+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede Roteada com Multiplos Gateways

    Boa tarde pessoal
    Gostaria de mudar minha rede de Bridge para Rede Roteada, e comecando a fazer alguns testes, me deparei com a seguinte duvida..

    Coloco minha rede em OSPF, se eu tenho apenas 1 gateway é facil de rodar todos (repassando o gateway default), mas e no caso de ter mais de um gateway nas demais torres.
    no caso de cair o link de uma das torres, como migrar automatico os clientes para outra torre?
    Abaixo um diagrama q tenta explicar um pouco a situacao.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF COM MULTIPLOS GATEWAYS.jpg
Visualizações:	460
Tamanho: 	64,6 KB
ID:      	42283
    Desde Ja agradeco a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Roteada com Multiplos Gateways

    Citação Postado originalmente por Keslleykyk Ver Post
    Boa tarde pessoal
    Gostaria de mudar minha rede de Bridge para Rede Roteada, e comecando a fazer alguns testes, me deparei com a seguinte duvida..

    Coloco minha rede em OSPF, se eu tenho apenas 1 gateway é facil de rodar todos (repassando o gateway default), mas e no caso de ter mais de um gateway nas demais torres.
    no caso de cair o link de uma das torres, como migrar automatico os clientes para outra torre?
    Abaixo um diagrama q tenta explicar um pouco a situacao.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF COM MULTIPLOS GATEWAYS.jpg
Visualizações:	460
Tamanho: 	64,6 KB
ID:      	42283
    Desde Ja agradeco a ajuda de todos.
    Creio q vc terá de colocar os gateways manualmente mudando a distancia, se u gateway parar vai para o outro, mais ai tem outro problema, so a internet cair mais o o gateway não cair, vc terá de mudar manualmente...

  3. #3

    Padrão Re: Rede Roteada com Multiplos Gateways

    rogeriodj, a grande questao ai como na figura.. (se a rede toda vai estar roteada em OSPF) entao nesse cliente dessa torre q nao tem link eu teria q criar uma faixa pra o cliente se comunicar com a torre... (certo?) se fosse so um gateway ai ele automaticamente pegaria esse gateway.. mas nesse caso ai... como fazer pra esse cliente falar com o seu gateway especifico?
    Por ex. o cliente A Se comunica com a torre com o ip 192.168.5.100, mas quero que ele saia pelo servidor 192.168.4.1.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF com Multiplos Gateways 2.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	70,6 KB
ID:      	42284

  4. #4

    Padrão Re: Rede Roteada com Multiplos Gateways

    amigo testa da seguinte maneira,
    no local vc declara a rota para os 2 gateways, no gateway mais distante (o da outra torre), vc aumenta o custo, assim ele se tornara secundario. Porem o OSPF so vai subir o segundo gateway se a interface de rede do primeiro ficar indisponivel.