma você não irá montar nunca, " não conheço nenhum empresario bem sucedido que não correu os riscos" e com o passar do tempo foi obtendo certificações, documentações, e profissionalizando...Seja realista cara, as já te solicitei para me add no msn, hoje estou quase o dia inteiro.
    Tá certo que já nao moro no Brasil, mas eu comecei legalizado
    Sei que vao me criticar e que parte do investimento é jogado fora ai, mas ao menos durmo tranquilo sem ser multado rss.

  11. #11

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Tá certo que já nao moro no Brasil, mas eu comecei legalizado
    Sei que vao me criticar e que parte do investimento é jogado fora ai, mas ao menos durmo tranquilo sem ser multado rss.
    Opá!! na verdade a regra é sempre a mesma, se esta com grana, mesmo que seja pouco, a primeira coisa a ser feita é claro, partir pro lado da legalidade, procurar pessoas que tenham conhecimento das leis, das normas, montar uma empresa, ir montando a infra estrutura, isto é a regra pra qualquer negocio serio, e trabalhar com qualidade, mas a nossa justiça é muito lenta para jugar, e muito rápida para punir, ou seja, o tempo de legalizar um negocio no Brasil ainda é muito lento, principalmente se tratando Negocio Provedor, ai que e lento mesmo, falta pessoal na ANATEL para atender tantas solicitações. Mas em contra partida muitas empresas iniciam atividades, de forma clandestina, crescem e chega um momento que ela irá si ver em uma estrada com uma bifurcação em Y, (deixa eu explicar, Y de um lado Legalidade, segurança, tranquilidade, impostos, e todos benefícios e ônus que uma empresa pode possuir, na outra ponta do Y a ilegalidade, fraudes, insegurança no mercado, não possui consistência, não possui incentivos, e sempre o dono enfia a mão no caixa pra bancar despesas pessoais, pois não é uma empresa, mas apenas uma fonte de renda)
    Voltando, ela terá que optar por uma das vias que o Y força qualquer empresa, carreira um dia enfrentar, mas é claro, que neste ramo Provedor, pode ser que a ANATEL seja mais rápida, e a empresa nem chega a ir tão longe, se não estiver legalizada ai a multa de doí, e como doí.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Boihazard te adicionei no MSN, mais estou viajando, quando chegar de viagem entro em contato ctg, encomendei os equipamentos já.


    a Rb1200AHX2 faz a mesma função que a Rb433AH ??? ou se eu tiver a RB1200AHX2 irei precisar de uma outra Rb ?
    pq me falaram que a RB1200AHX2 só serve para conexoes cabeadas e não via WIRELESS

  13. #13

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por kaibaz Ver Post
    Boihazard te adicionei no MSN, mais estou viajando, quando chegar de viagem entro em contato ctg, encomendei os equipamentos já.


    a Rb1200AHX2 faz a mesma função que a Rb433AH ??? ou se eu tiver a RB1200AHX2 irei precisar de uma outra Rb ?
    pq me falaram que a RB1200AHX2 só serve para conexoes cabeadas e não via WIRELESS
    A RB1200 serve só para cabeadas, mas a RB433 você usa quando nao pretende usar CPE.

    Como você pretende transmitir a informacao para os teus clientes? Cabeado ou Wireless?
    Se cabeado, praticamente qualquer rb + switchs vao te servir. A RB vai servir para fazer controle de banda, essas coisas.

    Se quiser transmitir via Wireless você precisa de um equipamento que transmita a sinal (independente da frequencia, isso vemos depois).

    A RB433 (e suas variantes) nada mais sao do que uma rb com slots mini pci para placas de wireless (mais ou menos como se fosse uma placa-mae e seus slots pcis). Eu nao vejo vantagem porque você tem que puxar cabo coaxial (que é caro), fora crimpear conectores (que sao mais chatos de crimpear que os rj45), escolher cartao, escolher antena, etc. Mas é uma opcao viável.

    Você também pode usar um CPE que já vem com tudo pronto, só sendo necessário baixar um cabo de rede até o PoE e dai até o teu Switch. CPEs como Rocket (+ sua antena), Nanostation, e outros.

    Decida o que vai usar para transmissao antes de se desesperar.

  14. #14

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    A RB1200 serve só para cabeadas, mas a RB433 você usa quando nao pretende usar CPE.

    Como você pretende transmitir a informacao para os teus clientes? Cabeado ou Wireless?
    Se cabeado, praticamente qualquer rb + switchs vao te servir. A RB vai servir para fazer controle de banda, essas coisas.

    Se quiser transmitir via Wireless você precisa de um equipamento que transmita a sinal (independente da frequencia, isso vemos depois).

    A RB433 (e suas variantes) nada mais sao do que uma rb com slots mini pci para placas de wireless (mais ou menos como se fosse uma placa-mae e seus slots pcis). Eu nao vejo vantagem porque você tem que puxar cabo coaxial (que é caro), fora crimpear conectores (que sao mais chatos de crimpear que os rj45), escolher cartao, escolher antena, etc. Mas é uma opcao viável.

    Você também pode usar um CPE que já vem com tudo pronto, só sendo necessário baixar um cabo de rede até o PoE e dai até o teu Switch. CPEs como Rocket (+ sua antena), Nanostation, e outros.

    Decida o que vai usar para transmissao antes de se desesperar.
    Como nosso amigo @EribertTorres esta correto, so irei ser direto em um ponto, use UBNT Ubiquiti, ou no minimo intelbras.


  15. #15

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Eu diria mais, use UBNT ou Mikrotik (dependendo do cenário sai mais barato).
    Hoje eu uso UBNT, mas sofri um revés com eles e depois do MUM aqui em Lima fiquei balancado pelo MK. Vou tenter pegar dois para testar.

  16. #16

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Qual foi sua decepção com UBNT? eu uso recomendo, e até hoje esta 100%, isto é mais de 8 meses operando sem uma falha.
    .

  17. #17

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Qual foi sua decepção com UBNT? eu uso recomendo, e até hoje esta 100%, isto é mais de 8 meses operando sem uma falha.
    .
    Eu também uso e recomendo, mas perdi uma Nanobridge em uma falha de energia que sofri. A partir daí fiquei receoso hehe. Quer dizer, se eu tirar da tomada já corro o risco de perder equipamento?

    E coincidiu com o fim do MUM em Lima, onde fiquei matutando se o SXT da Mikrotik nao me atenderia em alguns PtP. E se eu for trair a UBNT, vai ser nos PtP.

    Dependendo do que eu precisar fazer, vou ter que colocar uma RB750 depois da Nanobridge (aumenta o custo), e dependendo, posso jogar uma SXT que já vem com o RouterOS me permitindo economizar uns trocados (que é quase metade de uma NB-5G25).

    E pelo que andei lendo, mais gente já perdeu NB em flutuacoes de energia. Agora fico com medo até de desligar para fazer manutencao.

  18. #18

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Eu também uso e recomendo, mas perdi uma Nanobridge em uma falha de energia que sofri. A partir daí fiquei receoso hehe. Quer dizer, se eu tirar da tomada já corro o risco de perder equipamento?

    E coincidiu com o fim do MUM em Lima, onde fiquei matutando se o SXT da Mikrotik nao me atenderia em alguns PtP. E se eu for trair a UBNT, vai ser nos PtP.

    Dependendo do que eu precisar fazer, vou ter que colocar uma RB750 depois da Nanobridge (aumenta o custo), e dependendo, posso jogar uma SXT que já vem com o RouterOS me permitindo economizar uns trocados (que é quase metade de uma NB-5G25).

    E pelo que andei lendo, mais gente já perdeu NB em flutuacoes de energia. Agora fico com medo até de desligar para fazer manutencao.
    O problema de queima da porta LAN é uma realidade em países em desenvolvimento, onde o fato de ter energia elétrica na tomada já é um grande avanço para a população.Desde 2006 o Brasil vem tentando fazer valer a exigência do uso de aterramento em instalações elétricas, mas como o cidadão não entende o porque da exigência ou não quer ter o custo extra, deve levar uns 20 anos para o aterramento ser levado a sério em nosso país.O único meio de diminuir a possibilidade de queima da porta LAN é usar um aterramento eficientel. Não basta fincar a haste de aterramento no chão, tem que medir a eficiência do terra, tem que usar tomadas aterradas e tem que usar cabos e conectores blindados entre a fonte POE, o rádio e o switch.Os primeiros 5 minutos deste vídeo são interessantes para confirmar a importancia do aterramento em circuitos elétricos: DESCARGA ELETROSTATICA - INTELA Ubiquiti lançou sua linha de cabos e conectores para assegurar a qualidade da interconexão dos equipamentos e proteção contra "ESD". http://www.ubnt.com/toughcable

    retirado so site do cara que mais entendi de UBNT aqui no Brasil.

    http://www.granlabor.com/zealves.html

  19. #19

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    O problema de queima da porta LAN é uma realidade em países em desenvolvimento, onde o fato de ter energia elétrica na tomada já é um grande avanço para a população.Desde 2006 o Brasil vem tentando fazer valer a exigência do uso de aterramento em instalações elétricas, mas como o cidadão não entende o porque da exigência ou não quer ter o custo extra, deve levar uns 20 anos para o aterramento ser levado a sério em nosso país.O único meio de diminuir a possibilidade de queima da porta LAN é usar um aterramento eficientel. Não basta fincar a haste de aterramento no chão, tem que medir a eficiência do terra, tem que usar tomadas aterradas e tem que usar cabos e conectores blindados entre a fonte POE, o rádio e o switch.Os primeiros 5 minutos deste vídeo são interessantes para confirmar a importancia do aterramento em circuitos elétricos: DESCARGA ELETROSTATICA - INTELA Ubiquiti lançou sua linha de cabos e conectores para assegurar a qualidade da interconexão dos equipamentos e proteção contra "ESD". http://www.ubnt.com/toughcable

    retirado so site do cara que mais entendi de UBNT aqui no Brasil.

    http://www.granlabor.com/zealves.html
    Sim, eu sei disso da queima da porta Lan, em partes é falha de projeto, e em partes, falta de aterramento. Mas no meu caso nao queimou a porta Lan, e sim o equipamento que ficou louco. Respondia a pings, mas o cliente nao conectava. Aceitava reset mas nao era possível entrar na página de configuracao. Subia o firmware por TFTP, parava de responder, dava um reset, voltava a responder o ping.

    Mandei hoje para o RMA.

    E sobre o aterramento, discordo um pouco a funcao dele como protetor do equipamento, pois o aterramento deveria proteger o humano operador contra choque elétrico e nao o equipamento (funcao primordial do aterramento). E sim, o aterramento tem que ser bem feito, com diferencial de potencial bem medido, pouca resistência, ai funciona. Isso de prego na parede ou no vaso de planta como já vimos é balela hehe. Também já vi gente aterrar na torre, imagine o perigo.

  20. #20

    Padrão Re: Equipamentos já em mãos

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Nao sei como funciona o negócio ai, mas se você tiver só a torre sem nenhum equipamento é uma coisa, se tiver com equipamento fica clara a sua intencao de vender internet, ai sim o bicho pega.

    Se tá disposto a comecar legalizado, tira tua SCM e vai montando a torre depois, porque ela tem que ir registrada na Anatel.

    Você pode fazer como a maioria faz e já falaram:
    4 Rockets M5 + 3 ou 4 Basestation de 120° ou 90°
    1 RB 750/750G/450/450G para controle de banda dos clientes. Eu tenho uma RB450G já pensando em futuras expansoes.
    1 Servidor de Cache (Thunder, SpeedR, Hyper, Squid, qualquer um que te agrade e funcione. Se pensar em largo prazo e tiver grana, Mara Cache da Mara System, pois a licenca é para 5 anos e nesse período de tempo ele fica mais barato que os demais).

    Basicamente é isso.

    PS. Nao abra vários tópicos com o tema, vai prejudicar o andamento deles e a informacao que lhe será oferecida.
    Isso aí, pra começar não precisa mais do que isso, em relação a cache usamos aqui o Hyper da Taghos, muito bom.