+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    ola amigos, socorro nao aguento mais, tenho um ponto que os clientes estao caindo de 5 em 5 minutos, e para eles conectarem de novo tem de desligar o radio e ligar de novo, ja troquei o radio da torre, ja troquei as antenas do ponto a poto e nada de resolver.


    vamos la 1 ponto saindo link nanobridge 5.8 sinal -55 WDS , 2ponto recebendo link WDS passa o link para um swith, o swith distribui para uma omni 13dbi ubiquiti de 13dbi ligada a um rockt m5, e uma onmi 2.4 hyperlink ligada a um bullet 2.4 hp, e o swith manda tb para mais uma nanobridge enviando para outro ponto essa nano esta como ap wds, fixado canal, sem encriptografia, outra nano recebe o link tb em wds essa recebe e tb e ligada aa um swith que distribui para mais uma omni 5.8 13 dbi ubiquiti ligada a um radio rockt m5, e no swith sai para mais uma nano 5.8 em ap sem encriptografia wds mandando para outro ponto o outro ponto recebe por uma nanobridge em wds que e ligada na lan da fonte para outra omni 5.8 , os clientes recebem o sinal por airgrid, 23 dbi todos com o sinal muito bom, nao tem poluição na rede, so tenho eu trabalhando em 5.8. to perdendo clientes a reveria por caso disso, socorro.

  2. #2

    Padrão Re: Socorro não aguento mais clientes caindo e que não mais conectam

    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    sem encriptografia
    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    sem encriptografia wds
    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    com o sinal muito bom, nao tem poluição na rede, so tenho eu trabalhando em 5.8. to perdendo clientes a reveria por caso disso, socorro.
    Boa tarde.

    Você precisa se ajudar também. Você está usando antena omnidirecional, não tem criptografia, tem domínio único de broadcast, não tem roteadores segmentando redes. Bem propício à falhas seu cenário.

    Essa queda de 5 minutos, poderia ser erro na configuração de group key update, mas não é o seu caso, afinal, você não tem criptografia.

    Então, o que mais parece ser, considerando que, quando você reinicia, o rede volta a funcionar por mais cinco minutos, é a existência de um servidor DHCP não autoritativo na sua rede. Se for isso, emergencialmente você consegue neutralizar servidores DHCP, usando uma ferramenta chamada DHCDrop, que recomendei em alguns posts[1][2][3], aqui do Under-Linux.

    Existe a possibilidade do colega desenhar a rede, mesmo que seja no "Paint", para ilustrar a sua rede?

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...492#post564492
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...229#post523229
    [3] https://under-linux.org/showthread.p...746#post570746

    Saudações,

    Trober

  3. #3

    Padrão Re: Socorro nao agueno mais clientes caindo e nao conecta mais

    Você não configurou o watchdog com algum ip que ele não está emcontrando?

  4. #4

    Padrão Re: Socorro não aguento mais clientes caindo e não mais conectando

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Você não configurou o watchdog com algum ip que ele não está emcontrando?
    Izau, bem observado. Entretanto, descartei sugerir essa possibilidade pois, segundo o colega "beninca", o comentário era de que "não mais conectava". Tendo isso, o watchdog geraria intermitências cíclicas, permitindo a reconexão periódica, e não inoperância total da rede, até a reinicialização.

    Saudações,

    Trober

  5. #5

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    Trocou rádios e antenas? OK.

    Trocou as fontes deles também?

    Tive um problema assim e simplesmente era a fonte do switch, ele consumia mais energia por estar trafegando mais dados...e a fonte já não conseguia fornecer a corrente correta e necessária, ai ele simplesmente travava.

  6. #6

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    tenho um erro no log do mikrotik pode ser isso que esta acontecendo de desconectar meus clientes de 5 em 5 minutos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	255
Tamanho: 	89,6 KB
ID:      	42436  

  7. #7

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    tenho um erro no log do mikrotik pode ser isso que esta acontecendo de desconectar meus clientes de 5 em 5 minutos.
    Como eu havia mencionado[1], há um servidor DHCP não autoritativo na sua rede! Use o DHCDrop e neutraliza ele

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...223#post659223

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 22-12-2013 às 10:32.

  8. #8

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    nao sei fazer pode me ajudar. e issoq ue esta causando o problema dos clientes ficarem caindo a conexão.

    - - - Atualizado - - -


    1. a mais uma coisa uso rb e nao servidor

  9. #9

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    nao sei fazer pode me ajudar. e issoq ue esta causando o problema dos clientes ficarem caindo a conexão.
    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    a mais uma coisa uso rb e nao servidor
    Pelo que você descreveu de sua rede, você tem um único domínio de broadcast, o que a maioria chama vulgarmente de "rede bridge". Se você tem um servidor DHCP na rede, todos os ativos configurados com clientes DHCP, farão "discovery" nessa rede. Até aí tudo bem. O problema é que, se um outro equipamento na rede (um CPE de cliente, por exemplo), também estiver com o serviço de servidor DHCP habilitado (e com as interfaces em bridge0, bridgeN), serão dois servidores DHCP "ofertando" (OFFER) atribuições de endereço aos ativos requisitantes.

    Cada roteador (com serviço DHCP) oferece uma atribuição de endereço, com um tempo de validade (lease time). O problema que, se os demais (e não autoritativos!!) servidores DHCP, oferecerem 86400 segundos (1 dia), só depois dessa expiração é que as estações obterão endereço novamente.

    Quando você desliga toda a rede, então as estações (configuradas como clientes de DHCP), que estavam com a interface down, ao detectar a mídia (media sense up), farão novas descobertas (discovery), e aí formando novamente todo o clico de quatro vias mínima) do DHCP (discover, offer, request, ack).

    É isso que está acontecendo aí.

    Em relação a ajuda, os procedimentos estão descritos nos links já informados, na forma de referência. No site de um colega[1] meu, chamado Danilo Egêa, tem um passo a passo da instalação. O manual original do DHCDrop está em russo, mas os comentários do código-fonte estão em inglês, o que torna a vida muito mais fácil :)

    Estou em cliente agora, e vou pegar a estrada, assim que terminar o serviço. Conforme for, pela manhã posso complementar com uma ajuda mais efetiva.

    Mas por enquanto, você pode fazer o seguinte:

    1) Mude o IP de sua estação, forçando para algum endereço livre na faixa 192.168.1.0/24. Aí você conectará no IP 192.168.1.10 (que é um TP-Link, de MAC D8:5D:4C:A6:9D:5B), e desativará o DCHP.

    2) Mude o IP de sua estação, forçando para algum endereço livre na faixa10.5.50.0 /24. Aí você conectará no IP 10.5.50.1 (que é um Ubiquiti, de MAC 00:27:22:D0:6A:DD), e desativará o DCHP.


    Isso já será de bom tamanho (por enquanto) :)

    [1] http://daniloegea.wordpress.com/2010...com-o-dhcdrop/

    Saudações,

    Trober

  10. #10

    Padrão WISP

    Oi Trober, tudo bem? Chamo-me Norito, vivo em Mocambique, numa cidade chamada Chimoio e to pensando em montar um provedor WISP na minha cidade. Sera uma inovacao para uma zona com um potencial de cerca de 3000 clientes. Assim sendo, me aconselharam a usar paineis sectoriais para distribuir sinal e umas direcionais para fazer link ponto a ponto.
    Acontece que para gestao de hotspot e clientes eu preferia usar software da Antamedia e nao softwares da Mikrotik. Ate hoje ainda tenho duvidas sobre a funcionalidade desta rede, visto q estarei querendo usar equipamento com OS ja integrado. Como se pode servir em simultaneo 1000 IPs por exemplo? e qual a topologia q me recomendaria?
    Uma outra duvida: q equipamento iria compor o kit do Bridge?(num dado ponto onde estara chegando sinal vindo doutro ponto, ai tera um kit sectorial a distribuir, mas ainda tera que haver outro link saindo para outro ponto).
    Aconselharam tambem a usar Squid para load balance e cache, mas nao sei como seria a topologia da rede entre o link ate a primeira torre.
    Agradeco desde ja a paciencia para com este aprendiz q ficaria muito feliz por sua ajuda.
    abracos

  11. #11

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    Prezado Norito,

    É com prazer que recebemos você em nosso forum.
    Isto demonstra a penetração que o Under tem.
    Sinta-se sempre a vontade para participar.

    No seu caso, o melhor seria abrir um tópico novo neste sub-forum do Under-linux, para não desviar o assunto deste tópico em andamento.

    https://under-linux.org/forumdisplay.php?f=315

    Neste sub-forum, você clica em "novo tópico".

    Também uma lida em alguns tópicos relacionados com a sua dúvida pode ajudar nas decisões, além da opinião de companheiros capacitados para isso, como o Trober e alguns outros experientes.

    Sucesso no seu empreendimento

  12. #12

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    to perdendo clientes a reveria por caso disso, socorro.
    Olá. Como está a situação aí? Já desativou os demais servidores DHCP de sua rede?

    Saudações,

    Trober

  13. #13

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    olha mais ou menos, mais ainda tenho alguns probleminhas, vou mandar a imagem dos problemas, um deles to com medo de mexer e dar pau, me da uma luz tenho um cliente que nao conecta nem a pau o sinal ta otimo, mais nao abre a tela do hotspot, tenho outros que ta com mac duplicado e conectados com dois ip, conforme ta na imagem e outro problema e que o meu roteador eu coloquei em dhcp, e ta dando erro no log do mikrotik, da uma luz ai o que posso fazer, o problema que eu sou muito cruzinho no mikrotik, se puder dar uma explicada mais detalhada agradeçoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	192
Tamanho: 	87,0 KB
ID:      	42446Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.JPG
Visualizações:	155
Tamanho: 	100,0 KB
ID:      	42447

  14. #14

    Padrão Re: Socorro, não aguento mais clientes caindo e não conectando mais

    Citação Postado originalmente por beninca Ver Post
    olha mais ou menos, mais ainda tenho alguns probleminhas, vou mandar a imagem dos problemas, um deles to com medo de mexer e dar pau, me da uma luz tenho um cliente que nao conecta nem a pau o sinal ta otimo, mais nao abre a tela do hotspot, tenho outros que ta com mac duplicado e conectados com dois ip, conforme ta na imagem e outro problema e que o meu roteador eu coloquei em dhcp, e ta dando erro no log do mikrotik, da uma luz ai o que posso fazer, o problema que eu sou muito cruzinho no mikrotik, se puder dar uma explicada mais detalhada agradeçoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	192
Tamanho: 	87,0 KB
ID:      	42446Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.JPG
Visualizações:	155
Tamanho: 	100,0 KB
ID:      	42447

    Ola Amigo, presto serviço em assessoria, consultoria e suporte a provedores e redes intranet, me add no msn: [email protected] e posso te ajudar, okk!!!

    Obrigado

    Andre Godoy