Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Arrow Re: fonte nobreak é confiavel?

    acompanhando

  2. #22

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Seria então uma melhor opção utilizar um conjunto de carregador flutuante + controlador de carga e baterias estacionarias para se ter uma autonomia maior e confiável do que utilizar essas fontes no-break?
    Atualmente utilizo fonte no-break da Volt 12V/8A para alimentar 2 NB M5, 1 Bullet, 2 NS2, 1 RB 450G e um switch, tenho ligado em paralelo 2 bateria da Unipower 18A.
    Quando falta energia, essas baterias só me dão míseros 2:30 de autonomia, e quando volta energia meus rádios travam o porque ainda não consegui entender, só sei que demora uma eternidade ate as baterias atingir 13,8 volts novamente.
    Eu como a maioria que não pode ter o serviço interrompido por queda de energia gostaria de um sistema de no mínimo de 12 horas de autonomia, oque seria mais indicado então?

  3. #23

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Os nobreaks DC tem uma fonte flutuando, o negocio é saber a corrente de carga da fonte.

    A corrente nominal de um carregador flutuador ou de um nobreak devia ser ser 1/10 da capacidade nominal da bateria. Ou seja, pra bateria de 60Ah seria bom ter carregador com capacidade inicial de 6A, ou nobreak que mande pra bateria 6A. Tanto faz se a corrente virá de um carregador, de um nobreak, de um controlador solar... o que interessa é que ela tenha uma corrente baixa o suficiente pra fazer carga lenta, e alta o suficiente pra bateria não acabar quando a energia falta 2 ou 3x ao dia.

    Usando carga com 1/10 (10%) da capacidade da bateria você terá bateria carregada em no maximo 14 horas, se quer 12 horas de uso sob baterias precisará uma 15x o consumo horario atual em baterias, isso sai caro.
    Se o consumo fica nuns 5A em 12V, teria 60A consumidos em 12 horas, mas a bateria nunca teria 100% de carga, e o carregador desligaria ela quando ainda teria uns 10%, então digamos que a capacidade em C20 é de 60A e em C10 é de 56A, você teria umas 10 horas de 5A fornecidos. Já deve servir. Quanto a carga, manda 6A pra bateria, independente de vir de nobreak, de fonte chaveada, de painel solar, de fonte com trafo... o que muda é o custo inicial (Solar é caro), manutenção (Fonte avulsa as vezes dá pau se consumir demais), demora na recarga (Nobreak DC geralmente tem corrente pequena) e rendimento (Trafo rende 50%, conta de energia duplicada, péssima opção pra uso 24x7).

    Tem nobreak DC com corrente de carga tipo 5 ou 6A, é só procurar nos fabricantes que alguém já postou de Sta Rita.
    (A propria Volt 12V 30A, tem carregador flutuador de 5A (Mas não divulgam essa informação no folder principal, acho isso sacanagem por parte dos fabricantes). Só que pelo preço dela eu opto por fonte chaveada de tensão mais alta (16V pra 1 bateria, 30V pra 2)e controlador de painel solar (Capacidade de 10 ou 20A, de US$ 15 a R$ 150 servem), alguns controladores solares fazem o desligamente quando a tensão cai pra 10,5V (Ou 21V), e todo controlador mantém a bateria sob flutuação quando esta já está com carga. Se conseguir fonte de 17V 10A daria pra usar bateria automotiva com um pouco mais de durabilidade, com corrente mais alta (Paineis solares de 100W) as baterias automotivas dão problema mais tarde, mas essa não é uma opção necessariamente melhor que nobreak DC, é só questão de opção (Prefiro modularidade, em caso de defeito é mais facil a troca, tem escalabilidade, dá pra integrar painel solar mais tarde, etc).

    (Mas estou falando de bateria estacionaria de 60A, pra automotiva precisaria uma carga com onda dente-de-serra pra limpar as placas as vezes, precisaria um ciclo de carga e descarga completa por mes pra não oxidar demais, tem que instalar um vibrador do lado pras bolhas não oxidarem demais as placas... denovo qualquer carregador serve nas primeiras recarga, mas pra manter a capacidade e otimizar a durabilidade a coisa complica. Poderia manter uma bat. automotiva do lado pra ser ligada automaticamente via rele em caso de tensão baixa, mas a carga desta automotiva devia ser feita por trafo a parte em 14h, manter elas (Automotiva) sob flutuação geralmente não dura muitos meses)

    http://www.volt.ind.br/fonte-max-energy-500w.pdf
    (Veja que na foto é uma bateria Unipower 12V 7A, mas com corrente de carga de 5A dá pra colocar tranquilamente bateria estacionaria de 50Ah:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-50Ah-DF700
    (Veja que em C10 (Descarga em 10 horas, ou seja, com 5A de consumo) ela fornece apenas 41Ah, pra ter 5A por 12 horas MESMO vai precisar bateria bem mais cara, analisa bem se precisa isso))

  4. #24
    Avatar de RodrigoElias
    Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Santa Rita do Sapucaí, Brazil
    Posts
    20

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Essas fornecem a mesma amperagem para torre e para a bateria, pois por dentro são 2 fontes separadas da mesma mperagem
    http://www.vaconversores.com.br/products.html

  5. #25

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Estou prestes a adquirir essa fonte para ver, se resolvo meu problema, como eu citei acima, possuo 2 baterias se 18A cada.Alguém que ja a usa poderia dar um feedback sobre seu desempenho aliado ao seu banco de baterias, totalbde equipamentos na torre etc.Grato a todos.

  6. #26

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Acabei de fechar o pedido de 2 peças do carregador (http://networksul.net/products.php?p...A7ao-Via-Radio)

    Chegando ele em meu provedor eu posto pro pessoal as impressões de uso do produto.

    Comprei também 2 peças desse adaptador poe: http://produto.mercadolivre.com.br/M...garantia-_JM#D[C:S,P:3,E:F,Q:11]

    Alguém do forum utiliza esse modelo de adaptador POE? aparentemente parece ser de boa qualidade

  7. #27

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Citação Postado originalmente por Anderson28 Ver Post
    Estou prestes a adquirir essa fonte para ver, se resolvo meu problema, como eu citei acima, possuo 2 baterias se 18A cada.Alguém que ja a usa poderia dar um feedback sobre seu desempenho aliado ao seu banco de baterias, totalbde equipamentos na torre etc.Grato a todos.


    Se está falando do nobreak VA do ML (Primeiro link enviado no post), veja a primeira foto: Corrente de carga de 0,7A, com uma corrente dessa, caso as baterias acabem (Ou quase), levará quase 36 horas para a carga completa (18/0,7=25+40%).

    Teria que ver com a VA se as versões mais recentes do nobreak tem corrente maior (Amperagem não existe, se existir teremos que falar bitagem, hertzagem, bytagem...), mas o pessoal da VA consegue escrever "3 Ampère" no site ("1 chopps e 2 pastel"), não sei se conseguirão escrever um email em PTBR com a corrente de carga exata, mas repito, nessa versão antiga da VA (Link do ML) a corrente de carga é pequena, os vendedores falam que dá pra usar bateria de qualquer capacidade e isso não está tão errado, funcionar funciona, mas leva dias pra carregar depois de blackout.

    Pra bateria de 18A você precisaria corrente de carga de uns 2A. Se tiver 3A também serve. Se forem 5A ainda não é problema, mas se for algo tipo 10A é bom ventilar as baterias senão durarão pouco (Olha o datasheet das baterias, os ensaios pra determinar corrente de flutuação são a 25ºC, se ficarem a 28ºC já devia baixar 0,1V na flutuação).

    Enfim, infelizmente o pessoal da VA é 8 ou 80, a fonte 24V 3A tem corrente carga de 0,7A, e a 24V 8A tem corrente de carga de 6A. Então a 24V 3A é ideal pra 2 baterias de 7Ah, e a 24V 8A é ideal pra 2 baterias de 60Ah. O meio termo fica prejudicado, ou você escolhe uma carga bem demorada devido a corrente baixa, ou escolhe uma pequena redução na vida útil da bateria devido a corrente alta. Eu particularmente optaria pela corrente maior, mesmo em baterias de gel eu coloco solução de bateria depois de uns 12-14 meses de uso, e procuro ventilar quando possível, elas duram bem mais que o normal com esses cuidados simples, assim a corrente maior não detona a bateria tão cedo.

  8. #28

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Eu me interessei na desde link, tem 2 saida indepedentes.
    essa seria o correto?
    Desculpem tantas perguntas, sou bem leigo nessa questão de energia, agradeço de coração as ajuda e opiniões aki sugerida.
    http://networksul.net/products.php?p...ig.-altomatico

  9. #29

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Se for colocar suas 2 baterias em paralelo (+ com +, - com -) terá 8A pra carregar 36A em baterias, não é o ideal mas é muito melhor que 0,7A (Do carregador de 12V 5A).

    Com 8A pra 36Ah de baterias, teria que colocar elas em local ventilado ou bem fresco (Piso frio), e afastar uma da outra uns 5cm, pra otimizar a vida útil delas é importante dissipador o calor proveniente desses 3 ou 4A que estarão sobrando na carga.
    Se for colocar elas em caixa fechada no sol, sem ventilação, não passarão de uns 16 meses (Se a corrente de carga de algum carregador do mercado fosse 3,5A não teria essa preocupação).

    Não sei que equipamento quer alimentar, mas pense em 24V (Baterias em serie), as baterias em paralelo nem sempre equalizam direito a carga nas celulas conforme envelhecem, se uma celula de uma bateria der problema ela pode reduzir a capacidade da outra bateria, enquanto em serie isso não acontece. E... o preço do carregador 24V 7A (Que manda uns 6A pra bateria) é o mesmo.

  10. #30

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    meus equipamentos são 2 nanobridge, 2 rockets m5, 2 nanostation2, 1bullet2, uma RB 450G e um switch, minha torre possui somente 4 mt de altura, aonde eu aloco minhas baterias fica do lado da caixa de equipamentos, posso sim esta passando tudo para 24V.
    Ja adicionei uma estrela em seu perfil pela grande ajuda aki prestada.

  11. #31

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    como o amigo falou 2 baterias + com + e - com - iria durar mais! mas se for 4 baterias comums 2 em + com + e - com - e as outras 2 tb so que o ++ com o -- pra ficar 24v?


    daria certo?

  12. #32

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    A bateria 12V é formada por 6 celulas de 2V em serie, então você já tem um uso em serie consagrado como o mais duravel. Usar bateria em paralelo (+ com +, - com -) não é a melhor opção. Usar um par paralelo, em serie com outro par em paralelo, também não será a melhor opção. Mas, se vai colocar mais baterias de 18Ah (Mesma capacidade), menos mal, não é a solução perfeita mas tem poucos problemas, eu usaria se já tivesse baterias.

    Problema é o seguinte, se você tem uma bateria de 18Ah carregada, paralela a uma de 7Ah, caso essa de 7Ah tenha resistencia interna menor devido a falha nalguma celula (Bolha no gel, placa torta, placa corroída) a de 18Ah vai descarregar sobre essa de 7Ah, essa 1 celula com problema vai aquecer, secar o gel ou líquido, e aquecer as celula ao lado dela, fazendo a bateria durar menos. Se forem 2 baterias iguais em paralelo, ainda pode ocorrer isso, mas a corrente sobre a celula problemática será menor, terá menos aquecimento, e mesmo com 1 celula ruim a bateria ainda dura muito tempo.

    2 de 18Ah paralelas a outras 2 de 18Ah não é tão ruim, mas se for comprar hoje é mais barato colocar 2 de 36Ah em serie.
    (Ou 1 de 36Ah em serie com um par paralelo de 18Ah)

    Faz um esforço pra entender 'em serie' e 'paralelo', esse negocio de + com + confunde, e desenhar dá trabalho.

    (Eu já sugeri varias vezes o uso de varias baterias de 7Ah em paralelo, de nobreak, mas é questão de custo, custam R$ 30 cada, quando uma tem celula danificada você resolve o problema por meros R$ 30, ou pode deixar essa unidade de fora e diminuir a capacidade do nobreak por uns dias, enquanto uma de digamos 70Ah não custa R$ 300 (10x7Ah = 10xR$30) mas sim R$ 400, o custo vem todo de uma vez só. Fora que se pegar 7Ah de gel, que já dura poucos minutos em nobreak, e completar com solução, ela pode servir bem por uns 8 meses, tenho feito esse reaproveitamente de baterias de nobreak e tem me servido por no mínimo 6 meses, mas alguns já tinha 15 meses em nobreak AC e agora já tem mais 15 meses em DC.

  13. #33

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Ta bem legal o topico muito esclarecedor,o rubem ta dando uma aula aí rsrs,djigor quando chegarem essas fontes que vc pediu da um feedback aí pro pessoal quero testa-las tbm se valer a pena.

    Abs.

  14. #34

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Aviso sim!

    Ficaram de me postar elas hoje mas até agora não passaram o rastreamento...to aguardando

  15. #35

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Oi Rubem,

    Agradeço muito pelas suas informações.
    As vezes me confundo com tanta informação ao mesmo tempo.
    Se não for pedir muito.

    Você poderia me sugerir qual equipamento(fonte), bateria(quantidade, modelo, série ou paralelo) usar, para meus equipamentos.
    (3 - rocket´s (sendo que 1 substituirei por rocket titanium, 2-rb 433ah, 1-Bullet) gostaria de utilizar todos com 24v.

    Que fornecesse uma boa quantidade de horas sem energia, que a carga das baterias não demorassem tanto, e de um custo bem acessivel.

    Vi que vc usa bateria de 12v 7ah, e quando uma dá problema, simplesmente substitui a bateria, mas como se faz para saber qual bateria está com problema?

    Grato

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A bateria 12V é formada por 6 celulas de 2V em serie, então você já tem um uso em serie consagrado como o mais duravel. Usar bateria em paralelo (+ com +, - com -) não é a melhor opção. Usar um par paralelo, em serie com outro par em paralelo, também não será a melhor opção. Mas, se vai colocar mais baterias de 18Ah (Mesma capacidade), menos mal, não é a solução perfeita mas tem poucos problemas, eu usaria se já tivesse baterias.

    Problema é o seguinte, se você tem uma bateria de 18Ah carregada, paralela a uma de 7Ah, caso essa de 7Ah tenha resistencia interna menor devido a falha nalguma celula (Bolha no gel, placa torta, placa corroída) a de 18Ah vai descarregar sobre essa de 7Ah, essa 1 celula com problema vai aquecer, secar o gel ou líquido, e aquecer as celula ao lado dela, fazendo a bateria durar menos. Se forem 2 baterias iguais em paralelo, ainda pode ocorrer isso, mas a corrente sobre a celula problemática será menor, terá menos aquecimento, e mesmo com 1 celula ruim a bateria ainda dura muito tempo.

    2 de 18Ah paralelas a outras 2 de 18Ah não é tão ruim, mas se for comprar hoje é mais barato colocar 2 de 36Ah em serie.
    (Ou 1 de 36Ah em serie com um par paralelo de 18Ah)

    Faz um esforço pra entender 'em serie' e 'paralelo', esse negocio de + com + confunde, e desenhar dá trabalho.

    (Eu já sugeri varias vezes o uso de varias baterias de 7Ah em paralelo, de nobreak, mas é questão de custo, custam R$ 30 cada, quando uma tem celula danificada você resolve o problema por meros R$ 30, ou pode deixar essa unidade de fora e diminuir a capacidade do nobreak por uns dias, enquanto uma de digamos 70Ah não custa R$ 300 (10x7Ah = 10xR$30) mas sim R$ 400, o custo vem todo de uma vez só. Fora que se pegar 7Ah de gel, que já dura poucos minutos em nobreak, e completar com solução, ela pode servir bem por uns 8 meses, tenho feito esse reaproveitamente de baterias de nobreak e tem me servido por no mínimo 6 meses, mas alguns já tinha 15 meses em nobreak AC e agora já tem mais 15 meses em DC.

  16. #36

    Exclamation Re: fonte nobreak é confiavel?

    bom pra torres de ate 3 aparelhos em 12v ou 24v, antes comprar um nobreak de 1400 VA que deve durar mais que os fontes nobreaks.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-externa-_JM

    Como nao são DESKTOPS, sao simples radios da pra aguentar umas 4 horas de boa e deve levar ainda menos tempo pra carregar!

  17. #37

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Como esse no-break tem engate para bateria externa, daria então pra colocar uma bateria externa para aumentar a carga??

    Citação Postado originalmente por rafaelxdk Ver Post
    bom pra torres de ate 3 aparelhos em 12v ou 24v, antes comprar um nobreak de 1400 VA que deve durar mais que os fontes nobreaks.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-externa-_JM

    Como nao são DESKTOPS, sao simples radios da pra aguentar umas 4 horas de boa e deve levar ainda menos tempo pra carregar!

  18. #38

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Oi Rubem,

    Agradeço muito pelas suas informações.
    As vezes me confundo com tanta informação ao mesmo tempo.
    Se não for pedir muito.

    Você poderia me sugerir qual equipamento(fonte), bateria(quantidade, modelo, série ou paralelo) usar, para meus equipamentos.
    (3 - rocket´s (sendo que 1 substituirei por rocket titanium, 2-rb 433ah, 1-Bullet) gostaria de utilizar todos com 24v.

    Que fornecesse uma boa quantidade de horas sem energia, que a carga das baterias não demorassem tanto, e de um custo bem acessivel.

    Vi que vc usa bateria de 12v 7ah, e quando uma dá problema, simplesmente substitui a bateria, mas como se faz para saber qual bateria está com problema?

    Grato
    Vou pelo consumo desses equipamentos que conheço.
    Rocket M5 fica nuns 8W, Bullet comum idem, já a RB varia mais, com 3 cartões digamos uns 22W de media (O consumo varia conforme o uso, encriptação, processamento, mas a energia pode acabar em qualquer horario, de tarde ou de madrugada). Somaria uns 76W. Em 24V isso dá 3,2A de consumo. Uma fonte que forneça 7A seria suficiente com folga (Nenhuma fonte aguenta 100% da capacidade por muito tempo, por precaução pegue o dobro).
    Com 3,2A de consumo um par de baterias 12V 7A duraria cerca de 80 minutos (Ela fornece 7A se o consumo ficar em 700mA, conforme o consumo aumenta a capacidade total diminui).


    Precisa de mais de 2 horas? Existem baterias seladas de 10A, quase 3 horas. Mais que isso já tem as de 18A,cerca de 6 horas e pouco. Se usar 4 baterias de 7Ah teria umas 4 horas.
    (Estou no fim do mundo, do lado do Xingu, a 1000Km da capital mais proxima, tem energia eletrica da rede nacional a mal e mal 10 anos, e aqui não tem blackout de mais de 30 minutos faz anos, a maioria tem 5 a 10 minutos)




    O nobreak 24V 7A da VA manda 6A pra carga da bateria, se usar 2 baterias 12V 7A em serie elas terão carga rapida e ficarão aquecidas durando pouco. O nobreak 24V 3A da VA tem só 3 de capacidade, seu equipamento consome quase 3A, eu evitaria.
    O nobreak 24V 7A da Volt manda 0,7A pra carga da bateria, se sar 2 baterias 12V 7A essa seria a corrente ideal pra elas, carga lenta em 14 horas. Se usar 4 baterias 12V 7A, vai demorar um dia todo pra carregar.
    (A Volt também tem um nobreak 24V 3A, mesmo problema do VA, pouca corrente pro seu uso, ou melhor, não tem margem de segurança)


    Não sei como é o seu bolso, mas se quiser 2 baterias de 18A pode pegar o nobreak da VA de 24V 7A.


    Resumo:
    Volt 24V 7A -> 2 Baterias 12V 7A
    VA 24V 7A -> 2 Baterias 12V 18A (Ou 6 baterias 12V 7A)


    Se quer duração ainda maior, tem baterias dessa:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-30Ah-DF300
    Com duas dessa, e uma fonte VA 24V 7A, teria carga em umas 8 horas, e as baterias durariam quase 10 horas com seu equipamento. Se o nobreak da VA está uns R$ 250 com frete, e as baterias ficariam R$ 350 com frete, soma R$ 600, por aqui vendemos muito nobreak AC até mais caros que isso, pra manter servidor rodando por coisa tipo 1 ou 2 horas, até que nobreak DC é uma opção bem barata pra duração.
    (Fora que essas baterias estacionárias durarão muitos anos, enquanto dentro de nobreak AC mal passam de 18 meses de uso 24x7 (Por essas e outras acho uma opção muito burra usar nobreak AC nesses casos, armazenas em DC, converter pra AC, pra depois voltar pra DC, 10 a 15% de perda em cada conversão e você joga no lixo metade da capacidade da bateria (Que fica fechada dentro do nobreak do lado de um trafo quente, é o pior lugar pra se colocar uma bateria))


    (Mas se quiser coisa ainda mais barata posso citar, fonte com controlador solar, ou carregador pra bicicleta eletrica, não são opções prontas, nem completamente confiáveis, mas são opções bem mais baratas)






    ===============================================
    Edit:

    Ah, pra testar bateria é simples: Plugada no nobreak ou carregador você presume que ela devia ter carga, pluga o multimetro e vê a tensão, se desplugar o carregador (Nobreak) e a tensão cair demais (De 15 pra 10V digamos) é quase certeza de bateria ruim, mas se ligar uma lampada automotiva pequena (10W de seta de modo ou 21W de seta de carro) e a tensão cair pra algo abaixo de 10V pode descartar a bateria. Uma bateria em bom estado, recém-saída do carregador, se for digamos 12V 7A e ligar uma lampada 12V 21W, vai cai cerca de 0,1V a cada 2 ou 3 segundos, é facil notar se tem uma celula ruim porque a tensão cai 2 ou 4V instantaneamente, ficando abaixo de 10V.
    (O problema de bateria com muitas placas finas (Automotiva) é esse, a tensão quando plugada em carregador sobe rapidamente pra digamos 24V, mas ao ligar uma carga de míseros 21W cai 2 ou 3V em poucos segundos, como nobreak se baseia na tensão pra desligar o consumo (Pra não danificar as baterias) o nobreak é enganado pela bateria, 2 celulas ruins inutilizam uma bateria que ainda teria outras 4 celulas boas (Por isso americano usa celula de 2V avulsa, troca só a que precisa, no brasil a Sta-eletronica.com.br, a Unicoba.com.br e a powersafe.com.br sempre trouxeram essas celulas, tem coisa absurda tipo até 5 MIL amperes em 2V, convenhamos que uma bateria 12V 5000A seria "um pouco cara" pra trocar inteira por conta de defeito em 1 ou 2 celulas.

  19. #39

    Wink Re: fonte nobreak é confiavel?

    sim pelo anuncio eu ja vi tudinho! to pensando bem! POW imagina so gastar bens uns 600 fora que vai dar um trabalho organizar tudo e a manutençao e tal? um 1400 VA da APC ta em media 400! rapido facil e 2 baterias ja pronta e tudinho perfeito! é so ligar as fonte ubiquiti e ta BELEZA! ainda mais que andei analizando e estava vendo que uma fonte equipada com POE tal com baterias fortes de 56a 60a e etc, sai em media mais que 1500 reais. com autonomia de ate 5 horas! TA LOCO, prefiro as No-Breaks ORIGINAIS DE FABRICA E EQUIPADA!

  20. #40

    Padrão Re: fonte nobreak é confiavel?

    Caro Rubem,

    Desde já agradeço muitissimo pelas informações, me ajudou muito a decidir o que utilizar em minha torre.
    Irei utilizar uma régua poe, com http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-30Ah-DF300
    Com duas dessa, e uma fonte VA 24V 7A

    Agora só mais um perguntinha para me calar para sempre..kkkk

    A fonte da Volt 24v 7A não serve? para utilizar com essa bateria de 30A estacionária.
    Estou perguntando porque tenho fornecedor aqui perto e pego em mãos a fonte.

    Muitíssimo obrigado...

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Vou pelo consumo desses equipamentos que conheço.
    Rocket M5 fica nuns 8W, Bullet comum idem, já a RB varia mais, com 3 cartões digamos uns 22W de media (O consumo varia conforme o uso, encriptação, processamento, mas a energia pode acabar em qualquer horario, de tarde ou de madrugada). Somaria uns 76W. Em 24V isso dá 3,2A de consumo. Uma fonte que forneça 7A seria suficiente com folga (Nenhuma fonte aguenta 100% da capacidade por muito tempo, por precaução pegue o dobro).
    Com 3,2A de consumo um par de baterias 12V 7A duraria cerca de 80 minutos (Ela fornece 7A se o consumo ficar em 700mA, conforme o consumo aumenta a capacidade total diminui).


    Precisa de mais de 2 horas? Existem baterias seladas de 10A, quase 3 horas. Mais que isso já tem as de 18A,cerca de 6 horas e pouco. Se usar 4 baterias de 7Ah teria umas 4 horas.
    (Estou no fim do mundo, do lado do Xingu, a 1000Km da capital mais proxima, tem energia eletrica da rede nacional a mal e mal 10 anos, e aqui não tem blackout de mais de 30 minutos faz anos, a maioria tem 5 a 10 minutos)




    O nobreak 24V 7A da VA manda 6A pra carga da bateria, se usar 2 baterias 12V 7A em serie elas terão carga rapida e ficarão aquecidas durando pouco. O nobreak 24V 3A da VA tem só 3 de capacidade, seu equipamento consome quase 3A, eu evitaria.
    O nobreak 24V 7A da Volt manda 0,7A pra carga da bateria, se sar 2 baterias 12V 7A essa seria a corrente ideal pra elas, carga lenta em 14 horas. Se usar 4 baterias 12V 7A, vai demorar um dia todo pra carregar.
    (A Volt também tem um nobreak 24V 3A, mesmo problema do VA, pouca corrente pro seu uso, ou melhor, não tem margem de segurança)


    Não sei como é o seu bolso, mas se quiser 2 baterias de 18A pode pegar o nobreak da VA de 24V 7A.


    Resumo:
    Volt 24V 7A -> 2 Baterias 12V 7A
    VA 24V 7A -> 2 Baterias 12V 18A (Ou 6 baterias 12V 7A)


    Se quer duração ainda maior, tem baterias dessa:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-30Ah-DF300
    Com duas dessa, e uma fonte VA 24V 7A, teria carga em umas 8 horas, e as baterias durariam quase 10 horas com seu equipamento. Se o nobreak da VA está uns R$ 250 com frete, e as baterias ficariam R$ 350 com frete, soma R$ 600, por aqui vendemos muito nobreak AC até mais caros que isso, pra manter servidor rodando por coisa tipo 1 ou 2 horas, até que nobreak DC é uma opção bem barata pra duração.
    (Fora que essas baterias estacionárias durarão muitos anos, enquanto dentro de nobreak AC mal passam de 18 meses de uso 24x7 (Por essas e outras acho uma opção muito burra usar nobreak AC nesses casos, armazenas em DC, converter pra AC, pra depois voltar pra DC, 10 a 15% de perda em cada conversão e você joga no lixo metade da capacidade da bateria (Que fica fechada dentro do nobreak do lado de um trafo quente, é o pior lugar pra se colocar uma bateria))


    (Mas se quiser coisa ainda mais barata posso citar, fonte com controlador solar, ou carregador pra bicicleta eletrica, não são opções prontas, nem completamente confiáveis, mas são opções bem mais baratas)






    ===============================================
    Edit:

    Ah, pra testar bateria é simples: Plugada no nobreak ou carregador você presume que ela devia ter carga, pluga o multimetro e vê a tensão, se desplugar o carregador (Nobreak) e a tensão cair demais (De 15 pra 10V digamos) é quase certeza de bateria ruim, mas se ligar uma lampada automotiva pequena (10W de seta de modo ou 21W de seta de carro) e a tensão cair pra algo abaixo de 10V pode descartar a bateria. Uma bateria em bom estado, recém-saída do carregador, se for digamos 12V 7A e ligar uma lampada 12V 21W, vai cai cerca de 0,1V a cada 2 ou 3 segundos, é facil notar se tem uma celula ruim porque a tensão cai 2 ou 4V instantaneamente, ficando abaixo de 10V.
    (O problema de bateria com muitas placas finas (Automotiva) é esse, a tensão quando plugada em carregador sobe rapidamente pra digamos 24V, mas ao ligar uma carga de míseros 21W cai 2 ou 3V em poucos segundos, como nobreak se baseia na tensão pra desligar o consumo (Pra não danificar as baterias) o nobreak é enganado pela bateria, 2 celulas ruins inutilizam uma bateria que ainda teria outras 4 celulas boas (Por isso americano usa celula de 2V avulsa, troca só a que precisa, no brasil a Sta-eletronica.com.br, a Unicoba.com.br e a powersafe.com.br sempre trouxeram essas celulas, tem coisa absurda tipo até 5 MIL amperes em 2V, convenhamos que uma bateria 12V 5000A seria "um pouco cara" pra trocar inteira por conta de defeito em 1 ou 2 celulas.