+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Estruturação de Rede Interna com MK

    Olá!

    Estou com um problema na estruturação interna da rede do meu trabalho e como a minha experiência com mikrotik ainda é pequena gostaria de uma ajuda.

    Conforme o esboço (http://ivaiporaonline.com.br/meus_ar...quema_rede.pdf) a rede esta estruturada da seguinte forma:

    Possuímos um IP válido que é compartilhado na rede interna.

    Nas bases de cidade e administração é gerada uma faixa de IPs fixos em ordem crescente (no exemplo vai de 192.168.20.1 a 192.168.22.1).

    O problema é o seguinte, nos roteadores principais de cada base posso utilizar até 200 IPs, mas como não foi previsto no contrato os roteadores estão com o serviço DHCP desabilitado. Assim como temos muitas máquinas e notbooks que se conectam aleatoriamente na rede coloquei outro mikrotik como servidor DHCP.

    Até então esta tudo funcionando legal dentro desta SUB REDE, mas recentemente a ADMINISTRAÇÃO solicitou que as impressoras fossem instaladas fora da SUB REDE que eu criei para que eles possam fazer a coleta de dados das impressoras.
    Por isso peço ajuda, qual seria a forma mais adequada de se fazer isso?

    Atualmente como os Pontos de Acesso estão configurados como bridge eu posso imprimir de qualquer setor dentro da minha SUB REDE, mas a administração só consegue enxergar na rede o IP 192.168.22.2 que é o que alimenta o DHCP da SUB REDE.

    A SUB REDE gera IP na faixa 192.168.150.50 a 250 e as impressoras estão com IP FIXO 192.168.150.10 e 192.168.150.20. Eu preciso que os ADMINISTRADORES acesses as impressoras dentro de uma faixa fora da SUB REDE e como disse anteriormente, eu não tenho acesso ao roteador principal pois é de empresa terceirizada.

    Como faço para as impressoras passarem pelo Mikrotik da SUB REDE e peguem um IP FIXO (192.168.22.10 e 192.168.22.20) do roteador principal?

    Desde já agradeço pela ajuda...

  2. #2

    Padrão Re: Estruturação de Rede Interna com MK

    E se vc fechar uma vpn entre o roteador administrativo com o roteador dhcp com um range de ip diferente.
    No roteador administrativo configura as rotas dos ips das impressoras para a interface da vpn

    nao sei se desse jeito resolveria para vc

  3. #3

    Padrão Re: Estruturação de Rede Interna com MK

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    E se vc fechar uma vpn entre o roteador administrativo com o roteador dhcp com um range de ip diferente.
    No roteador administrativo configura as rotas dos ips das impressoras para a interface da vpn

    nao sei se desse jeito resolveria para vc

    Obrigado pela sugestão magnorm, mas infelizmente como mencionei "eu não tenho acesso ao roteador principal pois é de empresa terceirizada."

    As impressoras teriam de passar pelo MK que gera os IPs da SUB REDE e pegar um IP direto do MK Principal.

    Caso alguém saiba como fazer isso ou tenha alguma outra sugestão, fico muito grato...

  4. #4

    Padrão Re: Estruturação de Rede Interna com MK

    vc pode definir mais 2 ips no mk dhcp e fazer as regras netmap para os ips das impressoras

  5. #5

    Padrão Re: Estruturação de Rede Interna com MK

    Segue link com as especificações do netmap http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Firewall/NAT



    Segue como ficaria a regra caso o ip da impressora fosse 192.168.22.3

    vc adiciona o ip 192.168.22.3 na interface que esta ligada no roteador mk principal e depois crias as regras de nat


    /ip firewall nat add chain=dstnat dst-address=192.168.22.3 \ action=netmap to-addresses=192.168.150.10

    /ip firewall nat add chain=srcnat src-address=192.168.150.10 \ action=netmap to-addresses=192.168.22.3

  6. #6

    Red face Re: Estruturação de Rede Interna com MK

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Segue link com as especificações do netmap http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Firewall/NAT

    Segue como ficaria a regra caso o ip da impressora fosse 192.168.22.3

    vc adiciona o ip 192.168.22.3 na interface que esta ligada no roteador mk principal e depois crias as regras de nat

    /ip firewall nat add chain=dstnat dst-address=192.168.22.3 \ action=netmap to-addresses=192.168.150.10

    /ip firewall nat add chain=srcnat src-address=192.168.150.10 \ action=netmap to-addresses=192.168.22.3

    Acho que vai funcionar perfeitamente, vou fazer um teste no final de semana e depois posto o resultado.

    Por hora muito obrigado...