+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Olá pessoal, venho aqui fazer uma pergunta que acho que pessoas experientes do fórum devem saber, mas como sou iniciante estou aqui mais uma vez com uma dúvida: Como fazer uma bridge no mikrotik?
    Eu somente quero que uma Omnitik pegue o ip de uma RB493Ah e repasse ele.

    Ou seja a Omnitik funcionara como um switch pegando e repassando, tudo será gerenciado pela Rb493Ah!

  2. #2
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    primeiramente entre na omnitik mude a senha para que nao posso vir um espertinho e muda-la!!! logo apos clica na opção bridge e clica em + e ok, ai vc segue para a aba ports e clica em + e adiciona todos as portas lan e wireless!!!! pronto ja esta criada a bridge!!!! se tiver mais alguma duvida me liga que eu te ajudo sem custo!!!!

  3. #3

    Thumbs up Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Olá pessoal, venho aqui fazer uma pergunta que acho que pessoas experientes do fórum devem saber, mas como sou iniciante estou aqui mais uma vez com uma dúvida: Como fazer uma bridge no mikrotik?
    Eu somente quero que uma Omnitik pegue o ip de uma RB493Ah e repasse ele.

    Ou seja a Omnitik funcionara como um switch pegando e repassando, tudo será gerenciado pela Rb493Ah!
    1º PASSO:
    · Para configurar uma RB MIKROTIK você precisa acessar pelo programa WINBOX. Utilize também um cabo de rede para conectar o seu computador direto em alguma das portas da sua RB. Click no botão que esta ao lado de CONNECT e selecione o MAC da porta que vc conectou e aguarde carregar a tela.
    · Se você observar ao lado esquerdo do WINBOX, verá um MENU com varias opções para configuração.
    · Obs: assim que você acessar pela primeira vez, escolha a opção resetar as configuração de fabrica.
    2º PASSO:
    · Renomear as interfaces -> para facilitar a identificação das interfaces você precisa nomear cada uma delas, para isso click em INTERFACES e veja qual delas esta conectado o cabo de rede do seu computador “assim que você conectar o cabo de rede na interface vai aparecer um R na frente da interfaces”. Dê dois click em cima da interface e vai até a guia geral e na opção nome você escreve LOCAL. A Wlan que você escolheu para conectar a antena que vai fazer a conexão com seu provedor, também faça a o mesmo procedimento.
    3º PASSO:
    · Em MENU vá em bridge-> para você configurar em modo Bride basta você ir na guia bridge e add, e na guia port você vai add as interfaces que serão utilizadas.
    4º PASSO:
    · Em MENU vá em ip-addresses e configura o endereço de ip junto com a mascara de rede e em interface escolha a opção: bridge.
    5º PASSO:
    · Em MENU vá em ip-routes-> click no botão add e em new routes você vai encontrar a opção: gateway onde você vai colocar o gateway

  4. #4

    Padrão Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Como ja foi explicado acima de como se faz o que voce quer logo nao vou reinventar a roda mas vou deixar uma dica.
    No site http://wiki.mikrotik.com/wiki/Main_Page tem muito material explicando como utilizar o OS da Mikrotik.
    E bem explicativo e tem exemplos para voce implementar.

  5. #5

    Padrão Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Olá pessoal, venho aqui fazer uma pergunta que acho que pessoas experientes do fórum devem saber, mas como sou iniciante estou aqui mais uma vez com uma dúvida: Como fazer uma bridge no mikrotik?
    Eu somente quero que uma Omnitik pegue o ip de uma RB493Ah e repasse ele.

    Ou seja a Omnitik funcionara como um switch pegando e repassando, tudo será gerenciado pela Rb493Ah!
    nossa moss e o que mais tem aqui e material explicando isso, as veses falta eh coragem para procurar né?

  6. #6

    Padrão Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    nossa moss e o que mais tem aqui e material explicando isso, as veses falta eh coragem para procurar né?
    Eu achei varios topicos com este assunto mas nenhum foi muito bem explicado para mim como por exemplo eu tenho que usar o dhcp client ou não? eu tenho que colocar a porta que chega a net tambem na bridge, tenho duvidas , muitas dúvidas!

  7. #7

    Padrão Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Eu achei varios topicos com este assunto mas nenhum foi muito bem explicado para mim como por exemplo eu tenho que usar o dhcp client ou não? eu tenho que colocar a porta que chega a net tambem na bridge, tenho duvidas , muitas dúvidas!
    Faz um desenho da rede que voce quer montar e como ela deverá funcionar.
    Com isso eu monto os scripts do MK para voce e voce depois estuda eles

  8. #8

    Padrão Re: Como fazer uma bridge no mikrotik?

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Faz um desenho da rede que voce quer montar e como ela deverá funcionar.
    Com isso eu monto os scripts do MK para voce e voce depois estuda eles
    Ok colega amanhã te mando uma imagem mostrando como quero que seja minha rede!