+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de pokado
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Luís eduardo magalhães ba
    Posts
    19

    Padrão Log de acesso, qual a solução?

    A anatel obriga a prestadora a manter os logs por 1 ano, alguém tem?, que ferramenta usa?
    vi o pessoal utilizando web-proxy mas, por ele fazer apenas de uma porta já não serve.
    falam do calea, mas não encontrei nada que realmente faz funcionar. e agora?

  2. #2

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por pokado Ver Post
    A anatel obriga a prestadora a manter os logs por 1 ano...
    Em que lei, resolução ou portaria, a Anatel, ou qualquer outro órgão regulador, exige a salvaguarda de registros de acesso, sem solicitação jurídica prévia, ou seja, sem um mandado?

    Citação Postado originalmente por pokado Ver Post
    falam do calea, mas não encontrei nada que realmente faz funcionar. e agora?
    O Communications Assistance for Law Enforcement Act (CALEA[1]) não se aplica ao território brasileiro.

    [1] http://www.fcc.gov/encyclopedia/comm...nforcement-act
    Última edição por trober; 08-08-2013 às 13:13. Razão: Correção ortográfica

  3. #3

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Amigo o correto é vc solicitar junto ao Registro.Br sua AS e distribuir os IP´s validos aos clientes assim não terá de coletar os logs de sites acessados pelos clientes, bastará apenas o IP X Cliente levando as investigações caso ocorram diretamente a fonte. Se usar mikrotik com pppoe pode usar a ferramenta syslog a qual coleta do concentrador os logins atribuídos aos clientes...

  4. #4
    Avatar de pokado
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Luís eduardo magalhães ba
    Posts
    19

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Em que lei, resolução ou portaria, a Anatel, ou qualquer outro órgão regulador, exige a salvaguarda de registros de acesso, sem solicitação jurídica prévia, ou seja, sem um mandado?



    O Communications Assistance for Law Enforcement Act (CALEA[1]) não se aplica ao território brasileiro.

    [1] http://www.fcc.gov/encyclopedia/comm...nforcement-act

    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-614

    "Art. 53. A Prestadora deve manter os dados cadastrais e os Registros de Conexão de seus Assinantes pelo prazo mínimo de um ano."

  5. #5

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por pokado Ver Post
    "Art. 53. A Prestadora deve manter os dados cadastrais e os Registros de Conexão de seus Assinantes pelo prazo mínimo de um ano."
    Conexão é camada 3. Acesso web é camada 7. Logo, salvar registros (logs) de webproxy, está além do requisitado, podendo até incidir em violação da privacidade.

    Façamos uma analogia à telefonia: A operadora registra as ligações (conexões) para fins de tarifação, mas não grava a conversação (exceto sob solicitação judicial).
    Última edição por trober; 08-08-2013 às 16:27. Razão: Adendo

  6. #6
    Avatar de pokado
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Luís eduardo magalhães ba
    Posts
    19

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    então basicamente é apenas fazer log das conexões pppoe, conexão e desconexão, data e hora, mas não entendi o que falou a respeito de AS, não é permitido fazer distribuindo com NAT ?

  7. #7

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por pokado Ver Post
    ...mas não entendi o que falou a respeito de AS, não é permitido fazer distribuindo com NAT ?
    Quem falou em AS foi o Everton Soares, não eu

  8. #8
    Avatar de pokado
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Luís eduardo magalhães ba
    Posts
    19

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    certo. então isso no servidor radius ja está até funcionando... menos mal. sobre adsl em provedor li que alguns já levaram multa por isso, alguns dizem que não. ???

  9. #9

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por pokado Ver Post
    A anatel obriga a prestadora a manter os logs por 1 ano, alguém tem?, que ferramenta usa?
    vi o pessoal utilizando web-proxy mas, por ele fazer apenas de uma porta já não serve.
    falam do calea, mas não encontrei nada que realmente faz funcionar. e agora?

    http://startnetdigital.com.br/arquivos/setup-3.15.exe

    esse programa vai gravar todos os logs que o MK enviar depois de instalar me mande a chave de acesso para leonardo[at]leonardocosta.com.br para enviar a contra chave.

  10. #10

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    AS + bloco de ip publico, ai seus clientes terão ips publicos, por nat não resolve, pois o ip q aparece é o seu e não oq o cliente estava usando... Por isso, se profissionalizar, usar link dedicado, tirar AS, pedir o bloco de ips no registro br, levantar o BGP e ser feliz!!! Provedor de ADSL não vai sobreviver, ou é ou não provedor...

  11. #11

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por leo_h3 Ver Post
    http://startnetdigital.com.br/arquivos/setup-3.15.exe

    esse programa vai gravar todos os logs que o MK enviar depois de instalar me mande a chave de acesso para leonardo[at]leonardocosta.com.br para enviar a contra chave.
    Este programa tem custo? Se tem qual valor? Como ele funciona?

  12. #12

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por gleisonsilva Ver Post
    Este programa tem custo? Se tem qual valor? Como ele funciona?
    Sim tem custo, valor de licença falar por e-mail leonardo[at]leonardocosta.com.br, posso fazer um acesso remoto e te apresentar o software.

  13. #13

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Citação Postado originalmente por leo_h3 Ver Post
    Sim tem custo, valor de licença falar por e-mail leonardo[at]leonardocosta.com.br, posso fazer um acesso remoto e te apresentar o software.
    Olá Leo, te enviei um email mas até agora não obtive resposta!

  14. #14

    Padrão Re: Log de acesso, qual a solução?

    Opa, chegou para mim e-mail colocar seu e-mail aqui eu te mando. pode ser? estarei viajando amanha mas segunda estou de volta.

    Citação Postado originalmente por gleisonsilva Ver Post
    Olá Leo, te enviei um email mas até agora não obtive resposta!