+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Olá caros! Alguém já ouviu falar na palavra segregação no ramo de telecomunicações? Eu nunca ouvi! Um parceiro nosso que me contou um pouco sobre segregação de rede, mas confesso que não entendi muito bem. É uma forma de rotear a rede de forma mais simples. Alguém se habilita a explicar melhor sobre? Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Tem um artigo na internet que fala um pouco do assunto
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...l/pagina_4.asp

  3. #3

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Ola amigo !
    Pelo que sei Segregar=separar.
    Entao segregar uma rede interna deve ser a separacao dela , e umas das formas de separa-las seria um roteamento , seja dinamico ou estatico, no caso minha rede, apesar de interligada e com BGP e separada por roteamento .Acredito eu que grandes e pequenos provedores fazem isso para evitar brodcast e mesmo porque uma rede grande em bridge pode chegar a um colapso ocorrendo altos processamentos dos equipamentos e ao mesmo tempo lentidao na rede.

  4. #4

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Citação Postado originalmente por sunnet Ver Post
    Assuntos chatos .
    me desculpem amigos é meu primeiro post aqui mas já estou enjoado.
    segregação funciona em empresas com departamentos distintos, como contabilidade, estoque , vendas etc etc e mesmo assim á seguimentos ainda interligados entre as redes , é segregado para ficar mais rápida a comunicação apenas entre os departamentos .
    não serve para provedores que os usuários praticamente tem o mesmo perfil e ainda por cima se segregar a rede o cache fica fora , quem te falou sobre isto amigo apenas estava querendo falar difícil e pelo meu ver vc achou bonitinho e veio aqui criar um tópico ..
    tchau, desculpa Under mas já está ficando chato os assuntos.
    fui.
    Meu caro, por favor! Não faça comentários inúteis para confundir a cabeça dos que estão aprendendo como você! Eu não achei "bonitinho" conforme mencionou com tom de arrogância, apenas conheci uma nova forma de rotear uma rede e estou compartilhando com os amigos que estão a procura de novas formas de trabalhar.

  5. #5

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Ok senhores. Obrigado pelos comentários para enriquecer o post. Cadê o moderador desse forum para ver a atitude desses caras que acham que são os donos da verdade e sabe tudo? Desmotivando os demais a contribuírem com o forum!

  6. #6

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Eu conheço isso como SEGMENTAR ou SEGMENTAÇÃO da rede. Tenho alguns provedores clientes que podem te falar sobre o sucesso desta experiência.
    A segmentação de rede nada mais é do que "dividir" a rede em setores (que pode ser um bairro ou um conjunto de estações). Assim ao contrário do que foi dito, você pode "tratar" melhor os PtPs até as estações de repetição e, caso tenho algum problema com sua rede, ela não sairá totalmente do ar e sim somente um ou mais "segmentos".
    Se quiser algo mais sólido sobre isso, faço questão de responder aqui no fórum mesmo, para que outros usuários tenham mais um conhecimento para "ponderar a concepção de sua rede".

    Um abraço!

  7. #7

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Citação Postado originalmente por wifisp Ver Post
    Eu conheço isso como SEGMENTAR ou SEGMENTAÇÃO da rede. Tenho alguns provedores clientes que podem te falar sobre o sucesso desta experiência.
    A segmentação de rede nada mais é do que "dividir" a rede em setores (que pode ser um bairro ou um conjunto de estações). Assim ao contrário do que foi dito, você pode "tratar" melhor os PtPs até as estações de repetição e, caso tenho algum problema com sua rede, ela não sairá totalmente do ar e sim somente um ou mais "segmentos".
    Se quiser algo mais sólido sobre isso, faço questão de responder aqui no fórum mesmo, para que outros usuários tenham mais um conhecimento para "ponderar a concepção de sua rede".

    Um abraço!
    Se falando em somente ativos Mikrotik na rede, resumidamente como funciona o roteamento meu caro?

  8. #8

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Acho que o forum esta aqui para duvidas.Se este cara acha que sabe muito, que fique pra ele, mais quanto a segregacao nada mais e que a tirar uma rede em bridge e passar pra roteada, visto que em bridge nao tem como separar.Quanto a fazer roteamento duvido que alguem va te explicar no forum pois e um pouco complexo, pois voce tem que entender de protocolo tcp/ip e como e feito .

  9. #9

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Realmente o fórum é pra tirar duvidas, e diferente do que o amigo Sunnet falou dá sim pra fazer cache de rede roteada/segmentada/segregada sem problemas, é só saber fazer. Aqui tenho 2x /20 do ASN e eles estão divididos entre varios /24 /22 e /21, faço roteamento e cache com 1 só servidor sem problemas. Também internamente temos varias redes separadas por suas vlans, estão segmentadas por diversos /24 com ips inválidos e todos passam pelo cache também sem problemas.

    Voltando a sua duvida, você pode segmentar a rede pro vários motivos, mas o principal acredito que seja para segurança e organização sua rede. Bom, broadcast pode ser um problema em redes em bridge, se elas estiverem mal projetadas ou configuradas, trabalhar com bridge como se fosse um switch é realmente um tiro no pé, mas se juntar o poder da bridge com pppoe, você tem um conjunto que trabalha muito melhor que rede roteada, com mais velocidade e segurança.

    Anderson

  10. #10

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    segregar, segmentar, quebrar bloco, subclasses, humm vai longe...

  11. #11

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Realmente o fórum é pra tirar duvidas, e diferente do que o amigo Sunnet falou dá sim pra fazer cache de rede roteada/segmentada/segregada sem problemas, é só saber fazer. Aqui tenho 2x /20 do ASN e eles estão divididos entre varios /24 /22 e /21, faço roteamento e cache com 1 só servidor sem problemas. Também internamente temos varias redes separadas por suas vlans, estão segmentadas por diversos /24 com ips inválidos e todos passam pelo cache também sem problemas.

    Voltando a sua duvida, você pode segmentar a rede pro vários motivos, mas o principal acredito que seja para segurança e organização sua rede. Bom, broadcast pode ser um problema em redes em bridge, se elas estiverem mal projetadas ou configuradas, trabalhar com bridge como se fosse um switch é realmente um tiro no pé, mas se juntar o poder da bridge com pppoe, você tem um conjunto que trabalha muito melhor que rede roteada, com mais velocidade e segurança.

    Anderson
    Faço as palavras dele como minhas, concordo totalmente!

  12. #12

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Citação Postado originalmente por Indiferente Ver Post
    Se falando em somente ativos Mikrotik na rede, resumidamente como funciona o roteamento meu caro?
    Não sei o seu conhecimento sobre redes, protocolos, subredes e etc.
    Se você quiser um material "básico" de teoria de redes, posso disponibilizar para você fazer o download.

    Tendo esse conhecimento, você poderá reavaliar a sua rede por si só.

    Quanto à montagem específica com ativos Mikrotik, primeiro você terá que ter em mente o que realmente quer fazer e o que realmente compensa fazer, pois como o amigo acima falou, o uso do pppoe poderá ser uma solução melhor.

  13. #13

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Se quiser uma ajuda específica, me add no MSN [email protected], não vou te cobrar nada por isso....já tem muito picareta tentando arrancar dinheiro dos donos de provedores...heheheheh
    Estou sempre depois das 21 hs.

    Abraço!

  14. #14

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Citação Postado originalmente por wifisp Ver Post
    Não sei o seu conhecimento sobre redes, protocolos, subredes e etc.
    Se você quiser um material "básico" de teoria de redes, posso disponibilizar para você fazer o download.

    Tendo esse conhecimento, você poderá reavaliar a sua rede por si só.

    Quanto à montagem específica com ativos Mikrotik, primeiro você terá que ter em mente o que realmente quer fazer e o que realmente compensa fazer, pois como o amigo acima falou, o uso do pppoe poderá ser uma solução melhor.
    Obrigado pela apoio wifisp! A lógica da segregação eu já entendi, a dúvida é na prática da topologia. Rotear um rede existem N maneiras, qual a melhor?

  15. #15

    Post Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    Segregar rede significa separar. Como ocorreu na Àfrica do Sul, no EUA com os negros, é discriminar mesmo. É considerado um objetivo das operadoras de Telecom que desejam cobrar uma espécie de pedágio sobre o tráfego que cursa em sua rede. As operadoras já fizeram isso e foram proibidas pela Anatel, mas já inventaram artifícios técnicos e "legais" para tratar o tráfego de clientes com maior poder $$. O problema é que as operadoras querem ganhar mais. E montam verdadeiros lobbyes para modificar a legislação para levar vantagem.
    Há o projeto de lei: PL 2.126/2011 que está em tramitação que diz:
    Do Tráfego de Dados
    Art. 9o O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo, sendo vedada qualquer discriminação ou degradação do tráfego que não decorra de requisitos técnicos necessários à prestação adequada dos serviços, conforme regulamentação.
    4. Parágrafo único. Na provisão de conexão à Internet, onerosa ou gratuita, é vedado monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados, ressalvadas as hipóteses admitidas em lei.

    Reparem que este projeto ganhou mais importância após as denúncias de espionagem na rede. Aprovado este projeto como que vai ficar os sites que monitoram as pesquisas, principalmente em sites de compras, emails, etc.
    Alguns usuários mais leigos ficam espantados quando começam a receber emails de ofertas de produtos que por acaso estavam pesquisando na internet.

  16. #16

    Padrão Re: Segregar Redes. Já ouviu falar essa palavra em Telecom?

    O termo "segregar" é muito amplo. Mas creio que na pergunta inicial do tópico a ideia é entender sobre roteamento da rede para separar, segmentar ou segregar a rede para evitar propagação de broadcasting que acontece numa rede toda em bridge.
    Assim em cada torre vai ter uma rede separada das outras.
    Daí tudo chega num concentrador.

    Mas aproveitando o sentido de segregar que você salientou, dia desses o Min das Comunicações, Paulo Bernardo fez um comentário que expressa bem o que está acontecendo.... " o Google vai dominar o fornecimento de todos os conteúdos.." e disse isso num contexto não de desaprovação, mas de concordância....
    Tal comentário deve ser baseado no que o Google já faz, monitoramento de toda nossa atividade para enviar publicidade..