Postado originalmente por
1929
Não pode mesmo. Na área da AESSUL também não é permitido. E tem fundamento. Pois numa eventual substituição de poste a companhia de energia não quer e não vai se responsabilizar em fixação de elementos nos postes, que não sejam seus. Só o fixador para a cordoalha que é obrigatório. Todo e qualquer elemento de telecom deve ficar pelo menos a 60cm do poste.
E a saida para a residencia do cliente não pode sair da caixa direto para a casa. Este cabo tem que ficar em 90º ou seja tem que sair do cabeamento do SCM bem em frente da casa. Levando em consideração que a altura mínima do solo é 5.40m no último nível de instalação, vai acontecer que ao sair direto para a casa este cabo vai acabar ficando com uma altura perigosa ao atravessar a rua.
Na telefonia o que vejo é o cabo telefônico que vai para o cliente ser fixado no poste e sempre numa altura superior ao próprio cabeamento da telefonia. Já questionei isso com o departamento responsável da cia de energia, mas me enrolaram.
Então a percepção que tenho de tudo isso é que existe uma norma muito difícil de ser cumprida mas cobrada dos SCM e muita vista grossa para a telefonia.
Por ex. nesta foto, o que vem a ser aquela caixa preta fixada no poste? Ela me parece estar ligada ao cabeamento. Seria o medidor de energia? Achei pequeno em vista dos que instalam por aqui.