Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste real do Airfiber e análise completa

    Recentemente fizemos testes com airfiber num enlace de 4274 metros. Ponta A 240m de altitude e Ponto B 139m (rooftop 30 andares). 40db tx país China, ao setar país Mexico aparece opção até 43 db mas na hora de salvar volta a 40db. Antes que reclamem comigo sobre limites de potência leiam o post completo pois isto não é a potência real.


    Sobre os testes:
    A Datacorpore é uma empresa que começou com provedor de hospedagem Hostgold em 2004 e pouco depois entrou no mercado de datacenter possuindo um CPD próprio de última geração em um conjunto de prédios de 1300m2 no Centro do Rio de Janeiro. Desde 2009 entramos no mercado de SCM atendendo a clientes empresariais e provedores. Em meados de 2012 resolvi investir e focar no segmento de provedores e expandimos nossa área de atuação para diversas cidades no estado do Rio de Janeiro e crescemos nossa infra-estrutura de Internet em pelo menos 1000%, oferecendo link dedicado de qualidade a baixo custo para provedores e empresas. Temos larga experiência em rádios licenciados 6/7/8/11/23/38 ghz, mikrotik e toda linha Ubiquiti.


    Resumo:
    Fizemos o teste como um backup de enlace licenciado 2+0 de 800mbps, em alguns momentos direcionando tráfego real no airfiber, que suportou normalmente. Este enlace ainda repete sinal para outro 2+0 de 40km 800mbps atendendo a região de Campo Grande, Zona Oeste.
    Para menos de 5km o airfiber parece funcionar bem, nem sempre mantendo a modulação máxima, porém quando requisitado ele sobe automaticamente a modulação atingindo a capacidade necessária. Este algoritmo é padrão da modulação adaptativa Ubiquiti que somente aumenta modulação quando há carga, porém contrário ao algoritmo ACM usado nos licenciados que trabalham na máxima e somente diminuem quando o enlace apresenta taxa de erro (BER alta) e queda do RX. Ponto positivo para Ubiquiti nesse aspecto.


    Custo Internet:
    O rádio é bom e vai ajudar a acompanhar a demanda por mais banda dos usuários, com o tempo deve homologar e diminuir o custo. No nosso caso vai ajudar muito a diminuir o custo entre POPs, repassando o benefício para provedores e por sua vez chegando ao cliente final. Hoje vendemos link por 55 a 150 reais/mega onde o custo de transmissão chega a 20 reais por cada repetição, com airfiber e licenciados de menor custo creio que em algum momento de 2013 conseguiremos diminuir o valor do mega para até 40 reais no caso de grandes provedores.


    Interface:
    Interface de fácil uso e poucas opções porém documentação insuficiente. Gastamos uma tarde inteira para instalar, configurar, alinhar e testar o enlace, apesar de toda experiência com rádios de maior porte. Não vai ser fácil para muita gente. Já ouvi relatos de pessoas insatisfeitas por não saber configurar ou acreditar no marketing para leigos que a Ubiquiti faz, sonhando com enlaces improváveis de 13km em 23ghz.


    Material:
    Plástico padrão Ubiquiti, parece até que usaram um tipo de isopor na lateral. Não creio que seja muito resistente. Pelo menos é bem leve.


    Antena e alinhamento:
    A antena possui uma abertura horizontal e vertical muito estreita, sendo difícil e trabalhoso de alinhar, porém a vantagem é que gera e recebe menos interferência, o que é muito importante visto que só há 2 canais (e a Anatel ACHO que deve homologar para uso em somente 1).
    O rádio não tem porta BNC para uso de multímetro em alinhamento, isso facilitaria muito a vida do instalador e é obrigatório em um rádio profissional.


    Futuro:
    Este é um rádio de 64QAM, atualmente o padrão de mercado licenciado é 256QAM, surgindo alguns de até 2048 QAM. Como o Airfiber trabalha por software, creio que com atualizações (talvez pagas) seja possível subir a modulação e aumentar em 50% o tráfego, ficando em 1.1gbps down e 1.1gbps up. Porém com aumento da modulação vai diminuir mais ainda a potência de transmissão e diminuir a distância e resistência a chuva.
    Veremos também como fica a questão homologação. No Stand da WDC no evento da Futurecom em Setembro, fui informado que estavam em processo de homologação e começariam a vender somente homologado, provavelmente entre 12 a 15mil reais.
    Este equipamento custa 3000 USD nos USA, 3800 USD no PY, com frete e impostos chega aqui por no mínimo 11 mil. Está difícil de comprar devido a procura e há ágil em algumas lojas para pronta entrega. Já recebi ofertas de distribuidores nacionais vendendo a mais de 15 mil reais, não recomendo comprarem neste preço pois este rádio de curta distância, não homologado, suscetível a chuva, não pode jamais custar o mesmo que um rádio licenciado mesmo que de menor capacidade.
    Estamos ansiosos para ser homologado e podermos começar a colocar em alguns POPs, aumentando banda e diminuindo custo final para o cliente.


    Sinal:
    O sinal fica na média em -58db, o que é muito bom para um enlace Ubiquiti mas um pouco fraco comparado com um enlace licenciado. No fórum da UBNT vi relato de -60 para enlace da mesma distância, não sei em qual tx power. Pelo Linkplanner da Cambium ou Pathloss 5 estima-se rx de -45 (ver anexo), comparando-se com um rádio de 17db tx (23db menos potente do que configurado na interface do airfiber e 16db a menos do que o datasheet informa) e antena de 30cm de 35.5db de ganho em conexão direta (similar a média das antenas do airfiber). O sinal esperado para o airfiber com um tx power de 33 db seria de -42, não -58. A Ubiquiti nunca foi muito transparente nas especificações reais dos seus equipamentos.


    Dados do datasheet do airfiber:
    antena tx 33 db. antena rx 38 db. tx power 33 db (modulação não especificada, normalmente maior a modulação menor o tx power).


    Alguns ficam desapontados por não fazer 13km e 1.4gbps. Isso é óbvio visto que a física de enlaces 24ghz diz que há muita atenuação por chuva. Talvez o airfiber faça 15km no deserto, com um rx fraco e passando o mínimo de banda. É normal a ubiquiti fazer o marketing de 13km / 1.4gb , porém deve-se ler: 13km (passando quase nada e instável) ou curta distância e 700 mega full duplex (up e down), agregando a 1.4 (soma do up e down).


    Nunca um rádio desses (ou qualquer outro de dados) teria 40db de potência, isso seria o equivalente a 10W. ODUs de High Power que custam 50 mil ou mais o par possuem no máximo 36db de tx. No datasheet diz 33db, mas pelo cálculo de RF creio que o tx power real esteja em cerca de 11 db. A média dos rádios licenciados de alta frequência que já trabalhamos (23ghz e 38ghz) possuem tx de 16db.


    Distância segura de uso, estabilidade e performance:
    Não recomendo em enlaces acima de 5km, exceto em locais com pouca incidência de chuva, que não é o caso do Sudeste (verificar tabela ITU de rain rate por região), ou em caso não precise trafegar muita banda e possa usar o rádio em half duplex e modulação baixa, mais tolerante a falhas. Aqui no Rio 0.01% de chuva segundo ITU é de 56mm/hr, porém engenheiros usam até 120mm/hr como base nos projetos (realmente chove demais e creio que durante o verão isto esteja correto).
    Se precisarem fechar um enlace de mais de 5km recomendo usar um rádio licenciado, alguns ficam no mesmo preço com antenas para fechar até 20 km, porém com banda menor. Esta unidade custou pouco mais de 11 mil (vindo do PY), mais do que paguei em alguns rádios de 400mbps licenciado novos (sem antena).


    Link Budget:
    Antes de comprarem, façam um estudo de RF e observem se a SLA (disponibilidade do enlace) está de acordo com sua necessidade usando softwares como:
    Ligowave Linkcalc http://www.ligowave.com/linkcalc/ - Fácil como o airlink, calcula perda por chuva, não calcula multipath nem curvatura da terra corretamente para enlaces longos. Grátis.
    Motorola Cambium Linkplanner http://www.cambiumnetworks.com/suppo...ag=linkplanner Para mim o melhor, fácil de usar e avançado. Não permite customizar os dados do rádio. Grátis.


    Pathloss - Padrão de telecom, pago, complexo porém completo.
    Radio Mobile






    Postarei como ficará o enlace durante a próxima chuva forte, que é o teste mais cruel. Com pouca margem de atenuação de chuva (-58 rx), tenho receio que o enlace opere na menor modulação e até mesmo fique down em alguns momentos.



    Abraços,
    André Quintaes
    CEO
    DataCorpore
    Link dedicado com melhor custo benefício no RJ. Cobrimos contratos e propostas.
    http://www.datacorpore.com.br
    Suporte: (21) 3513-9000
    Vendas: 0800-940-3282
    Email: contato arrobA datacorpore.com.br (sem espaços)
    Nos siga no facebook: http://www.facebook.com/datacorpore


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airfiber.jpg
Visualizações:	1661
Tamanho: 	72,1 KB
ID:      	40108Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airfiber-B.jpg
Visualizações:	1320
Tamanho: 	111,3 KB
ID:      	40109

  2. #2

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Opa amigo, eu irei fazer uma pergunta nem é sobre Airfiber, mas sim sobre o
    Motorola Cambium Linkplanner http://www.cambiumnetworks.com/suppo...ag=linkplanner
    Alguns anos, sempre usava a pagina do link planner, alimentava a pagina com as informações e colocava o meu e-mail, pedia para gerar o arquivo a motorola me envia o arquivo com cálculos bem corretos, depois era so importar no linkplanner e clicar no globo que ele abri o google earth, mas de um tempo pra ca, não consigo localizar este link mais, ai tenho que sempre que criar direto no link planner, e percebi que fazendo assim minha margem de erro para fechar um enlace aumentou e muito, teria como ajudar nesta questão? ou a pagina nem existe mais. Isso foi depois que o link planner passou a ser Motorola Cambium Linkplanner , quando era somente Motorola Linkplanner funcionava.



  3. #3

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    muito bom os teste amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Obrigado e parabens por compartilhar amigo.



  5. #5

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Isso mesmo parabens por compartilhar e concordo a UBNT vende uma ilusão

  6. #6

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Parabens, excelente radiografia do AirFiber. O entusiasmo que precedeu seu lançamento começa a dar lugar a análises mais reais de sua implementação nas soluções que necessitamos. Obrigado pelo compartilhamento de seu trabalho.



  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    pooo oliene por r$ 11 000,00 fazer o que ele fas e de graça,faz uma cotação de radios que fazem isto para voce ver o preço.

  8. #8

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Naldo pode ser. Mas quanto custaria 4Km com fibra?????????????????????



  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    com certeza não e mas caro que o airfiber massss ,tem lugar que não da pra passar os cabos num e ?

  10. #10

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    A infovias cobrou 19Mil para trazer 20km de fibra. Se a empresa ficasse próximo 1km a infovia não ia cobrar 1800 reais.



  11. #11

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    pooo oliene por r$ 11 000,00 fazer o que ele fas e de graça,faz uma cotação de radios que fazem isto para voce ver o preço.
    Ola qual o nome deste programa usado para o teste de visada..
    Grato

  12. #12

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    è isso que eu digo pagar 11.000 em um equipamento que so vai poder trabalhar bem ate 4Km e qd chover vai ficar dando problema a minha opinião é que existe equipamento mais barato e que pode fazer o serviço e caso seja muito serviço a fibra resolve.

    è o mesmo caso dos primeiros Alvarion custava uma fortuna e so trafegava ate 1M hoje mudou mas antes era assim



  13. #13

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por douglassantos Ver Post
    Ola qual o nome deste programa usado para o teste de visada..
    Grato



    eu uso este http://www.ligowave.com/linkcalc/

  14. #14

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    Obrigado..



  15. #15

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Opa amigo, eu irei fazer uma pergunta nem é sobre Airfiber, mas sim sobre o
    Motorola Cambium Linkplanner http://www.cambiumnetworks.com/suppo...ag=linkplanner
    Alguns anos, sempre usava a pagina do link planner, alimentava a pagina com as informações e colocava o meu e-mail, pedia para gerar o arquivo a motorola me envia o arquivo com cálculos bem corretos, depois era so importar no linkplanner e clicar no globo que ele abri o google earth, mas de um tempo pra ca, não consigo localizar este link mais, ai tenho que sempre que criar direto no link planner, e percebi que fazendo assim minha margem de erro para fechar um enlace aumentou e muito, teria como ajudar nesta questão? ou a pagina nem existe mais. Isso foi depois que o link planner passou a ser Motorola Cambium Linkplanner , quando era somente Motorola Linkplanner funcionava.

    Não usei a versão antiga do link planner, somente a 3.4. Te recomendo a baixar no link que postei a versão mais nova, 3.5 que saiu agora que nem precisa mais solicitar os profiles (terreno no caminho) por email, já faz tudo via web, é rápido e bem preciso. Na tela inicial tem como usar o google earth para marcar os POPs ou digitar as coordenadas.

  16. #16

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por datacorpore Ver Post
    Não usei a versão antiga do link planner, somente a 3.4. Te recomendo a baixar no link que postei a versão mais nova, 3.5 que saiu agora que nem precisa mais solicitar os profiles (terreno no caminho) por email, já faz tudo via web, é rápido e bem preciso. Na tela inicial tem como usar o google earth para marcar os POPs ou digitar as coordenadas.
    Opa amigo, eu uso a versão quando foi lançada, mas na verdade o link que estou te falando, criava um estimator muito mais confiavel, e grafico que o LinkPlanner por algum motivo não gera de forma consistente, é uma pena não ter mais este link no ar.



  17. #17

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Lembrando que com a potência de fato permitida pela Res.506 em 24 GHz, vai dar 1 km com 100 Mbps e só.

  18. #18

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Bom dia...
    Acabei de Fechar um enlace de 7 km...2 dias...muito difícil de alinhar.
    Passando 500MB TCP real...muito show...
    O problema foi que quando começou a chover o sinal vou caindo ate sumir....snif snif, para de chover e volta e vai melhorando
    de acordo com o tempo, voltando a passar 500MB
    E assim mesmo ou eu fiz alguma burrada.



  19. #19

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    É assim mesmo, você não fez nenhuma burrada. Qualquer rádio de 11ghz para cima já sofre muito com perda de sinal com chuva, quanto maior a freq maior a atenuação. Rádio de 24 ghz então...
    Eu mesmo só uso até no máximo 2.5km, em áreas onde passar fibra é inviável.

  20. #20

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por datacorpore Ver Post
    É assim mesmo, você não fez nenhuma burrada. Qualquer rádio de 11ghz para cima já sofre muito com perda de sinal com chuva, quanto maior a freq maior a atenuação. Rádio de 24 ghz então...
    Eu mesmo só uso até no máximo 2.5km, em áreas onde passar fibra é inviável.
    Fiz a Venda de um par para um cliente, agora ja tenho base para vender para os proximos. Vlw pela ajuda.