+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Thundercache + Cache Full + Mikrotik não funcionam

    Olá amigos,

    Boa noite.

    Partindo do princípio de ajuda mútua que é o verdadeiro significado de fórum, peço a ajuda dos amigos mais experientes pra me ajudar no meu problema.

    Bom, tenho o seguinte cenário de bancada, ainda em teste, não em produção:

    1 RB1200
    1 Servidor MK-Auth
    1 Servidor Thundercache
    1 Groove + Omni (pra teste)
    1 Notebook (simulando um usuário do sistema todo)

    Agora aos detalhes:
    O link chega na RB1200 pela ether2
    O Servidor MK-Auth esta ligado na ether3 e tem o IP: 172.16.8.4/29
    O Groove está ligado na ether4 e tem p IP: 172.16.9.3/29
    O Servidor Thundercache está ligado na ether10 e tem o IP: 172.16.15.2/30
    A rede é roteada com OSPF.

    O que eu preciso é fazer com que o notebook, que se conecta via PPPoE no groove, consiga buscar arquivos do Thundercache com o cache full funcionando.

    Depois de usar dezenas de regras colhidas aqui no forum, como tambem em outros sites, ja que fucei a net de cabo a rabo, o máximo que consegui foi fazer o thundercache funcionar, pois ja fiz testes, e sempre que vejo o mesmo video do youtube por exemplo, vejo que o arquivo esta vindo do thundercache.

    O meu grande problema é que o cache full não funciona. Independente da regra que eu testei, e nao foram poucas, o conteudo do thundercache, so volta pro notebook na velocidade definida pro cliente, e nao na velocidade do cache full. ou seja, se o cliente for de 400k, o video so volta a 400k.

    Todas as regras que tentei usar, usei tanto na RB1200 como no groove, ou so num dos dois, ja misturei as regras, ja tentei de tudo. e nao tem jeito. o conteudo so volta do cache na velocidade definida pro cliente.

    Acho q basicamente é isso. Agradeço desde já a ajuda de todos. E fico no aguardo.

  2. #2

    Padrão Re: Thundercache + Cache Full + Mikrotik não funcionam

    Não recomendo uso desse artifício (você pode mal acostumar o cliente).

    Em resumo você configura o thunder para marcar tudo que sai do cache e o no mikrotik você pega tudo que foi marcado no thunder põe numa fila diferente da do cliente. Essa fila pode ser sem limite ou com um limite maior que a do cliente.

    Como você esta fazendo aí?!

  3. #3

    Padrão Re: Thundercache + Cache Full + Mikrotik não funcionam

    Citação Postado originalmente por corujitu Ver Post
    Olá amigos,

    Boa noite.

    Partindo do princípio de ajuda mútua que é o verdadeiro significado de fórum, peço a ajuda dos amigos mais experientes pra me ajudar no meu problema.

    Bom, tenho o seguinte cenário de bancada, ainda em teste, não em produção:

    1 RB1200
    1 Servidor MK-Auth
    1 Servidor Thundercache
    1 Groove + Omni (pra teste)
    1 Notebook (simulando um usuário do sistema todo)

    Agora aos detalhes:
    O link chega na RB1200 pela ether2
    O Servidor MK-Auth esta ligado na ether3 e tem o IP: 172.16.8.4/29
    O Groove está ligado na ether4 e tem p IP: 172.16.9.3/29
    O Servidor Thundercache está ligado na ether10 e tem o IP: 172.16.15.2/30
    A rede é roteada com OSPF.

    O que eu preciso é fazer com que o notebook, que se conecta via PPPoE no groove, consiga buscar arquivos do Thundercache com o cache full funcionando.

    Depois de usar dezenas de regras colhidas aqui no forum, como tambem em outros sites, ja que fucei a net de cabo a rabo, o máximo que consegui foi fazer o thundercache funcionar, pois ja fiz testes, e sempre que vejo o mesmo video do youtube por exemplo, vejo que o arquivo esta vindo do thundercache.

    O meu grande problema é que o cache full não funciona. Independente da regra que eu testei, e nao foram poucas, o conteudo do thundercache, so volta pro notebook na velocidade definida pro cliente, e nao na velocidade do cache full. ou seja, se o cliente for de 400k, o video so volta a 400k.

    Todas as regras que tentei usar, usei tanto na RB1200 como no groove, ou so num dos dois, ja misturei as regras, ja tentei de tudo. e nao tem jeito. o conteudo so volta do cache na velocidade definida pro cliente.

    Acho q basicamente é isso. Agradeço desde já a ajuda de todos. E fico no aguardo.
    Tenta fazer o teste com um download ou outro site de vídeo. O Youtube configurou o player dele que roda no cliente pra só buscar os vídeos a uma velocidade determinada em alguns vídeos. Nesses casos, não adianta o Thunder tentar enviar a 10Mb pro cliente, já que ele só vai buscar a uma velocidade de pouco menos de 1Mbps na qualidade padrão.

  4. #4

    Padrão Re: Thundercache + Cache Full + Mikrotik não funcionam

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Não recomendo uso desse artifício (você pode mal acostumar o cliente).

    Em resumo você configura o thunder para marcar tudo que sai do cache e o no mikrotik você pega tudo que foi marcado no thunder põe numa fila diferente da do cliente. Essa fila pode ser sem limite ou com um limite maior que a do cliente.

    Como você esta fazendo aí?!

    Na verdade, já tentei seguir todos os tutoriais que encontrei, tanto aqui no forum, como em outros, alem de varios videos. Mas nenhum me deu resultados.

    O conteudo do cache so volta na velocidade definida pro usuário.

    Fico no aguardo de ajuda.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Thundercache + Cache Full + Mikrotik não funcionam

    Parceiro...

    www.overnix.com
    lá tem tudo que você precisa, uso o thunder a menos de 10 meses versão paga e configurei tudo seguindo as dicas do pessoal do forum...
    inclusive instalei a versão mais recente do freebds seguindo os tutoriais ao pé da letra e roda tranquilo aqui

    a como o amigo falou, realmente fazendo cache full você deixa os clientes mal acostumados, eu libero o cache full na rb principal nas outras a liberação e feita na velocidade proporcional a contratada pelo cliente