Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não pode mesmo. Na área da AESSUL também não é permitido. E tem fundamento. Pois numa eventual substituição de poste a companhia de energia não quer e não vai se responsabilizar em fixação de elementos nos postes, que não sejam seus. Só o fixador para a cordoalha que é obrigatório. Todo e qualquer elemento de telecom deve ficar pelo menos a 60cm do poste.
    E a saida para a residencia do cliente não pode sair da caixa direto para a casa. Este cabo tem que ficar em 90º ou seja tem que sair do cabeamento do SCM bem em frente da casa. Levando em consideração que a altura mínima do solo é 5.40m no último nível de instalação, vai acontecer que ao sair direto para a casa este cabo vai acabar ficando com uma altura perigosa ao atravessar a rua.
    Na telefonia o que vejo é o cabo telefônico que vai para o cliente ser fixado no poste e sempre numa altura superior ao próprio cabeamento da telefonia. Já questionei isso com o departamento responsável da cia de energia, mas me enrolaram.
    Então a percepção que tenho de tudo isso é que existe uma norma muito difícil de ser cumprida mas cobrada dos SCM e muita vista grossa para a telefonia.

    Por ex. nesta foto, o que vem a ser aquela caixa preta fixada no poste? Ela me parece estar ligada ao cabeamento. Seria o medidor de energia? Achei pequeno em vista dos que instalam por aqui.
    Exato 1929... Nessa foto só estou vendo caixa de emenda telefonica e um splitter coaxial...

    Não tem como ter em mente um projeto de ADSL com a DSLAM instalada no escritório e cabo saindo pra rua e seguindo até o ultimo assinante... bom nem vou discutir muito porque vai parecer que sou do contra...

  2. #22

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Exato 1929... Nessa foto só estou vendo caixa de emenda telefonica e um splitter coaxial...

    Não tem como ter em mente um projeto de ADSL com a DSLAM instalada no escritório e cabo saindo pra rua e seguindo até o ultimo assinante... bom nem vou discutir muito porque vai parecer que sou do contra...

    A net usa aqui as caixas nos postes e no mesmo poste a net usa o medidor de energia que a copel cobra pela media de consumo.

    Sendo ipdslan poderá ser usado caixa na frente da casa do cliente cabo enterrado e subindo no poste pela costa com proteção de tubulação. padrão utilizado por todas operadoras.

  3. #23

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    A net usa aqui as caixas nos postes e no mesmo poste a net usa o medidor de energia que a copel cobra pela media de consumo.

    Sendo ipdslan poderá ser usado caixa na frente da casa do cliente cabo enterrado e subindo no poste pela costa com proteção de tubulação. padrão utilizado por todas operadoras.
    Aí é que está a grande questão. A maioria das concessionárias não permite fixação de nada nos postes a não ser o suporte para a cordoalha.
    E logicamente uma caixa de medição de consumo de energia quando for o caso de ter que alimentar algum ativo.

    Um DSLAM colocado na casa de algum cliente, terá que sair o cabo aéreo até a cordoalha. Não poderá sair subterrâneo e fixar a subida no poste.
    Outra coisa que está na Normas Técnicas da AESSUL: Não pode passar nem a cordoalha por poste que tiver um transformador. Tem que desviar. Se passar subterrâneo, eles não explicam como vai fazer para subir novamente na rede, pois não pode fixar no poste. A idéia deles é não complicar se for preciso substituir um poste. Se tiver cabo subterrâneo, ao fazer um novo buraco para fixar o novo poste poderá romper o nosso cabeamento. Isso não ficou claro nas Normas. Eles falam nas normas em fazer um desvio aéreo.

  4. #24

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Muitas empresas já tinham essas caixas instaladas quando os projetos eram novidade as normas técnicas não eram seguidas a risca, atualmente as companhias não aprovam projetos com caixas em postes, o caminho e chão ou contrato de locação com alguma casa no trecho do anel, bem como a instalação de um padrão elétrico ou medidor no local, todos incômodos que podem ser evitados utilizando a fibra ótica onde toda sua estrutura é adequada para fixação aérea. O metro do cabo drop hoje em dia é piada, podendo percorrer longos trechos até a casa do assinante, acho que todo investimento de um circuito ótico se paga com o tempo...

  5. #25

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Amigos, não sei quanto a operadora de energia de suas localidades, mais como o amigo da Pinhais Telecom disse, NET, GVT, VIVO.. todas colocam caixas TAR nos postes.. trabalhei 3 anos com TV e Internet a cabo (coaxial) e a operadora conseguia liberação da CPFL para colocar a fonte que alimentava os amplificadores no poste! Quanto ao IPDSLAM realmente as operadoras hoje colocam no chão mais precisamente na calçada, uma vez q é mais fácil conseguir a liberação da prefeitura pra isso.. Nós pequenos provedores podemos utilizar os postes para o cabeamento e as caixas TAR e o IPDSLAM colocamos no inicio do bairro.. na permuta de um cliente.. pois interligamos com PTP em 5.8 Ghz e distribuímos em ADSL!

  6. #26

    Padrão Modelo de Rede

    Caros amigos não quero desenterar o tópico mas estamos dando entrada no nosso projeto de cabeamento na copel, e neste momento que a opinião de quem ja fez ou vai fazer será importante para discusão do desenvolvimento do projeto

    1 - pensei em colocar fibra de ponta a ponta. olt na central, os tar nos poste com spliter para atender o cliente final de ponta a ponta. custo altissimo visto mas preparado para quase sempre. tecnologia gpon.


    2 - Ai vi que a telemar e a Oi, estão montando mini-dslan, levando fibra de 12 fios até a mesma a a partir dali atendendo os clientes via cabo conforme padrão já adotado,sendo que agora as mini-dslan atendem com a tecnologia VDSL que pode chegar a 1 km com velocidades de até 50mbps.

    Bem caso use o mesmo modelo da oi ou da telemar, encontrei muito material, que viabilizaria o negocio:

    a - Cabo par metalico encontrado em qualquer lugar até no mercado livre, com 10,20,30,40 até 200 pares máximo que pode usar aéreo nos postes.
    b - caixas tar de atendimento ao cliente ao custo de 15 reais para 20 clientes.
    c - cabos metalicos utilizados por instaladores ao preço de 0,10 centavos o metro.
    d - todos os clientes tem o fio de telefone em sua casa e tomadas já prontas, não precisaria puxar cabo até dentro da casa do cliente, no poste do cliente poderia se usado mini-caixa de emenda, logo economia total, so plugar o modem e já era.
    e - para evitar vandalismo, colocando caixas na ruas, colocara um poste padrão na casa de um cliente e montaria a dslan no mesmo lado do poste aonde ia sair a rede.
    f - Modem com wifi ao preço de 60 reais e encontrado em qualquer loja na cidade, adsl ou adsl 2 + ou vdsl, a maioria dos clientes tem quando cancelam com a operadora, ficando mais fácil ativação do cliente, tornando custo menor.
    g - ip dslan encontrada com 48 portas empilhável podendo ser colocada em um unico ponto 4 destas, e as mesma sicornizam as tecnologias adsl, adsl+ ou adsl 2 + e vdsl.
    h- menor quantidade de fios de fibra para montar um anel e colocar as ip-dslan usando splinter para ligar uma a outra.
    i- deixar uma rede pronta ja para atender clientes com telefonia fixa.


    Abraços a todos e vamos esquentar nossa discussão.

  7. #27

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Estou no mesmo dilema, Adsl ou UTP? Hpna já descartei pois tem que ter alimentação nos postes, me parece que o adsl é o melhor negócio de fato, a única dúvida que tenho qual a vida útil do cabeamento externo tipo mínimo e máximo?

  8. #28

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Na minha opinião só compensa o HPNA ou Adsl só se for em condomínios, não precisa ligar nada em poste, e mando um link alto por wirelles.
    Imagina se todos os provedores fossem usar os postes das companhias de energia elétricas, com ia ser.
    Ainda mais se algum caminhão derrubar um poste, ja viu.
    Eu to fazendo o seguinte, quando tem cliente próximos um do outro eu ligo 01 antena em uma Switch e mando cabo UTP para a casa dos clientes vizinhos. (Economiza equipamento, menos congestionamento, e menos chance do equipamento de dar problema,por ser apenas 1). Taxa de instalação sai mais em conta também. Eu faço um jeito do cliente que esta com a antena não ter acesso para desligar a mesma.

    Abraços..

  9. #29

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Marcelo, se o cliente onde estiver o rádio e saindo do SW para outros clientes, resolver complicar, mesmo que ele não possa desligar por algum meio de conexão com a energia, ele pode complicar pois você estará utilizando as instalações dele.

    A não ser que voce tenha um contrato prevendo isso e dando alguns benefícios para ele

  10. #30
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Amigos, depois de analisar todas as formas possíveis de crescer a minha rede, oferecendo qualidade, e um custo justo para a ativação de clientes, tive que desenvolver a minha propria forma de se trabalhar, com cabeamento UTP consegui fazer tudo isso, além de ter criado uma forma pratica e barata.

    Estou comercializando esses produtos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte_NVX01_PoE.jpg
Visualizações:	410
Tamanho: 	85,6 KB
ID:      	50364Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         switch_nvx01.png
Visualizações:	556
Tamanho: 	305,2 KB
ID:      	50365

    Sucesso em vendas, fonte NVX01-PoE 160v e Switch NVX PoE 160v.

  11. #31

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Claro que compensa Montar! Segue algumas vantagens;
    - Apenas 1 Ativo na rede para monitorar (IPDSLAM)
    - Pode atender clientes com distancia de até 6km do IPDSLAM
    - Tecnologia Profissional
    - Pode Vender Planos de até 24Mbps
    - Fácil Configuração
    Entre outras, o problema é que o custo da rede é superior ao radio;
    1 IPDSLAM de 48 Portas sai em torno de R$ 5.000,00
    48 Modems ADSL2+ R$ 2.395,00
    Ou seja só em equipamento já se foi R$ 7.395,00. se dividirmos esse valor por 48 portas, sai R$ 154,06! se somar aproximadamente R$ 100,00 de cabo e ferragens por cliente.. total de R$ 254,06 de custo por cliente!!
    Me dizem.. quanto é o custo para instalar em um cliente.. usando 5.8ghz..? para atender 2 Mbps!..??
    Acredito que o IPDSLAM é uma boa solução.. ainda não tenho condições de implantar.. mas seria certo q iniciaria uma rede assim..
    Também acho. Acompanhando...

  12. #32

    Padrão Re: Modelo de Rede

    Concordo com gênero numero é grau com vc pinhais. O que vc quis dizer com 48 portas empilhável?

  13. #33

    Padrão Re: Rede Adsl - Compensa montar?

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Amigos, depois de analisar todas as formas possíveis de crescer a minha rede, oferecendo qualidade, e um custo justo para a ativação de clientes, tive que desenvolver a minha propria forma de se trabalhar, com cabeamento UTP consegui fazer tudo isso, além de ter criado uma forma pratica e barata.

    Estou comercializando esses produtos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte_NVX01_PoE.jpg
Visualizações:	410
Tamanho: 	85,6 KB
ID:      	50364Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         switch_nvx01.png
Visualizações:	556
Tamanho: 	305,2 KB
ID:      	50365

    Sucesso em vendas, fonte NVX01-PoE 160v e Switch NVX PoE 160v.
    Como funciona esses seus switchs ?