Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Db, CCQ, Noise, Sinal estão OK ???

    Sou cliente de uma internet Via Radio meu uso é para jogos gostaria de sabe se as configurações estão OK e o que posso melhorar ?

    Imagem esta no Post Abaixo.
    Última edição por FlavioLinsFh; 26-11-2013 às 20:25.

  2. #2

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???


  3. #3

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por FlavioLinsFh Ver Post
    Sinal assim chega passar mais de 10 megas, quer dizer excelente.

  4. #4

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Poderia estar melhor.. -69 é o limite que usamos aqui.

    CCQ poderia estar melhor..

    E não estão usando airmax.. eu usaria.

  5. #5

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Poderia estar melhor.. -69 é o limite que usamos aqui.

    CCQ poderia estar melhor..

    E não estão usando airmax.. eu usaria.

    Quanto ao sinal, a relação sinal ruido é de apenas 23 dB, na minha opinião ruim.

    E mais um transmitindo multi-ponto outdoor em 5300.

  6. #6

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Quanto ao sinal, a relação sinal ruido é de apenas 23 dB, na minha opinião ruim.

    E mais um transmitindo multi-ponto outdoor em 5300.
    Exato, recomendo pelo menos 30dB.

  7. #7

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Exato, recomendo pelo menos 30dB.
    Como e porquê chegou neste valor de 30b, usando a imagem acima ?

  8. #8

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    Como e porquê chegou neste valor de 30b, usando a imagem acima ?
    Usando a imagem que o colega postou, chega-se a 23dbm. Ou seja, p/ fazer o calculo ele pegou o valor do noise floor (que é ruído no sinal), menos o valor do signal strenght.

    91 dbm
    68 dbm
    ----------
    =23dbm

    30dbm seria um valor mais aceitável.

  9. #9

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    Como e porquê chegou neste valor de 30b, usando a imagem acima ?
    Bom, pela imagem pegamos:
    Noise: -91
    Sinal: -68

    (-68) - (-91) = 23

    A diferença entre os 2: 23dB

    Digamos que o provedor mudou o canal do AP e o cliente está recebendo -96 de Noise..
    O sinal dele permaneceu -68, mas a diferença entre os 2 melhorou, assim:
    (-68) - (-96) = 28

    A diferença entre os 2: 28dB

    É essa diferença que eu disse que recomendo que fique com pelo menos 30dB.


    Outra coisa, segundo o DataSheet do NanoLoco M5 que é o equipamento em questão, diz que para conectar em MCS15 que é a melhor modulação que ele consegue dando todo seu desempenho, o sinal mínimo é -75 podendo variar +-2dB ou MCS7 com -74 variando também +-2dB.

    Tendo isso em mente, que ele pode variar até -73 para modular a MCS15 ou até -72 para MCS7, pra que deixar uma margem de 4dB se planeja poder usar tudo que o equipamento pode dar?

    Aqui -70 consideramos péssimo.

    Em um momento de ruído maior na célula, chuvas espessas ou até outros fatores o cliente e o AP vão ficar mudando sua modulação.. limitando o potencial do equipamento.


    Referência:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf

  10. #10

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Bom, pela imagem pegamos:
    Noise: -91
    Sinal: -68

    (-68) - (-91) = 23

    A diferença entre os 2: 23dB

    Digamos que o provedor mudou o canal do AP e o cliente está recebendo -96 de Noise..
    O sinal dele permaneceu -68, mas a diferença entre os 2 melhorou, assim:
    (-68) - (-96) = 28

    A diferença entre os 2: 28dB

    É essa diferença que eu disse que recomendo que fique com pelo menos 30dB.


    Outra coisa, segundo o DataSheet do NanoLoco M5 que é o equipamento em questão, diz que para conectar em MCS15 que é a melhor modulação que ele consegue dando todo seu desempenho, o sinal mínimo é -75 podendo variar +-2dB ou MCS7 com -74 variando também +-2dB.

    Tendo isso em mente, que ele pode variar até -73 para modular a MCS15 ou até -72 para MCS7, pra que deixar uma margem de 4dB se planeja poder usar tudo que o equipamento pode dar?

    Aqui -70 consideramos péssimo.

    Em um momento de ruído maior na célula, chuvas espessas ou até outros fatores o cliente e o AP vão ficar mudando sua modulação.. limitando o potencial do equipamento.


    Referência:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf
    Isso mesmo, muito boa explicação, fácil de entender. Só lembrando também da potência pois ela deve ser levada em consideração também, MSC15 = 17dbm de potência.

    Se possível klabundee, eu gostaria de trocar umas ideias sobre esse assunto c/ você.

    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Isso mesmo, muito boa explicação, fácil de entender. Só lembrando também da potência pois ela deve ser levada em consideração também, MSC15 = 17dbm de potência.

    Se possível klabundee, eu gostaria de trocar umas ideias sobre esse assunto c/ você.

    Abraço.
    Claro.
    Mandei MP com meu contato.

  12. #12

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Bom vocês me aconselham a mudar algo na configuração para melhorar ? Meu equipamento é o NanoStation M5 acho que 16Db, esta configurado para 13Db saída, 20mhz, MCS 15 - 130, as vezes percebo uma instabilidade no sinal variando o ping e ate mesmo a banda contratada que no caso é para ser 4mb dando 3.5 ~ 3 as vezes 2 ~ 1.

  13. #13

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Pessoal coloquei o MCS no 0 e DB saída em 8db o CCQ estava 90 91% foi para 96 97% o Noise permaneceu 90 91% estou a channel 20mhz tentei abaixar mais o sinal não chegou.

  14. #14

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Pessoal o provedor mudou a frequencia agora para 5500 a intensidade do sinal ficou em -65 pelo que vi esse valor é ruim como faço para deixar -70 -80 como vocês dizem que é melhor, depois que coloquei o MCS no 0 meu CCQ esta em 97% variando um pouco, Noise fica em 90 91%, channel 20mhz

  15. #15

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por FlavioLinsFh Ver Post
    Pessoal o provedor mudou a frequencia agora para 5500 a intensidade do sinal ficou em -65 pelo que vi esse valor é ruim como faço para deixar -70 -80 como vocês dizem que é melhor, depois que coloquei o MCS no 0 meu CCQ esta em 97% variando um pouco, Noise fica em 90 91%, channel 20mhz
    É ao contrário amigo..

    -65 é melhor que -70

  16. #16

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Aqui a configuração esta assim,

    Equipamento NanoStation M5 Mimo

    Modo de rede: Roteador
    Modo sem fio: Estação
    Version: v5.5.3

    Channel/Frequency: 100 / 5500 MHz
    Channel Width: 20 MHz
    Distância: 1.3 miles (2.1 km)
    TX/RX Chains: 2X2

    LAN0100Mbps-Full

    Intensidade do sinal: -64 dBm

    Vertical / Horizontal: -64 / -64 dBm
    Noise Floor: -90 dBm
    Transmitir CCQ: 99.1 %
    TX/RX Rate: 6 Mbps / 48 Mbps

    airMAX: -
    MCS, 0 - 6.5

    Meu Contrato com Provedor é de 4MB DOWN / 1MB UP, geralmente dão 3MB DOWN e 500Kbps UP.

    Se der para melhorar ainda mais me informem, agradeço.

  17. #17

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Tem como diminuir o Db de entrada do Nano para melhorar o sinal tipo ele esta -64 para ficar uns -80 por ai ?

  18. #18

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Só digo uma coisa, cliente mexendo no rate de transmissão do rádio, jogando lá embaixo, pode prejudicar o POP do provedor. Cliente taxando 6.5Mbps, obriga o rádio da torre tb baixar o seu rate pra 6.5Mbps... Tá certo q vai abaixar só o upload, mas se todos clientes "descobrirem" isso, vai tudo ficar muito lento, já tive experiencia aqui com radios taxando 6.5 no upload e o rádio principal fica uma merda, até o download cai. Por isso não deixo cliente meu mexer nas configurações das CPEs, não mesmo!

  19. #19

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Só digo uma coisa, cliente mexendo no rate de transmissão do rádio, jogando lá embaixo, pode prejudicar o POP do provedor. Cliente taxando 6.5Mbps, obriga o rádio da torre tb baixar o seu rate pra 6.5Mbps... Tá certo q vai abaixar só o upload, mas se todos clientes "descobrirem" isso, vai tudo ficar muito lento, já tive experiencia aqui com radios taxando 6.5 no upload e o rádio principal fica uma merda, até o download cai. Por isso não deixo cliente meu mexer nas configurações das CPEs, não mesmo!
    Amigo minha intenção não é prejudicar o provedor e sim procurar melhorar é tanto que deixei o mesmo utilizar minha torre de 30m para poder colocar seus equipamento apenas estou com esse problema de oscilação no ping variando de 3~5 á pico de 200 300 voltando a 3~5.

  20. #20

    Padrão Re: Db, CQC, Noise, Sinal estão OK ???

    Sim, eu sei, foi só uma crítica construtiva. Foi uma dica... Foi mal se soou agressiva, minha msg.