Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distribuição de acesso

    Ola pessoal , tudo bem??

    entao o post vai ser um pouco grande mas espero que leiam e possam me ajudar , mas enfim vou explicar um pouco do que estou precisando fazer..

    é o seguinte , eu sou sindico no predio em que moro , e ele é recem construido , porem a construtora (calma o assunto é de redes e nao de comdominio kk) cometeu um erro muitoo grave e nao fez o espaço certo para colocar o quadro de distribuiçao da telefonia e sem o espaço pelo qual a empresa vivo solicita para colocar o serviço deles no predio , nao é possivel instalar..
    o predio tem 25 apartamentos , e a rua nao tem infraestrutura para atender um predio de 25 apat , entao ficou acordado o seguinte que eu faria a solicitaçao de duas linha dsl cada uma com 10 megas ( duas 20 megas ) e colocaria 1 mega para cada apartameento ( só 20 apat vao querer o serviço ) porem como é de costume a vivo vai deixar ambas as linhas instaladas na fachada da recepçao do predio ,e dois modem cada um com 10 mega , e eu me resposabilizo por levar o acesso a cada um dos ap ( tenho experiencia em instaçao fisica e um pouco de configuraçao) , beleza eu vou puxar as linha para dentro da recepçao e deixar os dois modem funcionando porem minha duvida é a seguinte quais equipamentos eu posso usar para levar os cabos para os aps??
    lembrando que oque eu quero fazer é apenas dividir o acesso , mas quero também , controlar a banda para deixar exatos 1 mega em cada apat e nao dar dor de cabeça a nenhum morador , e para evitar algum tipo de invasao na rede eu quero registrar os mac de cada placa de rede dos computadores que tem direito ao acesso , se algum dos computadores acessar sites com algum tipo de ameaça , eles vao contaminar a rede toda com virus?? eu quero determinar qual velocidade tera cada porta do switch.

    para oque eu quero fazer é necessario um switch gerenciavel ou nao gerenciavel??

    eu nao estou achando switch com 10 saidas de sinal cada , e nao estou achando switch com 20 portas , posso usar um que tenha 24 porta stenha dupla wan e entrar com as duas internets nele??

    Att: Leo.

    pessoal eu nao vou dividir o link ilegalmente e sou contra qualquer tipo de pirataria e só vou fazer a parte fisica , e a cobrança vai ser feita pela vivo a cada morador do jeito que eles acharem melhor , o lucro sera todo deles...

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Citação Postado originalmente por le0nard0 Ver Post
    Ola pessoal , tudo bem??

    entao o post vai ser um pouco grande mas espero que leiam e possam me ajudar , mas enfim vou explicar um pouco do que estou precisando fazer..

    é o seguinte , eu sou sindico no predio em que moro , e ele é recem construido , porem a construtora (calma o assunto é de redes e nao de comdominio kk) cometeu um erro muitoo grave e nao fez o espaço certo para colocar o quadro de distribuiçao da telefonia e sem o espaço pelo qual a empresa vivo solicita para colocar o serviço deles no predio , nao é possivel instalar..
    o predio tem 25 apartamentos , e a rua nao tem infraestrutura para atender um predio de 25 apat , entao ficou acordado o seguinte que eu faria a solicitaçao de duas linha dsl cada uma com 10 megas ( duas 20 megas ) e colocaria 1 mega para cada apartameento ( só 20 apat vao querer o serviço ) porem como é de costume a vivo vai deixar ambas as linhas instaladas na fachada da recepçao do predio ,e dois modem cada um com 10 mega , e eu me resposabilizo por levar o acesso a cada um dos ap ( tenho experiencia em instaçao fisica e um pouco de configuraçao) , beleza eu vou puxar as linha para dentro da recepçao e deixar os dois modem funcionando porem minha duvida é a seguinte quais equipamentos eu posso usar para levar os cabos para os aps??
    lembrando que oque eu quero fazer é apenas dividir o acesso , mas quero também , controlar a banda para deixar exatos 1 mega em cada apat e nao dar dor de cabeça a nenhum morador , e para evitar algum tipo de invasao na rede eu quero registrar os mac de cada placa de rede dos computadores que tem direito ao acesso , se algum dos computadores acessar sites com algum tipo de ameaça , eles vao contaminar a rede toda com virus?? eu quero determinar qual velocidade tera cada porta do switch.

    para oque eu quero fazer é necessario um switch gerenciavel ou nao gerenciavel??

    eu nao estou achando switch com 10 saidas de sinal cada , e nao estou achando switch com 20 portas , posso usar um que tenha 24 porta stenha dupla wan e entrar com as duas internets nele??

    Att: Leo.

    pessoal eu nao vou dividir o link ilegalmente e sou contra qualquer tipo de pirataria e só vou fazer a parte fisica , e a cobrança vai ser feita pela vivo a cada morador do jeito que eles acharem melhor , o lucro sera todo deles...


    vc precisará de 1 rb 750 para fazer o load balance das linhas,

    na porta 5 vc coloca uma range de ip /25 e conecte a um switch de 24 portas, assim poderá passar todo o cabo até cada apto e cada apto terá seu ip, nisso dentro de queue vc controla a velocidade do cliente pelo ip,

  3. #3

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Se nos apartamentos tem telefone, use DSLAN, e ja aproveita o cabeamento existente, vai ficar como se fosse adsl normal...

  4. #4

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    vc precisará de 1 rb 750 para fazer o load balance das linhas,

    na porta 5 vc coloca uma range de ip /25 e conecte a um switch de 24 portas, assim poderá passar todo o cabo até cada apto e cada apto terá seu ip, nisso dentro de queue vc controla a velocidade do cliente pelo ip,

    se fosse tudo normal , ficaria da seguinte forma , o cabo da vivo chega na tomada de telefone e dele vai sair o filtro que vem com modem 1 cabo rj 11 para o modem outro para o telefone e sairia um cabo de rede do modem para o desktop , switch , hub etc..

    fazendo todo o projeto que voce citou , com rb 750 etc.. como ficaria a instalaçao fisica?? aode eu coloco o cabo de rede qua vai sair modem??

    como funciona esse range ip?? é uma configuraçao detro da rb 750??

    mais uma duvida , eu ao sei se ficou bem claro mas serao duas linhas de 10 mega , como eu coloco as duas internet em um switch??


    Att Leo.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Citação Postado originalmente por le0nard0 Ver Post
    se fosse tudo normal , ficaria da seguinte forma , o cabo da vivo chega na tomada de telefone e dele vai sair o filtro que vem com modem 1 cabo rj 11 para o modem outro para o telefone e sairia um cabo de rede do modem para o desktop , switch , hub etc..

    fazendo todo o projeto que voce citou , com rb 750 etc.. como ficaria a instalaçao fisica?? aode eu coloco o cabo de rede qua vai sair modem??

    como funciona esse range ip?? é uma configuraçao detro da rb 750??

    mais uma duvida , eu ao sei se ficou bem claro mas serao duas linhas de 10 mega , como eu coloco as duas internet em um switch??


    Att Leo.

    Amigo ai vc deve procurar sobre configuração de mikrotik, essa é a maneira mais simples, o modem entraria na porta 1 e 2 como é um load balance, cada modem em uma porta, e a porta 5 vai pro switch, configuração vc deve fazer um PCC na rb, e colocar uma classe de ip na porta 5, assim cada usuario vc seta seu respectivo ip, e a velocidade dentro da queue

  6. #6

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo ai vc deve procurar sobre configuração de mikrotik, essa é a maneira mais simples, o modem entraria na porta 1 e 2 como é um load balance, cada modem em uma porta, e a porta 5 vai pro switch, configuração vc deve fazer um PCC na rb, e colocar uma classe de ip na porta 5, assim cada usuario vc seta seu respectivo ip, e a velocidade dentro da queue

    nao tem como fazer isso de uma maneira mais facil?? estou vendo tutoriais de configuraçao de mikrotik mas é muito dificil , eu gosto bastante desse tipo de coisa mas tem coisa que pra mim é dificil por que eu nunca fiz algum curso do tipo , eu entendo bastante de instalaçao fisica , e bem pouco de configuraçoes , no maximo configuraçao de roteador...

    Att:

  7. #7

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo ai vc deve procurar sobre configuração de mikrotik, essa é a maneira mais simples, o modem entraria na porta 1 e 2 como é um load balance, cada modem em uma porta, e a porta 5 vai pro switch, configuração vc deve fazer um PCC na rb, e colocar uma classe de ip na porta 5, assim cada usuario vc seta seu respectivo ip, e a velocidade dentro da queue

    Acronimo , estive pensando em fazer o seguinte: em vez de colocar rb 750 eu colocar um Tp-link Tl-r470t , para fazer o load balance e controle de banda por ip , e depois jogar para um switch de 24 portas , sera que da certo ??

  8. #8

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    ninguém mais?? estou precisando de dicas sugestoes etc.. por favor respondam eu tenho prazo para executar o serviço no predio.

    Leo.

  9. #9

    Padrão Re: distribuiçao de acesso

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo ai vc deve procurar sobre configuração de mikrotik, essa é a maneira mais simples, o modem entraria na porta 1 e 2 como é um load balance, cada modem em uma porta, e a porta 5 vai pro switch, configuração vc deve fazer um PCC na rb, e colocar uma classe de ip na porta 5, assim cada usuario vc seta seu respectivo ip, e a velocidade dentro da queue


    estou vendo bastante tutoriais na net sobre configuraçao de mikrotik e estou bastante tentado a comprar uma rb 750 para gerenciar os clientes , quantos clientes eu posso cadastrar na rb 750 ??

  10. #10

    Padrão distribuir acesso

    Ola pessoal , tudo bem??

    entao o post vai ser um pouco grande mas espero que leiam e possam me ajudar , mas enfim vou explicar um pouco do que estou precisando fazer..

    é o seguinte , eu sou sindico no predio em que moro , e ele é recem construido , porem a construtora (calma o assunto é de redes e nao de comdominio kk) cometeu um erro muitoo grave e nao fez o espaço certo para colocar o quadro de distribuiçao da telefonia e sem o espaço pelo qual a empresa vivo solicita para colocar o serviço deles no predio , nao é possivel instalar..
    o predio tem 25 apartamentos , e a rua nao tem infraestrutura para atender um predio de 25 apat , entao ficou acordado o seguinte que eu faria a solicitaçao de duas linha dsl cada uma com 10 megas ( duas 20 megas ) e colocaria 1 mega para cada apartameento ( só 20 apat vao querer o serviço ) porem como é de costume a vivo vai deixar ambas as linhas instaladas na fachada da recepçao do predio ,e dois modem cada um com 10 mega , e eu me resposabilizo por levar o acesso a cada um dos ap ( tenho experiencia em instaçao fisica e um pouco de configuraçao) , beleza eu vou puxar as linha para dentro da recepçao e deixar os dois modem funcionando porem minha duvida é a seguinte quais equipamentos eu posso usar para levar os cabos para os aps??
    lembrando que oque eu quero fazer é apenas dividir o acesso , mas quero também , controlar a banda para deixar exatos 1 mega em cada apat e nao dar dor de cabeça a nenhum morador , e para evitar algum tipo de invasao na rede eu quero registrar os mac de cada placa de rede dos computadores que tem direito ao acesso , se algum dos computadores acessar sites com algum tipo de ameaça , eles vao contaminar a rede toda com virus?? eu quero determinar qual velocidade tera cada porta do switch.

    para oque eu quero fazer é necessario um switch gerenciavel ou nao gerenciavel??

    eu nao estou achando switch com 10 saidas de sinal cada , e nao estou achando switch com 20 portas , posso usar um que tenha 24 porta stenha dupla wan e entrar com as duas internets nele??

    pessoal eu nao vou dividir o link ilegalmente e sou contra qualquer tipo de pirataria e só vou fazer a parte fisica , e a cobrança vai ser feita pela vivo a cada morador do jeito que eles acharem melhor , o lucro sera todo deles..

    eu estou pensando em colocar uma RB750 para gerenciar os clientes e fazer load balance , e claro fazer um controle de banda efetivo , sera que a RB750 faz um controle de banda efetivo??

    por favor me ajudem pois eu tenho prazo para executar o serviço , pois o sinal do speedy chega em alguns dias...



  11. #11

    Padrão Re: distribuir acesso

    Contrate um provedor de acesso para fazer essa distribuição...

    Para distribuição de sinal é necessário licença SCM.

  12. #12

    Padrão Re: distribuir acesso

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Contrate um provedor de acesso para fazer essa distribuição...

    Para distribuição de sinal é necessário licença SCM.
    acho que vc nao compreendeu bem , mas eu só vou fazer a parte fisica nao qual eu tenho experiencia essa soluçao foi dada por um diretor de vendas da propria vivo , ela mesma vai cobrar os clientes da forma que achar melgor cada cliente tera um contrato com a vivo , eu nao estou dividindo meu sinal , eu sei que precisa de SCM , os clientes pagarao a vivo..

    sem querer ofender mas por favor responda sobre oque eu perguntei , se for pra perguntar sobre SCM deixa que eu crio o topico..

    Leo.

  13. #13

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Amigo como você não intende de Mikrotik fica complicado, mas se quer aprender um pouco veja meu post https://under-linux.org/showthread.php?t=163344
    Eu te aconselho a procurar um provedor ai em sua cidade alguém lá pode te orientar e configurar para você.
    Basicamente você irá precisar de uma RB750 para fazer um load balance com os links, outra RB750 para ser o servidor e um switch de 24 portas.

  14. #14

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Citação Postado originalmente por ronaldopatrick Ver Post
    Amigo como você não intende de Mikrotik fica complicado, mas se quer aprender um pouco veja meu post https://under-linux.org/showthread.php?t=163344
    Eu te aconselho a procurar um provedor ai em sua cidade alguém lá pode te orientar e configurar para você.
    Basicamente você irá precisar de uma RB750 para fazer um load balance com os links, outra RB750 para ser o servidor e um switch de 24 portas.

    eu estou vendo alguns tutoriais na net estou vendo que nao é tao dificil configurar,gostei da sua ideia de procurar um provedor para configurar tudo , eu entendo de parte fisica ( que qualquer um sabe ) mas configuraçao eu bato bastante a cabeça.. mas enfim obrigado..

  15. #15

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Citação Postado originalmente por ronaldopatrick Ver Post
    Amigo como você não intende de Mikrotik fica complicado, mas se quer aprender um pouco veja meu post https://under-linux.org/showthread.php?t=163344
    Eu te aconselho a procurar um provedor ai em sua cidade alguém lá pode te orientar e configurar para você.
    Basicamente você irá precisar de uma RB750 para fazer um load balance com os links, outra RB750 para ser o servidor e um switch de 24 portas.

    desculpe minhas perguntas toscas , mas qual funçao de usar mais uma rb para fazer de servidor eu nao consigo só com uma rb 750 fazer controle de banda , faixa de ip e load balance pcc ??

    uma rb 750 mais um switch de 24 portas funciona de boa??
    Leo.

  16. #16

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Não é aconselhado que se faça load e server na mesma rb tem que ser separado pois o load aumenta muitas vezes o uso da cpu e ira travar sua rede.

  17. #17

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Dê uma olhada pois tá com preço bom a RB750 deles, aproveite pra ver o cabo e os conectores, e o alicate de crimpar
    http://www.procast.com.br/routerboar...100-fonte.html
    E no mercado livre tem esse switch
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ink-brasil-_JM

  18. #18
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Citação Postado originalmente por ronaldopatrick Ver Post
    Não é aconselhado que se faça load e server na mesma rb tem que ser separado pois o load aumenta muitas vezes o uso da cpu e ira travar sua rede.

    Desculpe, mas qual load aumenta o uso da CPU?

    tive em uma 750, load balance com 3 de 10 adsl, e mau consumia 40%

  19. #19

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Desculpe, mas qual load aumenta o uso da CPU?

    tive em uma 750, load balance com 3 de 10 adsl, e mau consumia 40%
    Ele está querendo fazer load e server na mesma rb750 o que aumentaria o usa da cpu já que a rb750 em termo de processamento é fraca para as duas aplicações ao mesmo tempo.

  20. #20

    Padrão Re: Distribuição de acesso

    Citação Postado originalmente por ronaldopatrick Ver Post
    Ele está querendo fazer load e server na mesma rb750 o que aumentaria o usa da cpu já que a rb750 em termo de processamento é fraca para as duas aplicações ao mesmo tempo.

    por favor só para eu comparar os preços , qual equipamento eu poderia usar para fazer tudo isso que eu quero com um unico equipamento ?? é por que eu quero comparar os preços de duas Rb750 e um unico equipamento que aguente o serviço de boa.

    eu quanto a configuraçao do mikrotik , eu estou falando com alguns provedores aqui da minha regiao , to pensando em chamar eles pra configurar , claro pagando =) , eu quero que eles façam a configuraçao completa para eu fazer oque eu sei fazer dentro da rb , que é uma coisa basica tipo fazer um controle de banda etc...

    em questao de cabos conectores e afins , eu estou em sao paulo pertinho da santa ifigenia , to pensando em comprar as ferramentas e talvez os conectores por la , mas o cabo vai ser pela net , eu estou pensando em montar com nexans ou furukawa que sao conhecidos pela qualidade , entre usar um conector fuleira que custa 50 centavos e um conector blindado de 2,00 cada sera que muda alguma coisa??

    Leo.