+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SCP automatico com cron tab

    Bom dia galera.

    Tenho um servidor Debian que todo dia as 3:20 da manhã gera um backup do sistema, o arquivo gerado todo dia muda de nome pois em seu nome esta a data de criação do backup, a minha duvida é, existe alguma maneira de fazer um SCP dinamico pra pegar esses arquivos e jogar eles em outra maquina via rede ?

    Sei que o comando pra copiar é scp nomedoarquivo root@ipdestino:/caminho_do_destino, porem, como fazer isso de modo que eu agende no cron e ele copie o arquivo para outra maquina ? Se alguém tiver uma luz agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão Re: SCP automatico com cron tab

    Como o scp precisa de senha se vc quiser automatizar a tarefa vocês tem 2 saídas:

    1) Usar expect e criar um script

    2) Configurar chaves entre as máquinas para permitir o login sem precisar digitar a senha, aqui no portal mesmo tem artigos e outras perguntas some o mesmo propósito.

  3. #3

    Padrão Re: SCP automatico com cron tab

    Entendi, quanto a senha ainda acho que é o menor dos problemas, o maior problema que eu to quebrando a cabeça é o fato de que esse backup é gerado todo dia com um nome diferente, como fazer o scp pegar o nome desse arquivo todo dia ? :/

  4. #4

    Padrão Re: SCP automatico com cron tab

    Amigo, foi vc quem configurou o backup das 3:20?
    Caso sim, manda salvar ele em uma pasta especifica e mande o scp copiar a pasta com o -R.
    Assim tudo o que estiver na pasta, é copiado.

  5. #5

    Padrão Re: SCP automatico com cron tab

    No caso, talvez a melhor opcao seja usar o rsync para isto, pois o rsync envia somente o arquivo que foi modificado ou adicionado ao diretorio.

    Ex:

    04 30 * * * rsync -Cravzp /diretorio_backup/* usuario@maquina_destino/diretorio_destino

    Lembrando que eh preciso configurar o ssh para login via troca de chaves.
    Citando o iceman:
    2) Configurar chaves entre as máquinas para permitir o login sem precisar digitar a senha, aqui no portal mesmo tem artigos e outras perguntas some o mesmo propósito.

  6. #6

    Padrão Re: SCP automatico com cron tab

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    Amigo, foi vc quem configurou o backup das 3:20?
    Caso sim, manda salvar ele em uma pasta especifica e mande o scp copiar a pasta com o -R.
    Assim tudo o que estiver na pasta, é copiado.
    Sim, isso seria possível, porem, o programa que faz o backup pertence a um sistema pago que eu não tenho controle.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    No caso, talvez a melhor opcao seja usar o rsync para isto, pois o rsync envia somente o arquivo que foi modificado ou adicionado ao diretorio.

    Ex:

    04 30 * * * rsync -Cravzp /diretorio_backup/* usuario@maquina_destino/diretorio_destino

    Lembrando que eh preciso configurar o ssh para login via troca de chaves.
    Citando o iceman:
    2) Configurar chaves entre as máquinas para permitir o login sem precisar digitar a senha, aqui no portal mesmo tem artigos e outras perguntas some o mesmo propósito.
    Obrigado pela dica, abriu a minha mente, vou "por a mão na massa" aqui e posto os resultados depois.