e outra.. latencia nao eh tudo :P
um link assim:
20ms
20ms
20ms
20ms
20ms
eh melhor do que um assim:
1ms
10ms
2ms
3ms
10ms
3ms
1ms
4ms
8ms
10ms
11ms
9ms
....
e outra.. latencia nao eh tudo :P
um link assim:
20ms
20ms
20ms
20ms
20ms
eh melhor do que um assim:
1ms
10ms
2ms
3ms
10ms
3ms
1ms
4ms
8ms
10ms
11ms
9ms
....
Então com base nos depoimentos dos amigos, vou abrir mão do AirFiber mesmo. O valor não justifica o risco de ter um backbone parado por causa de uma chuva.
Grato pela ajuda e colaboração de todos!
Sinceramente não sei se é tão critico em chuvas...
Em um vídeo do Luciano Franz diz que colocando modulação menor ele dificilmente cai em chuvas...
Tenho uma situação semelhante e estou analisando as opções..mas pelo tamanho da antena e facilidade de instalação acho que vou optar pelo AirFiber..
Você já tem AirFiber em produção em alguma parte da sua rede?
Tenho cá minhas dúvidas tb quanto ao desempenho desse equipamento na chuva, por isso abri o tópico. OS pontos são:
- Eu quero trabalhar com AirFiber nesse cenário atual, ou outro equipamento de 24 GHz;
- Não tenho interesse em fazer esse ponto a ponto com com frequência de 5 Ghz, independente do tipo de equipamento, seja ele Ubiquiti, Mikrotik ou Intelbras;
- Pela distância sei que com clima aberto ou chuva branda, o funcionamento vai ser satisfatório;
- Queria saber se tem alguém que tem AirFiber ou outro equipamento de 24 GHz em produção e que pudesse dar um feedback do funcionamento sob chuvas fortes.
Qualquer contribuição é bem vinda.
Abraços.
Parece que é bem complicado com chuva.
Olha esse tópico:
https://under-linux.org/showthread.php?t=161101
Agora sim chegamos onde eu queria!
Pelos testes em campo que foram apresentados pelo pessoal da DataCorpore, não vai me atender, pelo simples fato das chuvas aqui na região serem somente por 3-4 meses no ano, mas são muito pesadas.
Vou dar uma comentada e estender o tópico que você me apresentou, só para arrematar o assunto, mas já está mais do que claro que não vai se aplicar à minha necessidade.
Muitíssimo obrigado!
Gente a questão é não deixar modular no máximo pelo que eu lí...
Deixa em modulação menor e você passa bastante banda e tem poucos problemas...
Amigo, AirFiber por utilizar frequência muito alta irá lhe dar problemas com chuvas nesta distancia, com certeza.
Eu precisei de um enlace à "prova de tudo", chuva, ruídos etc... e que me proporcionasse extrema estabilidade.
Eliminei todas as receitas 5.8ghz que temos e adotei uma linha da mikrotik chamada "Rb Metal"(em 5.8ghz)
Instalei o rádio fechando um enlace de 7,5km. Antenas OIW monopolar de 33dbi.
Vou te passar números reais: Sinal -40dBm, 130megas half duplex e 70megas full Duplex. Latência de 2 a 3 ms.
O equipamento está em um centro urbano com centenas de redes próximas, nunca precisei alterar canal.
Se precisa trafegar grande volume de dados e muita estabilidade, te recomendo testar a Rb Metal, em 5.8ghz não há solução comparável.
Aproveitando o tópico:
Alguém poderia infomar se o Airfiber tambem opera em Ponto Multiponto? Ou somente ponto a ponto?
Mas o software de controle permite a configuracao de Ponto Multiponto?
É que agora lançaram o Airfiber5, olhem o datasheet(http://dl.ubnt.com/datasheets/airfiber/airFiber_DS.pdf) que opera em 5Ghz e aí esse problema da chuva e da dificuldade de alinhamento, pode ser minimizado. Aí teríamos que enfrentar o problema da interferencia "somente"...rs
Meu interesse em utilizar para ponto multiponto seria para criar um backhaul entre o servidor as bases repetidoras.