+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Alinhador de antena via software

    Olá pessoal,

    Fiz um proeto utilizando um microcontrolador para alinhamento de antenas.



    Estou desenvolvendo com moteres de limpador de parabrisas para antenas pesadas.

    Lógico que não seria viável para uma antena que devesse ficar sempre na mesma posição, mas aqui no provedor onde trabalho vai cair como uma luva. Nossa sede fica bem no centro da cidade e temos visada para todos os repetidores.
    Todos os nossos repetidores são ligados por fibra e temos um enlace via rádio de bkp em cada um. Então com isso eu poderei retirar todas as antenas da sede e deixar apenas uma com as posiçoes gravadas. Caso rompa alguma fibra, é só entrar no software, colocar na posição que já estará gravada, e executar o script do rádio para aquele enlace.

    Quando ficar pronto posto o video da antena aqui no provedor.


    Abraços!!

  2. #2

    Padrão Re: Alinhador de antena via software

    Eu uso motor de câmera, é mais preciso, mas o custo onerou e muito, tinha sido somente um projeto pra facu. Mas de fato vale a pena.

  3. #3

    Padrão Re: Alinhador de antena via software

    Muito interessante.

    Uma dúvida, tem recurso para alinhar a elevação além do azimute?
    Por ex, num local onde as torres estão em níveis diferentes, vai ser preciso corrigir também a elevação.

    Uma outra aplicação para um sistema desses é quando temos que revisar os esticadores em uma torre estaiada muito alta.
    É comum tirar a antena da posição ideal, exigindo nova subida e novo apontamento.

  4. #4

    Padrão Re: Alinhador de antena via software

    Sim. Movimenta 360º azimute e 180 elevação. Deixando a posição de 90º em linha reta ao horizonte, ela conseguiria apontar totalmente para baixo(0º) e para cima (180º).

    O que não tem é um motor nivelador(que trocaria a polarização da antena), o que seria facil de fazer tb, mas para minha aplicação é necessário.

  5. #5

    Thumbs up Re: Alinhador de antena via software

    Muito bom seu projeto sucesso!


    BETOPCX LTDA.


    Paulo Roberto (41) 9905-1630
    Administrador de redes e servidores.

    Grandes problemas exigem soluções maiores ainda!
    Última edição por betopcx; 26-01-2013 às 11:55.

  6. #6

    Padrão Re: Alinhador de antena via software

    muito bom seu progeto. mas ja pensou se eu montar uma antena 1.8 e deixar longe do ponto e asionar a configuraçao do ponto 1 e ela for nesta velocidade? vai voar pedaço para todos os lado. rsrsrsrsrsrsrs. brincadeirinha

  7. #7

    Padrão Re: Alinhador de antena via software

    Achei muitíssimo interessante seu projeto. Meus parabéns!

  8. #8

    Padrão Re: Alinhador de antena via software

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    muito bom seu progeto. mas ja pensou se eu montar uma antena 1.8 e deixar longe do ponto e asionar a configuraçao do ponto 1 e ela for nesta velocidade? vai voar pedaço para todos os lado. rsrsrsrsrsrsrs. brincadeirinha

    hahahaha! É verdade!
    Este aí é só um exemplo de como vai funcionar, mas como vou utilizar um motor DC de limpador de para-brisas, ele vai ter a velocidade controlada também. rs