Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Olá amigos under,

    Eu comprei as redes piratas que estavam perto de uma das minhas torres e agora tenho que colocar 700 clientes que estão em 1 ângulo de 180° e na distância de 2KM em 1 POP.

    Alguém poderia me disser se é possível e qual equipamento usar para comportar essa quantidade de clientes sem gerar interferência entre si?

    É possível atender todos na mesma torre tendo em vista que a distância dos clientes é pouca?
    (só na direção de uma base station tem 200 clientes)

    Trabalho com MK + Ubiquiti tudo 5.8

    Vou ter acessória especializada, mas gostaria muito da opinião de vocês porque mais especializada do que os unders é impossível
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t1.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	174,9 KB
ID:      	47490
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre.png
Visualizações:	145
Tamanho: 	638,1 KB
ID:      	47489  

  2. #2

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Cara realmente tem de ser bem pensado, acho que os super pops da computech cairiam bem, fazendo setorizacao entre os clientes. Eles tem shild e lhe ajudaria muito na questao da interferencia. Boa sorte.....

  3. #3

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Cara realmente tem de ser bem pensado, acho que os super pops da computech cairiam bem, fazendo setorizacao entre os clientes. Eles tem shild e lhe ajudaria muito na questao da interferencia. Boa sorte.....
    Você usa os super pops da computech? quantos clientes por painel? fica bom com os Nanostations M5 que já estão instalados nos clientes?

  4. #4

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Cara negócio aí é você trabalhar com mais de um pop...

    700 clientes é coisa pra caramba..

    Vai atender esses clientes com quais planos?

    Eu tenho superpop com rocket aqui.

    Nos meus testes eu diria que cada painel vai bem até 30 clientes em cada...

    Com essa sua quantidade de clientes eu começaria a pensar em fibra optica.

    Ou então fazer diversas repetidoras próximas aos clientes.

  5. #5
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    amigo, todos os clientes são em 5.8Ghz ou terá também em 2.4?

    Com bons equipamentos ira conseguir atender a esta quantidade de clientes sim.

    poste ai o que já tem ou min Add que trocamos dicas.

    abraços...

  6. #6

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Olá, 700 cliente para apenas uma torre é bicho feio, com crtz pra atender no rádio todos esses clientes não vai existir algo que fique 100%, por questões de interferência, ccq e tp oscilando, como tu trabalhar com ubnt faz uma média de 50 clientes por rocket m5 que é o maximo que já alcançei com bom desempenho, 700/50 = 14 vai ter que ter 14 painéis na torre pra atender toda essa demanda...na minha opinião era melhor por um pop a 1 ou 2 km dai e dividir toda essa carta de clientes. Vlw.

  7. #7

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Olá, 700 cliente para apenas uma torre é bicho feio, com crtz pra atender no rádio todos esses clientes não vai existir algo que fique 100%, por questões de interferência, ccq e tp oscilando, como tu trabalhar com ubnt faz uma média de 50 clientes por rocket m5 que é o maximo que já alcançei com bom desempenho, 700/50 = 14 vai ter que ter 14 painéis na torre pra atender toda essa demanda...na minha opinião era melhor por um pop a 1 ou 2 km dai e dividir toda essa carta de clientes. Vlw.
    50 cliente por painel ta forçando , no maximo 40 onlines 20mhz pode ter por painel para planos de 1 a 15 mb agora tem que ver os planos ai


    negocio é diluir este trafego pelas bordas e nao concentrar ele todo num ponto


    pode começar a criar mini células pelo bairro

  8. #8

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    700 cllientes que estavam na mão da pirataria.... Vejam só o estrago que estavam fazendo para quem está legalizado...

    Pulveriza isso aí em outros POPs. Duvido que colocando 10 a 15 painéis na mesma torre você conseguirá fazer todo mundo navegar...
    a não ser que saia para canais não liberados, mas aí já é outra conversa.
    Dentro da canalização legal dificilmente você conseguirá canais para todos os painéis, mesmo em 5.8. Com certeza num scan você já encontrará canal ocupado com sinal forte para você.
    E mesmo que um canal aparentemente não tenha uma forte ocupação varrendo deste o seu painél, pode acontecer que este mesmo canal já tenha uma forte ocupação sendo escaneado de algum cliente e vá competir com o seu sinal. Por isso ter outros POPs espalhados pela área pode ser uma saída.

    Como disseram , pense em cabo. Só que não é uma solução rápida de implantar e pelo visto você vai precisar assumir isso muito rapidamente.

  9. #9

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Acredito que irei seguir os conselhos dos amigos e dividir o sistema em 3 torres ou mais diminuindo a potências dos rádios ao máximo nos clientes e nas torres, o que vocês acham? segue desenho
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t2.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	137,2 KB
ID:      	47509

  10. #10

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Melhor coisa..

    Ou dividir mais ainda montando micro-celulas proximas aos assinantes

  11. #11

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Melhor coisa..

    Ou dividir mais ainda montando micro-celulas proximas aos assinantes
    Falando em micro-celulas qual seria o melhor custo benefício para montar um pop para atender clientes de máximo 500 metros (os clientes são todos ubiquiti)

  12. #12

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Nanostation M5 na microvélula

    Coloca um painel na torre atendendo a algumas repetidoras.

    Aí você gerencia a rocket para não exceder o trafego e as microvelulas com maior trafego você faz um PTP para a mesma.

  13. #13

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por AndersonFox Ver Post
    Falando em micro-celulas qual seria o melhor custo benefício para montar um pop para atender clientes de máximo 500 metros (os clientes são todos ubiquiti)

    Cara aqui to usando nanostation m5 como Ap nos Pop´s , ta mandando muito bem e o custo beneficio é bom .

  14. #14

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Creio que o ideal seria criar ilhas com links PTP com rockes de 30 DBI para os links resolveria e eusar paineis com Rockets M5 para a conexão dos clientes.

  15. #15

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por debritto Ver Post
    Cara aqui to usando nanostation m5 como Ap nos Pop´s , ta mandando muito bem e o custo beneficio é bom .
    Outra pergunta no material que peguei tem M5 sem notas e sem homologação, é obrigatório que todo equipamento seja homologado e com nota nas torres

  16. #16

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Lógico que nãooo...se fosse assim não existiria metade dos provedores kkkkkkkkkkkk.

  17. #17

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por AndersonFox Ver Post
    Acredito que irei seguir os conselhos dos amigos e dividir o sistema em 3 torres ou mais diminuindo a potências dos rádios ao máximo nos clientes e nas torres, o que vocês acham? segue desenho
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         t2.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	137,2 KB
ID:      	47509
    Eu iria até o banco do Brasil e pediria financiamento para cabear.

  18. #18

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Eu iria até o banco do Brasil e pediria financiamento para cabear.
    Por curiosidade cabeando tenho que pagar aluguel dos postes eternamente para a companhia de luz? e a manutenção dos cabos deve ser problemática? vale a pena?

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Lógico que nãooo...se fosse assim não existiria metade dos provedores kkkkkkkkkkkk.
    No caso você ta dizendo que a tia ana vai vir e não vai ligar para os equipamentos "duvidosos" e não vai me dar uma cartinha de natal?

  19. #19

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    Dividir em microcélula é uma boa opção, mas quiser fazer tudo em ponto também dá pra ficar bom e sem precisar colocar uma monte de painéis.

    Com quatro painéis setoriais dá pra atender MUITO BEM todos esses clientes.

    Aqui eu tenho uma base com RocketM5 + BaseStation 90º que está com 165 clientes cadastrados nela e uns 70 simultâneo. Tenho clientes de 600k, 1, 2 e 3 Mbps nela. o Tráfego fica em torno de uns 10-12 Mbps no horário de pico, mas com um usuário sem controle de banda consigo passar uns 30 Mbps sem problemas, mesmo no horário de pico e com todos cliente conectados normalmente.

    O que tem possibilitado isso, é que eu uso MIMO 2x2 com canal de 40 Mhz nos clientes e o sinal tá sempre muito bom.

    O equipamento que uso no cliente é a nanobridge 25 dbi, pois os clientes estão entre 3 e 4 km. No seu caso poderia colocar na casa dos clientes a SXT pois a distancia é menor, e na base colocar Mikrotik (RB912G) ao invés de Rocket, e então ativar NV2.

    Tenho certeza que se usar Mikrotik com NV2 pode cadastrar pelo menos 200 clientes em cada painel (esse negócio de 30 a 40 clientes por painel é da época do 802.11b), desta forma, quatro paineis de dupla polarização com um rádio de MIMO 2x2 e canal de 40 Mhz atenderia MUITO BEM sua necessidade.

    E tem outra, essa solução é de baixíssimo risco, pois pode montar um painel nesse ponto e ir adicionando os clientes... e aí vai monitorando. Quando já tiver com 100 clientes cadastrados em um painel e estiver tudo Ok, vai continuando... quando chegar em 200 clientes clientes cadastrado es estiver tudo OK é só colocar mais outro painel e assim por diante.

    Pode ter certeza que tem grandes chances de dar certo, pois foi assim que fiz e tem dado muito certo, e olha que nem estou usando mikrotik com NV2 (TDMA), estou usando Ubiquiti com 802.11(CSMA-CA). Mas o sinal está sempre bom.

    Acho que o pessoal ainda carrega aquele paradigma de que se colocar mais de 40 clientes em um painel a coisa não funciona bem.

    E também caso dê errado, não perde quase nada, pois é só montar as microcélulas. Esse ponto já pode ser uma das microcélulas, e nem precisa virear os clientes.

  20. #20

    Padrão Re: Tenho 700 clientes em 1 POP - Preciso de ajuda

    coloca um ap da krazer de 1000mw e uma omni de 25dbi 2.4 que da pra atender ate mais que 700
    clientes.

    se não der usa um amplificador que resolve.