+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Amigos venho expor um problema que estou tendo com airfiber, bom tinha 2 nanobridge 25dbi no lugar onde coloquei esse airfiber, com os nanobridges estava passado 60mb rx e 30mb tx, isso estou falando de link, precisava de 100mb full portanto coloquei as airfiber em full duplex com tx 24.1Ghz e Rx 24.2Ghz
    Vamos aos dados :
    distancia entre equipamentos : 2.4Km
    Sinal Chain 0 : -58
    Sinal Chain 1 : -60

    Equipamento passando 70Mb down por 23Mb up

    O que posso fazer pra melhorar, o sinal do GPS só aparece no Master no Slave não esta mostrando nada, se colocar halfduplex não conecta.

    Será defeito de algum dos equipamentos, pois tirei da torre e tentei colocar um de frete pro outro e não funcionou, conectou mas fica caindo o link.

    A potencia testei de tudo, vieram com o Firmware 1.0 só deixava colocar a potencia em 20 agora subi o firm 1.1.2 aceita 33, mas mesmo assim nada mudou.

    Aceito opiniões e experiencias boas ou ruins com o Airfiber.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Ola me chama no skype que te ajudo a resolver o problema te mais.

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    par de airfiber pra essa distância?
    caramba, porque não usou um par de dish de 30 dbi ligadas a um radio APC da intelbras, rocket ou uma rb ?

    aqui na cidade ajudei um amigo a colocar um na rede dele e não precisamos alterar a versão do firmware não, configuramos em bancada (não lembro exatamente a configuração, pois, faz tempo e peguei outras de lá pra cá) mais fechamos 21km passando 320mb nos testes de uma rb pra outra ta passando bem mais que isso.

    Da uma pesquisada, eu também tive umas duvidas mais encontrei um material resumido no google e sobre alguns recursos fui no próprio datashet do equipamento pra esclarecer.

    abraços e boa configuração

  4. #4

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Eu particularmente não usei o AirFiber, apenas assisti alguns vídeos na internet.

    Porém 24Ghz o alinhamento deve ser muito sensível, coisa de milímetros ele já estará fora.

    Tem alguns vídeos no Youtube, procure lá que talvez possa lhe ajudar.

    Boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Ele esta tendo 2 problemas.
    1- as antenas não estão niveladas, pois o sinal esta diferente, chain 1 e chain 2
    2- ele esta com ptp 2.4 km, isso é muito perto para o nivel de potencia, como todos sabem potencia de mais é qualidade de menos.

    Reduza a sua potencia ao maximo até desconectar, depois va nas antenas e mova elas buscando o sinal, e verá que seu alinhamento esta errado.
    Como esta com muita potencia o sinal esparrama e com isso o tx e rx ruim.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Amigos venho expor um problema que estou tendo com airfiber, bom tinha 2 nanobridge 25dbi no lugar onde coloquei esse airfiber, com os nanobridges estava passado 60mb rx e 30mb tx, isso estou falando de link, precisava de 100mb full portanto coloquei as airfiber em full duplex com tx 24.1Ghz e Rx 24.2Ghz
    Vamos aos dados :
    distancia entre equipamentos : 2.4Km
    Sinal Chain 0 : -58
    Sinal Chain 1 : -60

    Equipamento passando 70Mb down por 23Mb up

    O que posso fazer pra melhorar, o sinal do GPS só aparece no Master no Slave não esta mostrando nada, se colocar halfduplex não conecta.

    Será defeito de algum dos equipamentos, pois tirei da torre e tentei colocar um de frete pro outro e não funcionou, conectou mas fica caindo o link.

    A potencia testei de tudo, vieram com o Firmware 1.0 só deixava colocar a potencia em 20 agora subi o firm 1.1.2 aceita 33, mas mesmo assim nada mudou.

    Aceito opiniões e experiencias boas ou ruins com o Airfiber.
    Bom dia,

    Geralmente é excesso de potencia e alinhamento incorreto;
    em 24ghz o alinhamento tem que ser 110%.
    pelo seu sinal não está legal o alinhamento.
    Pegue no youtube os videos sobre configuração dos Airfiber. é só procurar que tem muita coisa já disponível.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Amigos venho expor um problema que estou tendo com airfiber, bom tinha 2 nanobridge 25dbi no lugar onde coloquei esse airfiber, com os nanobridges estava passado 60mb rx e 30mb tx, isso estou falando de link, precisava de 100mb full portanto coloquei as airfiber em full duplex com tx 24.1Ghz e Rx 24.2Ghz
    Vamos aos dados :
    distancia entre equipamentos : 2.4Km
    Sinal Chain 0 : -58
    Sinal Chain 1 : -60

    Equipamento passando 70Mb down por 23Mb up

    O que posso fazer pra melhorar, o sinal do GPS só aparece no Master no Slave não esta mostrando nada, se colocar halfduplex não conecta.

    Será defeito de algum dos equipamentos, pois tirei da torre e tentei colocar um de frete pro outro e não funcionou, conectou mas fica caindo o link.

    A potencia testei de tudo, vieram com o Firmware 1.0 só deixava colocar a potencia em 20 agora subi o firm 1.1.2 aceita 33, mas mesmo assim nada mudou.

    Aceito opiniões e experiencias boas ou ruins com o Airfiber.
    Bom dia,

    Geralmente é excesso de potencia e alinhamento incorreto;
    em 24ghz o alinhamento tem que ser 110%.
    pelo seu sinal não está legal o alinhamento.
    Pegue no youtube os videos sobre configuração dos Airfiber. é só procurar que tem muita coisa já disponível.

  7. #7
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    par de airfiber pra essa distância?
    caramba, porque não usou um par de dish de 30 dbi ligadas a um radio APC da intelbras, rocket ou uma rb ?

    aqui na cidade ajudei um amigo a colocar um na rede dele e não precisamos alterar a versão do firmware não, configuramos em bancada (não lembro exatamente a configuração, pois, faz tempo e peguei outras de lá pra cá) mais fechamos 21km passando 320mb nos testes de uma rb pra outra ta passando bem mais que isso.

    Da uma pesquisada, eu também tive umas duvidas mais encontrei um material resumido no google e sobre alguns recursos fui no próprio datashet do equipamento pra esclarecer.

    abraços e boa configuração
    Voce passou 320Mb com o Airfiber na distancia de 21Km?

  8. #8

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Obrigado pela ajuda de todos, mas um de meus equipamentos estava com defeito mesmo, ele não recebia nem sinal de GPS, e não sei porque não sincronizava com o Slave, bom hoje trocamos o equipamento no fornecedor e tive sucesso, realmente o alinhamento é um pouco chato sim, mas pra minha distancia não foi muito difícil de fazer, tivemos que deixar um tecnico em cada torre com celular e pronto tudo ok.
    Pelo contrario do que todos pensam em 24ghz a coisa é um pouco diferente, potencia influencia muito, em 33dbi consegui sinal de -59 nas duas chains igual ao Airlink, se baixar pra 15dbi o sinal cai para -78 um problema sério, pois em caso de neblina ou chuva que aqui na minha região está meio constante, o sinal pode atenuar em até 18dbi segundo manual da Ubnt.
    Bom depois de muito quebrar a cabeça esta funcionando perfeitamente, e passando 700Mb full.
    Pode parecer um que comprei uma bazuca pra matar um pardal, mas como pretendemos passar mais de 250mb em breve já ficou pronto o enlace.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Obrigado amigo por compartilhar conosco suas experiencias.
    e melhor, por compartilhar a solução final.
    Realmente AIRFIBER veio pra ficar. é um radio fantastico.

    Abraço e bons negocios.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Obrigado amigo por compartilhar conosco suas experiencias.
    e melhor, por compartilhar a solução final.
    Realmente AIRFIBER veio pra ficar. é um radio fantastico.

    Abraço e bons negocios.
    Para ser bom, mais vamos suponhamos que temos um concorrente usando um par desses rádios próximo ao nosso e como ficaria a questão de interferência, já que me se não me engano ele só tem 2 canais?
    Última edição por kbca12; 23-07-2013 às 22:24.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Boa noite camaradas. Também estou tendo problemas com Air Faber.
    Estou com um a 1700mts e sinal bem diferente um do outro -68 a -60 e não consigo fazer passar mais que 250mega só que olhando oque o colega postou vou mexer no alinhamento das antenas apesar de ser visada perfeita mais vou mexer amanhã e posto aqui também minhas experiencias para servir para algum outro novato no air faber. Mandei anexo a minhas telas para vcs olharem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Air FAber Slave.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	75,9 KB
ID:      	46921   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Air FAber master.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	75,6 KB
ID:      	46922  


  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Obrigado pela ajuda de todos, mas um de meus equipamentos estava com defeito mesmo, ele não recebia nem sinal de GPS, e não sei porque não sincronizava com o Slave, bom hoje trocamos o equipamento no fornecedor e tive sucesso, realmente o alinhamento é um pouco chato sim, mas pra minha distancia não foi muito difícil de fazer, tivemos que deixar um tecnico em cada torre com celular e pronto tudo ok.
    Pelo contrario do que todos pensam em 24ghz a coisa é um pouco diferente, potencia influencia muito, em 33dbi consegui sinal de -59 nas duas chains igual ao Airlink, se baixar pra 15dbi o sinal cai para -78 um problema sério, pois em caso de neblina ou chuva que aqui na minha região está meio constante, o sinal pode atenuar em até 18dbi segundo manual da Ubnt.
    Bom depois de muito quebrar a cabeça esta funcionando perfeitamente, e passando 700Mb full.
    Pode parecer um que comprei uma bazuca pra matar um pardal, mas como pretendemos passar mais de 250mb em breve já ficou pronto o enlace.

    Bom Dia,
    Pelo seu sinal existe algum problema de alinhamento nos equipamentos ou não tem visada 100% full.
    Os equipamentos estão em torre ou em cima de algum prédio???
    Pra comprovar alinhamento, terias que fazer um teste com laser a noite e com um binóculo profisisonal verificar a visada 100% livre.
    24ghz é frequência que exige alinhamento fino e configurações corretas.
    Para a distância que comentasse, esse sinal é muito ruim.Deverias estar passando no mínimo 700Mbps full nesse enlace.
    Faça o alinhamento fino dos dois lados.tambem verifica a questão do alinhamento vertical em cada lado.sempre que mexer no equipamento fique de olho no sinal e no ping que deve ser de 1 a 4ms.
    Deixe na potência máxima pro alinhamento.
    Ah! E ATUALIZE o firmware pra versão 1.1.2 disponivel no site da ubnt.
    http://www.ubnt.com/download#airFiber
    Se precisar de mais ajuda entre em contato,ok. posso dar uma olhada remoto nos rádios sem custo pra verificar as configurações.
    Abraço.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Obrigado pela ajuda de todos, mas um de meus equipamentos estava com defeito mesmo, ele não recebia nem sinal de GPS, e não sei porque não sincronizava com o Slave, bom hoje trocamos o equipamento no fornecedor e tive sucesso, realmente o alinhamento é um pouco chato sim, mas pra minha distancia não foi muito difícil de fazer, tivemos que deixar um tecnico em cada torre com celular e pronto tudo ok.
    Pelo contrario do que todos pensam em 24ghz a coisa é um pouco diferente, potencia influencia muito, em 33dbi consegui sinal de -59 nas duas chains igual ao Airlink, se baixar pra 15dbi o sinal cai para -78 um problema sério, pois em caso de neblina ou chuva que aqui na minha região está meio constante, o sinal pode atenuar em até 18dbi segundo manual da Ubnt.
    Bom depois de muito quebrar a cabeça esta funcionando perfeitamente, e passando 700Mb full.
    Pode parecer um que comprei uma bazuca pra matar um pardal, mas como pretendemos passar mais de 250mb em breve já ficou pronto o enlace.

    Bom Dia,
    Pelo seu sinal existe algum problema de alinhamento nos equipamentos ou não tem visada 100% full.
    Os equipamentos estão em torre ou em cima de algum prédio???
    Pra comprovar alinhamento, terias que fazer um teste com laser a noite e com um binóculo profisisonal verificar a visada 100% livre.
    24ghz é frequência que exige alinhamento fino e configurações corretas.
    Para a distância que comentasse, esse sinal é muito ruim.Deverias estar passando no mínimo 700Mbps full nesse enlace.
    Faça o alinhamento fino dos dois lados.tambem verifica a questão do alinhamento vertical em cada lado.sempre que mexer no equipamento fique de olho no sinal e no ping que deve ser de 1 a 4ms.
    Deixe na potência máxima pro alinhamento.
    Ah! E ATUALIZE o firmware pra versão 1.1.2 disponivel no site da ubnt.
    http://www.ubnt.com/download#airFiber
    Se precisar de mais ajuda entre em contato,ok. posso dar uma olhada remoto nos rádios sem custo pra verificar as configurações.
    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com Airfiber, alguém ai conhece as configs

    Amigo, verifique o alinhamento do ponto onde tem menor sinal, o meu aqui até praticamente igualar o sinal realmente marcava a capacidade em 250Mb, verifica no site www.ubnt.com/airlink/ , o sinal bate certinho com o site.