+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida - Proteção de raios - DPS

    OLA AMIGOS, FIZ UM ESQUEMA ELETRICO USANDO DPS - CLAMPER, SE ALGUEM AQUI TEM EXPERIENCIA EM ELETRICIDADE/ATERRAMENTO POR FAVOR, CASO MEU ESQUEMA ESTIVER ERRADO ME CORRIJA.

    QUERO ATERRAR SOMENTE AONDE ESTA MEU RACK DE SERVIDORES, AONDE O RECINTO NAO TEM O FIO TERRA (3 PINO).. SOMENTE CHEGA NA TOMADA FASE E NEUTRO ( 110V ). QUERO FAZER UM ATERRAMENTO INDEPENDENTE SOMENTE PARA O SERVIDORES/RACK. NO ESQUEMA ABAIXO FIZ COM EQUIPAMENTO CLAMPER VCL 275V 12,5/60KA SLIM... SOU LEIGO EM ELETRICIDADE, POREM DICAS CONFIAVEIS SAO BEM VINDAS. ESTAREI ENTRANDO EM CONTATO COM A CLAMPER TBM PARA VER SE ESTA TUDO CERTO OU NAO, OU SE POSSO FAZER NESSE ESQUEMA. SEGUE O ANEXO.
    ALESSANDRO.

    http://www.apservidor.net.br/CAMPLER.pdf
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CAMPLER.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    Citação Postado originalmente por aperigo Ver Post
    OLA AMIGOS, FIZ UM ESQUEMA ELETRICO USANDO DPS - CLAMPER, SE ALGUEM AQUI TEM EXPERIENCIA EM ELETRICIDADE/ATERRAMENTO POR FAVOR, CASO MEU ESQUEMA ESTIVER ERRADO ME CORRIJA.

    QUERO ATERRAR SOMENTE AONDE ESTA MEU RACK DE SERVIDORES, AONDE O RECINTO NAO TEM O FIO TERRA (3 PINO).. SOMENTE CHEGA NA TOMADA FASE E NEUTRO ( 110V ). QUERO FAZER UM ATERRAMENTO INDEPENDENTE SOMENTE PARA O SERVIDORES/RACK. NO ESQUEMA ABAIXO FIZ COM EQUIPAMENTO CLAMPER VCL 275V 12,5/60KA SLIM... SOU LEIGO EM ELETRICIDADE, POREM DICAS CONFIAVEIS SAO BEM VINDAS. ESTAREI ENTRANDO EM CONTATO COM A CLAMPER TBM PARA VER SE ESTA TUDO CERTO OU NAO, OU SE POSSO FAZER NESSE ESQUEMA. SEGUE O ANEXO.
    ALESSANDRO.

    http://www.apservidor.net.br/CAMPLER.pdf
    uma duvida este aterramento com 3 hastes qual espaço entre elas?
    acompanhando...

  3. #3
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    O mínimo de distância de cada haste é de 3metros.

    http://www.patriotglobal.com.br/dicas

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    bem alguém que tenha mais experiencia me corrijam se eu estiver errado, mas eu não recomendo juntar neutro e terra... use clamper somente na faze descarregando no terra, e sobre o terra a quantidade de astes vai depender muito do solo, em alguns casos somente uma resolve e em outros é necessário mais de 3 para ter certeza somente usando um aterrômetro. outra coisa é que deve proteger também outros cabos que venham externamente (tv a cabo no caso do modem e ou telefone). se usa algum equipamento wireless externo deve ter um bom para raios para evitar que seu equipamento seja um para raios.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    Foco nisso: O numero de astes, tamanho, e distanciamento delas DEPENDE DO SOLO.

    Solo arenoso ou pedregoso no meio do brasil precisa muuuuuito mais astes que o barro vermelho da mata atlantica, na amazonia também geralmente precisa muito mais astes que no interior de RS por exemplo.

    Também é importante lembrar que solo seco tem resistencia altíssima, aste de 1m no meio de uma casa onde não vai nada de agua pro solo, significa geralmente um solo bem seco que faz pouco efeito no aterramento.

    Na duvida coloque muito mais astes que devia, não menos.
    Pra aterramento de empresa com 3 ou 4 PC's aqui precisamos 8 ou 10 astes de 1,5m, imagina o quanto precisamos pra um torre! Maldita arreia.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    leosmendes ... entrei em contato com a clamper referente a esse modelo q fiz baseado em outro que vi na net, porem, o sr alexandre disse que nao tem necessidade de ter o clamper de baixo, e somente 1 ja faz o prometido naquele esquema basico.
    no entanto, disse ele que pode ligar o neutro ao terra como complementando o aterramento, pq hora a descarga/raio pode ir para o neutro ou para o terra (astes) ... a respeito da distancia das hastes, aqui coloquei 3 na distancia de 4 metros cada uma. Apesar que o terreno é tem boa condutividade, pois ja havia feito com 1 haste simples perto do mesmo local e estava tudo OK. Como falei estou a esperar chegar o equipamento DPS da clamper para complementar a seguranca dos meus equipamentos. O funcionario de suporte da clamper me disse agora pouco que liga-se o dps em paralelo fase e neutro, e depois o neutro se kiser liga-se no terra. Mas para efeito, no caso, nem eh preciso ligar no terra, pq o surto volta para o neutro. enfim.
    Alessandro.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    rubens, aqui nao tenho/uso torre, somente os raios podem vir da compania energetica. A residencia é antiga com padrao antigo de instalacao cujo nao possue o 3 pino nas tomadas, entao estou fazendo um aterramento direto ali nos servidores especificadamente, depois penso resolver o problema do resto da residencia.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    Citação Postado originalmente por aperigo Ver Post
    leosmendes ... entrei em contato com a clamper referente a esse modelo q fiz baseado em outro que vi na net, porem, o sr alexandre disse que nao tem necessidade de ter o clamper de baixo, e somente 1 ja faz o prometido naquele esquema básico.
    no entanto, disse ele que pode ligar o neutro ao terra como complementando o aterramento, pq hora a descarga/raio pode ir para o neutro ou para o terra (astes) ... a respeito da distancia das hastes, aqui coloquei 3 na distancia de 4 metros cada uma. Apesar que o terreno é tem boa condutividade, pois ja havia feito com 1 haste simples perto do mesmo local e estava tudo OK. Como falei estou a esperar chegar o equipamento DPS da clamper para complementar a segurança dos meus equipamentos.

    se o aterramento do poste não estiver eficiente o seu aterramento passara a receber excessos de outras redes, e como a energia procura uma saída mais rápida dificilmente uma descarga tende a caminhar para dentro no polo neutro.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    sim, apesar de nao entender muito sobre eletricidade, acredito eu que por as hastes estar bem perto o mais perto do local que pode vir a ocorrer a desgarga, por questao de resistencia ele podera optar em escolher o caminho mais curto para descarregar no solo como no caso das hastes que estao do lado de fora ao lado da parede do em que instalei o rack..
    Bom, agora eh complicado saber o correto pq o cara é suporte da propria clamper me dizendo isso... pediu meu telefone, vamos ver oque ele vai me explicar a respeito...

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida - Proteção de raios - DPS

    Resolvido.

    vou colocar o dps na caixa de distribuicao, devido q se eu colocar ali na tomada junto ao rack (conforme o modelo que adiquiri, o surto volta na rede interna o que pode afetar outros equipamentos da rede energia eletrica.
    a solucao mesmo foi aterrar as 3 hastes e fixar o terra na carcaça do rack bem como no 3 pino dos equipamentos.... ficando assim, recebendo neutro e fase, com o dps na central de distribuicao.

    alessandro.