Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    tenho notado agua em uns cabos de rede 3 anos de isp, nunca achei uma resposta.

  2. #2

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    rachadura na capa do cabo, isso acontece em clientes, e normalmente queima a fonte poe

  3. #3

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    rachadura na capa do cabo, isso acontece em clientes, e normalmente queima a fonte poe

    o ultimo que peguei tava atravessando a rua normal, cliente ficou sem net fui ver cabo, conectado sem trafegar dados cortei ele uma cachoeira
    sei la mais acho que a resposta é um pouco mais cientifica algum processo quimico num sei.

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    Citação Postado originalmente por lednet Ver Post
    o ultimo que peguei tava atravessando a rua normal, cliente ficou sem net fui ver cabo, conectado sem trafegar dados cortei ele uma cachoeira
    sei la mais acho que a resposta é um pouco mais cientifica algum processo quimico num sei.

    olá,
    Amigo também estou em busca de uma resposta, tenho aqui cabos com água sendo que o cabo é novo e todas as pontas isoladas sera que alguém tem alguma explicação logica para isso?

  5. #5

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    quando trabalhava com redes eu via capa do cabo rachada, ou ainda um pequeno corte por um passarinho ou algum bicho como ratos, tem ainda se o cabo estiver pendurado e o vento balançar ele, ele vai "puindo" até fazer um pequeno corte na capa,
    normalmente o sol resseca a capa do cabo, e depois de uns dias vem a chuva, dai a água escorre, e como o cabo tem rachaduras ou ainda "micro rachaduras" que nao vemos, a água infiltra no cabo, eu tambem percebi que quando o cabo formava uma "barriga" ali acumulava água, agora quando ele está esticado meio que pendurado na torre, e tem onde meio que escorrer a água dele por algum lugar cortado no cabo mesmo, ele ficava de boa, estragava, mas demorava mais tempo kkkk parece que o sol e a água dentro do cabo meio que cozinhava as capas dos cabos internos.
    esta é minha teoria... kkk

  6. #6

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Aqui já aconteceu, tanto na torre quanto em clientes. E é simplesmente as Pipas (Pandorgas) com linha com cerol. as linhas fazem um corte cirúrgico, geralmente o corte é feito em cima. E daí, choveu a água desceu e se chegar na fonte, já era. Pra evitar isso acho que somente com cabo blindado.

  7. #7
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    aqui ja peguei switch nadando em caixa hermética, hoje eu faço uma pingadeira, assim a água não chega ate o switch ou ao POE

  8. #8

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Primeiro, precisa saber que tipo de cabo foi utilizado para uso externo, pois se foi cabo comum, capa simples, que é para uso interno, aí com certeza, chuva,sol, ressecam a capa e entra agua, os cabo UTP são fabricados com características diferentes, para diversas utilizações, para uso externo, nos postes ao tempo, é necessário utilizar os cabos de capa dupla, pois a segunda capa é feita de polietileno, material mais resistente ao tempo, que é o mesmo material utilizado nos cabos telefônicos externos, que duram mais de 20 anos pendurados em postes.
    O detalhe colocado sobre a linha de pipa com cerol é o pior caso, nada impede o corte, mesmo o cabo blindado, pois o cerol corta até ferro, a capa plástica não resiste ao corte, por melhor que seja, e a blindagem também não resiste, pois é composta por duas capas, uma capa interna plástica e uma de alumínio, todos não resistem ao cerol. Para evitar o cerol, só instalando o cabo em uma posição, que não seja o primeiro a ter o contato com a linha.
    Precisando de mais informações a respeito de cabos, entre em contato, tenho uma série de soluções para instalações.

    Marcos Fidelis
    [email protected]
    Tel.:

    • (19) 3579-7431
    • (19) 9690-9144(Vivo)
    • (19) 8139-7667(Tim)
    • (19) 9359-0145(Claro)

  9. #9

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Eu faço como flacknet disse, não serve como solução definitiva mais evita a queima dos equipamentos, até que seja feita a troca do cabo.
    vejam o desenho.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sangrador.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	47958

  10. #10

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    Citação Postado originalmente por lednet Ver Post
    o ultimo que peguei tava atravessando a rua normal, cliente ficou sem net fui ver cabo, conectado sem trafegar dados cortei ele uma cachoeira
    sei la mais acho que a resposta é um pouco mais cientifica algum processo quimico num sei.

    a resposta cientifica é "cabous com capa tricadis".. brincadeiras a parte existem cabos com a capa de materiais diferentes que podem ate durar mais mas com algum tempo acaba gerando o problema, um cuidado que se deve tomar para aumentar a via útil da capa e não deixar ele fazer muita força mecânica, que gera o esbranquiçamento no local (tipo quando o cabo dobra) e provavelmente sera a primeira parte a ser danificada quando exposta ao tempo.

  11. #11

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Citação Postado originalmente por flacknet Ver Post
    aqui ja peguei switch nadando em caixa hermética, hoje eu faço uma pingadeira, assim a água não chega ate o switch ou ao POE
    sabia solução aqui faço o seguinte como se fosse enrolar mas com apena 1 volta e passo o enforca gato, (braçadeira de náilon) e sangro ele (pequeno corte para possibilitar a saída da água), bom acredito que isto acontece por o cabo estar aquecido e vem a chuva água mais fria que o ambiente e esfria o cabo desta forma o ar que esta dentro di cabo se contrai com a queda da temperatura e acaba sugando a água, quando o sol volta aquece ar que expande novamente mas detalhe o ar sai mas a água é mais densa e fica no cabo desta forma vai enchendo o fio, a um tempo atrás comprei uma omni no mercado livre e ela encheu de água, pensei como pode ela esta em pé e com tampão encima.... vi uma trinca no conector N logo cheguei a esta resposta a chuva vem o ar esfria e suga a água, logo aquece novamente vira vapor e condensa na parede interna da antena formando gotículas e assim vai enchendo como colocar um prato com água depois colocar uma vela acesa e vim com um copo e cobrir a vela, a vela vai aquecer o ar logo ele sai, quando não tiver mais oxigênio para queimar a vela apaga e o ar esfria e suga a água para o copo secando a água do prato.
    amigos este é meu ponto de vista, não quero mudar seu pensamento cabe a cada um analisar e julgar para sí se faz sentido ou não agradeço a compreensão, fort abraço a todos.

    um mundo melhor se faz com troca de conhecimentos não de criticas.

  12. #12

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    a resposta cientifica é "cabous com capa tricadis".. brincadeiras a parte existem cabos com a capa de materiais diferentes que podem ate durar mais mas com algum tempo acaba gerando o problema, um cuidado que se deve tomar para aumentar a via útil da capa e não deixar ele fazer muita força mecânica, que gera o esbranquiçamento no local (tipo quando o cabo dobra) e provavelmente sera a primeira parte a ser danificada quando exposta ao tempo.
    Vejam bem: Quanto tempo veem os cabos telefônicos passando na rua entre postes sem problemas??Eu tenho esta casa ja a mais de 20 anos, e nunca vi a telefônica trocar os cabos, isto ocorre em função do material que a capa é feita, que é o polietileno, e que é o material recomendado pela norma para capa externa , pois ele é resistente aos efeitos do tempo. O mesmo ocorre nos cabos UTP, pelo menos os da MPT são assim fabricados, os de uso externo, são com a capa externa de polietileno, não ressecam com o tempo, já, se a capa for de PVC, isto irá ocorrer. As normas existem em função de cada uso do produto!

  13. #13

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    Citação Postado originalmente por marcosfidelis Ver Post
    Vejam bem: Quanto tempo veem os cabos telefônicos passando na rua entre postes sem problemas??Eu tenho esta casa ja a mais de 20 anos, e nunca vi a telefônica trocar os cabos, isto ocorre em função do material que a capa é feita, que é o polietileno, e que é o material recomendado pela norma para capa externa , pois ele é resistente aos efeitos do tempo. O mesmo ocorre nos cabos UTP, pelo menos os da MPT são assim fabricados, os de uso externo, são com a capa externa de polietileno, não ressecam com o tempo, já, se a capa for de PVC, isto irá ocorrer. As normas existem em função de cada uso do produto!
    olá amigo este detalhe é resolvido se comparar a espessura da capa protetora do cabo compare a espessura da capa do cabo telefônico e da capa do cabo de rede verá a resposta. o telefônico bem mais proteção. o fenômeno que citei é acelerado se over trincas. para solucionar isto tem bobinas de 1000mts de cabo de rede especifico para uso externo detalhe brindado não quer dizer externo, mas o preço meio salgado mas acredito que vale a pena. não lembro enode vi mas tem. depois vou dar uma procurada. se não postarem eu coloco link pra galera.

  14. #14

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Citação Postado originalmente por lednet Ver Post
    tenho notado agua em uns cabos de rede 3 anos de isp, nunca achei uma resposta.
    Amigo, geralmente isso acontece por causa de linha de pipa que corta a capa do cabo, fazendo com que entre água. Isso acontece com frequência aqui no nosso provedor em época de pipa.

  15. #15

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Senhores, bom dia!!!
    Isso que ocorre é tremendamente comum, tanto em cliente como em torre ou cabos esticados na rua, alem de rachaduras no cabo ocasionadas pela ação do tempo ainda existe outro inimigo mortal que é as linhas de papagaios (pipas) que cortam o cabo então quando vem as chuvas é um horror, ja tive casos de linhas com cerol cortar totalmente o cabo e isso não ocorre so com cabo de rede mas com cabo de antena (RG'S) tambem...Não há nada de cientifico nisso. Abraço a todos

  16. #16

    Padrão Re: ]agua no cabo rede, alguem sabe porque ocorre ?

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    olá amigo este detalhe é resolvido se comparar a espessura da capa protetora do cabo compare a espessura da capa do cabo telefônico e da capa do cabo de rede verá a resposta. o telefônico bem mais proteção. o fenômeno que citei é acelerado se over trincas. para solucionar isto tem bobinas de 1000mts de cabo de rede especifico para uso externo detalhe brindado não quer dizer externo, mas o preço meio salgado mas acredito que vale a pena. não lembro enode vi mas tem. depois vou dar uma procurada. se não postarem eu coloco link pra galera.
    Eu entendo o que você quer dizer, porém a espessura do cabo0 telefônico tem a ver com a quantidade de pares que ele tem,, normalmente o cabo telefônico externo, tem em média de 50 ma 100 pares e são blindados, se você pegar um cabo telefônico de 2 pares, ele terá a espessura muito próxima do cabo F/UTP(Blindado), e as trincas aparecem em função do composição do material da capa e não de sua espessura, o que trinca é o PVC, um cabo bom, de capa externa de polietileno não trinca, se trincar é que foi feito com material não recomendado. Eu represento a MPT que fabrica cabos telefônicos e de redes, os telefonicos fornecemos para as grandes operadoras como Telefonica,Oi, GVT, CTBC, etc, e nos de rede(UTP), temos a maior variedade dentro desta linha, exatamente para atender o mercado de provedores.

  17. #17

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Citação Postado originalmente por phinfor Ver Post
    Senhores, bom dia!!!
    Isso que ocorre é tremendamente comum, tanto em cliente como em torre ou cabos esticados na rua, alem de rachaduras no cabo ocasionadas pela ação do tempo ainda existe outro inimigo mortal que é as linhas de papagaios (pipas) que cortam o cabo então quando vem as chuvas é um horror, ja tive casos de linhas com cerol cortar totalmente o cabo e isso não ocorre so com cabo de rede mas com cabo de antena (RG'S) tambem...Não há nada de cientifico nisso. Abraço a todos
    Sobre as linhas de pipa você toda a razão, é o grande inimigo dos cabos de rede, agora quanto a questão das rachaduras, afirmo com toda o conhecimento que me foi passado por Engenheiros da área de Telecomunicações: o material da capa é fundamental para utilização de cabos, tanto rede como telefônico, as rachaduras causadas pela ação do tempo são consequência do uso de cabos de PVC na capa externa, o certo é o Polietileno! Tem fabricantes que usam o PVC e dizem que tem proteção UV e isto protege contra a ação do tempo, mas não é verdade, o PVC com UV, apenas retarda a ação do tempo, este material é utiolizado para áreas externas sombreadas, com pouca incidência de luz do sol, debaixo de marquises,etc.

  18. #18

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    aqui não tenho problemas com pipa, e apenas rachaduras nos cabos dos clientes
    na torre uso blindado
    ao amigo acima, vocês trabalham com o cabo MPT na cor branca? cat5?
    se sim me mande MP os valores da caixa
    obrigado

  19. #19

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    aqui não tenho problemas com pipa, e apenas rachaduras nos cabos dos clientes
    na torre uso blindado
    ao amigo acima, vocês trabalham com o cabo MPT na cor branca? cat5?
    se sim me mande MP os valores da caixa
    obrigado
    Cabo Branco, não tenho em estoque no momento, eu precisaria ter um pedido de pelo menos 10 caixas para poder encomendar.Para preço, preciso saber o Estado que é sediada sua empresa.

  20. #20

    Padrão Re: Água no cabo rede. Alguém sabe por que ocorre?

    rio grande do sul