Postado originalmente por
deanactive
Galera perdão pela demora em responder alguns estava meio ocupado.
Bem quanto a pergunta se eu utilizaria tdma ou não:
R= Atualmente não utilizaria tdma por algumas questões práticas e de competitividade. Não utilizar tdma permite que eu tenha uma maior competitividade, tendo maior opções de escolha de equipamentos, desde o que dizem ser xing ling como já ouvi muitas vezes (Krazer é xing ling importado pra mim isso é balela o filzek pode dizer quantas vezes já leu isso, lamentável) até o mais sofisticado, acredito que as pessoas pecam por escolher errado as aplicações de seus equipamentos. Principalmente agora que tem muita empresa olhando para o Brasil.
Nas entrelinhas para eu está correto, o que o Filzek disse: é melhor planejar e fazer melhor uso dos canais. Tem gente que só usa TDMA com 40Mhz na rede inteira por achar que passa mais banda, ledo engano. Que tal pensar a rede em 10mhz, 5mhz, 20mhz e deixar 40mhz pra enlaces? Quem fala em 5mhz escuta quem fala em 5mhz, mais canais limpos, ebaaa.
Comprar equipos com bom angulo de elevação, trabalhar com baixa potência, antenas de ganho moderado, e intercalar canalização e polaridade faz uma diferença danada, e é tendência pra quem quer desbravar com qualidade.
TDMA
O tdma melhora a questão de piso de ruído uma vez que faz um determinado controle, mas imagine o que um protocolo proprietário de tdma faz, não é melhorar a comunicação e tornar mais sensível para o protocolo ? (tentar escutar melhor o tdma da fabricante) Agora imaginem a loucura que está todo mundo usando airmax, todos vão estar com priorização sobre o airmax a canalização e ainda as conexões diretas com o pop, resultado, enxame de sinais captados. Prefiro ficar com meu canal em csma e ter somente o risco de perda por choque pacotes e compartilhamento de meio físico, do que acrescentar nesse meio físico um piso ruído oriundo da escuta do tdma proprietário (Note pra ver seu site survey). Porque a galera tem mais resultados com tdma da mkt? Porque poucos montam rede com tdma mkt.
Outra coisa 100 mbps em ptmp com um setor realmente é doidera, aqui planejo para 20-25mbps meus ptmp, não 15mbps como mencionado (media de 29mbps 4 de folga), estou abrindo um daqui uns dias e vai ser todo n 1x1 sem tdma, para falar a verdade hoje estou pendendo em montar um setor com equipamentos intelbrás e krazer, uma para estimular os caras a estarem sempre melhores e defender meu país (Que fique claro que não trabalho pra nenhuma empresa dessas), e outra que eu posso colocar 5-6 setores em um pop com uso conciente do espectro. Veja que 5-6 tenho mais de 100mbps e 1x1, o milagre da multiplicação que o 5.4 e 5.8 nos permite. Até 2x2 quero evitar usar, consigo muito mais banda usando v e h separadamente em single chanel e posso colocar muito mais setorees em um único lugar caso seja necessário, embora o melhor a fazer é montar uma malha central gigabit, atendimento em 100mbps cabeado e pops 5.4-5.8 para permitir a rede cabeada crescer sob demanda.
Airgrid melhor escolha por ter menor angulo de abertura pro cliente, infelizmente as brasileiras pouco se importam com o ângulo de abertura.
Por isso a única coisa que quero é um script para fazer controle de mcs e sinal. Droga.. kkkkkkkkkkkk