+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia POE em hotspot

    Pessoal. Alguem já montou um rede de hotspot com radios alimentados por POE. Meu pequeno provedor que ficava no meu box vai se alastrar pelo restante do shopping eu gostaria de colocar os radios ligados a switchs 10/100 não gerenciáveis com saídas POE. Acredito que assim os radios poderiam ser espalhados sem precisar de tomadas. Minha rede interna conta com uma rb750g fazendo load balance que joga o link em uma 750gl autenticando clientes hotspot com speedr em paralelo. Eu não sei se vou conseguir montar aqui a topologia mais acho que seria assim sem os ips.Rb750g - load balance||||||Rb750gl - hotspot======speedr cache full||||||Switch com 8 saídas POE||||||16 Radios com alimentação POEAchei interessante essa tecnologia pois vou poder passar cabo de rede. Mais vai ser difícil procurar tomada. Alguem ai tem uma experiencia a compartilhar? Minha topologia ta certa ou isso não vai funcionar? Tem algo mais fácil para distribuir os rádios? Gostaria de concentrar toda energia em 4 pontos. Meu box - RBS + cachefull já estão ligados ao nobreakSwicht 1 2 e 3 que vão ser espalhados aos 3 cantos do shopping

  2. #2

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Citação Postado originalmente por okinaua Ver Post
    Pessoal. Alguem já montou um rede de hotspot com radios alimentados por POE. Meu pequeno provedor que ficava no meu box vai se alastrar pelo restante do shopping eu gostaria de colocar os radios ligados a switchs 10/100 não gerenciáveis com saídas POE. Acredito que assim os radios poderiam ser espalhados sem precisar de tomadas. Minha rede interna conta com uma rb750g fazendo load balance que joga o link em uma 750gl autenticando clientes hotspot com speedr em paralelo. Eu não sei se vou conseguir montar aqui a topologia mais acho que seria assim sem os ips.Rb750g - load balance||||||Rb750gl - hotspot======speedr cache full||||||Switch com 8 saídas POE||||||16 Radios com alimentação POEAchei interessante essa tecnologia pois vou poder passar cabo de rede. Mais vai ser difícil procurar tomada. Alguem ai tem uma experiencia a compartilhar? Minha topologia ta certa ou isso não vai funcionar? Tem algo mais fácil para distribuir os rádios? Gostaria de concentrar toda energia em 4 pontos. Meu box - RBS + cachefull já estão ligados ao nobreakSwicht 1 2 e 3 que vão ser espalhados aos 3 cantos do shopping
    Você pode colocar omnitiks 2.4 em cada ponto fazendo pequenos elances em ap+wds e assim dispensando o uso de cabos para fazer os pontos, so tendo problemas para achar as tomadas, para liga-los, e assim ja aproveitando as saidas lan dos omnitiks para colocar em clientes a cabo e usar o wi-fi para conectas clientes sem fio. Acredito eu que daria certo assim. Abraços

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    para um shoping ou empresa fechada eu usaria unifi ubiquiti.

  4. #4

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Unifi sem duvidas

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Por isso que gosto deste forum.Eu poderia sim usar unifi ou mesmo omnitiks em modo AP+wds porem vejo um custo mais alto sem saber se a rede vai funcionar corretamente.Um rádio com alimentação POE oiw-tech por exemplo custa cerca de uns R$70,00 contra R$250,00 de um unifi. Não quero comparar as tecnologias porque o pouco que conheci do unifi já vi que e melhor. Porem eu tenho livre acesso para passar cabo de rede que deixaria a rede mais robusta. Ou não?Eu não vou ficar remoendo. Afinal de contas tenho que tomar essa decisão para ontem então vai minha ultima pergunta.Qual rede ficaria mais robusta? Deixar os radios em AP+WDS ou liga los através de cabo?Desculpem a ignorância. Fico imaginado oque iria acontecer no cliente que estiver no radio mais distante da base que distribui a internet. Vai funcionar legal ou posso ter problemas?

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    se for assim e melhor cabear todos os aps mesmo .mal com certeza não vai fazer .

  7. #7

    Thumbs up Re: Tecnologia POE em hotspot

    RESOLVIDO!!!
    tirei algum proveito
    Pois eh naldo, como eu avia dito tenho autorização para passar os cabos, como eu nao podia perder tempo e mal nao vai fazer, kkkkkk coloquei o switch e comecei a descer cabo para pontos principais onde os radios iria ter mais visao sem interferências.
    Como achei alguns pontos com sombra de sinal, acabei por colocar rádios como repetidor universal cobrindo, ou seja acabei por utilizar as duas idéias, a única diferença vai ser se faltar energia no shopping porque o servidor mikrotik com o cache e tudo mais e ligado a um nobreak e o switch que alimentas os radios através de POE também esta em um nobreak, agora os radios que estão como repetidor universal nao. no mais eu comecei essa semana, se tiver algum problema ou duvida posto aqui.

  8. #8

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Vou deixando aqui o andamento e problemas enfrentados na minha rede, ate porque não fiz curso nenhum. so leio os artigos no fórum e sei que muitos vão aproveitar das minhas experiências. Comecei a rede com rádios da oiwtech por se tratar de rádios com alimentação POE e tem um preço acessível, como não vou jogar a quilômetros não preciso de muita potencia. 1º problema foi com WDS e tbm com repetidor, achei essa tecnologia muito fraca com esses rádios se você não tiver um bom sinal do primeiro radio nem adianta fazer o segundo repetir, E IMPOSSIVEL. ate ai tudo bem. em uma rede feita antes dessa eu usei rádios OIW 2421APG e ao visitar a CEITEL loja onde comprei os oiwtech fui apresentado ao OIW-2431APGN, no primeiro instante reparei que se tratava de um radio que trabalha em B G N 150mbps ou seja seria mais rápido que o antigo 2421APG que trabalha em BG 54mbps, comprei 6 para teste e foi ai que descobri. ao testa-lo na rede reparei que tinha menos sinal que o antigo. fui ao site do fabricante para verificar firmware e acabei por curiosidade comparando as especificações fui lesado comprando radio mais fraco. Não entendi a OIWTECH eles lançaram o OIW-2431APGN para substituir o 2421APG porem o antigo tem 200mW de potencia e o novo so tem 100mW. voltei la e troquei tudo por 2421APG afinal de contas nenhum desses rádios vai passar de 54mbps.

  9. #9

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Mas o apgn, me pareceu ter muito mais sensibilidade de recepção, o que é fundamental.
    E olha que largar 100mw numa antena de grade é muita coisa.
    Vai até além do regulatório que permite até 36dbm do conjunto antena/rádio
    Para mim deu todo o resultado que esperava. Nunca mais comprei do antigo.

  10. #10

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Serio mesmo 1929...nem comparei a Sensibilidade de Recepção porque nas especificações do APG não tem. apenas o APGN tem tal especificação. e o radio APGN ta mais barato que o seu antecessor APG. vou deixar a especificação do APGN se eu achar do APG volto para comparar.
    135M: -65dBm@10% PER
    54M: -68dBm@10% PER
    11M: -85dBm@8% PER
    6M: -88dBm@10% PER
    1M: -90dBm@8% PER essas são do APGN

  11. #11

    Cool Re: Tecnologia POE em hotspot

    Aproveitando sua experiência 1929, já teve algum problema com POE, liguei um AP-oiw hoje a uns 35 metros e o mesmo so liga a luz power, não da wlan ao retornar para cabo de luz comum ele liga normalmente, existe algum regulamento para a distancia...eu mesmo passei o cabo UTP depois gripei e testei com testador, as 8 acenderam na ordem conforme manda a musica. amanha eu vou quebra a cabeça naquilo kkkkkk

  12. #12

    Padrão Re: Tecnologia POE em hotspot

    Citação Postado originalmente por okinaua Ver Post
    Aproveitando sua experiência 1929, já teve algum problema com POE, liguei um AP-oiw hoje a uns 35 metros e o mesmo so liga a luz power, não da wlan ao retornar para cabo de luz comum ele liga normalmente, existe algum regulamento para a distancia...eu mesmo passei o cabo UTP depois gripei e testei com testador, as 8 acenderam na ordem conforme manda a musica. amanha eu vou quebra a cabeça naquilo kkkkkk
    O recurso do POE não é para tanta distância. A fontezinha que acompanha o rádio não vai conseguir manter a energia até lá. Pode ser que colocando uma fonte de 15V ajude. Mas mesmo assim, 35 metros é muita coisa.